Pós-modernismo: o que é, características, obras - Brasil Escola

Pós-modernismo

O pós-modernismo é um conjunto de manifestações artísticas e culturais da segunda metade do século XX. Ele coloca em xeque os limites entre a arte e a não arte.

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Pós-modernismo foi um estilo de época ou um conjunto de manifestações artísticas ocorridas na segunda metade do século XX. Englobou correntes estéticas como a pop art, a op art, a arte conceitual e o minimalismo.A literatura pós-modernista é marcada pela metalinguagem, fragmentação e experimentalismo. Assim, o pós-modernismo foi composto por manifestações artísticas que refletiram ou reagiram a uma época dominada pela indústria cultural.

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Leia também: O que é o modernismo?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre pós-modernismo

  • O pós-modernismo foi um estilo literário ou corrente estética que esteve em voga na segunda metade do século XX.
  • As principais características do pós-modernismo foram a pluralidade e a oposição ao modernismo.
  • A arte pós-moderna é composta de correntes artísticas como pop art, op art, arte conceitual e minimalismo.
  • A arquitetura pós-moderna é pouco funcional e mais chamativa.
  • A literatura do pós-modernismo apresenta metalinguagem, fragmentação e realismo fantástico.

Videoaula sobre pós-modernismo

O que é o pós-modernismo?

O pós-modernismo foi um conjunto de manifestações artísticas e culturais da segunda metade do século XX. Os conceitos de “pós-modernismo” e “pós-modernidade” vêm sendo debatidos nas últimas décadas. No entanto, não há, ainda, uma conclusão para esse debate acerca da definição desses dois termos. Comumente, o “pós-modernismo” é associado a questões estéticas, enquanto a “pós-modernidade”, à questões históricas.

Segundo o doutor em sociologia Gustavo Moura de Cavalcanti Mello|1|:

[…] enquanto o modernismo estético se caracteriza pelos manifestos, pelas marcadas diferenciações reivindicadas por parte de coletivos coesos e conscientemente inovadores, com base em sólidos princípios políticos e estéticos, o pós-modernismo caracteriza-se sobremaneira pela indiferenciação, pela experimentação descompromissada, numa pretensa fuga ao formalismo e ao doutrinário.

Dessa forma, o pós-modernismo pode ser considerado um estilo de época ou corrente artística. Estão dentro dessa classificação obras produzidas a partir do final dos anos 1940, após a Segunda Guerra Mundial.

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Características do pós-modernismo

De forma ampla, o pós-modernismo esteve relacionado ao pop; ao universalismo; à diluição ou indissociação entre alta cultura e cultura de massa (associada ao consumismo), entre arte e não arte; e à crítica à indústria cultural. Ao mesmo tempo, focalizou a pluralidade, a alteridade, a fragmentação e a efemeridade.

A arte pós-moderna faz oposição ao modernismo que a antecedeu. É plural e pode ter caráter político, ser interativa ou mesmo valorizar a simplicidade. Já a arquitetura mescla o popular e o acadêmico, não é funcionalista, mas chamativa e espetacular. Por fim, a literatura pós-modernista é marcada pela diversidade. São características desse tipo de literatura:

  • realismo social;
  • caráter metalinguístico;
  • experimentalismo;
  • fluxo de consciência ou monólogo interior;
  • fragmentação;
  • temática universal; e
  • realismo fantástico.

Veja também: O que é o fantástico na literatura?

Obras do pós-modernismo

  • O casamento da razão e da miséria (1959), obra do artista estado-unidense Frank Stella.
  • Almoço nu (1959), romance do estado-unidense William S. Burroughs.
  • Edifício Guild House (1960), do arquiteto estado-unidense Robert Venturi.
  • Latas de sopa Campbell (1962), obra do artista estado-unidense Andy Warhol.
Latas de sopa Campbell, de Andy Warhol, famosa obra do pós-modernismo. [imagem_principal]
Latas de sopa Campbell, de Andy Warhol, é uma famosa obra pós-modernista.[1]
  • Uma e três cadeiras (1965), arte de instalação do estado-unidense Joseph Kosuth.
  • Cem anos de solidão (1967), romance do colombiano Gabriel García Márquez.
  • Vega-Nor (1969), obra do artista húngaro Victor Vasarely.
  • A mulher do tenente francês (1969), romance do escritor inglês John Fowles.
  • A casa cósmica (1978), do arquiteto estado-unidense Charles Jencks.
  • Se um viajante numa noite de inverno (1979), romance do cubano Italo Calvino.
  • A câmara sangrenta (1979), contos da escritora inglesa Angela Carter.

Autores do pós-modernismo

São autores pós-modernistas mundialmente conhecidos:

  • Angela Carter — Inglaterra
  • Clarice Lispector — Brasil
  • Gabriel García Márquez — Colômbia
  • Italo Calvino — Cuba/Itália
  • John Fowles — Inglaterra
  • William S. Burroughs — Estados Unidos

Pós-modernismo no Brasil

Clarice Lispector, principal autora pós-modernista brasileira.
Clarice Lispector foi a principal autora pós-modernista brasileira, conhecida mundialmente.

A arte pós-modernista brasileira conta com nomes como Hélio Oiticica (arte conceitual e neoconcretismo), Lygia Clark (neoconcretismo), Claudio Tozzi (pop art e arte conceitual), Rubens Gerchman (pop art, concretismo e neoconcretismo) e Luiz Sacilotto (concretismo). Já a arquitetura pós-moderna brasileira tem como principal nome o arquiteto Éolo Maia.

A poesia pós-modernista brasileira é composta pelo(a):

  • Geração de 1945: crítica sociopolítica, metalinguagem, contenção emotiva, cuidado formal.
  • Poesia concreta: experimentalismo e verbivocovisualidade (combinação de palavra, som e imagem).
  • Neoconcretismo: valorização de formas geométricas e caráter interativo.
  • Poesia práxis: valorização do verso e do ritmo, anticoncretismo, crítica social, multivocidade (plurissignificação).
  • Poema processo: caráter antidiscursivo, com prevalência de sinais gráficos em vez de palavras.

A prosa pós-moderna apresenta fluxo de consciência, estrutura fragmentada, metalinguagem (ou metanarrativa), temática universal e realismo fantástico. A literatura pós-modernista brasileira compreende o período de 1945 a 1978, quando teve início a literatura contemporânea, e possui obras como:

  • Ciranda de pedra (1954), de Lygia Fagundes Telles.
  • Morte e vida severina (1955), de João Cabral de Melo Neto.
  • Grande sertão: veredas (1956), de João Guimarães Rosa.
  • O encontro marcado (1956), de Fernando Sabino.
  • A ave (1956), de Wlademir Dias-Pino.
  • Lavra lavra (1962), de Mário Chamie.
  • A paixão segundo G.H. (1964), de Clarice Lispector.
  • A hora dos ruminantes (1966), de José J. Veiga.
  • Linguaviagem (1967), de Augusto de Campos.
  • Exercício findo (1968), de Décio Pignatari.
  • O pirotécnico Zacarias (1974), de Murilo Rubião.
  • Poema sujo (1976), de Ferreira Gullar.
  • A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector.
  • A obscena senhora D (1982), de Hilda Hilst.
  • Galáxias (1984), de Haroldo de Campos.

Arte pós-moderna

A arte pós-moderna é composta por movimentos artísticos de variadas perspectivas, tais como:

  • Arte conceitual: comprometida menos com a estética e mais com os elementos políticos, de forma a valorizar a ideia em detrimento da forma.
  • Op art ou arte ótica: trabalha com elementos geométricos e abstratos, ilusão de ótica e apresenta caráter interativo.
  • Pop art ou arte pop: trabalha com elementos da cultura de massa (televisão, cinema, publicidade etc.) e elementos associados ao mundo do consumo, além de mostrar elementos do cotidiano e criticar a indústria cultural.
  • Arte minimalista: é pautada na simplicidade, na objetividade, nos elementos geométricos básicos e na valorização das formas, do espaço e da cor.

Origem do pós-modernismo

De acordo com Gustavo Moura de Cavalcanti Mello, doutor em Sociologia: “a mobilização generalizada da noção de pós-moderno não foi nada tardia; na realidade, converteu-se num rótulo que aderia a boa parte das obras estéticas e teóricas após a difusão e consagração do termo, na década de 1970”.

Ele afirma que a generalização do uso do termo “pós-modernismo” na década de 1970 teve como marco a publicação do periódico estado-unidense Boundary 2 — Revista de Literatura e Cultura Pós-Modernas.

O autor menciona que, na década de 1980, o arquiteto estado-unidense Charles Jencks festejava o pós-moderno como uma civilização mundial de tolerância pluralística e opções superabundantes, uma civilização que “tornava sem sentido” polaridades ultrapassadas, como “esquerda e direita, capitalista e classe operária”, e decretava o fim das vanguardas e das ideologias, já que “[...] não há inimigo para derrotar”. O pós-modernismo anunciava a produção de uma “[...] ordem simbólica comum do tipo fornecido por uma religião”.

Assim, apesar de ter nascido no contexto da Guerra Fria, uma das bases do pós-modernismo foi a ausência de utopia da pós-modernidade, da qual esse estilo fez parte e com a qual ele se confundiu. Vale ressaltar que a difusão desses termos começou na década de 1970, mas as obras com características pós-modernistas remontam à segunda metade da década de 1940, após a Segunda Guerra Mundial, sendo impossível dizer qual a primeira obra a apresentar tais características.

Saiba mais: Qual a relação entre o modernismo e a Primeira Guerra Mundial?

Exercícios resolvidos sobre pós-modernismo

Questão 1

Pós-modernismo

O primeiro desafio para introduzir o leitor ao movimento pós-moderno e suas possibilidades é sua mera definição. Primeiramente, há múltiplas facetas e subcorrentes pós-modernas; segundo, há formas de defini-lo, e cada uma tende a não reconhecer as outras como “legitimamente pós-modernas” (Norris). Mas, de forma genérica, pode-se dizer que o pós-modernismo corresponde a um movimento teórico multidisciplinar que vai da filosofia à estética, envolvendo as artes, a sociologia, chegando ao campo dos estudos organizacionais. O denominador comum é a resistência à modernidade e, em particular, a crítica à razão.

[...]

Muitos autores, como Harvey e Derrida, caracterizam a chamada “era pós-moderna” por diversos elementos, como a globalização; o relativismo e o pluralismo, caracterizados pela dissipação da objetividade e da racionalidade, tidas como tipicamente modernas; a espetacularização da sociedade, marcada pela centralidade da mídia e da imagem; a cultura de massa; a normalização da mudança pela perpetuação de tudo como volátil e transitório; o papel do indivíduo na sociedade primordialmente como consumidor; e a comoditização do conhecimento.

[...]

É importante salientar, no entanto, que há um conjunto significativo de autores que não entendem ser a “pós-modernidade” uma ruptura com a modernidade, e sim um estágio “tardio” da modernidade — como Habermas ou Giddens — ou como estágios distintos da modernidade, como o conceito de “modernidade sólida” e “modernidade líquida” de Bauman. [...].

VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; CALDAS, Miguel P. Teoria crítica e pós-modernismo: principais alternativas à hegemonia funcionalista. RAE, São Paulo, v. 46, n. 1, jan./ mar. 2006.

Nesse trecho de um artigo científico sobre o pós-modernismo, fica evidenciado que não há consenso na definição desse movimento. No entanto, o texto sugere que o pós-modernismo fez oposição:

A) à modernidade e à racionalidade.

B) ao pluralismo e ao identitarismo.

C) à cultura de massa e aos canais midiáticos.

D) a qualquer tipo de ruptura artística ou social.

Resolução: Alternativa A.

O texto sugere que são características do pós-modernismo “a resistência à modernidade e, em particular, a crítica à razão”.

Questão 2

Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

(  ) O artista estado-unidense Andy Warhol está vinculado à pop art, corrente artística pós-modernista.

(  ) A prosa pós-moderna no Brasil tem Clarice Lispector como uma de suas principais representantes.

(  ) O movimento antropofágico, o concretismo e o neoconcretismo são importantes movimentos pós-modernistas.

A sequência correta é:

A) V, V, V.

B) F, F, V.

C) V, V, F.

D) F, V, F.

E) V, F, V.

Resolução: Alternativa C.

O movimento antropofágico esteve vinculado ao modernismo brasileiro.

Nota

|1| MELLO, Gustavo Moura de Cavalcanti. Pós-modernismo: entre a crítica e a ideologia. Trans/Form/Ação, Marília, v. 39, n. 1, jan./ mar. 2016. 

Créditos da imagem

[1] Kongkiat Samangsri / Shutterstock

Fontes

ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Literatura: tempos, leitores e leituras. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2021.

ARANTES, Pedro Fiori. Forma, valor e renda na arquitetura contemporânea. ARS, São Paulo, v. 8, n. 16, 2010.

BARBÓN GARCÍA, J. J. Op art. Archivos de la Sociedad Española de Oftalmología, Barcelona, v. 78, n. 1, ene. 2003.

BARBOSA, Enio Rodrigo. Andy Warhol:um ícone do século XX. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 62, n. 2, 2010.

COSTA, Marisa Vorraber. Cultura e Pedagogia: lições da espacialidade revolucionária de Frank Gehry. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 1, p. 163-180, jan./ mar. 2014.

COSTA, Tiago Leite. A poesia práxis contextualizada. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL LITERATURA, CRÍTICA, CULTURA, 4., 2010, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Darandina, 2010. v. 3.

FOGLIANO, Fernando; MALVA, Daniel; FURQUIM, Melina. Arte: estabilidade e ruptura, do modernismo ao zeitgeist da contemporaneidade. ARS, São Paulo, v. 17, n. 35, jan./ abr. 2019.

JENCKS FOUNDATION. The cosmic house. Disponível em: https://www.jencksfoundation.org/cosmic-house/about.

MARI, Marcelo. O debate sobre a crise do condicionamento artístico: arte conceitual no Brasil (1964-1975). Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, 2022.

MELLO, Gustavo Moura de Cavalcanti. Pós-modernismo: entre a crítica e a ideologia. Trans/Form/Ação, Marília, v. 39, n. 1, jan./ mar. 2016. 

MINIMALISMO. In: INFOPÉDIA. Disponível em: https://www.infopedia.pt/artigos/$minimalismo.

SCHWARZ, Roberto. O lugar da arquitetura. Trans/Form/Ação, Marília, v. 18, jan. 1995.

VELLOSO, Ana Paula Meyer. Neomodernistas de 1945: uma querela de gerações. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

Escritor do artigo
Escrito por: Warley Souza Professor de Português e Literatura, com licenciatura e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Deseja fazer uma citação?
SOUZA, Warley. "Pós-modernismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/literatura/pos-modernismo.htm. Acesso em 10 de setembro de 2025.
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