Citação de citação (apud)

A citação de citação é um recurso utilizado em textos acadêmicos. É indicado por meio do termo latino apud, que, academicamente, pode ser entendido como “citado por”.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Citação de uma citação é um recurso linguístico utilizado em textos acadêmicos, como artigos científicos e teses de doutorado, por exemplo. Esse tipo de citação é feita com a indicação do texto citado, seguido do termo apud (“citado por”) o qual, por sua vez, é seguido da indicação do texto consultado. Isso quer dizer que o enunciador não leu o texto citado, mas sim outro texto, onde ele encontrou a citação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A NBR 10520 prescreve que tal indicação, tanto do texto citado quanto do texto consultado, deve seguir este padrão: autoria do texto citado, ano, página (se houver) apud autoria do texto consultado, ano, página (se houver). Além disso, apenas o texto consultado deve constar na lista de referências bibliográficas.

Leia também: Quais são as normas da ABNT?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre citação de citação (apud)

  • Citação de citação é um recurso linguístico usado em trabalhos de caráter acadêmico.

  • A citação de citação é feita quando o enunciador não leu o texto citado, mas sim um outro texto do qual ele extraiu a citação.

  • Contém a indicação do texto citado mais o termo apud, seguido da indicação do texto consultado.

  • Tal indicação deve apresentar, nesta ordem: autoria, ano e página (se houver).

  • O termo apud é uma expressão latina e, por isso, deve aparecer em itálico.

  • A lista de referências bibliográficas deve conter apenas a fonte consultada.

Como fazer citação de citação ABNT?

Segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é preciso colocar a referência da obra citada mais o termo latino apud, seguido da referência da obra que fez tal citação. Os elementos indicados de ambas as obras são, nesta ordem:

  • autoria (sobrenome do autor);

  • ano;

  • página (se houver).

Portanto, devemos fazer desta forma:

De acordo com Iser (1988, p. 23 apud Sousa, 2010, p. 100), “entre aspas, o trecho ou a citação da obra de Iser”.

Isso indica que o trecho entre aspas foi extraído da obra de Iser e citado por Sousa.   Nessa perspectiva, há três textos em diálogo:

  • o texto que está mencionando ambos os autores;

  • o texto de Iser (aparece entre aspas; a fonte está nos parênteses, antes do apud);

  • e o texto de Sousa, que cita Iser (a fonte aparece nos parênteses, após o apud).

Isso quer dizer que o enunciador não leu o texto de Iser, mas sim o texto de Sousa, onde ele encontrou a citação. Ou seja, Iser foi citado por Sousa. E o enunciador extraiu a citação do livro de Sousa e não do livro de Iser. Além disso, a citação pode ser direta ou indireta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos de citação de uma citação ABNT

  • Exemplo de apud em citação indireta

Veja um exemplo de citação indireta, a qual não exige o uso de aspas:

Entre os problemas multiatributo que lidam com alternativas discretas, é comum ter os métodos classificados segundo as duas grandes escolas: a americana e a francesa, embora existam métodos que não se enquadram totalmente em nenhuma delas como, por exemplo, o MACBETH (Bana e Costa; Corte; Vansnick, 2005 apud Rangel; Gomes, 2010).

TREINTA, Fernanda Tavares et al. Metodologia de pesquisa bibliográfica com a utilização de método multicritério de apoio à decisão. Produção, São José dos Campos, v. 24, n. 3, set. 2014.

  • Exemplo de apud em citação direta

Agora observe um exemplo de citação direta, a qual exige o uso de aspas:

O filme selecionado é enquadrado na pesquisa dentro da categoria de filme histórico ficcional, compreendendo que o cinema ficcional não está em simples oposição ao cinema documentário, como se fossem gêneros nitidamente separados, onde, de um lado, estaria a manipulação da ficção e, de outro, a autenticidade do documentário. Tomando de empréstimo as palavras de Ismail Xavier, “o cinema, como discurso composto de imagens e de sons é, a rigor, sempre ficcional, em qualquer de suas modalidades; sempre um fato de linguagem, um discurso produzido e controlado, de diferentes formas, por uma fonte produtora” (2005, p. 14 apud Santos, 2016, p. 11).

TAVARES, Francisco Lima. Cinema e História na década de 1980 na Argentina: um estudo sobre A história oficial (1985). 2024. Dissertação (Mestrado em História) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.

Note que o autor da dissertação indicou apenas “2005, p. 14” porque já tinha mencionado o autor Ismail Xavier antes de abrir as aspas da citação direta. Se isso não tivesse ocorrido, ficaria assim: “Xavier, 2005, p. 14 apud Santos, 2016, p. 11”.

Veja também: Como parafrasear um texto?

Como usar apud?

O termo apud é usado na indicação de citação de citação, fenômeno linguístico que é inerente a trabalhos de caráter acadêmico, como, por exemplo: ensaios, artigos científicos, projetos de pesquisa, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Apud é uma preposição latina que significa “junto de”, “perto de” ou “em”. No meio acadêmico, pode ser entendida como “citado por”. Por ser uma palavra estrangeira, o termo apud deve estar em itálico. Veja:

(Iser, 1988, p. 23 apud Sousa, 2010, p. 100)

Ele aparece após a indicação da referência do texto citado, sendo seguido pela referência do texto consultado, ou seja, que fez a citação.

Exemplos de apud

Nos seguintes exemplos, há indicação da referência do texto citado + apud + indicação da referência do texto consultado:

  • Benveniste apud Seligmann-Silva, 2005, p. 80.

  • Wright apud Gay, 1995, p. 306.

  • De acordo com Wornicov (apud Frantz, 2001, p. 36).

  • Atlan, 1972, p. 461 apud Le Goff, 2003, p. 421.

  • Virilio, 1999, p. 103 apud Canton, 2009, p. 18.

  • Agualusa, 2004, p. 153 apud Canton, 2009, p. 32.

Saiba mais: Intertextualidade explícita x intertextualidade implícita — qual a diferença?

Referências bibliográficas com apud

A NBR 10520 diz o seguinte: “Na lista de referências, elencar somente a fonte consultada”. Isso quer dizer que, nas referências bibliográficas, não se deve colocar a obra original citada, mas sim a obra efetivamente consultada. Anteriormente, no tópico “Exemplos de citação de citação ABNT”, mostramos os seguintes exemplos de uso do apud:

  • Bana e Costa; Corte; Vansnick, 2005 apud Rangel; Gomes, 2010.

  • 2005, p. 14 apud Santos, 2016, p. 11.

Nesses dois casos, tendo sido feita citação da citação, constarão nas referências bibliográficas apenas as informações sobre as obras consultadas: a obra de Rangel e Gomes, no primeiro caso, e a obra de Santos, no segundo caso, ficando dessa forma:

RANGEL, L. A. D.; GOMES, L. F. A. M. O Apoio Multicritério à Decisão na avaliação de candidatos. Produção, São José dos Campos, v. 20, n. 1, p. 92-101, 2010.

SANTOS, Diogo E. M. C. dos. A memória das ditaduras (Brasil e Argentina) pelo olhar infantil no cinema contemporâneo. 2016. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.

Portanto, “Bana e Costa; Corte; Vansnick” e “Ismael Xavier”, segundo a norma, não devem estar nas referências bibliográficas. Consequentemente, nas referências não se utiliza a expressão apud.

Fontes

APUD. In: Aulete digital. Disponível em: https://aulete.com.br/apud.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.

SEDANO, Luciana; ALMEIDA, Silvana Carvalho de. As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 29, jan./ dez. 2020.

SILVA, Tatianne Ellen Cavalcante. Narradoras da resistência: mulheres, memórias e ditadura no Nordeste do Brasil (1964-1985). 2024. Tese (Doutorado em História) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.

OLIVEIRA E SILVA, Clara Braga de. Foto Memória: um exercício de análise a partir de Roland Barthes e Maurice Halbwachs. 2013. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas) – Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

Exemplo de citação de citação (apud) em um texto.
Exemplo de citação de citação (apud).
Crédito da Imagem: Isa Galvão | Brasil Escola
Escritor do artigo
Escrito por: Warley Souza Professor de Português e Literatura, com licenciatura e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Deseja fazer uma citação?
SOUZA, Warley. "Citação de citação (apud)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/redacao/citacao-de-citacao-apud.htm. Acesso em 30 de outubro de 2025.
Copiar

Artigos Relacionados


50 citações para redação

Confira 50 citações dos mais diversos pensadores para você usar na sua redação, inclusive na do Enem.

Aspas [“ ”]

Saiba quando utilizar as aspas. Descubra se elas devem ser usadas antes ou depois do ponto-final. Veja, além disso, alguns exemplos do uso desses sinais gráficos.

Citação direta e citação indireta

Clique aqui, entenda o que são a citação direta e a citação indireta e aprenda a utilizá-las corretamente de acordo com as normas da ABNT.

Dissertação

Você sabe o que é dissertação? Clique aqui e aprenda suas características e os tipos existentes. Saiba também como fazer uma boa dissertação e veja exemplos.

Intertextualidade

A intertextualidade é um recurso persistente na literatura e, até mesmo, nas artes.

Normas da ABNT

Acesse o texto e saiba quais são as normas da ABNT usadas na padronização de trabalhos científicos. Conheça as principais normas e saiba o que é a ABNT.

Paráfrase

Descubra quais são as principais características da paráfrase. Saiba o que a diferencia da paródia. E veja alguns exemplos desse tipo de intertextualidade.

Paródia

Clique aqui e descubra o que é uma paródia. Conheça suas características e seus tipos. Aprenda como fazer uma e veja exemplos.

Resenha

Conheça o gênero textual resenha e veja qual é a sua estrutura básica, além de conhecer seus diferentes tipos. Saiba qual é a diferença entre resenha e resumo.

Tipos de intertextualidade

Texto e intertexto: Conheça os diferentes tipos de intertextualidade.