A competência 5 da redação do Enem está relacionada à capacidade do(a) participante de elaborar uma proposta de intervenção. Essa proposta deve apontar: ação, agente, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento de alguma dessas informações. Além disso, tal proposta deve respeitar os direitos humanos.
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A competência 5 da redação do ENEM avalia a capacidade do(a) participante de elaborar uma proposta de intervenção.
A proposta de intervenção deve ter: ação, agente, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento de alguma dessas informações.
Recebe nota zero na competência 5 a redação que não apresenta proposta de intervenção ou que apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
A competência 5 tem pontuação máxima de 200 pontos, obtidos quando o(a) participante elabora muito bem a proposta de intervenção: detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Segundo a Cartilha do participante 2024, a competência 5 é a competência da redação do Enem que avalia a capacidade do(a) participante de “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.”
A partir de sua proposta de intervenção, os(as) avaliadores(as) devem verificar se você possui consciência para exercer a cidadania e conhecimentos desenvolvidos durante sua formação. Assim, sua proposta deve apresentar:
relação com o tema discutido na redação;
coerência com o ponto de vista e com os argumentos defendidos no seu texto;
uma clara ação interventiva para os problemas abordados por você;
o(a) agente social que vai colocar tal ação em prática;
âmbito de ação (individual, familiar, comunitário, social, político ou governamental);
forma de realização da ação sugerida;
possíveis consequências dessa ação;
além dos elementos já citados, algum outro detalhamento;
respeito aos direitos humanos.
Esses aspectos são sintetizados nos seguintes elementos: ação (o que será feito?), agente (quem fará?), modo/meio (como isso será feito?), efeito/finalidade (qual o objetivo de fazer isso?) e detalhamento de alguma dessas informações.
A competência 5 é avaliada em um total de 200 pontos, de acordo com as condições especificadas na seguinte tabela:
PONTUAÇÃO |
CONDIÇÕES |
200 |
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
120 |
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
80 |
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
40 |
Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
0 |
Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
Dica 1:
Antes de escrever sua proposta de intervenção, tenha respostas para estas perguntas:
Sem essas informações, você não vai conseguir escrever uma boa proposta.
Dica 2:
Além das informações explicitadas na dica 1, é imprescindível, para tirar 200 pontos, que você também coloque outra informação para deixar a proposta mais detalhada. A dica então é colocar uma informação a mais acerca de algum dos itens mencionados acima:
Por exemplo: se a ação é usar energia solar, acrescente um detalhe informativo acerca dessa forma de energia; se o(a) agente é governamental, você pode apontar ações semelhantes já desenvolvidas por esse(a) agente ou informações que mostrem a capacidade desse(a) agente; a forma de realizar a ação pode ser acrescida de alguma informação técnica; já as consequências podem estar acompanhadas de alguma informação estatística ou comparativa.
Dica 3:
Deixe sua proposta bem clara, específica, não genérica, de forma que o(a) leitor(a) do seu texto perceba que você está propondo, de fato, uma solução.
Dica 4:
Reflita, leia e se informe sobre questões sociais e direitos humanos.
É esperado que você, como cidadã e como cidadão, saiba o que é contrário aos direitos humanos, pois isso deveria fazer parte de sua formação escolar e humana. Nesse sentido, algumas ações contrárias aos direitos humanos, apontadas na Cartilha do participante 2024, são as seguintes:
A cartilha também explicita os princípios relacionados às Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos:
Acesse também: Proposta de intervenção do Enem — mais detalhes sobre esse aspecto ligado à competência 5
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
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Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. |
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. |
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. |
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Competência 5 |
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. |
Fonte
BRASIL. A redação no ENEM 2024: cartilha do(a) participante. Brasília: Inep, 2024.
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/redacao/competencia-5-da-redacao-do-enem.htm