Classes de palavras ou classes gramaticais

Existem dez classes de palavras ou classes gramaticais: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, verbo, numeral, advérbio, conjunção, interjeição e preposição.

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 Classes de palavras ou classes gramaticais são classificações de palavras de acordo com a função que elas exercem no enunciado. Das dez classes de palavras existentes, o substantivo, o artigo, o adjetivo, o pronome, o verbo e o numeral sofrem variação de gênero, número e/ou grau. Já o advérbio, a conjunção, a interjeição e a preposição são termos invariáveis.

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Leia também: O que são as orações gramaticais e quais são seus tipos?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre as classes de palavras ou classes gramaticais

  • As classes de palavras ou classes gramaticais são as classificações de palavras segundo a função que exercem no enunciado.

  • As dez classes de palavras ou classes gramaticais são:

    • substantivo;

    • artigo;

    • adjetivo;

    • pronome;

    • verbo;

    • advérbio;

    • conjunção;

    • interjeição;

    • numeral;

    • preposição.

  • Substantivo, artigo, adjetivo, pronome, verbo e numeral são classes gramaticais variáveis.

  • Advérbio, conjunção, interjeição e preposição são classes gramaticais invariáveis.

Quais são as 10 classes de palavras?

Substantivo

O substantivo é a classe de palavras que tem a função de nomear os seres e recebe as seguintes classificações:

  • substantivo comum: carro, bondade, sereia etc.

  • substantivo próprio: Nivaldo, Paris etc.

  • substantivo concreto: fogão, pinça, lobisomem etc.

  • substantivo abstrato: inveja, cumplicidade etc.

  • substantivo simples: lençol, mansão etc.

  • substantivo composto: quinta-feira, pé-d’água etc.

  • substantivo primitivo: língua, jornal etc.

  • substantivo derivado: linguarudo, jornalista etc.

Artigo

O artigo é a classe de palavras que tem a tarefa de acompanhar o substantivo, apontando seu número e gênero, e é assim classificado:

  • artigo definido: o, os, a, as.

  • artigo indefinido: um, uns, uma, umas.

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Adjetivo

O adjetivo é uma classe de palavras cuja função é caracterizar ou qualificar o substantivo. Esse tipo de classe de palavras recebe as seguintes denominações:

  • adjetivo simples: insuportável, generosa, italiano etc.

  • adjetivo composto: mato-grossense, azul-marinho etc.

  • adjetivo primitivo: bom, puro etc.

  • adjetivo derivado: alemão, amante etc.

Pronome

O pronome é uma classe de palavras cuja tarefa é substituir ou acompanhar o substantivo. Ele é assim classificado:

  • pronome pessoal do caso reto: eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas.

  • pronome pessoal do caso oblíquo: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes, mim, comigo, ti, contigo, si, consigo, conosco, convosco.

  • pronome possessivo: meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas, nosso, nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas.

  • pronome demonstrativo: este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aqueles, aquela, aquelas, isto, isso, aquilo.

  • pronome relativo: quem, que, onde, o qual, os quais, a qual, as quais, cujo, cujos, cuja, cujas, quanto, quantos, quanta, quantas etc.

  • pronome indefinido: algum, nenhum, alguém, ninguém, tudo, todos etc.

  • pronome interrogativo: que, quem, onde etc.

  • pronome de tratamento: você, Senhor, Vossa Majestade etc.

Verbo

O verbo é a classe de palavras que tem a tarefa de indicar:

  • ação: andar, sorrir, beber, pôr etc.

  • estado: ser, estar, parecer etc.

  • fenômeno da natureza: ventar, amanhecer etc.

E pode ser assim classificado:

  • verbo regular: o radical e as desinências permanecem regulares na conjugação. Ex.: amar, beber, partir etc.

  • verbo irregular: o radical e/ou as desinências apresentam irregularidades na conjugação. Ex.: perder, sair, dormir etc.

  • verbo defectivo: apresenta conjugação incompleta, pois não possui todas as flexões. Ex.: demolir, adequar, precaver etc.

  • verbo abundante: possui mais de uma forma em determinada flexão. Ex.: aceitar, eleger, imprimir etc.

  • verbo anômalo: apresenta acentuada irregularidade. Ex.: ser, ir.

Advérbio

O advérbio é a classe de palavras cuja função é apontar uma circunstância. Portanto, recebe estas classificações:

  • advérbio de lugar: ali, acima, perto etc.

  • advérbio de tempo: hoje, ontem etc.

  • advérbio de modo: suavemente, violentamente etc.

  • advérbio de negação: não, nem etc.

  • advérbio de dúvida: talvez, provavelmente etc.

  • advérbio de intensidade: demais, muito etc.

  • advérbio de afirmação: sim, decerto etc.

Conjunção

A conjunção é a classe de palavras que tem a tarefa de unir termos ou orações. Ela pode ser uma:

  • conjunção conclusiva: portanto, então etc.

  • conjunção aditiva: e, nem etc.

  • conjunção adversativa: mas, entretanto etc.

  • conjunção alternativa: ou, ora... ora, já... já etc.

  • conjunção explicativa: porque, porquanto etc.

  • conjunção causal: porque, que etc.

  • conjunção comparativa: como, qual etc.

  • conjunção concessiva: embora, apesar etc.

  • conjunção condicional: se, caso etc.

  • conjunção conformativa: conforme, consoante etc.

  • conjunção consecutiva: que, de modo que etc.

  • conjunção final: para que, a fim de que etc.

  • conjunção proporcional: à medida que, à proporção que etc.

  • conjunção temporal: desde que, assim que etc.

  • conjunção integrante: que, se.

Interjeição

A interjeição é a classe de palavras cuja função é expressar emoções:

  • Uau!

  • Ufa!

  • Ânimo!

  • Nossa!

  • Oba!

  • Oxalá!

  • Ai!

  • Arre!

Numeral

O numeral é a classe de palavras cuja função é indicar uma quantidade:

  • numeral cardinal: um... quatro... seis...

  • numeral ordinal: primeiro... quinto... nono...

  • numeral fracionário: terço... doze avos...

  • numeral multiplicativo: dobro... quíntuplo...

Preposição

A preposição é a classe de palavras que tem a tarefa de formar uma relação entre os vocábulos de uma oração. Há dois tipos:

  • preposição essencial: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

  • preposição acidental: salvo, consoante, segundo, exceto, senão, como, mediante etc.

Mapa mental sobre classes de palavras ou classes gramaticais

Mapa mental sobre classes de palavras ou classes gramaticais.

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Quais são os tipos de classes gramaticais?

  • Classes gramaticais variáveis: apresentam flexão de gênero, número e/ou grau:

    • substantivo;

    • artigo;

    • adjetivo;

    • pronome;

    • verbo;

    • numeral.

  • Classes gramaticais invariáveis: não apresentam flexão de gênero, número e/ou grau:

    • advérbio;

    • conjunção;

    • interjeição;

    • preposição.

Acesse também: O que são as figuras de linguagem e quais são seus tipos?

Exercícios resolvidos sobre classes de palavras ou classes gramaticais

Questão 1

(Enem)

O mundo é grande

O mundo é grande e cabe
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
Na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve espaço de beijar.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983.

Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de determinadas construções e expressões linguísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre as ideias relacionadas, um sentido de

A) oposição.

B) comparação.

C) conclusão.

D) alternância.

E) finalidade.

Resolução:

Alternativa A.

A conjunção “e”, normalmente, é usada com caráter aditivo. Porém, no poema de Drummond, ela foi utilizada para expressar oposição. Portanto, como sinônimo de “mas”.

Questão 2

(Enem) O uso do pronome átono no início das frases é destacado por um poeta e por um gramático nos textos abaixo.

Pronominais

Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro

ANDRADE, Oswald de. Seleção de textos. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

“Iniciar a frase com pronome átono só é lícito na conversação familiar, despreocupada, ou na língua escrita quando se deseja reproduzir a fala dos personagens [...].”

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: Nacional, 1980.

Comparando a explicação dada pelos autores sobre essa regra, pode-se afirmar que ambos:

A) condenam essa regra gramatical.

B) acreditam que apenas os esclarecidos sabem essa regra.

C) criticam a presença de regras na gramática.

D) afirmam que não há regras para uso de pronomes.

E) relativizam essa regra gramatical.

Resolução:

Alternativa E.

O poeta Oswald de Andrade afirma que a expressão “dê-me” está relacionada à “gramática/ Do professor e do aluno/ E do mulato sabido”. Segundo ele, “o bom negro e o bom branco/ da Nação Brasileira” dizem “me dá”. Já o gramático Cegalla diz que, em início de frase, colocar o pronome átono antes do verbo só é permitido na “conversação familiar”. Conclui-se que, em um contexto formal, isso não poderia acontecer. Assim, ambos os autores relativizam a colocação do pronome átono.

Questão 3

(Enem)

As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância.

O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem.

Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. O jornal dera notícia do crime. O corpo da menina encontrado naquelas condições, em lugar ermo. A selvageria de um tempo que não deixa mais rir.

As alegres meninas, agora sérias, tornaram-se adultas de uma hora para outra; essas mulheres.

ANDRADE, C. D. Essas meninas. In: Contos plausíveis. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985.

No texto, há recorrência do emprego do artigo “as” e do pronome “essas”. No último parágrafo, esse recurso linguístico contribui para

A) intensificar a ideia do súbito amadurecimento.

B) indicar a falta de identidade típica da adolescência.

C) organizar a sequência temporal dos fatos narrados.

D) complementar a descrição do acontecimento trágico.

E) expressar a banalidade dos assuntos tratados na escola.

Resolução:

Alternativa A.

O objetivo de usar o artigo em “As alegres meninas” e o pronome em “essas mulheres” é intensificar a ideia de súbito amadurecimento. Afinal, o demonstrativo “essas” se refere a um termo já mencionado, ou seja, “as meninas”, que de repente são chamadas de “mulheres”.

Fontes

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 45. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002.

NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática contemporânea da língua portuguesa. 9. ed. São Paulo: Editora Scipione, 1992.

 

Por Warley Souza
Professor de Português 

Lista com as dez classes de palavras ou classes gramaticais.
Existem dez classes de palavras na língua portuguesa.
Escritor do artigo
Escrito por: Warley Souza Professor de Português e Literatura, com licenciatura e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Deseja fazer uma citação?
SOUZA, Warley. "Classes de palavras ou classes gramaticais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/gramatica/classes-palavras.htm. Acesso em 30 de outubro de 2025.
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Exercício 1

(Prefeitura de Bombinhas - SC) Analise e assinale a alternativa que apresenta a respectiva classificação dos termos da citação abaixo:

“(...) ou compro o doce e gasto o dinheiro.”

A) pronome - verbo – artigo – adjetivo - conjunção - verbo – advérbio – substantivo

B) conjunção - advérbio – pronome – substantivo - conjunção - verbo – artigo – substantivo próprio

C) conjunção - verbo – artigo – substantivo - conjunção - verbo – artigo – substantivo

D) pronome - advérbio – preposição – conjunção - verbo - verbo – artigo – substantivo próprio

Exercício 2

(Prefeitura de Bauru - SP) Considere a frase: “O que fazer contra o vento?”. As palavras destacadas são, morfologicamente, na sequência:

A) Substantivo / artigo definido / verbo / preposição.

B) Preposição / substantivo / verbo / artigo definido.

C) Verbo / artigo definido / preposição / substantivo.

D) Artigo definido / verbo / preposição / substantivo.

Exercício 3

(Idecorp)

“Os vizinhos vinham dizer adeus.”

Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta dos termos acima:

A) artigo – substantivo – verbo – numeral – substantivo

B) adjetivo – substantivo – advérbio – numeral – interjeição

C) artigo – substantivo – verbo – verbo – substantivo

D) adjetivo – preposição – verbo – advérbio – adjetivo

Exercício 4

(EVO - Concursos) Assinale a opção de contenha um número cardinal, ordinal e fracionário, nessa ordem:

A) Duzentos e vinte; três, três quartos; 

B) Quarto; dois; triplo; 

C) Trezentos; segundo; um terço; 

D) Três, quadruplo; um quinto;

Canais de Classes de palavras ou classes gramaticais


Adjetivo
Adjetivos qualificam e classificam substantivos na sentença, variando em gênero, número e grau de acordo com os termos que acompanham e a ideia que passam.
Advérbio
O estudo do advérbio exige compreensão ampla dos aspectos semânticos dessa classe gramatical para a devida classificação dos elementos no texto.
Artigo definido e indefinido
Os artigos acompanham substantivos, podendo torná-los determinados ou indeterminados. São classificados em definidos ou indefinidos e variam em gênero e número.
Conjunção
Conjunção reúne orações ou termos em um mesmo enunciado. Ela pode ser classificada como coordenativa ou subordinativa, conforme o grau de independência entre os termos.
Interjeição e locução interjetiva
As interjeições são palavras invariáveis que exprimem emoção. Já as locuções interjetivas são duas ou mais palavras que formam uma expressão com efeito de interjeição.
Numeral
O numeral integra uma das dez classes de palavras, constituído de funções e particularidades próprias.
Preposição
Preposições são palavras de caráter invariável. Elas estabelecem diversas relações entre os termos de uma frase e podem ser classificadas como essenciais ou acidentais.
Pronomes
Os pronomes são uma classe gramatical variável que se subdivide em pessoais retos e oblíquos, de tratamento, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos.
Substantivo
Os substantivos são uma classe de palavras que nomeia seres, objetos, lugares, sentimentos e ideias. A seguir, conheça suas características e aprenda a diferenciar seus tipos.
Verbo
Os verbos indicam ação, acontecimento ou estado e devem ser flexionados de acordo com o número, a pessoa, o tempo, o modo e a voz.

Artigos de Classes de palavras ou classes gramaticais


Artigo e pronome pessoal – diferenças que os demarcam
Entre o artigo e o pronome pessoal há alguns traços específicos que os demarcam, constatados a partir de uma análise contextual.
As distintas classes adquiridas por uma mesma palavra
De acordo com o contexto em que se encontra uma dada circunstância comunicativa, uma mesma palavra pode adquirir distintas classes.
Classificação das palavras Que e Se
As palavras "que" e "se" podem exercer inúmeros papéis em uma frase, como conjunção, pronome, partícula expletiva ou de realce etc.
Classificação dos adjetivos
A classificação dos adjetivos é feita a partir de critérios morfológicos e semânticos.
Determinante – noções linguísticas
O determinante, em se tratando de aspectos linguísticos, representa o termo que acompanha o substantivo, também denominado de nome.
Diferenças entre o gerúndio e o gerundismo
Existem significativas diferenças entre o gerúndio e o gerundismo. Conhecê-las pode evitar confusões desnecessárias com o uso dessa forma nominal do verbo.
Função sintática do substantivo
O substantivo pode desempenhar diferentes funções sintáticas na oração.
Funções do “se”
As funções do “se” estão associadas às classificações que essa palavra tem. A partícula “se” pode ser um pronome, uma conjunção ou uma partícula de realce.
Funções sintáticas do adjetivo
O adjetivo relaciona-se a um substantivo e, por isso, pode desempenhar as funções sintáticas de adjunto adnominal ou de predicativo.
Grau dos adjetivos
Os graus dos adjetivos são flexões que marcam comparações e intensidades dos adjetivos, podendo ocorrer no grau comparativo ou superlativo.
Grau dos advérbios
Os advérbios podem expressar dois tipos de gradação: comparativo e superlativo.
Locução Pronominal
As locuções pronominais formam um conjunto de duas ou mais palavras que têm um único sentido e cumprem a função de pronome.
Locuções adverbiais
Locuções adverbiais são expressões formadas por duas ou mais palavras que exercem função adverbial de lugar, tempo, modo, dúvida, afirmação ou negação.
O vocábulo como e suas classificações morfológicas
Orações subordinadas adverbiais
As orações subordinadas adverbiais são dependentes de outras orações, no mesmo período, para que tenham sentido completo, exercendo a função de advérbio da oração principal.
Semântica da palavra só
O uso correto da palavra só se encontra relacionado à semântica que a ela pode ser atribuída.
Singular e plural
Singular e plural são flexões de número que algumas classes gramaticais, como substantivos e adjetivos, apresentam para indicar se há apenas uma unidade ou mais de uma.
Tempos e modos verbais
Tempos e modos verbais são marcações do tom e do momento em que a ação ocorre. Os modos são: indicativo, subjuntivo e imperativo; e os três grandes tempos: pretérito, presente e futuro.
“Um” numeral ou “um” artigo?
Traços específicos demarcam as diferenças entre o “um” numeral e o “um” artigo indefinido.