Texto literário e não literário: resumo, diferenças

Texto literário e não literário

Os textos podem ser literários ou não literários. O texto literário é subjetivo e plurissignificativo. Já o texto não literário é objetivo, denotativo e utilitário.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O texto literário e o texto não literário possuem linguagens diferentes. A linguagem literária é marcada por subjetividade, conotação e caráter artístico ou não funcional. Em contraposição, a linguagem não literária é denotativa, objetiva e utilitária. Poesia e conto são exemplos de texto literário. Já bula de remédio e receita de bolo são exemplos de textos não literários.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Diferença entre linguagem verbal e não verbal

Tópicos deste artigo

Resumo sobre texto literário e não literário

  • O texto literário é subjetivo, plurissignificativo e não funcional.
  • O texto não literário é objetivo, denotativo e funcional.
  • Um texto literário pode ser do gênero lírico, narrativo ou dramático.
  • Existem diversos gêneros textuais de caráter não literário, como a notícia, bula de remédio e a receita de bolo.

O que é texto literário e não literário?

Mapa mental sobre as diferenças entre o texto literário e não literário. [imagem_principal]
O texto literário e o texto não literário apresentam linguagens diferentes. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola).

O texto literário é aquele que apresenta linguagem literária e, portanto, subjetiva e conotativa. Já o texto não literário é aquele que possui linguagem não literária, ou seja, marcada pela denotação e pela objetividade. Por exemplo, um texto poético é literário, enquanto um relatório é não literário. Vamos conhecer outras características desses textos no próximo tópico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diferenças entre texto literário e não literário

  • Texto literário

O texto literário é aquele que possui linguagem literária, caraterizada pela grande subjetividade, plurissignificação, caráter ficcional e ausência de utilidade, já que esse tipo de texto não possui um função específica e válida para qualquer tipo de leitor(a), uma vez que é um texto artístico. Além disso, um texto literário pode ser do gênero lírico, narrativo ou dramático.

Textos literários do gênero dramático são escritos para serem encenados, como peças de teatro e roteiros de cinema. Textos literários do gênero narrativo são aqueles que contam histórias e, portanto, apresentam personagens, tempo, espaço e enredo. Fazem parte desse gênero os romances, contos e novelas.

Por fim, textos do gênero lírico expressam emoções, ideias e sensações, as quais sobressaem em detrimento de um eventual caráter narrativo. Poesias e letras de música são textos literários com tais características.

  • Exemplo de texto literário

No trecho do poema A lua brasileira, da escritora romântica Maria Firmina dos Reis, é perceptível a conotação (por exemplo, a lua é personificada, além de o texto apresentar elementos sinestésicos como “doce”, “nívea”, “albor” e “fulgor”). O texto é subjetivo, pois apresenta caráter emotivo e não é direto. Por fim, tem uma função estética e não utilitária, uma vez que não foi escrito para uma determinada e única finalidade:

É tão meiga, tão fagueira,
Minha lua brasileira!
É tão doce, e feiticeira,
Quando airosa vai nos céus;
Quando sobre almos palmares,
Ou sobre a face dos mares,
Fixa nívea seus olhares,
Que deslumbram os olhos meus...

Quando traça na campina
Larga fila diamantina,
Quando sobre a flor marina
Derrama seu lindo albor;
Quando esparge brandamente
Por sobre a relva virente
Seu fulgor alvinitente
Seu melindroso esplendor...
[...]

  • Texto não literário

O texto não literário é aquele que possui linguagem não literária, caracterizada por maior objetividade, caráter denotativo e não ficcional. Além disso, possui uma utilidade, o que quer dizer que tal texto tem uma função, como informar, por exemplo. Existem diversos gêneros de texto funcional de caráter não literário, os quais utilizamos em nosso dia a dia, como, por exemplo, receita médica, manual de instruções, notícia, reportagem, editorial, artigo de opinião, receita culinária etc.

  • Exemplo de texto não literário

Veja, a seguir, uma notícia da CNN Brasil sobre o filme brasileiro Homem com H. Observe que o texto é direto, ou seja, objetivo e denotativo, não ficcional e tem a clara função de informar:

A cinebiografia de Ney Matogrosso, intitulado Homem com H, ganhou data de estreia no streaming. O filme entra no catálogo da Netflix no dia 17 de junho.

A trama percorre a trajetória do artista desde sua infância até o sucesso, abordando também seus amores, conflitos familiares e o impacto cultural de sua carreira no Brasil.

O músico brasileiro é interpretado por Jesuíta Barbosa (Pantanal). Nomes como Bruno Montaleone, Julio Reis, Hermila Guedes e mais compõem o elenco.

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/homem-com-h-ganha-data-de-estreia-no-streaming-saiba-quando/.

Leia também: Diferença entre conotação e denotação

Exercícios sobre texto literário e não literário

Questão 1 (Enem)

Texto I

Onde está a honestidade?

Você tem palacete reluzente
Tem joias e criados à vontade
Sem ter nenhuma herança ou parente
Só anda de automóvel na cidade...

E o povo pergunta com maldade:
Onde está a honestidade?
Onde está a honestidade?

O seu dinheiro nasce de repente
E embora não se saiba se é verdade
Você acha nas ruas diariamente
Anéis, dinheiro e felicidade...

Vassoura dos salões da sociedade
Que varre o que encontrar em sua frente
Promove festivais de caridade
Em nome de qualquer defunto ausente...

ROSA, N. Disponível em: http://www.mpbnet.com.br. Acesso em: abr. 2010.

Texto II

Um vulto da história da música popular brasileira, reconhecido nacionalmente, é Noel Rosa. Ele nasceu em 1910, no Rio de Janeiro; portanto, se estivesse vivo, estaria completando 100 anos. Mas faleceu aos 26 anos de idade, vítima de tuberculose, deixando um acervo de grande valor para o patrimônio cultural brasileiro. Muitas de suas letras representam a sociedade contemporânea, como se tivessem sido escritas no século XXI.

Disponível em: http://www.mpbnet.com.br. Acesso em: abr. 2010.

Um texto pertencente ao patrimônio literário-cultural brasileiro é atualizável, na medida em que ele se refere a valores e situações de um povo. A atualidade da canção Onde está a honestidade?, de Noel Rosa, evidencia-se por meio

A) da ironia, ao se referir ao enriquecimento de origem duvidosa de alguns.

B) da crítica aos ricos que possuem joias, mas não têm herança.

C) da maldade do povo a perguntar sobre a honestidade.

D) do privilégio de alguns em clamar pela honestidade.

E) da insistência em promover eventos beneficentes.

Resolução:

Alternativa A.

O texto I é literário, já o texto II é não literário. Um texto literário é marcado pela conotação, obtida por meio de figuras de linguagem como a ironia presente na letra de música de Noel Rosa. Por meio dessa ironia, o eu lírico evidencia o enriquecimento de origem duvidosa de algumas pessoas.

Questão 2 (Enem)

Câncer 21/06 a 21/07

O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha — se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virà à tona para ser transformado, pois este novo ciclo exige uma “desintoxicação”. Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de intimidade com os assuntos da alma.

Revista Cláudia. N. 7, ano 48, jul. 2009.

O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função social específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se aos conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é

A) vender um produto anunciado.

B) informar sobre astronomia.

C) ensinar os cuidados com a saúde.

D) expor a opinião de leitores em um jornal.

E) aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.

Resolução:

Alternativa E.

O horóscopo é um gênero textual de caráter não literário, já que tem uma função clara: aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.

Fontes

ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Literatura: tempos, leitores e leituras. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2021.

GOULART, Audemaro Taranto; SILVA, Oscar Vieira da. Introdução ao estudo da literatura. Belo Horizonte: Lê, 1994.

REIS, Maria Firmina dos. Cantos à beira-mar. In: REIS, Maria Firmina dos. Úrsula e outras obras. 2. ed. Brasília: Edições Câmara, 2019.

Escritor do artigo
Escrito por: Warley Souza Professor de Português e Literatura, com licenciatura e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Deseja fazer uma citação?
SOUZA, Warley. "Texto literário e não literário"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/literatura/texto-literario-e-nao-literario.htm. Acesso em 09 de setembro de 2025.
Copiar