Talliandre Matos

Talliandre Matos da Silva Pereira é graduada em Letras, mestra em Estudos Literários e doutoranda em Letras. Além disso, é mãe, professora, escritora e poeta.
Veja as publicações de Talliandre Matos
Ainda estou aqui
"Ainda estou aqui" é uma obra de Marcelo Rubens Paiva que descreve a experiência da família Paiva com a Ditadura Militar no Brasil.
Acento grave
Acento grave é o sinal que representa graficamente a união de duas vogais iguais (a + a) em uma única forma (à). São elas uma preposição e um artigo ou pronome demonstrativo.
PUBLICIDADE
Análise morfológica
A análise morfológica é um processo de investigação no qual se visa identificar as palavras e categorizá-las de acordo com a sua classe gramatical.
Análise sintática
A análise sintática é o estudo das funções que os sintagmas desempenham nas construções de frases, ou seja, é uma análise da estrutura dos períodos.
Anúncio publicitário
O anúncio publicitário é um gênero textual de linguagem mista que objetiva atrair o consumidor a escolher determinado produto ou marca, em detrimento de outros disponíveis.
Ao invés de ou em vez de?
“Ao invés de” e “em vez de” são expressões existentes na língua portuguesa. Embora parecidas, apresentam sentidos diferentes nas frases.
Apólogo
Apólogo é uma narrativa fantástica de cunho moral que apresenta personagens alegóricos, representados por objetos e outros seres inanimados.
As 5 competências da redação do Enem
As 5 competências da redação do Enem são a matriz de referência que padroniza o processo de avaliação e pontuação dos textos. Cada competência avalia um aspecto do texto.
Carta
Carta é um gênero textual de correspondência, que estabelece uma comunicação direta entre os interlocutores e veicula uma mensagem de importância pessoal ou formal.
Carta aberta
A carta aberta é um gênero textual de caráter argumentativo que tem a função principal de se posicionar ou solicitar alguma medida em relação a determinado tema social.
Carta comercial
A carta comercial é um gênero textual do ambiente profissional utilizado para transmitir e documentar toda mensagem relevante para a empresa ou para alguns funcionários.
Carta de reclamação
Carta de reclamação é um gênero correspondência, aplicado em diferentes contextos, e que serve para transmitir uma mensagem de insatisfação a algum destinatário de poder.
Carta de solicitação
A carta de solicitação estabelece comunicação entre interlocutores em ambiente formal, apresentando uma solicitação do remetente ao destinatário.
Carta do leitor
A carta do leitor é um texto de caráter argumentativo utilizado quando se pretende posicionar-se criticamente a respeito de algum tema ou acontecimento de relevância social.
Classificação das palavras quanto ao número de sílabas
A classificação das palavras quanto ao número de sílabas é a seguinte: monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
Competência 1 da redação do Enem
Competência 1 avalia a adequação do texto à modalidade padrão da língua portuguesa, exigindo do candidato domínio e diversidade de recursos, para construir um texto formal.
Concordância nominal
A concordância nominal é o estudo das relações de palavras nominais entre si nas frases. Existem regras gerais e específicas para concordar as relações corretamente.
Conjunção integrante
A conjunção integrante é uma partícula da língua portuguesa que serve para introduzir a oração subordinada substantiva em períodos compostos.
Crase facultativa
A crase é facultativa depois da preposição “até”, antes de nome próprio feminino, antes de pronome possessivo singular e em locuções adverbiais de instrumento ou meio.
Editorial
O editorial é um gênero textual jornalístico que se posiciona criticamente a respeito dos assuntos mais relevantes para o momento, expressando a opinião de uma equipe.
Exemplos de redação nota 1000 no Enem com comentários
A seguir, confira 8 exemplos de redação nota 1000 no Enem e veja alguns comentários sobre como é possível alcançar a nota máxima nesse exame.
Figuras de pensamento
As figuras de pensamento são elementos da língua que servem para criar diferentes efeitos de sentido, com intuito de impactar, sensibilizar ou convencer o leitor.
Flexão dos adjetivos
A flexão dos adjetivos é a forma que essas palavras podem apresentar para indicar gênero (masculino/feminino), número (singular/plural) e grau (superlativo/comparativo).
Função emotiva
A função emotiva ou expressiva é a função da linguagem presente nos textos em que o locutor expressa suas emoções e sensações, utilizando a primeira pessoa do discurso.
Função sintática
A função sintática é o nome dado às funções desempenhadas pelas palavras e pelos grupos de palavras em relação a outros termos na construção das frases.
Funções da linguagem
As funções da linguagem são propósitos discursivos que os textos podem ter em sua totalidade ou em fragmentos para atingir a intenção do falante.
Funções do “se”
As funções do “se” estão associadas às classificações que essa palavra tem. A partícula “se” pode ser um pronome, uma conjunção ou uma partícula de realce.
Gênero textual notícia
A notícia é um gênero textual jornalístico que tem o objetivo de informar a população sobre fenômenos e acontecimentos relevantes e verídicos.
Grau dos adjetivos
Os graus dos adjetivos são flexões que marcam comparações e intensidades dos adjetivos, podendo ocorrer no grau comparativo ou superlativo.
Intertextualidade
Intertextualidade é o fenômeno de referenciar conteúdos e formas de textos, para produzir um novo texto, contribuindo no sentido, para ampliá-lo ou modificá-lo.
Locução conjuntiva
As locuções conjuntivas são expressões constituídas por dois ou mais vocábulos que, juntos, exercem a mesma função de uma conjunção.
Memorando
Memorando é um gênero do âmbito profissional, utilizado para transmitir mensagens, de modo rápido, para diferentes setores da instituição ou para filiais parceiras.
Narração
A narração é a tipologia que se organiza no intuito de relatar histórias, fictícias ou não, apresentando personagens protagonistas dos fatos, localizados em tempo e espaço.
O que é contexto?
Contexto é um conjunto de informações e aspectos (internos ou externos) que influenciam ou determinam o texto e auxiliam na construção do seu sentido.
Operadores argumentativos
Operadores argumentativos são elementos linguísticos responsáveis por evidenciar as relações e estratégias argumentativas, como conformidade, explicação etc.
Orações coordenadas
As orações coordenadas são aquelas que se relacionam com outras orações de forma sintaticamente independente.
Orações subordinadas
As orações subordinadas são aquelas que desempenham uma função sintática de outra oração, estabelecendo uma relação de hierarquia com a oração principal.
Palavras com x e ch
A letra ‘x’ e o dígrafo ‘ch’ são elementos que podem representar o mesmo som na língua portuguesa, a depender de algumas regras ou convenções ortográficas.
Parágrafo
Parágrafo é uma unidade intratextual que possui seu sentido próprio em forma fechada, responsável por expor as diferentes partes do conteúdo e construir a unidade maior.
Polifonia textual
A polifonia textual é o conceito que caracteriza textos em que se identifica a presença de distintas vozes defendendo suas opiniões.
Preconceito linguístico
O preconceito linguístico é a discriminação aos indivíduos devido à sua variação linguística, ou seja, ao modo de falar e/ou de escrever.
Pretérito mais-que-perfeito
O pretérito mais-que-perfeito é uma flexão verbal de tempo que indica uma ação passada ocorrida antes de outra ação também passada. Pode ser simples ou composto.
Processo de formação das palavras
Os processos de formação das palavras são derivação, composição, abreviação, reduplicação, conversão, onomatopeia e hibridismo.
Próclise, mesóclise e ênclise
Próclise, mesóclise e ênclise são tipos de colocação pronominal. Na próclise, o pronome está antes do verbo; na mesóclise, no meio da estrutura verbal; e na ênclise, após.
Requerimento
Requerimento é um documento utilizado para apresentar uma solicitação de um cidadão a algum destinatário com poder de solucionar ou interferir no pedido.
Seminário
O seminário é um gênero textual da oralidade que serve a diversas situações, escolar a profissional, e atua como veículo de apresentação de temas, pesquisas, relatórios.
Síntese
Síntese é um texto que visa a resumir e apresentar um texto-base, condensando suas informações principais e relevantes ao objetivo da comunicação.
Técnicas de redação
As técnicas de redação são conhecimentos e estratégias que podem ser usados para produzir textos adequados às suas características estruturais e linguísticas.
Tese na redação
A tese na redação é o ponto de vista que será defendido pelo autor em um texto. Geralmente, apresenta-se em uma frase explícita na introdução.
Texto de divulgação científica
Os textos de divulgação científica servem para apresentar a um público leigo pesquisas e informações especializadas. A linguagem é acessível e objetiva.
Textualidade
A textualidade é o estudo dos elementos, semânticos ou pragmáticos, que caracterizam um texto e garantem o seu reconhecimento como tal.
Translineação
A translineação é um processo de divisão de palavras em final de linha, quando não é possível escrevê-las na íntegra. Nesses casos, usa-se o hífen para indicar essa separação.
Verbos auxiliares
Os verbos auxiliares são os verbos que se unem a outros verbos para formar locuções verbais. Eles são responsáveis por indicar o tempo e o modo.
Vir ou ver?
As expressões "vir" e "ver" são corretas na língua portuguesa, mas geram confusão no uso adequado, pois podem representar flexões do mesmo verbo ou de verbos diferentes.