Citação de uma citação é um recurso linguístico utilizado em textos acadêmicos, como artigos científicos e teses de doutorado, por exemplo. Esse tipo de citação é feita com a indicação do texto citado, seguido do termo apud (“citado por”) o qual, por sua vez, é seguido da indicação do texto consultado. Isso quer dizer que o enunciador não leu o texto citado, mas sim outro texto, onde ele encontrou a citação.
A NBR 10520 prescreve que tal indicação, tanto do texto citado quanto do texto consultado, deve seguir este padrão: autoria do texto citado, ano, página (se houver) apud autoria do texto consultado, ano, página (se houver). Além disso, apenas o texto consultado deve constar na lista de referências bibliográficas.
Leia também: Quais são as normas da ABNT?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre citação de citação (apud)
- 2 - Como fazer citação de citação ABNT?
- 3 - Exemplos de citação de uma citação ABNT
- 4 - Como usar apud?
- 5 - Exemplos de apud
- 6 - Referências bibliográficas com apud
Resumo sobre citação de citação (apud)
-
Citação de citação é um recurso linguístico usado em trabalhos de caráter acadêmico.
-
A citação de citação é feita quando o enunciador não leu o texto citado, mas sim um outro texto do qual ele extraiu a citação.
-
Contém a indicação do texto citado mais o termo apud, seguido da indicação do texto consultado.
-
Tal indicação deve apresentar, nesta ordem: autoria, ano e página (se houver).
-
O termo apud é uma expressão latina e, por isso, deve aparecer em itálico.
-
A lista de referências bibliográficas deve conter apenas a fonte consultada.
Como fazer citação de citação ABNT?
Segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é preciso colocar a referência da obra citada mais o termo latino apud, seguido da referência da obra que fez tal citação. Os elementos indicados de ambas as obras são, nesta ordem:
-
autoria (sobrenome do autor);
-
ano;
-
página (se houver).
Portanto, devemos fazer desta forma:
|
De acordo com Iser (1988, p. 23 apud Sousa, 2010, p. 100), “entre aspas, o trecho ou a citação da obra de Iser”. |
Isso indica que o trecho entre aspas foi extraído da obra de Iser e citado por Sousa. Nessa perspectiva, há três textos em diálogo:
-
o texto que está mencionando ambos os autores;
-
o texto de Iser (aparece entre aspas; a fonte está nos parênteses, antes do apud);
-
e o texto de Sousa, que cita Iser (a fonte aparece nos parênteses, após o apud).
Isso quer dizer que o enunciador não leu o texto de Iser, mas sim o texto de Sousa, onde ele encontrou a citação. Ou seja, Iser foi citado por Sousa. E o enunciador extraiu a citação do livro de Sousa e não do livro de Iser. Além disso, a citação pode ser direta ou indireta.
Exemplos de citação de uma citação ABNT
-
Exemplo de apud em citação indireta
Veja um exemplo de citação indireta, a qual não exige o uso de aspas:
|
Entre os problemas multiatributo que lidam com alternativas discretas, é comum ter os métodos classificados segundo as duas grandes escolas: a americana e a francesa, embora existam métodos que não se enquadram totalmente em nenhuma delas como, por exemplo, o MACBETH (Bana e Costa; Corte; Vansnick, 2005 apud Rangel; Gomes, 2010). TREINTA, Fernanda Tavares et al. Metodologia de pesquisa bibliográfica com a utilização de método multicritério de apoio à decisão. Produção, São José dos Campos, v. 24, n. 3, set. 2014. |
-
Exemplo de apud em citação direta
Agora observe um exemplo de citação direta, a qual exige o uso de aspas:
|
O filme selecionado é enquadrado na pesquisa dentro da categoria de filme histórico ficcional, compreendendo que o cinema ficcional não está em simples oposição ao cinema documentário, como se fossem gêneros nitidamente separados, onde, de um lado, estaria a manipulação da ficção e, de outro, a autenticidade do documentário. Tomando de empréstimo as palavras de Ismail Xavier, “o cinema, como discurso composto de imagens e de sons é, a rigor, sempre ficcional, em qualquer de suas modalidades; sempre um fato de linguagem, um discurso produzido e controlado, de diferentes formas, por uma fonte produtora” (2005, p. 14 apud Santos, 2016, p. 11). TAVARES, Francisco Lima. Cinema e História na década de 1980 na Argentina: um estudo sobre A história oficial (1985). 2024. Dissertação (Mestrado em História) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Note que o autor da dissertação indicou apenas “2005, p. 14” porque já tinha mencionado o autor Ismail Xavier antes de abrir as aspas da citação direta. Se isso não tivesse ocorrido, ficaria assim: “Xavier, 2005, p. 14 apud Santos, 2016, p. 11”.
Veja também: Como parafrasear um texto?
Como usar apud?
O termo apud é usado na indicação de citação de citação, fenômeno linguístico que é inerente a trabalhos de caráter acadêmico, como, por exemplo: ensaios, artigos científicos, projetos de pesquisa, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Apud é uma preposição latina que significa “junto de”, “perto de” ou “em”. No meio acadêmico, pode ser entendida como “citado por”. Por ser uma palavra estrangeira, o termo apud deve estar em itálico. Veja:
(Iser, 1988, p. 23 apud Sousa, 2010, p. 100)
Ele aparece após a indicação da referência do texto citado, sendo seguido pela referência do texto consultado, ou seja, que fez a citação.
Exemplos de apud
Nos seguintes exemplos, há indicação da referência do texto citado + apud + indicação da referência do texto consultado:
-
Benveniste apud Seligmann-Silva, 2005, p. 80.
-
Wright apud Gay, 1995, p. 306.
-
De acordo com Wornicov (apud Frantz, 2001, p. 36).
-
Atlan, 1972, p. 461 apud Le Goff, 2003, p. 421.
-
Virilio, 1999, p. 103 apud Canton, 2009, p. 18.
-
Agualusa, 2004, p. 153 apud Canton, 2009, p. 32.
Saiba mais: Intertextualidade explícita x intertextualidade implícita — qual a diferença?
Referências bibliográficas com apud
A NBR 10520 diz o seguinte: “Na lista de referências, elencar somente a fonte consultada”. Isso quer dizer que, nas referências bibliográficas, não se deve colocar a obra original citada, mas sim a obra efetivamente consultada. Anteriormente, no tópico “Exemplos de citação de citação ABNT”, mostramos os seguintes exemplos de uso do apud:
-
Bana e Costa; Corte; Vansnick, 2005 apud Rangel; Gomes, 2010.
-
2005, p. 14 apud Santos, 2016, p. 11.
Nesses dois casos, tendo sido feita citação da citação, constarão nas referências bibliográficas apenas as informações sobre as obras consultadas: a obra de Rangel e Gomes, no primeiro caso, e a obra de Santos, no segundo caso, ficando dessa forma:
RANGEL, L. A. D.; GOMES, L. F. A. M. O Apoio Multicritério à Decisão na avaliação de candidatos. Produção, São José dos Campos, v. 20, n. 1, p. 92-101, 2010.
SANTOS, Diogo E. M. C. dos. A memória das ditaduras (Brasil e Argentina) pelo olhar infantil no cinema contemporâneo. 2016. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
Portanto, “Bana e Costa; Corte; Vansnick” e “Ismael Xavier”, segundo a norma, não devem estar nas referências bibliográficas. Consequentemente, nas referências não se utiliza a expressão apud.
Fontes
APUD. In: Aulete digital. Disponível em: https://aulete.com.br/apud.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.
SEDANO, Luciana; ALMEIDA, Silvana Carvalho de. As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 29, jan./ dez. 2020.
SILVA, Tatianne Ellen Cavalcante. Narradoras da resistência: mulheres, memórias e ditadura no Nordeste do Brasil (1964-1985). 2024. Tese (Doutorado em História) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
OLIVEIRA E SILVA, Clara Braga de. Foto Memória: um exercício de análise a partir de Roland Barthes e Maurice Halbwachs. 2013. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas) – Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.