Warley Souza
Professor de Português e Literatura, com licenciatura e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Veja as publicações de Warley Souza
10 dicas para evitar erros comuns de português
Elaboramos 10 dicas para evitar erros comuns de português. As dicas mais importantes são consultar dicionários e gramáticas, além de fazer a revisão do próprio texto.
10 melhores dicas de interpretação de texto
Apontamos as 10 melhores dicas de interpretação de texto. Para uma boa interpretação, são essenciais certos conhecimentos linguísticos. Ter o hábito da leitura também é crucial.
PUBLICIDADE
12 de Outubro — Dia Nacional da Leitura
O Dia Nacional da Leitura foi instituído em 2009. A data escolhida para celebrar a leitura foi 12 de outubro. A leitura desenvolve a imaginação e o senso crítico.
15 contos de Machado de Assis
Os 15 contos de Machado de Assis que resumimos a seguir são os mais famosos contos desse autor brasileiro. O que tais narrativas têm em comum é a típica ironia machadiana.
15 maiores erros de redação
Os 15 maiores erros de redação que apontamos a seguir são muito comuns durante a escrita de textos narrativos, descritivos ou argumentativos.
18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil
18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. Nessa data, celebramos a literatura infantil brasileira e seus diversos autores.
1º de maio — Dia da Literatura Brasileira
1º de maio é o Dia da Literatura Brasileira. Nessa data se comemora o nascimento do escritor José de Alencar, além de celebrar a literatura nacional e seus autores.
2 de Abril — Dia Internacional do Livro Infantil
O dia 2 de abril é o Dia Internacional do Livro Infantil. A data foi escolhida pelo IBBY, em 1967, em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen.
20 clássicos da literatura brasileira
A seguir, conheça 20 clássicos da literatura brasileira. Entre eles, estão as obras Iracema (romântica), Memórias póstumas de Brás Cubas(realista) e Macunaíma (modernista).
20 clássicos da literatura mundial
Selecionamos 20 clássicos da literatura mundial. Eles fazem parte da tradição literária do Ocidente. Entre eles estão as obras Hamlet (inglesa) e Fausto (alemã).
21 de março — Dia Mundial da Poesia
21 de março é o Dia Mundial da Poesia. Todos os anos, nessa data, a poesia é celebrada por promover a diversidade das línguas e o intercâmbio entre culturas.
23 de abril - Dia Mundial do Livro
Dia Mundial do Livro é um incentivo para ações de estímulo à leitura, homenagens a autores e reflexão sobre o ato de ler e os direitos dos autores.
25 de Julho — Dia Nacional do Escritor
O 25 de julho — Dia Nacional do Escritor — foi instituído em 1960, por ocasião do I Festival do Escritor Brasileiro, realizado pela União Brasileira de Escritores (UBE).
30 livros que viraram filmes
Selecionamos 30 livros que viraram filmes, séries ou minisséries. Obras como Orgulho e preconceito (inglesa) e A hora da estrela (brasileira) foram adaptadas para o cinema.
30 melhores livros para ler
Os 30 melhores livros para ler aqui apresentados são obras que fazem parte da tradição literária e da literatura contemporânea do Brasil e de outros países.
30 poetas brasileiros importantes
Os 30 poetas brasileiros que você verá a seguir são poetas que fazem parte da tradição literária nacional e que representam o melhor da poesia brasileira.
31 de Outubro — Dia Nacional da Poesia
O Dia Nacional da Poesia foi instituído em 2015. A data escolhida para celebrar a poesia foi 31 de outubro. Esse é o dia do aniversário de Carlos Drummond de Andrade.
38 parlendas do folclore brasileiro
As 38 parlendas do folclore brasileiro aqui apresentadas são algumas das diversas parlendas que fazem parte da cultura popular de nosso país.
5 de maio — Dia Mundial da Língua Portuguesa
5 de maio é o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Nesse dia, países de todo o mundo podem celebrar esse idioma, que é falado por mais de 265 milhões de pessoas
1984, de George Orwell
1984 é um famoso romance inglês escrito pelo autor modernista George Orwell. A obra mostra um futuro distópico marcado pelo totalitarismo e pela manipulação da verdade.
A escrava Isaura
“A escrava Isaura” é um romance regionalista do escritor mineiro Bernardo Guimarães. A obra conta a história de Isaura, uma bela escrava branca assediada pelo vilão Leôncio.
A hora da estrela
“A hora da estrela” é um livro da escritora brasileira Clarice Lispector. Ele conta a história da nordestina Macabéa. Possui caráter metalinguístico e reflexão existencial.
A metamorfose
A metamorfose é uma obra modernista do escritor tcheco Franz Kafka. Essa novela tem como protagonista Gregor Samsa, o qual repentinamente se transforma em uma barata.
A revolução dos bichos
A revolução dos bichos é um livro do inglês George Orwell que conta a história de animais que se rebelam contra o dono da granja onde moram. A obra satiriza o stalinismo.
Abaporu
Abaporu é uma pintura modernista de Tarsila do Amaral. Essa obra possui caráter nacionalista e inspirou o escritor Oswald de Andrade a criar o movimento antropófago.
Alice no País das Maravilhas
Alice no País das Maravilhas é uma obra infantil do autor inglês Lewis Carrol. Essa narrativa fantástica tem como protagonista a menina Alice, que vive aventuras em um sonho.
As horas nuas
As horas nuas é um conhecido romance brasileiro que foi escrito pela autora modernista Lygia Fagundes Telles. Conta a história de uma atriz burguesa e decadente.
Auto da barca do inferno
Auto da barca do inferno é uma peça teatral do escritor português Gil Vicente. Ela mostra de forma irônica o drama de personagens condenados a viajar na barca do inferno.
Canção do exílio
Canção do exílio é o poema mais famoso de Gonçalves Dias. A obra, de cunho saudosista, enaltece o Brasil e apresenta características românticas, como o nacionalismo.
Cartas chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga
Cartas chilenas é uma obra árcade do autor luso-brasileiro Tomás Antônio Gonzaga. Ela denuncia o autoritarismo e a desonestidade do Fanfarrão Minésio, que governa o Chile.
Cem anos de solidão
Cem anos de solidão é um famoso romance colombiano que foi escrito por Gabriel García Márquez. A obra conta a saga da família Buendía, que vive na cidade de Macondo.
Crime e castigo
Crime e castigo é uma obra realista do escritor russo Fiódor Dostoiévski. Essa narrativa policial tem como protagonista o jovem Raskólnikov, autor de um duplo homicídio.
Frankenstein
Frankenstein é uma obra romântica da escritora inglesa Mary Shelley. Essa narrativa de horror tem como protagonista o jovem Frankenstein, que cria uma monstruosa criatura.
Grande sertão: veredas
“Grande sertão: veredas” é um romance de Guimarães Rosa que conta a história de amor entre os jagunços Riobaldo e Diadorim e se passa no sertão durante a República Velha.
Hamlet
Hamlet é uma obra clássica do dramaturgo inglês William Shakespeare. Essa tragédia tem como protagonista o príncipe Hamlet, o qual busca vingar a morte do pai.
Ilíada
Ilíada é um famoso poema épico da Antiguidade que foi escrito, supostamente, pelo poeta grego Homero. Narra acontecimentos ocorridos no último ano da Guerra de Troia.
Madame Bovary
Madame Bovary é uma obra do autor francês Gustave Flaubert. Nessa narrativa realista, a romântica Emma Bovary, em busca da felicidade, acaba traindo seu marido.
Memórias de um sargento de milícias
Memórias de um sargento de milícias é um romance urbano escrito por Manuel Antônio de Almeida. A obra mostra as peripécias do anti-herói brasileiro Leonardo.
Minha vida de menina, de Helena Morley
Minha vida de menina é um livro da escritora brasileira Helena Morley. Esse diário conta as experiências de uma adolescente mineira, ocorridas entre 1893 e 1895.
Morte e vida severina
Morte e vida severina é um clássico da literatura brasileira, escrito pelo poeta João Cabral de Melo Neto, que conta sobre a vida de um retirante durante a seca nordestina.
O amor acaba: crônicas líricas e existenciais
“O amor acaba: crônicas líricas e existenciais” é um livro do escritor brasileiro Paulo Mendes Campos e traz uma seleção de 74 crônicas do autor.
O cortiço, de Aluísio Azevedo
O cortiço é um livro naturalista do autor brasileiro Aluísio Azevedo. Conta a história dos moradores do cortiço de São Romão, no Rio de Janeiro do século XIX.
O crime do padre Amaro
O crime do padre Amaro é um romance do português Eça de Queirós. Ele narra a história do amor proibido entre o padre Amaro e Amélia e faz dura crítica à Igreja Católica.
O guarani
O guarani é uma das obras mais famosas de José de Alencar, fazendo parte do Romantismo. Ela é marcada pela subjetividade, além de apresentar caráter nacionalista e indianista.
O mulato
O mulato é uma obra naturalista do autor brasileiro Aluísio Azevedo. Ela conta a história do jovem Raimundo, que não pode se casar com sua prima porque é um “mulato”.
O pequeno príncipe
O pequeno príncipe é um clássico da literatura infantil. Foi escrito pelo autor francês Antoine de Saint-Exupéry e mostra a amizade entre um menino e um piloto de avião.
O primo Basílio
“O primo Basílio” é o romance do escritor português Eça de Queiroz que narra um triângulo amoroso entre Jorge, Luísa e Basílio, membros da burguesia do século XIX.
O quinze, de Rachel de Queiroz
"O quinze" é um romance da escritora cearense Rachel de Queiroz. Ele conta a história de um casal de retirantes durante a seca de 1915, uma das piores da história nordestina.
O retrato de Dorian Gray
O retrato de Dorian Gray é uma obra do autor irlandês Oscar Wilde. Nessa narrativa fantástica, o belo Dorian Gray se mantém jovem enquanto seu retrato envelhece.
Odisseia
Odisseia é um famoso poema épico da Antiguidade que foi escrito, supostamente, pelo poeta grego Homero. Narra a volta para casa do herói Ulisses após a Guerra de Troia.
Orgulho e preconceito
Orgulho e preconceito é um famoso romance inglês escrito por Jane Austen. Ele conta a tumultuada história de amor entre o senhor Darcy e Elizabeth Bennet.
Quarto de despejo: diário de uma favelada
Quarto de despejo é um diário da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus. O livro conta suas experiências como moradora da favela do Canindé, ocorridas entre 1955 e 1959.
Romanceiro da Inconfidência
“Romanceiro da Inconfidência” é o livro de Cecília Meireles que relata fatos referentes à Inconfidência Mineira e traz personagens históricos, como Tiradentes, para a ficção.
Romeu e Julieta
Romeu e Julieta é um clássico da literatura mundial. Ele foi escrito pelo dramaturgo William Shakespeare e mostra a história de amor entre dois jovens de famílias rivais.
Sermão da sexagésima
Sermão da sexagésima é uma obra barroca do escritor Padre Antônio Vieira. O padre analisa as causas da ineficiência da pregação feita pelos pregadores de seu tempo.
Tenda dos milagres
Tenda dos milagres é um livro do autor brasileiro Jorge Amado. Ele conta a história de um escritor baiano que valoriza a miscigenação e combate o preconceito racial.
Vidas secas
“Vidas secas” é um livro de Graciliano Ramos. Ele conta a história de uma família de retirantes e mostra as consequências da seca que assola o sertão nordestino.
A divina comédia
A divina comédia é um longo poema narrativo de Dante Alighieri. A obra é dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. E conta com a presença do poeta Virgílio.
A falência – Júlia Lopes de Almeida
A falência é um romance realista-naturalista de Júlia Lopes de Almeida. Conta a história de Camila, uma mulher que, após o suicídio do marido, precisa enfrentar a pobreza.
Abaixo ou a baixo?
O uso de “abaixo” ou “a baixo” depende do contexto. “Abaixo” é um advérbio. Já a expressão “a baixo” é formada pela preposição “a” mais o adjetivo “baixo”.
Acento agudo
O acento agudo é um sinal gráfico colocado em vogais tônicas abertas, segundo as regras de acentuação, e se diferencia do circunflexo, que é usado em vogais tônicas fechadas.
Acento circunflexo
Acento circunflexo, diferentemente do acento agudo, usado em vogais tônicas abertas, é um sinal gráfico utilizado em vogais tônicas fechadas.
Acima ou a cima?
Acima ou a cima? Para responder a isso, é preciso saber se quem escreve tem a intenção de usar um advérbio de lugar ou um substantivo acompanhado de artigo ou preposição.
Adélia Prado
Adélia Prado é uma famosa poetisa brasileira cuja poesia mostra o cotidiano feminino e faz reflexões existenciais. A autora mineira ganhou os prêmios Machado de Assis e Camões.
Adivinhas
As adivinhas são um gênero textual relacionado à cultura popular. Elas são caracterizadas pelo seu aspecto enigmático e configuram jogos com pergunta e resposta.
Adjetivos pátrios
Adjetivos pátrios são os adjetivos associados a um local de origem. Eles se referem a países, a estados ou a cidades.
Adjunto adnominal
Adjunto adnominal, termo acessório em uma oração, pode ser um adjetivo, artigo, numeral ou pronome. Tem a função de caracterizar, especificar ou quantificar o substantivo.
Adjunto adverbial
Adjunto adverbial, termo acessório em uma oração, pode ser um advérbio, locução adverbial ou adjetivo com função adverbial. Indica circunstâncias como tempo, lugar etc.
Adolfo Caminha
Adolfo Caminha foi um escritor cearense do século XIX. Suas obras fazem parte do naturalismo brasileiro, e seu livro mais conhecido é o polêmico romance “Bom-Crioulo”.
Agatha Christie
Agatha Christie foi uma escritora britânica e autora de romances policiais mundialmente famosos, como a obra E não sobrou nenhum.
Agente da passiva
O agente da passiva é um termo integrante da oração. Sua função é praticar a ação sobre o sujeito. Ocorre em oração na voz passiva analítica, em que o sujeito é paciente.
Ailton Krenak
Ailton Krenak é um ativista brasileiro. Ele é defensor dos povos indígenas e da natureza e se tornou o primeiro indígena a ingressar na Academia Brasileira de Letras.
Albert Camus
Albert Camus foi um escritor e filósofo franco-argelino cujas obras refletem sobre a condição humana. Ele é autor de obras como o romance A peste e o ensaio O mito de Sísifo.
Alberto Caeiro
Alberto Caeiro é um dos principais heterônimos do autor português Fernando Pessoa. Adepto do paganismo e do sensacionismo, Caeiro tem uma poesia simples e bucólica.
Alberto de Oliveira
Alberto de Oliveira é um dos principais nomes do Parnasianismo brasileiro. Ele é autor do livro de poesias “Meridionais” e recebeu o título de Príncipe dos Poetas.
Aldous Huxley
Aldous Huxley é um representante do modernismo britânico. Sua obra mais conhecida é o romance distópico “Admirável mundo novo”, que intriga leitores até os dias atuais.
Alexandre Dumas
Alexandre Dumas, um dos principais nomes do romantismo francês, é autor de "Os três mosqueteiros" e "O Conde de Monte Cristo".
Alfabeto
Derivado do alfabeto latino, o alfabeto português é um alfabeto que possui 26 letras, divididas entre vogais e consoantes.
Alfabeto grego
O alfabeto grego possui 24 letras. O idioma que mais sofreu influência desse alfabeto foi o latim. Atualmente, letras gregas são usadas também em certas áreas científicas.
Alice Munro
Alice Munro é uma escritora canadense que possui contos marcados pela ironia e pela reflexão acerca do universo feminino. Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2013.
Almeida Garrett
Almeida Garrett foi um famoso escritor português cujas obras fazem parte da primeira fase romântica. Seu poema Camões é a obra que inaugurou o romantismo em Portugal.
Alphonsus de Guimaraens
Alphonsus de Guimaraens foi um escritor brasileiro. Suas sobras, pertencentes ao simbolismo, apresentam rigor formal, melancolia, misticismo, pessimismo e morbidez.
Álvares de Azevedo
Álvares de Azevedo foi um poeta brasileiro pertencente à segunda geração romântica. Sua poesia é caracterizada por idealização, fuga da realidade, pessimismo e morbidez.
Álvaro de Campos
Álvaro de Campos é um dos principais heterônimos do autor português Fernando Pessoa. Partidário do sensacionismo e do futurismo, Campos é o poeta da modernidade.
Ana Cristina Cesar
Ana Cristina Cesar é uma poetisa fluminense. Ela é uma das principais representantes da poesia marginal dos anos 1970. Sua obra mais famosa é o livro A teus pés.
Anita Malfatti
Anita Malfatti, pintora brasileira, é considerada a precursora do modernismo no Brasil. Sua exposição de 1917 foi de suma importância para o desenvolvimento desse movimento.
Antero de Quental
Antero de Quental foi um autor português. Ele fez parte da chamada geração de 70, introdutora do realismo em Portugal, embora sua poesia também tenha traços românticos.
Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry foi um escritor francês. Apesar de bem-sucedido em seus romances para leitores adultos, sua obra mais famosa é o livro infantil “O pequeno príncipe”.
Anton Tchekhov
Anton Tchekhov é um escritor do século XIX. Ele é um dos principais representantes do Realismo na Rússia, e um de seus contos mais conhecidos é A dama do cachorrinho.
Antônio de Alcântara Machado
Antônio de Alcântara Machado foi um escritor brasileiro que fez parte da primeira geração modernista. Sua obra mais famosa é o livro de contos Brás, Bexiga e Barra Funda.
Aposto
O aposto é um termo acessório da oração. Ele pode ser explicativo, enumerativo, recapitulativo, comparativo, distributivo, circunstancial, de especificação ou da oração.
Aposto e vocativo
Aposto e vocativo são dois termos com funções que os diferenciam. O aposto mantém relação de dependência na estrutura sintática. Já o vocativo é um termo independente.
Apóstrofe
A apóstrofe é uma figura de pensamento que expressa um chamamento ou uma interpelação.
Ariano Suassuna
Ariano Suassuna é um escritor paraibano cujas obras apresentam elementos da cultura popular nordestina. Ele é autor da famosa peça de teatro Auto da Compadecida.
Arnaldo Antunes
Arnaldo Antunes é um compositor, cantor e poeta brasileiro. Suas obras literárias estão inseridas na literatura contemporânea brasileira.
Arroba [@]
A arroba [@] é um sinal gráfico conhecido por fazer parte dos endereços de correio eletrônico, mas também faz referência a uma unidade de medida.
Arte moderna
A arte moderna é um período da história da arte que tem início no século XIX. Os principais movimentos da arte moderna são o Cubismo, o Expressionismo e o Surrealismo.
Arthur Conan Doyle
Arthur Conan Doyle foi um escritor escocês cujas obras fazem parte do período vitoriano da literatura inglesa. Foi o criador do famoso detetive Sherlock Holmes.
Artistas que participaram da Semana de Arte Moderna
Mário de Andrade e Anita Malfatti são dois dos vários artistas que participaram da Semana de Arte Moderna, que ocorreu em fevereiro de 1922, em São Paulo.
Artur Azevedo
Artur Azevedo foi um escritor maranhense mais conhecido por suas peças teatrais, mas também foi autor de poemas e contos. Suas obras são irônicas e têm caráter popular.
Aspas [“ ”]
Aspas são sinais gráficos semelhantes a vírgulas suspensas. Elas podem ser duplas [ “ ] ou simples [ ‘ ] e são utilizadas, principalmente, para destacar uma citação.
Assento ou acento?
O uso das palavras “assento” ou “acento” depende do sentido desejado pelo enunciador. Elas são homófonas, têm a mesma pronúncia, mas possuem grafia e significados diferentes.
Augusto Cury
Augusto Cury é um famoso escritor brasileiro cujas obras apresentam características da literatura de autoajuda. Uma de suas obras mais conhecidas é O vendedor de sonhos.
Augusto Frederico Schmidt
Augusto Frederico Schmidt é um escritor carioca que faz parte da segunda fase do modernismo brasileiro. Suas obras possuem caráter intimista e temática metafísica.
Aumentativo e diminutivo
Aumentativo e diminutivo são graus do substantivo. Enquanto o aumentativo faz referência a algo grande, o diminutivo faz referência a algo pequeno.
Barroco
O Barroco é um estilo de época caracterizado pelo conflito e culto ao contraste. Ele surgiu no contexto histórico da Reforma Protestante e da Contrarreforma Católica.
Barroco no Brasil
O barroco no Brasil (1601-1768) foi marcado pela temática religiosa, presente em obras de artistas como o escritor Padre António Vieira e o escultor Aleijadinho.
bell hooks
bell hooks foi uma famosa escritora estado-unidense cujas obras são marcadas pela ideologia feminista e antirracista. Sua obra mais conhecida é o livro Tudo sobre o amor.
Bem vindo ou bem-vindo?
“Bem-vindo” deve ser escrito com hífen, isso porque “bem” é um prefixo. O termo “bem-vindo” tem função adjetiva ou interjetiva e sofre flexão de gênero e número.
Bernardo Carvalho
Bernardo Carvalho é um autor brasileiro, e suas obras fazem parte da literatura contemporânea. Além de romances, como “Nove noites”, escreveu também um livro de contos.
Bernardo Guimarães
Bernardo Guimarães foi um escritor mineiro do século XIX e um dos principais representantes do regionalismo romântico. Sua obra mais famosa é o romance “A escrava Isaura”.
Bertha von Suttner
Bertha von Suttner é uma escritora e ativista tcheca. Ela escreveu obras de caráter antibelicista e foi a primeira mulher a receber o importante Prêmio Nobel da Paz.
Bibliografia
Bibliografia é a ciência responsável pela classificação e pela descrição sucinta de livros ou de obras publicadas.
Bons dias! — Machado de Assis
“Bons dias!” é um livro de crônicas do escritor realista Machado de Assis. A obra reúne textos que foram publicados na “Gazeta de Notícias” do Rio de Janeiro, em 1888 e 1889.
C. S. Lewis
C. S. Lewis é um autor irlandês. Suas obras apresentam realismo fantástico e elementos cristãos. Um de seus livros mais conhecidos é a obra Cristianismo puro e simples.
Camilo Castelo Branco
Camilo Castelo Branco foi um famoso escritor português cujas obras fazem parte da segunda fase romântica. O romance Amor de perdição é a obra mais famosa do autor.
Campo geral – Guimarães Rosa
“Campo geral” é uma novela, do escritor mineiro João Guimarães Rosa, que, de forma lírica, conta a história do protagonista Miguilim e de sua família, moradores de Mutúm.
Candido Portinari
Candido Portinari foi um pintor paulista. Suas obras apresentam elementos neorrealistas, cubistas e expressionistas. A tela Café é uma de suas obras mais conhecidas.
Capitães da areia
Capitães da areia é um livro de Jorge Amado, escritor modernista brasileiro, e conta a história de meninos em situação de rua, na cidade de Salvador do começo do século XX.
Características do Romantismo
As características do Romantismo são aspectos associados aos valores burgueses e aos ideais de liberdade que prevaleceram na Europa do século XIX.
Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade é uma poeta da segunda fase do modernismo brasileiro. Suas obras são marcadas pela liberdade formal e pela temática do cotidiano.
Carolina Maria de Jesus
Carolina Maria de Jesus é uma das mais importantes escritoras negras da literatura brasileira. Sua obra tem relevância não só literária, mas também política.
Casimiro de Abreu
Casimiro de Abreu foi um poeta da segunda geração do romantismo, conhecida como ultrarromantismo, e autor do livro As primaveras, no qual se encontra o poema “Meus oito anos”.
Cecília Meireles
Cecília Meireles é uma poetisa da segunda geração do modernismo brasileiro. Sua obra mais conhecida é Romanceiro da Inconfidência.
Charge
A charge é um gênero textual jornalístico. Ela apresenta desenhos, que podem ou não estar acompanhados de texto verbal. Tem caráter humorístico e temas da atualidade.
Charles Baudelaire
Charles Baudelaire, escritor francês do século XIX, é considerado o pai do simbolismo. Ele é autor do livro de poesia “As flores do mal”, considerado imoral na época.
Charles Dickens
Charles Dickens foi um escritor britânico cujas obras estão inseridas no período vitoriano da literatura inglesa e apresentam caráter realista e crítica sociopolítica.
Chego ou chegado?
Devo usar “chego” ou “chegado”? Essa é uma dúvida comum para quem escreve. No entanto, o verbo “chegar” possui apenas particípio regular.
Clara dos Anjos, de Lima Barreto
Clara dos Anjos é um livro do escritor brasileiro Lima Barreto. Ele conta a história de uma jovem negra e suburbana. Possui caráter realista e antirromântico.
Clarice Lispector
Clarice Lispector foi uma escritora brasileira. Ela pertence à terceira geração modernista (ou pós-modernismo). Uma de suas obras mais famosas é o livro “A hora da estrela”.
Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade
“Claro enigma”, de Carlos Drummond de Andrade, é um livro de poesias. Seu autor pertence à segunda geração modernista. O aspecto existencial é o que sobressai nessa obra.
Classes de palavras ou classes gramaticais
Existem dez classes de palavras ou classes gramaticais: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, verbo, numeral, advérbio, conjunção, interjeição e preposição.
Classificação dos substantivos
A classificação dos substantivos é a seguinte: comum, próprio, concreto, abstrato, simples, composto, primitivo e derivado.
Classificação dos verbos
A classificação dos verbos é a seguinte: verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, abundantes, transitivos, intransitivos, principais, auxiliares e de ligação.
Cláudio Manuel da Costa
Cláudio Manuel da Costa foi um poeta do século XVIII. Além de ser um dos principais representantes do arcadismo brasileiro, esteve envolvido na Inconfidência Mineira.
Coerência textual
Coerência textual está relacionada ao(s) sentido(s) de um texto verbal ou não verbal. Ela pode ser sintática, semântica, temática, pragmática, estilística ou genérica.
Coesão e coerência
Um texto bem-escrito apresenta coesão e coerência. A coesão é a conexão sintática entre os termos de um texto. Ela é uma das responsáveis pelo sentido ou coerência textual.
Coesão textual
Coesão textual se refere à relação entre os elementos constitutivos de um texto. Ela pode ser referencial ou sequencial, e está restrita à estrutura linguística.
Companhia ou compania?
Companhia ou compania? A resposta correta é “companhia”, palavra que, entre outros significados, se refere ao ato de acompanhar alguém.
Competência 5 da redação do Enem
A competência 5 da redação do Enem avalia a capacidade do(a) participante de propor uma intervenção para solucionar os problemas explicitados no texto.
Compreensão e interpretação de textos
A compreensão e a interpretação de textos são processos que identificam as ideias, a mensagem e a função dos textos e são associados a contextos específicos.
Conceição Evaristo
Conceição Evaristo é uma famosa escritora brasileira cuja obra é marcada por lirismo e por temáticas sociais. Ela é autora de livros como Ponciá Vicêncio e Olhos d’água.
Concordância verbal e nominal
Concordância verbal e nominal é o nome dado à harmonia entre o verbo e o sujeito da oração (número e pessoa) e entre o substantivo e seus determinantes (gênero e número).
Concretismo
O Concretismo é um movimento artístico surgido no século XX. Essa corrente literária é caraterizada pela racionalidade e pelo trabalho experimental com o espaço.
Concretismo no Brasil
O concretismo no Brasil surgiu em 1952. Décio Pignatari e os irmãos Campos são os principais autores concretistas brasileiros.
Condoreirismo
O condoreirismo foi um movimento do romantismo brasileiro que apresentou crítica social e visão abolicionista. Seu principal representante foi o poeta baiano Castro Alves.
Conjugação verbal
Conjugação verbal é a apresentação ordenada das flexões de um verbo, que pode ser flexionado em número, em pessoa, em modo e em tempo. Existem três tipos de conjugação verbal.
Consoantes
As consoantes são fonemas produzidos pela obstrução, na cavidade bucal, da passagem do ar que vem dos pulmões. O alfabeto português tem 21 consoantes.
Conto fantástico
Conto fantástico é uma narrativa curta que apresenta personagens e/ou fatos inexplicáveis. O principal autor desse gênero literário é o americano Edgar Allan Poe.
Crase
Crase é um fenômeno linguístico em que ocorre a contração da preposição “a” com o artigo definido “a(s)”. O acento que indica essa contração é chamado de acento grave.
Daniel Munduruku
Daniel Munduruku é um famoso escritor paraense. Ele é autor de obras da literatura infantojuvenil brasileira. Seus livros apresentam linguagem simples e temática indígena.
Dante Alighieri
Dante Alighieri é um famoso poeta italiano. Suas obras possuem características humanistas. O livro mais conhecido do autor é o poema narrativo A divina comédia.
Debaixo ou de baixo
É fácil saber quando usar “debaixo” ou “de baixo”. O advérbio “debaixo” é sinônimo de “embaixo”. Já a expressão “de baixo” é formada por preposição mais adjetivo ou advérbio.
Descrição ou discrição?
“Descrição” e “discrição” são palavras parônimas, pois possuem grafia e pronúncia semelhantes. Apesar disso, possuem significados diferentes.
Desse ou deste?
As palavras “desse” e “deste” são usadas quando os pronomes “esse” e “este” exercem a função de complemento de um termo que exija a preposição “de”.
Diário
O diário é um gênero textual cuja função é registrar fatos do dia a dia de uma pessoa. Ele pode ser escrito em um caderno, em uma agenda ou em um arquivo virtual.
Diferença entre língua e linguagem
Você sabe a diferença entre língua e linguagem? A língua é um código usado na comunicação. Já a linguagem (verbal ou não verbal) é uma forma de comunicação ou expressão.
Diferença entre poesia, poema e prosa
A diferença entre poesia, poema e prosa é percebida tanto em relação ao conteúdo quanto em relação à forma do texto.
Ditongo
Ditongo é um encontro vocálico caracterizado pela união entre uma semivogal e uma vogal. Além desse tipo de encontro vocálico, existem o tritongo e o hiato.
Dois-pontos (:)
Dois-pontos são um sinal gráfico marcado por uma pausa breve. São utilizados antes de citação, fala de personagem, aposto enumerativo, oração apositiva ou explicação.
Dom Casmurro
Dom Casmurro, obra realista de Machado de Assis, foi publicado pela primeira vez em 1899 e conta a história do possível triângulo amoroso entre Bentinho, Capitu e Escobar.
Dom Quixote
Dom Quixote é um livro do espanhol Miguel de Cervantes. Ele conta a história do louco fidalgo Dom Quixote. O outro protagonista da obra é o camponês Sancho Pança.
Eça de Queiroz
Eça de Queiroz é o principal representante do Realismo português. Uma de suas obras mais famosas é “O primo Basílio”, cujo enredo gira em torno de um triângulo amoroso.
Écloga
A écloga é um texto poético de caráter pastoril. Pode apresentar diálogo, monólogo ou traços narrativos. A poesia pastoril foi criada pelo poeta grego Teócrito de Siracusa.
Eduardo Galeano
Eduardo Galeano foi um escritor uruguaio. É autor de obras ficcionais e ensaísticas, de caráter político e histórico. A mais conhecida é As veias abertas da América Latina.
Elegia
A elegia é um texto poético de caráter melancólico. Pode ser amorosa, filosófica, fúnebre, heroica, moralista ou religiosa. Poetas como Petrarca e Goethe escreveram elegia.
Emigrar, imigrar e migrar
“Emigrar” é o ato de sair de um país para viver em outro. “Imigrar” significa entrar e morar em um país estrangeiro. Já “migrar” é o deslocamento de uma região para outra.
Émile Zola
Émile Zola, escritor francês do século XIX, é autor do livro naturalista “Germinal” e do ensaio “O romance experimental”, que busca aproximar a literatura da ciência.
Enredo
O enredo se refere à trama de uma narrativa e pode ser linear ou não linear.
Erico Verissimo
Erico Verissimo foi um escritor pertencente à geração de 30 do modernismo brasileiro. Sua obra mais famosa é a trilogia “O tempo e o vento”, publicada em sete volumes.
Erros de português
Erros de português são formas de escrever que contrariam as normas gramaticais. Selecionamos 50 erros de português mais comuns para você nunca mais os praticar.
Escolas literárias
As escolas literárias são movimentos literários que apresentam características vinculadas a um contexto histórico. Essa periodização dos estilos teve início na Idade Média.
Escritores brasileiros
A seguir, conheça os 30 escritores brasileiros mais famosos, autores cujas obras pertencem à nossa tradição literária.
Estilística
Estilística é a parte da gramática que se ocupa dos elementos expressivos de uma língua. Ela é dividida em quatro categorias: fônica, sintática, morfológica e semântica.
Estilos de época
Estilos de época são movimentos literários cujas características estão associadas à determinada época.
Estrangeirismo
Estrangeirismo é o uso de termos ou expressões estrangeiras que se configura como um vício de linguagem se usado excessivamente.
Estrela da vida inteira — análise literária
“Estrela da vida inteira”, obra de Manuel Bandeira, reúne todos os livros de poesia do autor, inclusive os poemas traduzidos por esse notável modernista brasileiro.
Eufemismo
O eufemismo é uma figura de pensamento usada para suavizar uma informação em contextos formais. É a troca de uma palavra ou expressão por outra menos ofensiva.
Evanildo Bechara
Evanildo Bechara é um famoso professor brasileiro. Sua principal obra é a Moderna gramática portuguesa. O autor valoriza não só as normas, mas também a variedade linguística.
Exceção ou excessão?
O certo é escrever “exceção” ou “excessão”? A resposta a essa pergunta é “exceção”, palavra originária do latim exceptione. Ela se refere, principalmente, ao ato de excluir.
Expressionismo
O expressionismo é um movimento artístico de vanguarda ocorrido no início do século XX. Seu principal representante é Edvard Munch, autor da famosa obra O grito.
Expressões idiomáticas
Expressões idiomáticas são frases com sentido figurado. Podem conter duas ou mais palavras, ser usadas tanto na fala quanto na escrita e expressar diferentes ideias.
Fábula
A fábula é uma narrativa que apresenta animais personificados e uma lição de moral. É um texto escrito em verso ou em prosa, que possui um caráter alegórico e fantástico.
Fagundes Varela
Fagundes Varela é um autor brasileiro da segunda geração romântica, mas sua poesia também possui traços da terceira geração, uma vez que apresenta crítica social.
Fauvismo
O Fauvismo é um movimento associado à pintura francesa, cujas obras apresentam simplicidade e cores puras. Um dos principais pintores desse estilo é Matisse.
Federico García Lorca
Federico García Lorca foi um famoso autor espanhol. Esse poeta e dramaturgo fez parte da geração de 27. Uma de suas obras mais conhecidas é a peça de teatro “Bodas de sangue”.
Ferdinand de Saussure
Ferdinand de Saussure é um famoso linguista suíço considerado o pai da linguística moderna e o fundador do estruturalismo. É autor da obra Curso de linguística geral.
Fernando Sabino
Fernando Sabino foi um autor da terceira fase do modernismo brasileiro (ou pós-modernismo). Seus livros mais conhecidos são “O encontro marcado” e “O grande mentecapto”.
Ficaram ou ficarão?
Ficaram ou ficarão? Esses dois vocábulos se referem à conjugação do verbo “ficar” na terceira pessoa do plural. Um está relacionado ao passado; já o outro, ao futuro.
Fichamento
O fichamento é um gênero textual muito utilizado na pesquisa acadêmica e consiste na organização, em forma de fichas, de informações concisas acerca de uma obra.
Figuras de construção ou sintaxe
Elipse, zeugma, anáfora, pleonasmo, anacoluto, silepse, hipérbato e polissíndeto são figuras de construção ou sintaxe, caracterizadas pela construção frasal incomum.
Figuras de linguagem
Figuras de linguagem são palavras ou expressões que destoam da linguagem denotativa. Elas podem ser classificadas como semânticas, de pensamento, de sintaxe ou de som.
Figuras de palavras
Metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia, antonomásia e perífrase são figuras de palavras formadas pela associação, comparação ou similaridade entre termos.
Figuras de som
Aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia são figuras de som ou harmonia. Essas figuras de linguagem estão relacionadas à sonoridade das palavras.
Fiódor Dostoiévski
Fiódor Dostoiévski foi um escritor russo do século XIX vinculado ao realismo. Autor do romance “O idiota”, tornou-se uma grande influência para filósofos existencialistas.
Fluxo de consciência
O fluxo de consciência é uma técnica narrativa. Ele consiste na evidenciação dos pensamentos de um ou mais personagens. Também é conhecido como monólogo interior.
Fonema
O fonema é uma unidade sonora da fala. Ele é representado graficamente pelas letras. Já o dígrafo é um fenômeno em que duas letras representam apenas um fonema.
Formas nominais do verbo
As formas nominais do verbo são: infinitivo (não expressa tempo, modo, número ou pessoa), gerúndio (expressa o decorrer de uma ação) e particípio (uma ação concluída).
Francesco Petrarca
Francesco Petrarca é um famoso poeta italiano. Suas poesias possuem características humanistas. As obras mais conhecidas do autor são os livros Cancioneiro e Triunfos.
Francisca Júlia
Francisca Júlia é uma escritora do parnasianismo brasileiro. Sua principal obra é Mármores, publicada em 1895, e que teve uma boa recepção da crítica.
François-René de Chateaubriand
François-René de Chateaubriand foi um escritor francês cujas obras são pré-românticas e fazem a transição entre o neoclassicismo e o romantismo. Sua obra mais famosa é Atala.
Franklin Távora
Franklin Távora foi um escritor do século XIX. Ele fez parte do romantismo brasileiro. Ficou mais conhecido por ser autor de romances regionalistas, como “O Cabeleira”.
Franz Kafka
Franz Kafka é um escritor tcheco pertencente ao modernismo, muito conhecido pelo teor fantástico em sua literatura. Sua obra mais conhecida é A metamorfose.
Funções da linguagem no Enem
Funções da linguagem no Enem são cobradas na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Elas são seis: emotiva, poética, referencial, fática, metalinguística, conativa.
Funções do “que”
São diversas as funções do “que”. Esse termo pode exercer a função de pronome, advérbio e conjunção. Ele também pode atuar como substantivo, interjeição e preposição.
Gênero dos substantivos
Na língua portuguesa, o gênero dos substantivos é masculino ou feminino.
Gênero literário novela
A novela é uma narrativa de extensão intermediária entre o conto e o romance. É um texto escrito em prosa, que apresenta tempo, espaço, enredo, narrador e personagens.
Gênero narrativo
Gênero narrativo conta uma história e apresenta estes elementos: narrador ou narradora, personagem, enredo, tempo e espaço.
Gêneros literários
Os gêneros literários são: narrativo (contação de histórias), lírico (expressão subjetiva de ideias e emoções) e dramático (instruções para a encenação teatral).
Gêneros textuais
Gêneros textuais estão relacionados às diversas formas de comunicação. Eles são usados em nossas práticas sociais diárias e possuem estruturas e objetivos específicos.
George Orwell
George Orwell é um escritor inglês do século XX. Suas obras mais famosas são “A revolução dos bichos” e “1984”.
Gerúndio
O gerúndio é a forma nominal do verbo que expressa o decorrer de uma ação, sendo caracterizado pela terminação -ndo.
Gil Vicente
Gil Vicente é um dramaturgo português do século XVI. Pertencente ao Humanismo, suas peças de teatro apresentam caráter moralizante, crítica social e personagens populares.
Gírias
As gírias são um fenômeno linguístico. Elas são termos criados e associados a determinados grupos sociais e são muito comuns entre adolescentes e grupos marginalizados.
Goethe
Johann Wolfgang Goethe foi um escritor alemão e um dos principais representantes do romantismo na Europa. Sua obra mais conhecida é o texto dramático “Fausto”.
Gonçalves de Magalhães
Gonçalves de Magalhães é um escritor brasileiro. Suas obras estão inseridas na primeira geração romântica. Seu livro mais famoso é a obra “Suspiros poéticos e saudades”.
Gonçalves Dias
Gonçalves Dias é um poeta do século XIX e faz parte da primeira geração do Romantismo brasileiro. Sua obra mais conhecida é o poema nacionalista Canção do exílio.
Graça Aranha
Graça Aranha foi um escritor, advogado e diplomata brasileiro. Suas obras estão inseridas no pré-modernismo, portanto, apresentam traços naturalistas e simbolistas.
Grau superlativo
O grau superlativo marca a intensidade de adjetivos ou advérbios. O grau superlativo pode ser relativo ou absoluto. Os superlativos absolutos sintéticos são os mais usados.
Gustave Flaubert
Gustave Flaubert foi o fundador e principal representante do realismo francês. Sua obra mais conhecida é o romance “Madame Bovary”, que inaugurou a estética realista.
Hans Christian Andersen
Hans Christian Andersen foi um escritor dinamarquês, autor de várias histórias infantis ou contos de fadas. Uma de suas obras mais famosas é A pequena sereia.
Haroldo de Campos
Haroldo de Campos, um dos fundadores do concretismo, é um poeta, tradutor e crítico literário brasileiro.
Helena Morley
Helena Morley é uma escritora mineira. Ela é autora do famoso diário “Minha vida de menina”, que retrata a conservadora sociedade brasileira do final do século XIX.
Heterônimos de Fernando Pessoa
Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares são os mais conhecidos heterônimos de Fernando Pessoa, famoso autor português falecido no ano de 1935.
Hilda Hilst
Hilda Hilst foi uma escritora brasileira da terceira geração modernista (ou pós-modernismo). Suas obras apresentam fluxo de consciência, questionamentos existenciais e erotismo.
Hipérbole
A hipérbole é uma figura de linguagem caracterizada pelo exagero. Ela pode ser identificada em declarações do cotidiano, em textos literários ou em propagandas.
Homero
Homero foi um autor da Grécia Antiga. Foi autor dos famosos poemas épicos Ilíada e Odisseia. Suas obras apresentam caráter antropocêntrico e mitológico.
Humanismo na literatura
O humanismo na literatura teve como principais autores Dante Alighieri e Francesco Petrarca. Suas obras têm caráter antropocêntrico mas também elementos medievais.
Ian Fleming
Ian Fleming foi um escritor britânico, o criador do famoso agente secreto James Bond. Suas obras são literatura de entretenimento do período moderno da literatura inglesa.
Impressionismo
O impressionismo é um movimento artístico francês surgido no final do século XIX. Artistas impressionistas, como Claude Monet, retrataram paisagens com contornos imprecisos.
Infinitivo
O infinitivo é uma das formas nominais do verbo. O infinitivo impessoal possui as terminações “-ar”, “-er”, “-ir” ou “-or”. O infinitivo pessoal tem um sujeito próprio.
Interpretação de texto
Interpretação de texto é o processo de compreensão e de percepção dos detalhes explícitos e implícitos de um texto, além do ato de explicar um texto após a sua compreensão.
Irmãos Grimm
Os irmãos Grimm são Jacob Ludwig Carl Grimm e Wilhelm Carl Grimm. Eles coletaram e publicaram contos da tradição oral que são hoje clássicos da literatura infantil.
Ironia
A ironia é uma figura de linguagem que pode ser assim classificada: oral, dramática ou de situação. Ela depende muito da enunciação para ser identificada.
James Joyce
James Joyce é um escritor modernista irlandês. Suas obras são caracterizadas, principalmente, pela linguagem experimental, e seu livro mais famoso é o romance “Ulisses”.
Jane Austen
Jane Austen foi uma escritora inglesa. Suas obras apresentam elementos de transição entre o Romantismo e o Realismo. Seu livro mais famoso é Orgulho e preconceito.
Jorge Amado
O escritor modernista Jorge Amado é um dos principais nomes da Geração de 30. Suas obras possuem características realistas, elementos regionais e crítica social.
José de Anchieta
José de Anchieta é um autor da literatura catequética quinhentista. Ele escreveu poemas e peças de teatro evangelizadores, além de ser autor da primeira gramática de tupi.
José J. Veiga
José J. Veiga foi um escritor brasileiro cujas obras estão vinculadas ao realismo mágico e à crítica social. Seu livro mais conhecido é “Os cavalinhos de Platiplanto”.
José Lins do Rego
José Lins do Rego é um escritor integrante da geração de 1930 do modernismo brasileiro. Seus romances são caracterizados pelo realismo, regionalismo e crítica sociopolítica.
Júlia Lopes de Almeida
Júlia Lopes de Almeida é uma escritora brasileira do realismo-naturalismo. Ela foi a única mulher entre os idealizadores da Academia Brasileira de Letras.
Julio Cortázar
Julio Cortázar é um importante nome da literatura latino-americana, autor de O jogo da amarelinha e conhecido pelo caráter fantástico de suas narrativas.
Júlio Dinis
Júlio Dinis é um famoso autor português cujas obras estão inseridas na terceira fase romântica. O seu livro mais famoso é o romance As pupilas do senhor reitor.
Júlio Verne
Júlio Verne é um escritor francês do século XIX. Ele é considerado o criador da literatura de ficção científica, influenciando muitos outros escritores futuros.
Junqueira Freire
Junqueira Freire foi um poeta da segunda geração do Romantismo brasileiro. A principal temática de suas poesias é a morte, e seu livro mais importante é Inspirações do claustro.
Lazer ou laser?
Lazer ou laser? “Lazer” é o mesmo que “tempo livre”, “descanso” e “passatempo”. Já “laser” é uma palavra inglesa referente a uma radiação monocromática intensa.
Lendas e personagens do folclore brasileiro
As lendas e os personagens do folclore brasileiro são elementos que fazem parte da nossa cultura há séculos. Alguns exemplos são o saci-pererê, o curupira, o boitatá e a iara.
Lewis Carroll
Lewis Carroll é um famoso escritor inglês cujas obras apresentam nonsense e realismo fantástico. Uma de suas obras mais conhecidas é Alice no País das Maravilhas.
Liev Tolstói
Liev Tolstói é o principal representante do realismo russo. Seus romances mais importantes são “Guerra e paz” e “Anna Karenina”.
Lima Barreto
Lima Barreto é um escritor pré-modernista. Suas obras, de cunho realista e nacionalista, trazem um olhar crítico sobre a sociedade brasileira do início do século XX.
Linguagem
Linguagem é um processo de comunicação que pode ser oral, escrito, digital etc. Ela apresenta função emotiva, poética, conativa, referencial, fática ou metalinguística.
Linguagem literária
A linguagem literária é subjetiva, conotativa, ficcional e não necessariamente utilitária.
Linguagem literária e linguagem não literária
Linguagem literária e linguagem não literária são os tipos de linguagem que um texto pode apresentar.
Linguagem não literária
A linguagem não literária é denotativa, objetiva e funcional, atribuindo ao texto um caráter utilitário. Ela se opõe à linguagem literária, que é plurissignificativa.
Linguagem verbal e não verbal
A linguagem verbal e a linguagem não verbal são formas de expressão. A linguagem verbal utiliza palavras, e a linguagem não verbal é composta, principalmente, de imagens.
Literatura
A Literatura é a arte da palavra ou a arte da escrita. Os gêneros da Literatura (ou gêneros literários) são o narrativo, o lírico e o dramático.
Literatura africana
A literatura africana de língua portuguesa possui características específicas e pode ser dividida em três fases: colonização, pré-independência e pós-independência.
Literatura brasileira
A literatura brasileira tem mais de 500 anos de história e agrega vários autores famosos, como Machado de Assis e Clarice Lispector.
Literatura de catequese
A literatura de catequese foi produzida no Brasil no século XVI e tinha função de catequizar os nativos brasileiros. Seu grande representante foi o padre José de Anchieta.
Literatura de cordel
Literatura de cordel é uma literatura composta por narrativas satíricas. Tais textos são caracterizados pela prosa em verso e apresentam linguagem simples e aspecto regional.
Literatura de informação
A literatura de informação ou de viagens foi produzida no século XVI e está relacionada a textos de caráter informativo sobre o Brasil recém-colonizado pelos portugueses.
Literatura fantástica
A literatura fantástica é um tipo de literatura que traz elementos extraordinários ou surreais.
Literatura gótica
A literatura gótica é caracterizada pela temática do terror. Essa literatura é de origem inglesa e romântica, e sua obra fundadora é O castelo de Otranto.
Literatura grega
“Ilíada” e “Odisseia”, de Homero, são as primeiras obras da literatura grega. Essa literatura é dividida em antiga, era romana, além das literaturas bizantina e moderna.
Literatura indígena
A literatura indígena é aquela de autoria indígena. Ela evidencia os mitos indígenas e a violência histórica. A temática indígena é parte da diversidade literária brasileira.
Literatura inglesa
As obras da literatura inglesa fazem parte de uma periodização que vai do medieval ao moderno. Beowulf, de autor anônimo, é a primeira obra dessa literatura.
Literatura portuguesa
A literatura portuguesa nasceu no século XII, inaugurada pelo texto A Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós. Luís Vaz de Camões é o mais famoso escritor português.
Locução adjetiva
A locução adjetiva surge quando dois ou mais vocábulos se unem e assumem o valor de um único adjetivo.
Locução verbal
A locução verbal é composta por um verbo auxiliar e um verbo principal. O verbo auxiliar é flexionado; já o principal deve estar no infinitivo, gerúndio ou particípio.
Luis Fernando Verissimo
Luis Fernando Verissimo é um autor da literatura contemporânea brasileira. Suas obras apresentam caráter humorístico. Um de seus livros mais famosos é O clube dos anjos.
Luís Vaz de Camões
Luís Vaz de Camões é um poeta do classicismo português. Ele escreveu centenas de poemas e três peças de teatro. Sua principal obra é o poema épico “Os Lusíadas”.
Luiz Alfredo Garcia-Roza
Luiz Alfredo Garcia-Roza foi um escritor brasileiro. Seus romances policiais fazem parte da literatura contemporânea. Sua obra mais conhecida é “O silêncio da chuva”.
Lygia Bojunga
Lygia Bojunga é considerada uma das mais importantes autoras de livros infantis e juvenis no Brasil e fora dele. Sua obra mais famosa é o livro “A bolsa amarela”.
Lygia Fagundes Telles
Lygia Fagundes Telles foi uma contista e romancista brasileira. Suas obras apresentam características da terceira geração modernista.
Machado de Assis
Machado de Assis foi um escritor brasileiro que escreveu tanto obras românticas quanto realistas. Um de seus livros mais famosos é “Memórias póstumas de Brás Cubas”.
Macunaíma
“Macunaíma” é um romance modernista do escritor Mário de Andrade. Conta a história de Macunaíma, um índio que viaja até São Paulo para recuperar sua muiraquitã.
Madrigal
Madrigal é um texto poético de temática amorosa e bucólica. Ele apresenta apenas uma estrofe, com versos hexassílabos e decassílabos. E surgiu na Itália, durante o século XIV.
Mafalda
Protagonista das tiras cômicas de Quino, Mafalda é uma menina argentina que está sempre questionando a realidade. O sucesso da personagem perdura desde os anos 1960.
Manoel de Barros
Manoel de Barros foi um famoso poeta mato-grossense. Seus versos são marcados pelo lirismo das coisas simples. É autor de livros como Gramática expositiva do chão.
Manuel Antônio de Almeida
Manuel Antônio de Almeida foi um escritor brasileiro. “Memórias de um sargento de milícias”, seu único romance, é um romance urbano, romântico, mas com traços realistas.
Manuel Bandeira
Manuel Bandeira é um poeta brasileiro da primeira geração modernista. No entanto, sua obra apresenta marcas do parnasianismo, simbolismo e concretismo.
Manuel Maria Barbosa du Bocage
Manuel Maria Barbosa du Bocage foi um escritor do século XVIII, muito conhecido por sua poesia erótica. Foi um poeta de transição entre o arcadismo e o romantismo português.
Marcel Proust
Marcel Proust é um escritor do modernismo francês. Suas obras apresentam análise psicológica e social. Seu livro mais famoso é o romance “Em busca do tempo perdido”.
Marcelo Rubens Paiva
Marcelo Rubens Paiva é um autor cujas obras fazem parte da literatura contemporânea brasileira. Seu livro mais conhecido é o romance autobiográfico “Feliz ano velho”.
Marcos Bagno
Marcos Bagno é um famoso linguista e escritor brasileiro. Bagno é um defensor da diversidade linguística. Sua obra mais famosa é o livro Preconceito linguístico.
Maria Firmina dos Reis
Maria Firmina dos Reis é uma escritora romântica do século XIX. Além de um livro de poesias, a autora publicou uma novela indianista e um romance abolicionista.
Marina Colasanti
Marina Colasanti é uma famosa escritora brasileira. Suas obras fazem parte da nossa literatura contemporânea. Ela escreveu autora de contos, poemas, ensaios e crônicas.
Mário Quintana
Mario Quintana foi um poeta modernista brasileiro. Sua obra é marcada pela simplicidade e liberdade de criação.
Martins Pena
Martins Pena foi um famoso dramaturgo brasileiro cujas peças teatrais apresentam humor, ironia e crítica de costumes. Sua obra mais conhecida é a comédia O noviço.
Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa é um autor de histórias em quadrinhos cujas obras apresentam uma diversidade de personagens. A revista Turma da Mônica é o grande sucesso desse escritor.
Maya Angelou
Maya Angelou é uma escritora estadunidense e se tornou a primeira mulher negra a ser estampada em uma moeda americana.
Mayombe
“Mayombe” é um romance do angolano Pepetela e conta as histórias de guerrilheiros reunidos na base do Mayombe. Eles lutam contra os portugueses e pela independência de Angola.
Menotti del Picchia
Menotti del Picchia foi um escritor brasileiro. Ele é integrante da primeira geração modernista e autor do longo poema “Juca Mulato”, uma de suas obras mais conhecidas.
Mensagem — Fernando Pessoa
“Mensagem” é um livro de poemas do escritor português Fernando Pessoa. A principal característica dessa obra modernista, publicada em 1934, é seu evidente nacionalismo.
Metáfora
Metáfora é uma figura de linguagem em que se verifica uma comparação implícita, isto é, sem a presença de conjunção ou locução conjuntiva comparativa.
Metalinguagem
Metalinguagem é uma das funções da linguagem. Caracteriza-se por destacar a própria linguagem utilizada na comunicação. Ela está presente em textos verbais e não verbais.
Mia Couto
Mia Couto é um famoso autor moçambicano do período pós-independência. Além de escritor, é professor universitário. Suas obras valorizam a tradição cultural de seu país.
Millôr Fernandes
Millôr Fernandes é um escritor e desenhista brasileiro. Conhecido por suas frases provocativas e bem-humoradas, é considerado um dos maiores dramaturgos do país.
Milton Hatoum
Milton Hatoum é um romancista amazonense. Ele é um dos autores mais conhecidos da literatura contemporânea. Seu primeiro romance é o premiado “Relato de um certo Oriente”.
Moacyr Scliar
Moacyr Scliar foi um famoso autor gaúcho cujas obras fazem parte da literatura brasileira contemporânea. Seus livros apresentam realismo fantástico e temática judaica.
Moby Dick
Moby Dick é um famoso romance estado-unidense escrito por Herman Melville. Conta a história da caça a uma baleia-branca chamada Moby Dick, uma verdadeira obsessão do capitão Ahab.
Modernismo
O modernismo é um estilo de época marcado pela inovação que vigorou durante grande parte do século XX. No Brasil, ele teve início em 1922, com a Semana de Arte Moderna.
Modo imperativo
O modo imperativo é uma flexão verbal associada ao ato de dar uma ordem ou fazer um pedido. Ele apresenta duas formas, ou seja, pode ser afirmativo ou negativo.
Modo indicativo
O modo indicativo é uma flexão verbal caracterizada pela certeza do enunciador em relação ao fato enunciado.
Modo subjuntivo
O modo subjuntivo é uma flexão verbal associada à expressão de um fato incerto ou futuro. Ele também pode ser utilizado para indicar um desejo ou uma condição.
Monteiro Lobato
Monteiro Lobato foi um escritor brasileiro pré-modernista. Suas obras para adultos são marcadas pela crítica política. Porém, ele é mais conhecido por seus livros infantis.
Movimento antropofágico
O movimento antropofágico é uma vertente, de aspecto nacionalista e antilusitano, que faz parte da primeira fase do modernismo brasileiro.
Movimento pau-brasil
O movimento pau-brasil foi um projeto artístico-literário que fez parte da primeira fase do modernismo brasileiro. Ele possui cunho nacionalista e surgiu em 1924.
Movimento verde-amarelo ou a escola da anta
O movimento verde-amarelo ou a escola da anta apresenta teor ultranacionalista. Foi criado no ano de 1926 e faz parte da primeira fase do modernismo brasileiro.
Murilo Mendes
Murilo Mendes é um escritor da segunda geração do modernismo brasileiro. Sua poesia é marcada por ironia, elementos surreais e referências católicas.
Murilo Rubião
Murilo Rubião é um escritor mineiro conhecido pela sua produção literária no campo do realismo fantástico. É considerado precursor desse gênero no Brasil.
Napoleon Hill
Napoleon Hill foi um escritor americano e um dos principais representantes do Movimento Novo Pensamento. Suas obras são de autoajuda e possuem caráter motivacional.
Narrador onisciente
O narrador onisciente é aquele que tem o conhecimento total acerca do universo íntimo dos personagens. Esse tipo de narrador pode ser neutro, intruso ou seletivo.
Narrador-personagem
O narrador-personagem é aquele que não só narra, mas também participa da história narrada. Esse tipo de narrador apresenta uma visão limitada, parcial ou unilateral da trama.
Naturalismo no Brasil
O naturalismo no Brasil é marcado pelo determinismo e pela zoomorfização. A primeira obra naturalista brasileira é O mulato, de Aluísio Azevedo, publicado em 1881.
Nelson Rodrigues
Nelson Rodrigues foi um cronista, contista, romancista e dramaturgo brasileiro do século XX. É conhecido, principalmente, pelas suas polêmicas peças teatrais.
Neoclassicismo
O neoclassicismo é um estilo de época do século XVIII. Ele é antibarroco e valoriza a racionalidade. Artistas como o francês Ingres e o italiano Canova são neoclássicos.
Neoconcretismo
Neoconcretismo é um movimento artístico de origem brasileira que surgiu no final da década de 1950. A principal característica de suas obras é seu caráter interativo.
Neologismo
Neologismo é o nome que se dá a um termo recém-criado, ou a uma palavra já existente na língua, mas que assume um novo significado.
Neorrealismo
O neorrealismo é um movimento artístico do século XX. Ele está associado a uma arte ideológica que denuncia os problemas sociais.
Niketche — uma história de poligamia
Niketche — uma história de poligamia é um livro da escritora moçambicana Paulina Chiziane. Ele discute o relacionamento poligâmico e a submissão feminina na cultura africana.
Nísia Floresta
Nísia Floresta é uma escritora brasileira cujas obras apresentam traços românticos e caráter feminista. É autora de livros como Opúsculo humanitário e A lágrima de um caeté.
Noam Chomsky
Noam Chomsky é um famoso linguista estado-unidense. Ele inovou ao lançar uma teoria acerca da aquisição da linguagem.
Noémia de Sousa
Noémia de Sousa é uma escritora moçambicana. Sangue negro é seu único livro e reúne a poesia escrita pela autora entre 1948 e 1951, ano em que ela se exilou em Portugal.
Normas da ABNT
As normas da ABNT são utilizadas para a padronização dos trabalhos científicos. ABNT é a sigla da Associação Brasileira de Normas Técnicas, responsável pelas normas.
Nove noites – Bernardo Carvalho
“Nove noites” é um romance do escritor brasileiro Bernardo Carvalho. A obra é uma ficção que tenta desvendar os mistérios que cercam a morte do antropólogo Buell Quain.
Numerais
Os numerais são termos que indicam a quantidade ou o lugar ocupado em uma série. Eles são assim classificados: cardinais, ordinais, fracionários ou multiplicativos.
O alienista — análise literária
“O alienista” é uma narrativa do irônico escritor realista Machado de Assis. Conta a história de Simão Bacamarte, um médico que parece ignorar os limites da ciência.
O Ateneu — Raul Pompeia
“O Ateneu”, obra do escritor naturalista Raul Pompeia, conta a história de Sérgio, um menino que, aos 11 anos, passa a estudar, como interno, no renomado Colégio Ateneu.
O marinheiro – Fernando Pessoa
O livro O marinheiro é uma peça de teatro, escrita, em 1913, por Fernando Pessoa. Ela conta a história de três donzelas que, enquanto velam uma morta, questionam a realidade.
O navio negreiro, de Castro Alves
O poema O navio negreiro é a obra mais famosa de Castro Alves. Ela pertence à terceira fase do romantismo brasileiro e defende o abolicionismo ao condenar a escravidão.
O que é arte?
A arte é uma manifestação humana marcada pela criatividade de expressão. Pintura, escultura, música e literatura são os principais tipos de arte.
O que é literatura?
A literatura é a arte de escrever. Os textos literários são subjetivos, conotativos e não funcionais. Já os textos não literários são objetivos, denotativos e funcionais.
O que é soneto?
O soneto é um tipo de poema criado no século XIII. Ele é composto por 14 versos. Os mais conhecidos são os sonetos petrarquiano, shakespeariano, monostrófico e estrambótico.
Objeto direto
O objeto direto, termo integrante em uma oração, pode ser um substantivo ou um pronome. Ele exerce a função de complemento verbal. É unido ao verbo sem o uso de preposição.
Olavo Bilac
Olavo Bilac, escritor brasileiro vinculado ao parnasianismo e considerado o Príncipe dos Poetas, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
Onde ou aonde?
Os termos “onde” e “aonde” diferem-se pelo uso ou não da preposição “a”. No entanto, ambos são usados na indicação de um lugar.
Onomatopeia
A onomatopeia é uma figura de linguagem que consiste na formação de uma palavra por meio da imitação de um som produzido por pessoa, animal, objeto ou fenômeno da natureza.
Orações subordinadas adjetivas
As orações subordinadas adjetivas atuam como adjunto adnominal de algum termo da oração principal. Essas orações podem ser classificadas como explicativas ou restritivas.
Orfismo
O orfismo foi a primeira fase do modernismo português, inaugurada com a publicação da revista Orpheu. Fernando Pessoa foi o representante do orfismo.
Ortografia
Ortografia é a área da gramática que indica o modo correto de escrever as palavras. Ela pode ser regular (fruto de uma regra) ou irregular (de origem etimológica).
Os Lusíadas, de Luís de Camões
“Os Lusíadas” é um poema épico do poeta português Luís de Camões. Ele possui versos decassílabos e fala das conquistas portuguesas até a chegada de Vasco da Gama à Índia.
Os sertões
Os sertões, de Euclides da Cunha, é considerada a primeira obra do pré-modernismo. O livro relata, em linguagem jornalística, a Guerra de Canudos.
Oscar Wilde
Oscar Wilde foi um escritor irlandês do século XIX. Suas obras estão associadas ao esteticismo. Seu livro mundialmente conhecido é o romance “O retrato de Dorian Gray”.
Pablo Neruda
Pablo Neruda é o poeta mais famoso do Chile. Além de escritor, foi diplomata. Usou sua poesia não só para falar de amor mas também como forma de expressão política.
Palavras oxítonas
Palavras oxítonas são aquelas que possuem a sílaba tônica na última sílaba. No que se refere à posição dessa tonicidade, existem também as paroxítonas e as proparoxítonas.
Paráfrase
A paráfrase consiste em uma citação indireta de um texto verbal ou não verbal. Ela se diferencia da paródia, uma vez que mantém o sentido do texto parafraseado.
Parênteses
Parênteses são sinais gráficos usados para isolar elementos acessórios em uma frase ou período. Em certos casos, eles também podem substituir vírgulas ou travessões.
Parlenda
A parlenda é um gênero textual vinculado ao universo infantil. Ela faz parte da tradição oral de um povo. Apresenta uma linguagem simples, além de versos e rimas.
Paródia
A paródia é uma forma de intertextualidade que consiste na modificação de sentido do texto parodiado.
Particípio
O particípio é uma das formas nominais do verbo. Os verbos no particípio regular possuem as terminações “-ado” ou “-ido”. Existem também os particípios irregulares.
Patativa do Assaré
Patativa do Assaré é um famoso poeta nordestino. São marcantes em sua obra a linguagem coloquial e o realismo social. A triste partida é um de seus poemas mais famosos.
Paulina Chiziane
Paulina Chiziane é uma escritora moçambicana cujas obras retratam o universo feminino. Seu livro mais conhecido é o romance “Niketche: uma história de poligamia”.
Paulo Coelho
Paulo Coelho é um escritor brasileiro cujas principais obras consistem em romances de caráter esotérico. Um de seus livros mais conhecidos é o romance Onze minutos.
Paulo Leminski
Paulo Leminski foi um poeta curitibano. Ele faz parte da Geração Mimeógrafo, vinculada à poesia marginal. Seu romance Catatau é uma obra experimental, satírica e filosófica.
Paulo Mendes Campos
Paulo Mendes Campos é um escritor mineiro. Ele pertence à terceira fase do modernismo brasileiro (ou pós-modernismo). Um de seus livros mais conhecidos é “O amor acaba”.
Pepetela
Pepetela é o pseudônimo literário do escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, autor do romance “Mayombe” e ganhador do Prêmio Camões.
Perífrase
A perífrase é uma figura de palavra e designa um ser por meio de alguma característica desse ser. A antonomásia é uma perífrase que faz referência a uma pessoa.
Período composto
Período composto é o período formado por duas ou mais orações. Ele pode ser composto por coordenação, por subordinação ou por coordenação e subordinação (período misto).
Período composto por subordinação
O período composto por subordinação é formado por oração principal e oração subordinada. As orações subordinadas podem ser substantivas, adjetivas ou adverbiais.
Poema
O poema é um texto literário escrito em versos. Ele pode ser lírico, narrativo ou dramático.
Poesia
Poesia está associada a um conteúdo conotativo que pode gerar estranheza. Já o poema se configura em uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e rimas.
Poesia concreta
Poesia concreta é um tipo de poesia que trabalha artisticamente a palavra, o som e a imagem. Seus principais autores são Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari.
Poesia marginal
A poesia marginal foi uma literatura independente que surgiu no Brasil durante a década de 1970. Seus autores ficaram conhecidos como a geração mimeógrafo.
Poesia social
Poesia social evidencia as mazelas sociais de uma nação. Ela surgiu na França do século XIX. O escritor romântico Victor Hugo é considerado seu principal representante.
Poesia-práxis
A poesia-práxis foi um movimento literário criado em 1961. Seu fundador e principal representante foi Mário Chamie. A principal obra desse autor é Lavra lavra.
Polissemia
A polissemia é caracterizada pela presença de um termo que possui mais de um significado.
Ponto de exclamação (!)
O ponto de exclamação é um sinal gráfico que indica emoção, ordem ou súplica. Ele é usado no fim de uma frase exclamativa e serve para destacar um imperativo ou um vocativo.
Ponto de interrogação (?)
Ponto de interrogação é um sinal gráfico que indica dúvida. Ele é usado no fim de uma palavra, frase ou oração, quando o enunciador pretende fazer uma pergunta direta.
Ponto e vírgula (;)
Ponto e vírgula é um sinal gráfico marcado por uma pausa mais acentuada do que a da vírgula. Ele é utilizado em comparações ou contrastes e para separar orações coordenadas.
Ponto-final (.)
O ponto-final é um sinal gráfico que fecha um período e indica uma pausa de longa duração. Ele é usado em frases declarativas, imperativas e interrogativas indiretas.
Pop art
A pop art é um movimento estético surgido na década de 1950, que dá destaque para a sociedade de consumo. O principal artista da pop art é o estado-unidense Andy Warhol.
Por do sol, por-do-sol, pôr-do-sol ou pôr do sol: qual é o certo?
“Por do sol”, “por-do-sol”, “pôr-do-sol” e “pôr do sol” são formas utilizadas para fazer referência ao ato de o sol se pôr no horizonte, mas apenas “pôr do sol” está correto.
Pós-impressionismo
O pós-impressionismo é um movimento estético francês surgido no final do século XIX. Artistas pós-impressionistas, como Vincent van Gogh, valorizavam as emoções e sensações.
Pós-modernismo
O pós-modernismo é um conjunto de manifestações artísticas e culturais da segunda metade do século XX. Ele coloca em xeque os limites entre a arte e a não arte.
Pragmática
Pragmática é uma área da linguística que estuda os elementos extralinguísticos da comunicação, ou seja, os elementos contextuais envolvidos na produção de sentido de um texto.
Pré-modernismo
O pré-modernismo é um período de transição entre o simbolismo e o modernismo brasileiros. As obras do período apresentam nacionalismo, crítica social e traços naturalistas.
Predicado nominal
O predicado nominal é um dos tipos de predicado. Ele é a parte da oração que expressa uma qualidade do sujeito e é composto por verbo de ligação e predicativo do sujeito.
Predicado verbal
Predicado verbal é o tipo de predicado que expressa uma ação sofrida ou praticada pelo sujeito. Em uma oração sem sujeito, o predicado verbal corresponde a toda a oração.
Predicativo do objeto
Predicativo do objeto é a parte de uma oração que expressa a qualidade, estado ou condição do complemento verbal. Ele ocorre apenas nos predicados verbo-nominais.
Predicativo do sujeito
O predicativo do sujeito é a parte de uma oração que expressa qualidade, estado ou condição do sujeito. Ele ocorre tanto em predicados nominais quanto em verbo-nominais.
Preposição
Preposições são palavras de caráter invariável. Elas estabelecem diversas relações entre os termos de uma frase e podem ser classificadas como essenciais ou acidentais.
Primeira fase do modernismo brasileiro
Primeira fase do modernismo brasileiro aconteceu entre 1922 e 1930 e é também conhecida como fase de destruição, devido ao seu aspecto inovador.
Pronomes demonstrativos
Os pronomes demonstrativos são os pronomes que servem para situar os seres no tempo ou no espaço.
Pronomes relativos
Os pronomes relativos retomam um substantivo mencionado anteriormente na frase. Eles podem ser variáveis ou invariáveis e podem estar acompanhados ou não por uma preposição.
Prosa
A prosa é um conceito que se refere tanto ao formato quanto ao conteúdo de um texto.
Quando usar crase?
Sabemos quando usar crase ao identificarmos nome ou verbo que exija preposição “a” seguida de complemento iniciado por artigo feminino “a”.
Que ou quê?
O uso de que ou quê depende da função exercida por essa palavra. Que, sem acento, exerce função de pronome, advérbio ou conjunção. O quê acentuado é um substantivo.
Questão Coimbrã
A Questão Coimbrã foi um debate literário ocorrido em Portugal entre 1865 e 1866. Foi marcada pela oposição entre os defensores do romantismo e os defensores do realismo.
Quincas Borba
“Quincas Borba” é um romance realista de Machado de Assis. Conta a história de Rubião, um professor que enlouquece após herdar os bens de seu amigo Quincas Borba.
Raimundo Correia
Raimundo Correia foi um famoso poeta maranhense. Suas principais obras estão inseridas no Parnasianismo brasileiro. Um de seus poemas mais famosos é o soneto “As pombas”.
Raul Pompeia
Raul Pompeia foi um escritor pertencente ao naturalismo brasileiro. Sua obra mais famosa é “O Ateneu”, considerada por muitos críticos como autobiográfica.
Realismo mágico
O realismo mágico ou fantástico engloba obras da literatura, pintura e cinema caracterizadas por uma realidade marcada pelo absurdo, nonsense e mistério.
Reportagem
A reportagem é um gênero textual jornalístico. Ela apresenta informações detalhadas sobre determinado tema e pode estar acompanhada de fotos ou de outros recursos não verbais.
Reticências (…)
Reticências são um sinal gráfico usado em enunciados que apresentam entonação descendente. Elas indicam interrupção de pensamento, incerteza ou algum tipo de sugestão.
Rococó
O rococó é um movimento artístico de origem francesa. Ele surgiu no século XVIII, sob a influência iluminista. Suas obras apresentam cores claras e caráter ornamental.
Romance
O romance é uma longa narrativa e diferencia-se da epopeia por ser escrito em prosa. Ele pode ser monofônico, polifônico, fechado, aberto, linear, vertical ou psicológico.
Romance histórico
Romance histórico é um tipo de narrativa que mistura ficção com fatos históricos. Ele surgiu no século XIX, e seu criador foi o escritor escocês Walter Scott.
Romance indianista
O romance indianista é um tipo de narrativa cujo protagonista é um indígena. Surgiu no século XIX, com a publicação do livro “O guarani”, do escritor José de Alencar.
Romance policial
Romance policial é um subgênero literário cuja origem remonta ao século XIX. Foi nessa época que o escritor Edgar Allan Poe escreveu as primeiras narrativas policiais.
Romance regionalista
Romance regionalista apresenta elementos da cultura regional. Ele surgiu, no século XIX, com a publicação do livro “O ermitão de Muquém”, do escritor Bernardo Guimarães.
Romance urbano
Romance urbano é um tipo de narrativa cujo espaço da ação é a cidade. Ele surgiu, no século XIX, com a publicação do livro “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.
Romantismo
O romantismo é um estilo de época marcado pelo sentimentalismo e pela idealização amorosa. O fato histórico associado ao seu surgimento é a Revolução Francesa.
Rubem Braga
Rubem Braga é um cronista do Modernismo brasileiro. Seus textos usam uma linguagem objetiva e irônica, tratam de elementos do cotidiano e fazem crítica sociopolítica.
Rubem Fonseca
Rubem Fonseca foi um escritor mineiro. Esse autor da literatura contemporânea escreveu narrativas policiais. Uma de suas obras mais conhecidas é o livro Feliz ano novo.
Ruth Guimarães
Ruth Guimarães foi uma escritora brasileira cujas obras apresentam elementos folclóricos e valorizam a cultura regional. Seu livro mais famoso é o romance “Água funda”.
Santa Rita Durão
Santa Rita Durão é um famoso escritor de Minas Gerais. O poema épico “Caramuru” é a sua principal obra. Esse livro é um dos mais importantes do Arcadismo brasileiro.
Segunda fase do modernismo brasileiro
Segunda fase do modernismo brasileiro aconteceu entre 1930 e 1945 e é também conhecida como fase de reconstrução.
Semiótica
Semiótica é a ciência que estuda os signos. Ela pode ser dividida em sintaxe, semântica e pragmática. Na linguística, o signo é formado por um significante e um significado.
Senão ou se não?
Senão ou se não? Para responder a essa pergunta, é preciso saber se você quer usar um sinônimo para “do contrário” ou iniciar uma oração subordinada adverbial condicional.
Sentido literal e figurado
Sentido literal e figurado são duas possibilidades semânticas. O sentido literal é o sentido denotativo ou objetivo. O sentido figurado é o sentido conotativo ou subjetivo.
Separação de sílabas
A separação de sílabas é feita de acordo com algumas regras. Uma palavra pode ser monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba, conforme o número de sílabas que possui.
Sidonie-Gabrielle Colette
Sidonie-Gabrielle Colette é uma escritora francesa cujos romances demonstram a realidade feminina do século XX. Sua obra mais conhecida é a série de livros “Claudine”.
Silabada
Silabada é um erro de prosódia. Ele ocorre quando o falante não sabe qual é a sílaba tônica de uma palavra. Esse desconhecimento leva à pronúncia incorreta do vocábulo.
Silepse
A silepse é uma figura de sintaxe ou construção. Essa figura de linguagem está associada à concordância ideológica. A silepse pode ser de gênero, de número ou de pessoa.
Simbolismo no Brasil
O Simbolismo no Brasil, oficialmente, durou de 1893 a 1902. Seus principais autores são Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.
Simone de Beauvoir
Simone de Beauvoir foi uma autora francesa. Escreveu romances metafísicos de caráter existencialista, apesar de que seu livro mais famoso, “O segundo sexo”, é teórico.
Sinestesia
Sinestesia é uma figura de linguagem caracterizada pela combinação entre dois ou mais dos cinco sentidos, de forma a despertar sensações físicas nos leitores.
Sinônimos e antônimos
Sinônimos, perfeitos ou imperfeitos, são termos que têm o mesmo sentido. Já antônimos são termos com sentidos opostos que podem ser contraditórios, contrários ou correlativos.
Sítio do Picapau Amarelo
Sítio do Picapau Amarelo é uma série de livros infantis do escritor Monteiro Lobato. Eles contam as aventuras fantásticas de Narizinho e Pedrinho, netos de Dona Benta.
Sob ou sobre?
Sob ou sobre? O uso de um termo ou de outro dependerá do sentido que pretendemos dar à frase. Isso porque a palavra “sob” (“abaixo de”) é antônima de “sobre” (“acima de”).
Sousândrade
Sousândrade é um escritor brasileiro do século XIX. Ele é um poeta romântico vinculado à terceira geração e sua obra mais famosa é o poema épico “Guesa errante”.
Stephen King
Stephen King é um famoso escritor estado-unidense. Suas obras fazem parte da literatura contemporânea americana. “It — a Coisa” é um dos romances mais famosos de Stephen King.
Substantivo composto
O substantivo composto é o substantivo que possui mais de um radical. Ele pode ser formado por justaposição ou aglutinação.
Substantivo concreto
O substantivo concreto é o substantivo que nomeia animais, lugares, pessoas, objetos e vegetais, reais ou não.
Substantivo primitivo
Substantivos primitivos são aqueles que originam outros substantivos, que, por sua vez, são chamados de substantivos derivados.
Substantivo próprio
O substantivo próprio é o tipo de substantivo que nomeia seres específicos. Ele são sempre escritos com letra maiúscula.
Substantivo simples
O substantivo simples é o tipo de substantivo que tem apenas um radical. Ele apresenta flexão de número, gênero e grau.
Sujeito simples
Sujeito simples é aquele que possui um único núcleo. Já o sujeito composto apresenta dois ou mais núcleos. O sujeito é considerado um termo essencial da oração.
Surrealismo
O surrealismo é um dos movimentos das vanguardas europeias. Ele é caracterizado por seu aspecto onírico. No Brasil, exerceu influência sobre alguns artistas modernistas.
Terceira fase do modernismo brasileiro
A terceira fase do modernismo brasileiro durou de 1945 até a década de 1970. Ela também é conhecida como pós-modernismo e possui obras como “Grande sertão: veredas”.
Terceira geração do Romantismo
A terceira geração do Romantismo é a fase do Romantismo que esteve em evidência no Brasil de 1870 a 1881. A poesia dessa geração é abolicionista e mais realista.
Termos constituintes da oração
Os termos constituintes da oração são os termos que formam uma oração. Eles podem ser essenciais, integrantes ou acessórios.
Terra sonâmbula
Terra sonâmbula, de Mia Couto, é um livro moçambicano do período pós-independência. A obra conta a história de Muidinga, Tuahir e Kindzu, que se passa durante a guerra civil.
Texto literário
O texto literário é um texto que não necessariamente é utilitário e que pode gerar uma multiplicidade de interpretações, pois é resultado da subjetividade autoral.
Texto literário e não literário
Os textos podem ser literários ou não literários. O texto literário é subjetivo e plurissignificativo. Já o texto não literário é objetivo, denotativo e utilitário.
Tipos de discurso
Os tipos de discurso são o direto, o indireto (menciona indiretamente as falas) e o indireto livre (pensamento do personagem é quase imperceptível).
Tipos de predicado
Existem três tipos de predicado. O nominal indica um estado do sujeito. O verbal, uma ação praticada ou sofrida pelo sujeito. Já o verbo-nominal, uma ação e um estado.
Tomás Antônio Gonzaga
Tomás Antônio Gonzaga foi um escritor do século XVIII. Fez parte do arcadismo ou neoclassicismo brasileiro. Sua obra mais conhecida é o livro de poesia “Marília de Dirceu”.
Tragédia grega
A tragédia grega surgiu no século VI a. C., em Atenas. Ela apresenta caráter religioso, político e pedagógico. Seus principais autores foram Ésquilo, Eurípides e Sófocles.
Triste fim de Policarpo Quaresma
“Triste fim de Policarpo Quaresma” é um romance pré-modernista do escritor Lima Barreto. Essa obra conta a história do major Quaresma, um romântico patriota brasileiro.
Tritongo
O tritongo é um encontro vocálico composto por uma semivogal, uma vogal e outra semivogal, nessa ordem. Existem dois tipos de tritongo: oral e nasal.
Uso da vírgula
Existem regras para o uso da vírgula. Vocativo e expressão explicativa, por exemplo, são separados por vírgula. Não se deve colocar vírgula entre o sujeito e o predicado.
Uso do hífen
O uso do hífen depende de regras específicas, sendo usado em palavras compostas, sem elemento de ligação.
Uso dos porquês: por que, por quê, porque ou porquê?
O uso dos porquês depende do sentido que pretendemos atribuir a uma frase. Assim, com a utilização de por que, por quê, porque ou porque, é possível perguntar ou afirmar.
Vanguardas europeias
Cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo são os movimentos artísticos das vanguardas europeias, que surgiram no início do século XX.
Verbo transitivo direto
O verbo transitivo direto é aquele cujo complemento (objeto direto) não é regido de preposição.
Verbo “ser”
O verbo “ser” é um verbo de ligação entre sujeito e predicativo. Dependendo da ênfase pretendida pelo enunciador, pode concordar tanto com o sujeito quanto com o predicativo.
Verbos de ligação
Os verbos de ligação liga o sujeito a seu predicativo. Ele expressa um estado permanente, transitório ou aparente e pode indicar uma mudança ou continuação de estado.
Verbos intransitivos
Verbos intransitivos são aqueles que não precisam de um complemento verbal.
Verbos irregulares
Verbos irregulares são aqueles que, ao serem conjugados, sofrem alteração em seu radical e/ou têm desinência diferente do verbo paradigma.
Verbos pronominais
Verbos pronominais aparecem acompanhados de pronomes átonos e são classificados como essenciais ou acidentais. Sua conjugação pode ser reflexiva ou recíproca.
Verbos regulares
Verbos regulares são aqueles que, ao serem conjugados, não sofrem alteração em seu radical e mantêm a mesma desinência do verbo paradigma.
Verossimilhança
A verossimilhança é a propriedade do que é semelhante à realidade. Ela pode ser interna ou externa.
Vim ou vir?
Vim ou vir? Os termos “vim” (pretérito) e “vir” (infinitivo) se referem ao verbo “vir”. Porém, a palavra “vir” também pode indicar o futuro do subjuntivo do verbo “ver”.
Virginia Woolf
Virginia Woolf foi uma escritora modernista inglesa. Suas obras são caracterizadas, principalmente, pelo monólogo interior. Um de seus livros mais famosos é “Mrs. Dalloway”.
Viriato Corrêa
Viriato Corrêa é um escritor maranhense cujas obras possuem caráter histórico e nacionalista. Ele é mais conhecido por escrever peças teatrais e livros infantis.
Visconde de Taunay
Visconde de Taunay foi um escritor do século XIX. Ele fez parte do romantismo brasileiro. Ficou conhecido por ser o autor do famoso romance regionalista “Inocência”.
Volta às aulas ou volta as aulas?
Walt Whitman
Walt Whitman foi um escritor americano do século XIX, precursor do modernismo nos Estados Unidos. Sua obra mais importante é o livro de poesia “Folhas de relva”.
William Shakespeare
William Shakespeare foi um poeta e dramaturgo inglês do teatro elisabetano. Autor de poemas narrativos, sonetos, tragicomédias, comédias e tragédias, como “Hamlet”.
Ziraldo
Ziraldo é um autor da literatura infantil brasileira. Além de livros infantis, ele produziu charges políticas. Sua obra mais famosa é o livro O menino maluquinho.
“A cartomante”, de Machado de Assis
“A cartomante” é um conto do escritor Machado de Assis. Essa narrativa realista traz a temática do adultério e, com ironia, critica o romantismo e a família burguesa.
“Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga
“Marília de Dirceu” é um livro do poeta árcade Tomás Antônio Gonzaga. A obra fala do amor entre Dirceu e Marília e está ambientada em Vila Rica, no final do século XVIII.