Competência 5 da redação do Enem - Brasil Escola

Competência 5 da redação do Enem

A competência 5 da redação do Enem avalia a capacidade do(a) participante de propor uma intervenção para solucionar os problemas explicitados no texto.

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A competência 5 da redação do Enem está relacionada à capacidade do(a) participante de elaborar uma proposta de intervenção. Essa proposta deve apontar: ação, agente, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento de alguma dessas informações. Além disso, tal proposta deve respeitar os direitos humanos.

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Leia também: Redação nota 1000 do Enem — como conseguir?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a competência 5 da redação do Enem

  • A competência 5 da redação do ENEM avalia a capacidade do(a) participante de elaborar uma proposta de intervenção.

  • A proposta de intervenção deve ter: ação, agente, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento de alguma dessas informações.

  • Recebe nota zero na competência 5 a redação que não apresenta proposta de intervenção ou que apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

  • A competência 5 tem pontuação máxima de 200 pontos, obtidos quando o(a) participante elabora muito bem a proposta de intervenção: detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Qual é a competência 5 da redação do Enem?

Esquema resumindo a competência 5 da redação do Enem e indicando o que deve ter na proposta de intervenção.
A competência 5 da redação do Enem avalia a proposta de intervenção. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

Segundo a Cartilha do participante 2024, a competência 5 é a competência da redação do Enem que avalia a capacidade do(a) participante deElaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.”

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O que é avaliado na competência 5 da redação do Enem?

A partir de sua proposta de intervenção, os(as) avaliadores(as) devem verificar se você possui consciência para exercer a cidadania e conhecimentos desenvolvidos durante sua formação. Assim, sua proposta deve apresentar:

  • relação com o tema discutido na redação;

  • coerência com o ponto de vista e com os argumentos defendidos no seu texto;

  • uma clara ação interventiva para os problemas abordados por você;

  • o(a) agente social que vai colocar tal ação em prática;

  • âmbito de ação (individual, familiar, comunitário, social, político ou governamental);

  • forma de realização da ação sugerida;

  • possíveis consequências dessa ação;

  • além dos elementos já citados, algum outro detalhamento;

  • respeito aos direitos humanos.

Esses aspectos são sintetizados nos seguintes elementos: ação (o que será feito?), agente (quem fará?), modo/meio (como isso será feito?), efeito/finalidade (qual o objetivo de fazer isso?) e detalhamento de alguma dessas informações.

A competência 5 é avaliada em um total de 200 pontos, de acordo com as condições especificadas na seguinte tabela:

PONTUAÇÃO

CONDIÇÕES

200

Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

160

Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

120

Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

80

Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

40

Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.

0

Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

Dicas para tirar nota máxima na competência 5 da redação do Enem

  • Dica 1:

Antes de escrever sua proposta de intervenção, tenha respostas para estas perguntas:

  • Qual ação ou intervenção vai solucionar o problema?
  • Quem ou qual instituição vai ser responsável por executar essa ação?
  • Como essa ação deve ser colocada em prática?
  • Quais as possíveis consequências dessa ação?

Sem essas informações, você não vai conseguir escrever uma boa proposta.

  • Dica 2:

Além das informações explicitadas na dica 1, é imprescindível, para tirar 200 pontos, que você também coloque outra informação para deixar a proposta mais detalhada. A dica então é colocar uma informação a mais acerca de algum dos itens mencionados acima:

  • ação;
  • agente;
  • modo/meio;
  • efeito/finalidade/consequências.

Por exemplo: se a ação é usar energia solar, acrescente um detalhe informativo acerca dessa forma de energia; se o(a) agente é governamental, você pode apontar ações semelhantes já desenvolvidas por esse(a) agente ou informações que mostrem a capacidade desse(a) agente; a forma de realizar a ação pode ser acrescida de alguma informação técnica; já as consequências podem estar acompanhadas de alguma informação estatística ou comparativa.

  • Dica 3:

Deixe sua proposta bem clara, específica, não genérica, de forma que o(a) leitor(a) do seu texto perceba que você está propondo, de fato, uma solução.

  • Dica 4:

Reflita, leia e se informe sobre questões sociais e direitos humanos.

É esperado que você, como cidadã e como cidadão, saiba o que é contrário aos direitos humanos, pois isso deveria fazer parte de sua formação escolar e humana. Nesse sentido, algumas ações contrárias aos direitos humanos, apontadas na Cartilha do participante 2024, são as seguintes:

  • defesa de tortura, de mutilação, de execução e de linchamento;
  • incitação a qualquer forma de violência;
  • discurso de ódio.

A cartilha também explicita os princípios relacionados às Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos:

  • dignidade humana;
  • igualdade de direitos;
  • reconhecimento e valorização das diferenças e diversidades;
  • laicidade do Estado;
  • democracia na educação;
  • transversalidade, vivência e globalidade;
  • sustentabilidade socioambiental.

Acesse também: Proposta de intervenção do Enem — mais detalhes sobre esse aspecto ligado à competência 5

Quais são as competências da redação do Enem?

Competência 1

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Fonte

BRASIL. A redação no ENEM 2024: cartilha do(a) participante. Brasília: Inep, 2024.

Escritor do artigo
Escrito por: Warley Souza Professor de Português e Literatura, com licenciatura e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Deseja fazer uma citação?
SOUZA, Warley. "Competência 5 da redação do Enem"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/redacao/competencia-5-da-redacao-do-enem.htm. Acesso em 09 de setembro de 2025.
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