Pós-modernismo foi um estilo de época ou um conjunto de manifestações artísticas ocorridas na segunda metade do século XX. Englobou correntes estéticas como a pop art, a op art, a arte conceitual e o minimalismo.A literatura pós-modernista é marcada pela metalinguagem, fragmentação e experimentalismo. Assim, o pós-modernismo foi composto por manifestações artísticas que refletiram ou reagiram a uma época dominada pela indústria cultural.
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O pós-modernismo foi um conjunto de manifestações artísticas e culturais da segunda metade do século XX. Os conceitos de “pós-modernismo” e “pós-modernidade” vêm sendo debatidos nas últimas décadas. No entanto, não há, ainda, uma conclusão para esse debate acerca da definição desses dois termos. Comumente, o “pós-modernismo” é associado a questões estéticas, enquanto a “pós-modernidade”, à questões históricas.
Segundo o doutor em sociologia Gustavo Moura de Cavalcanti Mello|1|:
[…] enquanto o modernismo estético se caracteriza pelos manifestos, pelas marcadas diferenciações reivindicadas por parte de coletivos coesos e conscientemente inovadores, com base em sólidos princípios políticos e estéticos, o pós-modernismo caracteriza-se sobremaneira pela indiferenciação, pela experimentação descompromissada, numa pretensa fuga ao formalismo e ao doutrinário.
Dessa forma, o pós-modernismo pode ser considerado um estilo de época ou corrente artística. Estão dentro dessa classificação obras produzidas a partir do final dos anos 1940, após a Segunda Guerra Mundial.
De forma ampla, o pós-modernismo esteve relacionado ao pop; ao universalismo; à diluição ou indissociação entre alta cultura e cultura de massa (associada ao consumismo), entre arte e não arte; e à crítica à indústria cultural. Ao mesmo tempo, focalizou a pluralidade, a alteridade, a fragmentação e a efemeridade.
A arte pós-moderna faz oposição ao modernismo que a antecedeu. É plural e pode ter caráter político, ser interativa ou mesmo valorizar a simplicidade. Já a arquitetura mescla o popular e o acadêmico, não é funcionalista, mas chamativa e espetacular. Por fim, a literatura pós-modernista é marcada pela diversidade. São características desse tipo de literatura:
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São autores pós-modernistas mundialmente conhecidos:
A arte pós-modernista brasileira conta com nomes como Hélio Oiticica (arte conceitual e neoconcretismo), Lygia Clark (neoconcretismo), Claudio Tozzi (pop art e arte conceitual), Rubens Gerchman (pop art, concretismo e neoconcretismo) e Luiz Sacilotto (concretismo). Já a arquitetura pós-moderna brasileira tem como principal nome o arquiteto Éolo Maia.
A poesia pós-modernista brasileira é composta pelo(a):
A prosa pós-moderna apresenta fluxo de consciência, estrutura fragmentada, metalinguagem (ou metanarrativa), temática universal e realismo fantástico. A literatura pós-modernista brasileira compreende o período de 1945 a 1978, quando teve início a literatura contemporânea, e possui obras como:
A arte pós-moderna é composta por movimentos artísticos de variadas perspectivas, tais como:
De acordo com Gustavo Moura de Cavalcanti Mello, doutor em Sociologia: “a mobilização generalizada da noção de pós-moderno não foi nada tardia; na realidade, converteu-se num rótulo que aderia a boa parte das obras estéticas e teóricas após a difusão e consagração do termo, na década de 1970”.
Ele afirma que a generalização do uso do termo “pós-modernismo” na década de 1970 teve como marco a publicação do periódico estado-unidense Boundary 2 — Revista de Literatura e Cultura Pós-Modernas.
O autor menciona que, na década de 1980, o arquiteto estado-unidense Charles Jencks festejava o pós-moderno como uma civilização mundial de tolerância pluralística e opções superabundantes, uma civilização que “tornava sem sentido” polaridades ultrapassadas, como “esquerda e direita, capitalista e classe operária”, e decretava o fim das vanguardas e das ideologias, já que “[...] não há inimigo para derrotar”. O pós-modernismo anunciava a produção de uma “[...] ordem simbólica comum do tipo fornecido por uma religião”.
Assim, apesar de ter nascido no contexto da Guerra Fria, uma das bases do pós-modernismo foi a ausência de utopia da pós-modernidade, da qual esse estilo fez parte e com a qual ele se confundiu. Vale ressaltar que a difusão desses termos começou na década de 1970, mas as obras com características pós-modernistas remontam à segunda metade da década de 1940, após a Segunda Guerra Mundial, sendo impossível dizer qual a primeira obra a apresentar tais características.
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Questão 1
Pós-modernismo
O primeiro desafio para introduzir o leitor ao movimento pós-moderno e suas possibilidades é sua mera definição. Primeiramente, há múltiplas facetas e subcorrentes pós-modernas; segundo, há formas de defini-lo, e cada uma tende a não reconhecer as outras como “legitimamente pós-modernas” (Norris). Mas, de forma genérica, pode-se dizer que o pós-modernismo corresponde a um movimento teórico multidisciplinar que vai da filosofia à estética, envolvendo as artes, a sociologia, chegando ao campo dos estudos organizacionais. O denominador comum é a resistência à modernidade e, em particular, a crítica à razão.
[...]
Muitos autores, como Harvey e Derrida, caracterizam a chamada “era pós-moderna” por diversos elementos, como a globalização; o relativismo e o pluralismo, caracterizados pela dissipação da objetividade e da racionalidade, tidas como tipicamente modernas; a espetacularização da sociedade, marcada pela centralidade da mídia e da imagem; a cultura de massa; a normalização da mudança pela perpetuação de tudo como volátil e transitório; o papel do indivíduo na sociedade primordialmente como consumidor; e a comoditização do conhecimento.
[...]
É importante salientar, no entanto, que há um conjunto significativo de autores que não entendem ser a “pós-modernidade” uma ruptura com a modernidade, e sim um estágio “tardio” da modernidade — como Habermas ou Giddens — ou como estágios distintos da modernidade, como o conceito de “modernidade sólida” e “modernidade líquida” de Bauman. [...].
VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; CALDAS, Miguel P. Teoria crítica e pós-modernismo: principais alternativas à hegemonia funcionalista. RAE, São Paulo, v. 46, n. 1, jan./ mar. 2006.
Nesse trecho de um artigo científico sobre o pós-modernismo, fica evidenciado que não há consenso na definição desse movimento. No entanto, o texto sugere que o pós-modernismo fez oposição:
A) à modernidade e à racionalidade.
B) ao pluralismo e ao identitarismo.
C) à cultura de massa e aos canais midiáticos.
D) a qualquer tipo de ruptura artística ou social.
Resolução: Alternativa A.
O texto sugere que são características do pós-modernismo “a resistência à modernidade e, em particular, a crítica à razão”.
Questão 2
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:
( ) O artista estado-unidense Andy Warhol está vinculado à pop art, corrente artística pós-modernista.
( ) A prosa pós-moderna no Brasil tem Clarice Lispector como uma de suas principais representantes.
( ) O movimento antropofágico, o concretismo e o neoconcretismo são importantes movimentos pós-modernistas.
A sequência correta é:
A) V, V, V.
B) F, F, V.
C) V, V, F.
D) F, V, F.
E) V, F, V.
Resolução: Alternativa C.
O movimento antropofágico esteve vinculado ao modernismo brasileiro.
Nota
|1| MELLO, Gustavo Moura de Cavalcanti. Pós-modernismo: entre a crítica e a ideologia. Trans/Form/Ação, Marília, v. 39, n. 1, jan./ mar. 2016.
Créditos da imagem
[1] Kongkiat Samangsri / Shutterstock
Fontes
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BARBOSA, Enio Rodrigo. Andy Warhol:um ícone do século XX. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 62, n. 2, 2010.
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COSTA, Tiago Leite. A poesia práxis contextualizada. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL LITERATURA, CRÍTICA, CULTURA, 4., 2010, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Darandina, 2010. v. 3.
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SCHWARZ, Roberto. O lugar da arquitetura. Trans/Form/Ação, Marília, v. 18, jan. 1995.
VELLOSO, Ana Paula Meyer. Neomodernistas de 1945: uma querela de gerações. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/literatura/pos-modernismo.htm