Concretismo no Brasil: como foi, características - Brasil Escola

Concretismo no Brasil

O concretismo no Brasil surgiu em 1952. Décio Pignatari e os irmãos Campos são os principais autores concretistas brasileiros.

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O concretismo no Brasil surgiu em 1952, com a publicação da revista Noigandres. Tal revista, divulgadora da poesia concreta, foi criada pelos três principais autores dessa corrente literária: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. O concretismo apresenta objetividade, racionalidade, antilirismo e antissentimentalismo.

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O caráter verbivocovisual é a principal característica da poesia concreta. Portanto, tal poesia alia palavra, som e imagem. O aspecto visual e material da obra é bastante valorizado, de modo que a palavra é disposta de forma não linear e o espaço da folha de papel é considerado.

Leia também: Características do modernismo no Brasil

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o concretismo no Brasil

  • O concretismo no Brasil foi um movimento artístico e literário do século XX.
  • A principal característica da  poesia concreta é a verbivocovisualidade, que consiste na combinação entre palavra, som e imagem.
  • Os três principais autores do concretismo no Brasil são Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari.
  • O concretismo no Brasil surgiu em 1952, com a criação da revista Noigandres, divulgadora da poesia concreta.
  • O neoconcretismo se opõe ao concretismo ao defender a expressão, a subjetividade e a interatividade das obras artísticas e literárias.

O que foi o Concretismo no Brasil?

O concretismo foi um movimento artístico e literário brasileiro da segunda metade do século XX.

“Luxo”, do livro Viva vaia, famoso poema concreto de Augusto de Campos. [imagem_principal]
Luxo, do livro Viva vaia, famoso poema concreto de Augusto de Campos. (Créditos: reprodução | Augusto de Campos)

Características do concretismo no Brasil

O concretismo apresenta caráter universal e objetivo, já que não está comprometido com questões sociais, políticas ou regionais. A literatura concretista valoriza o espaço da página a fim de criar uma poesia visual, sem versos, antilírica e não simbólica. A poesia concreta explora a verbivocovisualidade, isto é, a relação artística entre palavra, som e imagem.

É comum, na arte ou na literatura concreta, a presença de metalinguagem. O Concretismo é antissentimentalista, elíptico, não intimista, experimental, valoriza a racionalidade, o planejamento, a simplicidade e o geometrismo. Coloca em foco a materialidade da palavra, disposta de forma não linear.

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Veja, abaixo, o poema “Acaso”, do livro Viva vaia, de Augusto de Campos. Ele é um exemplo de poesia concreta, a qual apresenta caráter verbivocovisual, pois evidencia a palavra “acaso”, o som (provocado pela variada disposição das letras) e a imagem, em que se verifica o geometrismo:

Poema “Acaso”, do livro Viva vaia, de Augusto de Campos. (Créditos: reprodução | Augusto de Campos)
Poema Acaso, do livro Viva vaia, de Augusto de Campos. (Créditos: reprodução | Augusto de Campos)

Autores do concretismo no Brasil

Os principais autores do concretismo brasileiro são:

  • Pedro Xisto (1901-1987);
  • Décio Pignatari (1927-2012);
  • Haroldo de Campos (1929-2003);
  • José Lino Grünewald (1931-2000);
  • Augusto de Campos (1931-);
  • Ronaldo Azeredo (1937-2006).

Precursores do concretismo no Brasil:

Outros autores brasileiros cujas obras apresentam traços do concretismo:

Décio Pignatari, Ronaldo Azeredo e Augusto de Campos, autores brasileiros ligados ao concretismo, em 1957.[1]
Décio Pignatari, Ronaldo Azeredo e Augusto de Campos, autores brasileiros ligados ao concretismo, em 1957.[1]

Obras do concretismo no Brasil

As principais obras do Concretismo no Brasil são:

  • Um e dois (1958), de José Lino Grünewald;
  • Organismo (1960), de Décio Pignatari;
  • Logogramas (1966), de Pedro Xisto.
  • Galáxias (1984), de Haroldo de Campos;
  • Clip-poemas (1997), de Augusto de Campos.

Também apresentam elementos concretistas:

  • Pau-brasil (1925), de Oswald de Andrade;
  • Psicologia da composição (1947), de João Cabral de Melo Neto;
  • caprichos & relaxos (1983), de Paulo Leminski;
  • Tudos (1991), de Arnaldo Antunes.

É importante, também, destacar a revista Noigandres, criada pelos irmãos Campos e por Décio Pignatari, a qual publicou poemas de autores como Ronaldo Azeredo.

Quando surgiu o concretismo no Brasil?

O concretismo no Brasil surgiu em 1952. O início desse movimento está relacionado à fundação da revista Noigandres (criada para divulgar a poesia concreta) pelos poetas Décio Pignatari, Augusto de Campos e Haroldo de Campos. A consolidação da estética concretista ocorreu em 1956, com a Exposição Nacional de Arte Concreta, em São Paulo.

Neoconcretismo no Brasil

O bicho linear, obra da artista neoconcretista Lygia Clark (1920-1988).[2]
O bicho linear, obra da artista neoconcretista Lygia Clark (1920-1988).[2]

O neoconcretismo foi um movimento literário e artístico brasileiro, surgido em 1959 com o Manifesto neoconcreto, escrito pelo poeta Ferreira Gullar (1930-2016). Tal corrente estética valoriza a interatividade, os múltiplos sentidos, a visualidade, o geometrismo, a sensorialidade e a subjetividade. É a interatividade o principal elemento de diferenciação entre o concretismo e o neoconcretismo.

A poesia neoconcreta apresenta dobras e recortes na página, verbo no imperativo — o que leva à interação do(a) leitor(a) — e caráter simbólico. É uma poesia que se opõe à racionalidade e objetividade concretistas, de forma a enaltecer a expressão e a subjetividade. Por fim, é uma arte independente de questões morais, políticas e comerciais.

Criada em 1959, a instalação poética Poema enterrado, de Ferreira Gullar, é o grande destaque da poesia-arte neoconcreta. Esse poema é assim descrito pelo seu autor:

[...] me levou a inventar um poema escrito, palavra a palavra, no verso das páginas e a cortá-las, conforme a necessidade do poema. Nasceu, assim, o livro-poema, que me levou aos poemas espaciais (placa de madeira com um cubo colorido que ocultava uma palavra), que obrigavam o leitor mover as peças do poema.

Pois bem, depois de levá-lo a participar do poema, manuseando-o, usando a mão, decidi levá-lo a usar o corpo — e bolei o Poema enterrado: uma sala no subsolo, a que o leitor descia por uma escada e entrava no poema. Sua invenção foi no final de 1959, quando publiquei, no SDJB, a planta do poema e sua descrição.

FERREIRA GULLAR. Uma experiência-limite. Folha de S. Paulo, São Paulo, 08 nov. 2009.

Importância do concretismo no Brasil

A poesia concreta brasileira foi inspirada pelo Manifesto da arte concreta, publicado em 1930, pelo holandês Theo van Doesburg (1883-1931). Assim, na década de 1950, a poesia concreta surgiu, concomitantemente, no Brasil, na Suíça e na Suécia. Porém, os poetas brasileiros foram os principais responsáveis por delimitar as bases dessa poesia.

Desse modo, as principais características da poesia concreta foram forjadas em solo brasileiro. E seus principais autores são Décio Pignatari e os irmãos Campos. Essa poesia material, objetificada e antilírica levou as ideias modernistas ao extremo, em completa quebra com a tradição literária, de forma a aproximar o poema da materialidade de um objeto artístico.

Leia também: Poesia marginal — literatura independente que surgiu no Brasil durante a década de 1970

Exercícios sobre concretismo no Brasil

Questão 1

Analise as seguintes afirmações:

I- A poesia concreta brasileira apresenta caráter intimista e lírico.

II- Os versos livres são recorrentes na literatura concretista brasileira.

III- O espaço da página é valorizado pelo poeta concretista brasileiro.

Está correto o que se afirma no(s) enunciado(s):

A) I apenas.

B) II apenas.

C) III apenas.

D) I e II apenas.

E) II e III apenas.

Resolução:

Alternativa C.

A poesia concreta brasileira é antilírica, não intimista e não possui versos. O poeta explora o espaço da página na distribuição de palavras e formas.

Questão 2

Analise o seguinte poema concreto:

Poema “Tensão”, de Augusto de Campos.

CAMPOS, Augusto de. tensão. Disponível em: https://www.augustodecampos.com.br/tensao.html.

O poema de Augusto de Campos apresenta a seguinte característica:

A) A sonoridade é obtida por meio da repetição de sílabas.

B) Os versos simbolizam a tensão política brasileira.

C) As rimas dão ao poema um caráter lírico-musical.

D) As palavras são distribuídas aleatoriamente na página.

E) O aspecto linguístico é relegado a segundo plano.

Resolução:

Alternativa A.

O poema valoriza a sonoridade por meio da repetição das sílabas “som”, “tem” e “bem”. No mais, a poesia concreta é apolítica e não possui rimas, já que não tem versos. As palavras são cuidadosamente distribuídas na página. O caráter linguístico, ou seja, o trabalho com a palavra, é tão importante quanto a sonoridade e o aspecto visual.

Créditos da imagem

[1] Wikimedia Commons

[2] Wikimedia Commons

Fontes

ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Literatura: tempos, leitores e leituras. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2021.

ASSUNÇÃO, Teodoro Rennó. Os “livros-poema” e os “poemas espaciais” de Ferreira Gullar e os Bichos de Lygia Clark. O Eixo e a Roda, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, 2013.

BÔAS, Glaucia Villas. A estética da conversão: o ateliê do Engenho de Dentro e a arte concreta carioca (1946-1951). Tempo Social, São Paulo, v. 20, n. 2, nov. 2008.

CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. Plano-piloto para poesia concreta. Noigandres, São Paulo, v. 4, 1958.

CAMPOS, Augusto de. Viva vaia. Cotia: Ateliê Editorial, 2014.

GERHEIM, Fernando. Cruzamentos entre palavra e imagem em três momentos da arte brasileira. ARS, São Paulo, v. 18, n. 39, maio/ ago. 2020.

KHOURI, Omar. Noigandres e Invenção: revistas porta-vozes da Poesia Concreta. FACOM, São Paulo, n. 16, jul./ dez. 2006.

LYGIA CLARK. Manifesto do Neoconcretismo. Disponível em: https://portal.lygiaclark.org.br/acervo/5741/manifesto-do-neo-concretismo.

MARQUES, Cristina. O Concretismo brasileiro e a poesia experimental portuguesa. Diálogos, Maringá, v. 1, n. 1, p. 16-29, 2007.

MENEZES, Philadelpho. Poesia concreta e visual. São Paulo: Ática, 1998.

SALVÁ, Camila; DIEDRICH, Andressa. O Neoconcretismo e a ruptura com a arte tradicional. Disponível em: https://institutoling.org.br/explore/o-neoconcretismo-e-a-ruptura-com-a-arte-tradicional.

SALZSTEIN, Sonia. Construção, desconstrução: o legado do Neoconcretismo. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 90, jul. 2011.

Poesia Marginal: livre dos padrões de produção e distribuição.
Poesia Marginal: livre dos padrões de produção e distribuição.
Escritor do artigo
Escrito por: Warley Souza Professor de Português e Literatura, com licenciatura e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Deseja fazer uma citação?
SOUZA, Warley. "Concretismo no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/literatura/concretismo-no-brasil.htm. Acesso em 10 de setembro de 2025.
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Exercício 1

(PUC-PR) A poesia concreta no Brasil caracteriza-se por:

a) dar continuidade à corrente intimista e estetizante dos anos 40.

b) descaso pelos aspectos formais do poema e preferências pela linguagem correta.

c) preocupação com a correção sintática, pela renovação dos temas relacionados com os estados psíquicos do poeta.

d) rigidez no nível prosódico e pela impassibilidade diante dos problemas nacionais.

e) visar a atingir e a explorar as camadas materiais do significante (som, letra impressa, linhas, superfície da folha).

Exercício 2

(PUC-PR)

de sol a sol
soldado
de sal a sal
salgado
de sova a sova
sovado
de suco a suco
sugado
de sono a sono
sonado

sangrado
de sangue a sangue

O poema concretista, acima indicado, apresenta as seguintes inovações no campo verbal e visual:

a) abolição do verso tradicional; desintegração do sistema em seus morfemas; a palavra dá lugar ao símbolo gráfico.

b) apresentação de um ideograma; uso de estrangeirismos, esfacelamento da linguagem.

c) ausência de sinais de pontuação; uso intensivo de certos fonemas; jogos sonoros e uso de justaposição.

d) uso construtivo dos espaços brancos; neologismo; separação dos sufixos e dos prefixos; uso de versos alexandrinos.

e) apresentação de trocadilhos; uso de termos plurilinguísticos; desintegração da palavra e emprego de símbolos gráficos.

Exercício 3

Deparando-se com o poema de Décio Pignatari, ative seus conhecimentos acerca do que foi a poesia concreta, registrando suas impressões, sobretudo no que diz respeito aos aspetos ideológicos nele subjacentes. Ei-lo, portanto:

Poema de Décio Pignatari
Poema de Décio Pignatari

Exercício 4

O movimento concretista no Brasil tem traços originários na revista Noigandres, publicada em 1952. Contudo, como movimento literário, passou realmente a ganhar força a partir da Exposição Nacional de Arte em São Paulo. Dessa forma, explicite os conhecimentos de que dispõe acerca das características que o demarcaram.