A competência 5 da redação do Enem está relacionada à capacidade do(a) participante de elaborar uma proposta de intervenção. Essa proposta deve apontar: ação, agente, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento de alguma dessas informações. Além disso, tal proposta deve respeitar os direitos humanos.
Leia também: Redação nota 1000 do Enem — como conseguir?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a competência 5 da redação do Enem
- 2 - Qual é a competência 5 da redação do Enem?
- 3 - O que é avaliado na competência 5 da redação do Enem?
- 4 - Dicas para tirar nota máxima na competência 5 da redação do Enem
- 5 - Quais são as competências da redação do Enem?
Resumo sobre a competência 5 da redação do Enem
-
A competência 5 da redação do ENEM avalia a capacidade do(a) participante de elaborar uma proposta de intervenção.
-
A proposta de intervenção deve ter: ação, agente, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento de alguma dessas informações.
-
Recebe nota zero na competência 5 a redação que não apresenta proposta de intervenção ou que apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
-
A competência 5 tem pontuação máxima de 200 pontos, obtidos quando o(a) participante elabora muito bem a proposta de intervenção: detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Qual é a competência 5 da redação do Enem?

Segundo a Cartilha do participante 2024, a competência 5 é a competência da redação do Enem que avalia a capacidade do(a) participante de “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.”
O que é avaliado na competência 5 da redação do Enem?
A partir de sua proposta de intervenção, os(as) avaliadores(as) devem verificar se você possui consciência para exercer a cidadania e conhecimentos desenvolvidos durante sua formação. Assim, sua proposta deve apresentar:
-
relação com o tema discutido na redação;
-
coerência com o ponto de vista e com os argumentos defendidos no seu texto;
-
uma clara ação interventiva para os problemas abordados por você;
-
o(a) agente social que vai colocar tal ação em prática;
-
âmbito de ação (individual, familiar, comunitário, social, político ou governamental);
-
forma de realização da ação sugerida;
-
possíveis consequências dessa ação;
-
além dos elementos já citados, algum outro detalhamento;
-
respeito aos direitos humanos.
Esses aspectos são sintetizados nos seguintes elementos: ação (o que será feito?), agente (quem fará?), modo/meio (como isso será feito?), efeito/finalidade (qual o objetivo de fazer isso?) e detalhamento de alguma dessas informações.
A competência 5 é avaliada em um total de 200 pontos, de acordo com as condições especificadas na seguinte tabela:
PONTUAÇÃO |
CONDIÇÕES |
200 |
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
120 |
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
80 |
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
40 |
Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
0 |
Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
Dicas para tirar nota máxima na competência 5 da redação do Enem
-
Dica 1:
Antes de escrever sua proposta de intervenção, tenha respostas para estas perguntas:
- Qual ação ou intervenção vai solucionar o problema?
- Quem ou qual instituição vai ser responsável por executar essa ação?
- Como essa ação deve ser colocada em prática?
- Quais as possíveis consequências dessa ação?
Sem essas informações, você não vai conseguir escrever uma boa proposta.
-
Dica 2:
Além das informações explicitadas na dica 1, é imprescindível, para tirar 200 pontos, que você também coloque outra informação para deixar a proposta mais detalhada. A dica então é colocar uma informação a mais acerca de algum dos itens mencionados acima:
- ação;
- agente;
- modo/meio;
- efeito/finalidade/consequências.
Por exemplo: se a ação é usar energia solar, acrescente um detalhe informativo acerca dessa forma de energia; se o(a) agente é governamental, você pode apontar ações semelhantes já desenvolvidas por esse(a) agente ou informações que mostrem a capacidade desse(a) agente; a forma de realizar a ação pode ser acrescida de alguma informação técnica; já as consequências podem estar acompanhadas de alguma informação estatística ou comparativa.
-
Dica 3:
Deixe sua proposta bem clara, específica, não genérica, de forma que o(a) leitor(a) do seu texto perceba que você está propondo, de fato, uma solução.
-
Dica 4:
Reflita, leia e se informe sobre questões sociais e direitos humanos.
É esperado que você, como cidadã e como cidadão, saiba o que é contrário aos direitos humanos, pois isso deveria fazer parte de sua formação escolar e humana. Nesse sentido, algumas ações contrárias aos direitos humanos, apontadas na Cartilha do participante 2024, são as seguintes:
- defesa de tortura, de mutilação, de execução e de linchamento;
- incitação a qualquer forma de violência;
- discurso de ódio.
A cartilha também explicita os princípios relacionados às Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos:
- dignidade humana;
- igualdade de direitos;
- reconhecimento e valorização das diferenças e diversidades;
- laicidade do Estado;
- democracia na educação;
- transversalidade, vivência e globalidade;
- sustentabilidade socioambiental.
Acesse também: Proposta de intervenção do Enem — mais detalhes sobre esse aspecto ligado à competência 5
Quais são as competências da redação do Enem?
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
|
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. |
|
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. |
|
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. |
|
Competência 5 |
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. |
Fonte
BRASIL. A redação no ENEM 2024: cartilha do(a) participante. Brasília: Inep, 2024.