Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Escritor oficial Brasil Escola

Veja as publicações de Jennifer Rocha Vargas Fogaça

18 de Junho — Dia do Químico

O Dia do Químico no Brasil é comemorado em 18 de junho, pois foi nessa data, em 1956, que os Conselhos de Química foram criados com o advento da Lei Mater dos Químicos.

A força ou grau de dissociação das bases

A força das bases é medida por meio de seu grau de dissociação que relaciona o número de fórmulas unitárias que se dissociaram com as que foram dissolvidas no início.

PUBLICIDADE

A Química Envolvida na Cor da Pele

A cor da pele depende somente da quantidade de melanina que é produzida pelos melanócitos, por meio de uma reação de oxidação da tirosina.

Ácido Acético

O ácido etanoico, também conhecido como ácido acético, é um composto do grupo dos ácidos carboxílicos e é o constituinte principal do vinagre.

Ácido Acetilsalicílico (AAS)

O ácido acetilsalicílico, comercializado como aspirina®, é um composto de função mista (grupos do ácido carboxílico e do éster), que é obtido por meio do ácido salicílico.

Ácido Fórmico

O ácido fórmico é o ácido metanoico, que, em temperatura ambiente, é um líquido incolor de cheiro irritante. Ele recebe esse nome porque está presente na formiga.

Ácido sulfônico

Os ácidos sulfônicos são compostos caracterizados pela presença do seguinte grupo funcional: -SO3H. Uma das suas aplicações mais importantes é na obtenção de detergentes.

Aço

O aço é uma liga metálica formada principalmente de ferro e carbono, possui maior aplicação que o próprio ferro e pode ser usado para produzir outras ligas.

Adubos Orgânicos e Inorgânicos

Os adubos orgânicos são aqueles formados por matéria de origem animal e vegetal. Já os adubos inorgânicos são obtidos a partir de extração mineral ou refino de petróleo.

Agricultura e Desenvolvimento Sustentável

O modelo atual de desenvolvimento da agricultura, baseado na alta especialização, menor diversidade e uso de produtos químicos leva à desigualdade e degradação ambiental.

Alcadienos ou dienos

Os alcadienos, também chamados de dienos, referem-se a um grupo de hidrocarbonetos que possui cadeia alifática e duas ligações duplas entre carbonos.

Alcaloides

Os alcaloides são aminas cíclicas que possuem anéis heterocíclicos contendo nitrogênio. São responsáveis pelo sabor amargo de muitas plantas e causam dependência.

Alcalose e acidose

A alcalose e a acidose respiratória ocorrem quando há uma diminuição ou aumento da concentração de gás carbônico no sangue, alterando o pH sanguíneo.

Alcatrão

O alcatrão é uma mistura complexa de mais de 4000 substâncias; dessas, pelo menos sessenta são cancerígenas e estão presentes principalmente no cigarro.

Alessandro Volta

Alessandro Volta (1745-1827) foi um famoso cientista italiano, que ficou mais conhecido por sua invenção da pilha elétrica.

Algarismos significativos nas medidas químicas

Os algarismos significativos de uma medida são todos os números conhecidos com exatidão, mais um último dígito duvidoso.

Alimentação Saudável em Cantinas Escolares

No dia 05 de setembro de 2012, o Ministério da Saúde lançou o “Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável”.

Alimentos detergentes que auxiliam na saúde bucal

Os alimentos detergentes são aqueles que ajudam a remover resíduos e bactérias dos dentes. Alguns exemplos são: maçã, pera, melancia, cenoura, kiwi, pepino e aipo.

Alimentos e Biocombustíveis

Existem muitas discussões sobre a possibilidade de a produção de biocombustíveis afetar a produção e aumentar o preço dos alimentos vindos da cana, do milho e da soja.

Alotropia do Enxofre

A alotropia do enxofre é uma propriedade que esse elemento tem de formar várias substâncias simples diferentes. Seus alótropos principais são: rômbico e monoclínico.

Alotropia do Fósforo

A alotropia do fósforo refere-se à capacidade que esse elemento tem de formar substâncias simples diferentes, sendo que as principais são o fósforo branco e o vermelho.

Análise elementar

O objetivo da análise elementar é determinar os elementos que formam as substâncias e em que proporção eles aparecem.

Anidridos orgânicos

Os anidridos orgânicos são obtidos através da desidratação de ácidos carboxílicos. O mais importante entre eles é o anidrido acético.

Antidetonantes

Os antidetonantes são substâncias químicas que são adicionadas à gasolina com a finalidade de aumentar o seu índice de octanagem, isto é, a sua resistência.

Aplicações dos Aspectos Quantitativos da Eletrólise

Nos aspectos quantitativos da eletrólise, temos que relacionar a carga elétrica, a intensidade da corrente e o tempo aplicados com a quantidade de íons reduzidos.

Aromatizantes

Os aromatizantes são aditivos químicos naturais ou artificiais usados para dar ou realçar o sabor e o aroma dos alimentos, remédios, perfumes e cosméticos.

Arrhenius

Arrhenius nasceu na Suécia, em 1859. Sua tese de doutorado continha a sua tão famosa teoria de dissociação iônica, que lhe rendeu, em 1903, o Prêmio Nobel de Química.

Aspectos Quantitativos da Eletrólise

Os aspectos quantitativos da eletrólise são baseados nas leis descobertas por Faraday sobre a relação existente entre a massa de metal produzida e a carga elétrica.

Autocatálise

A autocatálise é um tipo de reação na qual um dos produtos formados atua como o catalisador da própria reação.

Balanceamento por oxirredução

Todo balanceamento de reações por oxirredução leva em conta que o número de elétrons cedidos deve ser igual ao número de elétrons doados.

Bateria de chumbo dos automóveis

As baterias de chumbo utilizadas em automóveis são muito duráveis, com uma voltagem de 12 V, compostas de 6 pilhas ou células. Seu ânodo (polo negativo) corresponde às placas de chumbo; e o seu cátodo (polo positivo), às placas de chumbo com óxido e chumbo IV (PbO2).

Benzopireno

O benzopireno é um hidrocarboneto policíclico aromático (HPA) cancerígeno, encontrado principalmente na fumaça de cigarros e em carnes grelhadas e peixes defumados.

Bicombustível usado na Rio+20

O biocombustível surgiu como alternativa renovável de fonte de energia. Entre eles, um que tem ganhado destaque e que será usado na Rio+20 é o biodiesel.

Biodiesel de Algas

O biodiesel de algas vem despontando como uma alternativa energética, pois além de serem renováveis, as algas têm grande produtividade e não são usadas na alimentação.

Biodiesel no Brasil

O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de biodiesel do mundo e atualmente a legislação tornou obrigatório que o diesel venha com 5% de biodiesel.

Bioetanol de Algas

O bioetanol de algas é feito a partir da conversão do amido e da celulose por meio da fermentação.

Biogás

O biogás é um recurso energético renovável que deriva da decomposição de matéria orgânica. Sua constituição é, em sua maioria, metano e gás carbônico e a sua principal produção se dá em aterros sanitários que coletam e tratam os gases produzidos pelo lixo que seriam liberados na atmosfera.

Bisfenol A ou BPA

O Bisfenol A é um composto presente no policarbonato de mamadeiras e produtos que têm contato com os alimentos, mas que é um desregulador endócrino que prejudica a saúde.

Bomba de Hidrogênio

A Bomba de Hidrogênio ou Bomba H é uma aplicação bélica da fusão nuclear dos isótopos de hidrogênio.

Borracha natural e sintética

A borracha natural é o poli-isopreno extraído do látex das seringueiras, e as borrachas sintéticas são polímeros diênicos sintetizados, como o polibutadieno e o neopreno.

Cachimbos d’água ou narguilés

Os cachimbos d’água árabes, mais conhecidos como narguilés, são usados para fumar, sendo que a fumaça passa primeiro pela água, mas seus efeitos são devastadores.

Cádmio em bijuterias

Um carregamento vindo da China foi apreendido e descobriu-se que havia grande quantidade de cádmio em bijuterias. A Anvisa disse que não havia perigo iminente ou agudo.

Cálculo da Carga Formal

Se há mais de uma estrutura de Lewis possível para uma molécula ou íon, pode-se calcular a carga formal dos átomos. Aquela que der mais próximo de zero será a correta.

Cálculo da constante de equilíbrio Kc

O cálculo da constante de equilíbrio Kc é realizado a partir da quantidade de reagentes que restou em equilíbrio e da quantidade de produtos formados.

Cálculo da densidade de sólidos irregulares

A densidade dos sólidos irregulares pode ser calculada pela observação da diferença de volume de uma proveta com água quando esses sólidos são mergulhados nela.

Cálculo da pressão osmótica

O cálculo da pressão osmótica pode ser realizado por meio das expressões matemáticas criadas por Van't Hoff para soluções moleculares e iônicas.

Cálculos envolvidos na titulação

Depois de realizar a titulação, precisamos saber escrever a reação de neutralização que ocorreu e relacionar os coeficientes estequiométricos com os dados obtidos.

Calorias ou Quilocalorias?

A caloria é a quantidade de calor ou energia que é fornecida a 1,0 grama de água, para que se consiga elevar em 1ºC a sua temperatura. 1 quilocalorias corresponde a 1000 calorias.

Cantinas Escolares Saudáveis

As cantinas escolares saudáveis, além de trazerem benefícios para a saúde dos alunos, é também rentável para o dono, pois agrega valores e aumenta os lucros.

Carbonatos

Os carbonatos são sais inorgânicos e minerais que contêm o ânion bivalente carbonato (CO3-2). Dois exemplos são o carbonato de sódio (barrilha) e o de cálcio (calcário).

Carbono Assimétrico ou Quiral

Um carbono assimétrico ou quiral é um átomo de carbono que está ligado a quatro grupos diferentes entre si.

Carvão Mineral ou Natural

O carvão mineral ou natural é produto da fossilização da madeira, formando quatro tipos de carvão: turfa, linhito, hulha e antracito.

Catálise enzimática

A catálise enzimática ocorre quando as enzimas atuam como catalisadores biológicos, aumentando a velocidade das reações de nosso organismo.

Catálise Heterogênea

A catálise heterogênea é aquela na qual o catalisador se encontra num estado físico diferente do estado dos reagentes e produtos, formando um sistema com mais de uma fase.

Catálise Homogênea

Em um sistema homogêneo (com uma única fase), temos uma catálise homogênea, pois reagentes, produtos e catalisadores estão no mesmo estado.

Célula a combustível

A célula a combustível é um dispositivo muito utilizado em espaçonaves que utiliza combustíveis gasosos que são injetados para reagir e gerar energia elétrica e água.

Celulose

A celulose é um polímero natural formado pela união de moléculas de β-glicose e é o principal constituinte da parede celular dos vegetais.

Cemitério de corais

O aumento de gás carbônico na atmosfera tem causado o aquecimento global e consequentemente as águas dos mares também estão mais quentes. Além disso, os oceanos ficam mais ácidos, o que afeta a vida de milhões de corais e das espécies que neles vivem.

Ciclização das Oses

Quando o grupo aldeído das aldoses, ou cetona das cetoses, reage com a hidroxila da própria molécula, temos o fenômeno da ciclização das oses.

Cicloalcanos

Cicloalcanos, também denominados ciclanos, cicloparafinas ou, ainda, hidrocarbonetos naftênicos, são hidrocarbonetos cíclicos, isto é, de cadeia fechada, que possuem apenas ligações simples entre seus carbonos. Sua nomenclatura é similar à dos alcanos, porém, com a adição da palavra “ciclo” no iníci

Cientistas conseguem transformar gás carbônico em gasolina

Os cientistas já conseguem transformar gás carbônico em gasolina, uma nova tecnologia que promete limpar o ar e gerar energia simultaneamente.

Classificação das soluções

A classificação das soluções pode ser feita de acordo com o estado físico delas, de seus constituintes e de acordo com a natureza do soluto.

Classificação dos carboidratos

A classificação dos carboidratos é feita de acordo com a quantidade de cetonas ou aldeídos presentes no composto, além de levar em consideração a capacidade de sofrer hidrólise.

Classificação dos haletos orgânicos

Os haletos orgânicos podem ser classificados de acordo com vários critérios, tais como o tipo de carbono ao qual o halogênio está ligado.

Classificação e qualidade da Gasolina

A classificação e a qualidade da gasolina baseiam-se na sua composição. Quanto mais resistente à compressão (maior índice de octanagem), melhor é a gasolina.

Cloretos

Os cloretos são compostos iônicos formados pela ligação do ânion cloreto (Cℓ-1) com algum elemento menos eletronegativo do que ele.

Coagulação e Floculação

A coagulação/floculação é uma das etapas do tratamento de água. Nesse processo, partículas muito pequenas são desestabilizadas por coagulantes e agregadas para que possam decantar.

Coeficiente de solubilidade

O coeficiente de solubilidade é uma grandeza que determina a quantidade máxima de um soluto que podemos dissolver em uma dada quantidade de solvente em certa temperatura.

Combustão completa e incompleta

A combustão ocorre quando se tem três fatores: o combustível, o comburente (oxigênio) e a ignição. A combustão pode ser completa (em compostos orgânicos, todos os átomos de carbono são oxidados formando dióxido de carbono e água) ou incompleta (não há oxigênio suficiente e há produção de monóxido de

Combustão e chamas de cores diferentes

A chama azul é característica de uma combustão completa; e a chama amarela é característica de uma combustão incompleta.

Combustíveis renováveis por meio da Pirólise

A pirólise constitui uma reação de decomposição por meio do calor. Na indústria, esse método é chamado de calcinação. Por meio dele é possível produzir produtos como o bio-óleo ou alcatrão pirolítico e o carvão vegetal, que servem como alternativas de combustíveis.

Como as lagartixas conseguem subir pelas paredes?

As patas das lagartixas grudam e desgrudam com facilidade dos mais diversos tipos de superfícies graças às forças de Van der Waals que se estabelecem entre suas moléculas.

Como atuam as substâncias catalisadoras?

As substâncias catalisadoras conseguem diminuir o tempo de ocorrência de determinadas reações químicas porque elas diminuem a energia de ativação.

Como combater um incêndio?

A prevenção e extinção de um incêndio envolvem a eliminação de um dos três fatores apresentados no triângulo do fogo: combustível, comburente e calor.

Como fazer o álcool 70% para limpar as cantinas escolares?

O álcool 70% pode ser preparado misturando-se três parte de álcool 92,8% com uma parte de água fervida ou filtrada, valendo por 24 horas.

Como funciona o sabonete inox

O sabonete inox consegue desaparecer com o odor desagradável das mãos porque o aço inoxidável catalisa a oxidação dos ácidos e do enxofre.

Como funciona o “galinho do tempo”?

O galinho do tempo é revestido com o sal de cloreto de cobalto II que quando está hidratado fica cor de rosa, mas quando está anidro fica na cor azul.

Como o petróleo é transportado?

O transporte do petróleo até as refinarias e indústrias é feito por meio de oleodutos, gasodutos, navios-petroleiros e terminais marítimos.

Como saber se estou obeso?

Para saber se você é obeso, um bom indicador é o IMC (Índice de Massa Corporal) que é calculado pela divisão da massa pela altura ao quadrado.

Como transformar cabelo em diamante?

É possível transformar cabelo em diamante por meio de um processo que extrai carbono dos fios e submete-o a elevadas temperaturas e pressão.

Comparação entre ácidos e bases

Ao compararmos ácidos e bases, notamos que as suas propriedades são, no geral, opostas umas às outras.

Comparação entre pontos de ebulição das substâncias

Os pontos de ebulição das substâncias dependem dos tipos de interações intermoleculares que realizam e de sua massa molar.

Composição do gás de cozinha

O gás de cozinha é fundamentalmente composto pelos gases propano e butano, além da adição de um composto de enxofre para dar o cheiro que serve como aviso.

Composição e aplicações da Vitamina C

Entre as principais aplicações da Vitamina C, que é o ácido ascórbico, está a ação antioxidante em alimentos e cosméticos, além de prevenir e tratar o escorbuto.

Composição Química da Propanona (Acetona)

A propanona é mais conhecida como acetona e é muito utilizada como solvente de esmaltes, tintas e vernizes.

Composição química das ceras

As ceras ou cerídeos são ésteres formados a partir de um ácido graxo superior e de um álcool graxo superior.

Composição Química das Gorduras

As gorduras saturadas são triacilgliceróis formados a partir de ácidos graxos saturados, já as gorduras trans apresentam, em sua composição, ácidos graxos insaturados trans.

Composição Química das Proteínas

A proteínas são polímeros naturais que têm como unidades básicas os aminoácidos, que são substâncias orgânicas constituídas por um grupo amino e um grupo carboxílico.

Composição química do chocolate

O chocolate contém mais de 300 substâncias químicas que nos afetam e que nos dão a sensação de bem-estar, de concentração e energia, mas outras podem nos prejudicar.

Composição química do chulé e como tratá-lo

O chulé é causado por bactérias que metabolizam o suor e o óleo da pele, produzindo substâncias de cheiro desagradável.

Composição Química do Colesterol

O colesterol é um lipídio que pode ser classificado como esteroide e como álcool. Ele participa de sínteses importantes no organismo e é ingerido na gordura animal.

Compostos Orgânicos

Os compostos orgânicos possuem propriedades muito importantes que os levam a ser muito usados em nossa sociedade. Os artigos a seguir mostrarão como isso ocorre.

Compostos organoclorados

Os compostos organoclorados são aqueles que possuem pelo menos um átomo de cloro ligado a uma cadeia carbônica. Os que estão mais em evidência são os usados em pesticidas.

Compostos Organometálicos

Os compostos organometálicos são aqueles que apresentam pelo menos um átomo de um metal ligado diretamente ao átomo de carbono.

Compostos químicos na defesa das plantas

Entre os compostos químicos usados nos mecanismos de defesa das plantas contra seus predadores estão principalmente os pertencentes aos grupos dos taninos e dos terpenos.

Conceito de Número de Oxidação (Nox)

O número de oxidação de compostos iônicos é a sua própria carga, já no caso dos moleculares é uma carga teórica que o elemento adquire ao romper sua ligação covalente.

Conceito e exemplos de agente redutor e agente oxidante

O agente redutor é o que causa a redução da outra espécie química reagente e o agente oxidante causa a oxidação. Existem vários exemplos desses agentes no dia a dia.

Conceitos básicos de Química

Os conceitos básicos de Química são importantes para introduzir os estudos dessa Ciência, como os conceitos de matéria, energia, substância, corpo, objeto e sistema.

Concentração comum de soluções

A concentração comum (C) de uma solução química é a relação entre a massa do soluto (m1) e o volume da solução (v).

Concentração dos íons em mol/L

Para determinar a concentração dos íons em uma solução é preciso observar a proporção de cátions e ânions na fórmula da substância e o seu grau de dissociação ou ionização.

Concentração dos Reagentes e Velocidade das Reações

Quanto maior a concentração dos reagentes, maior será a probabilidade de haver colisões efetivas entre suas partículas e maior será a velocidade da reação.

Condicionadores

Os condicionadores geralmente apresentam em sua composição tensoativos catiônicos de sais quaternários de amônio, que diminuem a repulsão dos fios carregados negativamente.

Condições para Ocorrência de Reações Químicas

As condições para a ocorrência de reações químicas são: contato entre os reagentes, afinidade química, colisões favoráveis e adquirir a energia de ativação.

Conferência Rio+20 e a Emissão de Gases-estufa

A Conferência Rio+20 deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas; o que inclui a diminuição da emissão de gases-estufa.

Consequências da Galvanoplastia para o Meio Ambiente

A galvanoplastia e a galvanização são processos que utilizam substâncias tóxicas, como o cianeto, e geram íons metálicos tóxicos, como os cátions níquel e cobre.

Constituição química da matéria viva

A constituição química da matéria viva é feita principalmente por moléculas orgânicas, uma parcela de moléculas inorgânicas, como a água, e alguns íons.

Constituição Química e Efeitos da Morfina

A morfina é um alcaloide (amina cíclica com anel heterocíclico contendo nitrogênio) extraído da flor da papoula e usado como medicamento para aliviar dores intensas.

Contador Geiger

O contador Geiger foi inventado por Hans Geiger em 1908 para medir os níveis de radiação em corpos e no ambiente. Ele contém um tubo com argônio, que se ioniza ao ser atravessado por partículas alfa e beta da radiação, fechando o circuito elétrico e acionando o contador.

Conteúdo Calorífico ou Calorias

O conteúdo calorífico dos alimentos e dos demais fenômenos relacionados a trocas de calor é dado em termos de calorias. Uma caloria é a quantidade de energia ou calor necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água em 1 °C. No SI, a unidade usada é joule (J) ou quilojoule (kJ).

Conversor Catalítico

Um conversor catalítico é um suporte do carro que, por meio de catálise heterogênea, transforma gases poluentes liberados na combustão dos combustíveis em gases não tóxicos.

Copolímeros

Os copolímeros são polímeros formados por mais de um tipo de monômero. Os principais exemplos são as borrachas sintéticas, como ABS, Buna-N e Buna-S.

Craqueamento do petróleo

O craqueamento do petróleo é um processo químico que transforma frações de cadeias carbônicas maiores em frações com cadeias carbônicas menores.

Decantação

A decantação é usada para separar misturas do tipo sólido-líquido e líquido-líquido e baseia-se na diferença de densidade e na solubilidade de seus componentes.

Densidade Absoluta dos Gases

A densidade absoluta ou massa específica de um gás é a relação entre a massa e o volume do gás, nas condições de pressão e temperatura consideradas.

Densidade Relativa dos Gases

A densidade relativa dos gases relaciona as densidades absolutas de cada gás, ambas nas mesmas condições de temperatura e pressão.

Descoberta da Estrutura do Benzeno

Kekulé foi o cientista que desvendou a fórmula estrutural do benzeno. Ele conseguiu isso com a ajuda de um sonho, no qual viu uma cobra mordendo a própria cauda.

Descoberta do Oxigênio

A descoberta do oxigênio se deu principalmente graças aos experimentos dos cientistas Joseph Priestley e Antoine Lavoisier.

Descoberta dos pósitrons

Os pósitrons são partículas que possuem carga positiva e massa próximas às do elétron e que foram descobertas por Irene Curie e seu marido, Frederic Joliot.

Desidratação Intermolecular dos Álcoois

A desidratação intermolecular de álcoois é quando a reação ocorre entre moléculas, ocorrendo a perda de uma molécula de água para cada duas moléculas de álcool.

Desidratação Intramolecular dos Álcoois

A reação de desidratação intramolecular dos álcoois envolve a perda de água proveniente de dentro da própria molécula do álcool na presença de um catalisador.

Desnaturação das proteínas

A desnaturação das proteínas ocorre quando as suas estruturas secundárias, terciárias ou quaternárias são modificadas ou destruídas.

Determinação da constante de Avogadro

A constante de Avogadro recebeu este nome em homenagem ao cientista que estabeleceu as bases do princípio molar, porém, não foi ele que descobriu seu valor.

Determinação da geometria das moléculas

A geometria das moléculas mostra a disposição dos átomos no espaço e é importante para determinar várias características e propriedades das substâncias.

Dicas para comprar e preparar alimentos mais saudáveis

Devemos estar atentos a determinados aspectos do produto se quisermos comprar e preparar alimentos mais saudáveis para nossa família, principalmente se houver crianças em casa.

Diferença de potencial de uma pilha

A diferença de potencial de uma pilha é também denominada de força eletromotriz, e pode ser medida por meio de um voltímetro. Existe um potencial de redução e um potencial de oxidação em ambos os eletrodos que compõem a pilha. Estes possuem valores iguais, e sinais diferentes.

Diferença entre contaminação radioativa e irradiação

A diferença entre contaminação radioativa e irradiação é que, na primeira, absorve-se o material radioativo, já na segunda há exposição à radiação, que pode ser a distância.

Diferença entre fluorescente e fosforescente

A diferença entre material fluorescente e fosforescente está no tempo de emissão da luz visível

Difusão e Efusão dos Gases

A difusão dos gases é a sua passagem espontânea para outro meio gasoso. Já a efusão é esta mesma passagem só que por meio de pequenos orifícios. Segundo a Lei de Graham, a velocidade de difusão dos gases é inversamente proporcional à raiz quadrada de suas densidades.

Distribuição eletrônica de íons

A distribuição eletrônica de íons é feita mexendo-se na camada mais externa (camada de valência), que é onde o átomo ganha ou perde os elétrons.

Efeito do íon comum

O efeito do íon comum é caracterizado pelo deslocamento do equilíbrio químico de uma reação para o lado esquerdo, em virtude da adição de um íon já existente no sistema.

Efeitos eletrônicos de radicais meta e orto-para-dirigentes

Os radicais dirigentes do anel benzênico se comportam como meta-dirigentes ou como orto-para-dirigentes em razão de efeitos eletrônicos que eles causam no núcleo do anel. De acordo com a eletronegatividade do elemento ele atrai ou repele os elétrons e provoca uma polarização alternada no anel.

Elemento químico

Elemento químico é o conjunto dos átomos com o mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons em seu núcleo.

Elementos transurânicos

Os elementos transurânicos são elementos químicos artificiais que vêm depois do urânio na Tabela Periódica.

Eletroafinidade ou Afinidade Eletrônica

Eletroafinidade ou afinidade eletrônica corresponde à energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo neutro no estado gasoso.

Eletrólise com Eletrodos Ativos

A eletrólise com eletrodos ativos é aquela em que os eletrodos participam ativamente da reação de oxidação e de redução. Ela é usada principalmente na purificação do cobre, em que ele próprio constitui os eletrodos ativos, e também na galvanoplastia, que é um processo de revestimento para proteção d

Eletrólise da água

A eletrólise da água consiste na decomposição dessa substância por meio de corrente elétrica e do acréscimo de um elétrolito.

Eletrólise em série

A eletrólise em série é feita ligando-se várias cubas eletrolíticas com os eletrodos alternados e sendo todas mantidas por um único gerador.

Eletrólise Ígnea

A eletrólise ígnea é um processo não espontâneo de decomposição de uma substância iônica fundida por meio de passagem de corrente elétrica.

Eletrólise Ígnea do Cloreto de Sódio

A eletrólise ígnea do cloreto de sódio ou sal de cozinha é muito importante, pois produz sódio metálico e gás cloro.

Eletropositividade

A eletropositividade é a tendência que cada átomo tem de perder elétrons, tornando-se um cátion em uma ligação química.

Embalagem que alerta se o alimento está contaminado

Empresa petroquímica brasileira anunciou projeto de embalagem que mudará de cor para indicar se o alimento ou bebida em seu interior está degradado ou contaminado.

Emissão alfa (α)

A radiação alfa é positiva, sendo constituída de dois prótons e dois nêutrons. Seu poder de penetração é baixo, causando pequenos danos ao ser humano.

Emissão beta

As emissões beta são formadas por elétrons emitidos com alta velocidade e, portanto, com alta energia, pelos núcleos.

Emissões gama

As radiações gama são ondas eletromagnéticas com alto poder de penetração, podendo atravessar o corpo humano e causar vários danos.

Energia de ativação

A energia de ativação é a menor quantidade de energia necessária que deve ser fornecida aos reagentes para a formação do complexo ativado e para a ocorrência da reação.

Energia de Ionização

Energia de Ionização, também denominada de Potencial de ionização, corresponde à energia mínima necessária para retirar um elétron de um átomo ou íon no estado gasoso.

Energia limpa

A energia limpa refere-se a fontes que são renováveis e que não lançam poluentes na atmosfera, interferindo no ciclo do carbono, ao contrário dos combustíveis fósseis.

Energia Livre de Gibbs

A energia livre de Gibbs é a energia de que o processo dispõe para realizar trabalho útil em temperatura e pressão constantes.

Enóis e sua nomenclatura

Os enóis são compostos orgânicos caracterizados pela ligação de uma hidroxila a um carbono insaturado.

Entalpia de Combustão

A reação entre uma substância e o gás oxigênio é uma reação de combustão. A energia liberada na combustão de 1 mol de substância é chamada de entalpia de combustão.

Entalpia de Formação

A variação de entalpia envolvida na formação de 1 mol de um produto a partir de substâncias simples, estando todos os reagentes e os produtos em seus estados-padrão, recebe o nome de entalpia-padrão de formação, ou calor-padrão de formação ou simplesmente entalpia de formação.

Entalpia de Neutralização

A entalpia de neutralização é o calor liberado na formação de 1 mol de água, a partir da reação entre 1 mol de cátions hidrogênio com 1 mol de ânions hidroxila.

Entalpia-Padrão

A entalpia-padrão é a variação de entalpia da formação de 1 mol de um produto por meio de seus elementos constituintes (substâncias simples), todos em seus estados-padrão.

Entropia

A entropia (S) é uma grandeza termodinâmica que mede a desordem de um sistema e a espontaneidade dos processos físicos.

Equação de estado dos gases (Equação de Clapeyron)

A Equação de Clapeyron descreve totalmente o comportamento de um gás ideal, pois relaciona suas três variáveis (p, v e t) para qualquer quantidade de matéria (n).

Equações Iônicas

As equações iônicas são aquelas equações químicas que envolvem íons. Elas podem ser reduzidas se desconsiderarmos os íons espectadores.

Equações Termoquímicas

As equações termoquímicas devem indicar: a variação da entalpia, os estados físicos e variedades alotrópicas, a temperatura e a pressão, além do número de mol dos elementos.

Equilíbrio Molecular

Quando as velocidades do sentido direto e do inverso de uma reação reversível estão iguais, dizemos que o sistema está em equilíbrio molecular.

Equilíbrio químico do refrigerante no estômago

No refrigerante há a formação de um equilíbrio que é deslocado quando o ingerimos, no sentido da formação de gás carbônico, provocando o “arroto”.

Equilíbrio químico em lâmpadas halógenas

Nas lâmpadas halógenas o iodo reage levando a um equilíbrio químico que recupera o tungstênio sublimado.

Equilíbrio Químico nas Cavernas

As cavernas são formadas a partir da reação em equilíbrio químico de dissolução do carbonato de cálcio em água e gás carbônico. Ao gotejar de maneira lenta e contínua, é liberado o gás e a água evapora, formando no teto as estalactites. Já as gotas que caem ao chão formam as estalagmites.

Equilíbrios químicos homogêneos e heterogêneos

Os equilíbrios químicos homogêneos são os que todos os participantes estão em um único estado físico, já os heterogêneos são os que possuem participantes sólidos.

Escova de carbocisteína

A carbocisteína é derivada do aminoácido L-Cisteína, que pode ajudar a reduzir o volume do cabelo e dar brilho, mas não tem a capacidade de alisar.

Escova Progressiva com uso de Formol

Espectro Eletromagnético dos Elementos Químicos

O espectro eletromagnético solar é contínuo, pois não apresenta interrupção entre as mudanças de cores. Os espectros dos elementos são descontínuos e servem para identificar cada um, pois um mesmo espectro nunca se repete para dois elementos diferentes.

Espectros de Emissão e de Absorção e Leis de Kirchhoff

O espectro de emissão é aquele conseguido quando se faz passar uma luz branca, como a do Sol, ou da chama de outro elemento, por um prisma e se obtém um espectro descontínuo. Já o de absorção é quando o espectro contínuo passa através de outro gás e causa a presença de linhas escuras. Com base nisso

Espectros Eletromagnéticos e Estrutura do átomo

O físico dinamarquês Böhr percebeu que a estrutura dos átomos e os espectros descontínuos de emissão de cada elemento tinham uma ligação. Ele propôs então que as linhas luminosas que apareciam nos espectros eram as emissões de luz dos elétrons quando eles voltavam para a órbita mais próxima do núcle

Espuma – Um Tipo de Dispersão Coloidal

A espuma é um tipo de dispersão coloidal em que o dispersante é um gás e o disperso é um sólido ou um líquido.

Esteroides anabolizantes

Os anabolizantes são hormônios sintéticos derivados da testosterona que provocam o aumento da massa muscular e diminuição da gordura; mas causam muitos efeitos colaterais.

Estrutura e Configuração das Oses

Para que se possa estabelecer a estrutura e a configuração das oses ou monossacarídeos, consideram-se esses compostos como derivados do aldeído glicérico.

Estruturas das proteínas

As estruturas das proteínas podem ser primárias (principal), secundárias, terciárias ou quaternárias, que resultam de ligações entre moléculas ou em partes da molécula.

Estudo gráfico do equilíbrio químico

O equilíbrio químico de uma reação é atingido quando a taxa de desenvolvimento da reação direta é igual à da reação inversa. No entanto, as concentrações na maioria das vezes não são as mesmas; a dos reagentes pode ser maior, bem como a dos produtos.

Etoxietano: o principal éter

O éter comum é chamado quimicamente de etoxietano, éter etílico ou dietílico. Por muito tempo ele foi usado como anestésico em cirurgias, mas hoje seu uso é restrito.

Exemplos de ligação covalente

As ligações covalentes representam a união entre átomos estabelecida por pares de elétrons. Elas ocorrem somente com átomos que têm a tendência de ganhar elétrons.

Experimento de Cromatografia em Papel

Cromatografia é uma técnica físico-química de separação de misturas, baseado no diferencial de migração das substâncias sobre uma fase fixa, chamada de fase estacionária. Neste método tem sempre uma substância capaz de fixar em sua superfície a substância que está sendo separada, e um solvente fluid

Exploração e extração do petróleo

A exploração do petróleo passa por três etapas principais, que são: prospecção, perfuração e extração.

Fator de Van’t Hoff

O Fator de Van’t Hoff (i) é utilizado para calcular e analisar os efeitos coligativos em soluções iônicas. É definido como “a relação feita entre o número total de partículas finais em relação às iniciais nas soluções iônicas”. Pode ser expresso matematicamente pela fórmula: i = 1 + ? . (q – 1).

Feromônios, o cheiro do amor e a isomeria cis-trans

Os feromônios são substâncias químicas usadas na comunicação entre indivíduos da mesma espécie.

Fibra de Carbono

A fibra de carbono é um compósito formado por cadeias de carbono, que resultam da pirólise de fibras plásticas, como a poliacrilonitrila (PAN).

Filtração – Método de Separação de Misturas

A filtração é um método de separação de misturas heterogêneas, que se baseia na passagem da mistura por um filtro. Existem dois tipos de filtração: a comum e a vácuo.

Fim das lâmpadas incandescentes

O fim das lâmpadas incandescentes estará consolidado por completo no Brasil até 2016. As lâmpadas de 60 W terão sua fabricação e importação encerradas até 31 de junho de 2014.

Força intermolecular dipolo-dipolo

As interações dipolo-dipolo ou interações entre dipolos permanentes são forças atrativas que ocorrem entre moléculas polares.

Forças dipolo induzido-dipolo induzido ou dispersão de London

As forças dipolo induzido-dipolo induzido são de fraca intensidade e ocorrem entre moléculas apolares, entre átomos de gases nobres ou entre moléculas polares e apolares. Essa força ocorre por uma deformação momentânea na nuvem eletrônica da molécula.

Fórmula Eletrônica de Lewis

A fórmula eletrônica de Lewis mostra os elementos, o número de átomos envolvidos, os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação de pares eletrônicos.

Fórmula Mínima ou Empírica

A fórmula mínima ou empírica nos fornece a menor relação de proporção entre os elementos de um composto.

Fórmula Percentual ou Centesimal

A fórmula percentual ou centesimal indica a massa de cada elemento químico que existe em 100 partes de massa (100 g, 100 kg) da substância.

Fórmulas moleculares de compostos orgânicos

As fórmulas moleculares indicam o número de átomos de cada elemento presente em uma determinada molécula. É possível determiná-las por meio das outras fórmulas estruturais.

Fórmulas para representar as Ligações Iônicas

As fórmulas das ligações iônicas são a fórmula unitária (que indica a proporção dos íons no aglomerado iônico) e a fórmula de Lewis, que mostra os elétrons de valência.

Função da ponte salina em uma pilha

A ponte salina é constituída normalmente por um tubo de vidro em formato de U, preenchido com uma solução aquosa concentrada de um sal bastante solúvel; geralmente o cloreto de potássio (KCl(aq)). Ela é colocada entre dois eletrodos de uma pilha.

Função das proteínas e suas fontes na alimentação

As proteínas (substâncias presentes, por exemplo, nas carnes) possuem diversas e importantes funções (catalítica, estrutural, regulação etc) no organismo humano.

Funcionamento do Motor de Combustão

O motor de combustão ou de explosão funciona em quatro tempos: entrada da mistura combustível-ar, compressão dessa mistura, explosão e escape dos gases formados.

Funções inorgânicas

Para facilitar o estudo dos compostos inorgânicos, foram criadas as funções inorgânicas, ou seja, grupos de famílias de compostos com características e propriedades semelhantes.

Funções mistas

Funções orgânicas diversas

Gás natural combustível

Gás perfeito - exercícios

Gases Nobres

Os gases nobres são os elementos químicos pertencentes ao grupo 18 da Tabela Periódica, isto é, da família do hélio. Todos são gasosos e possuem baixa reatividade.

Glicose

A glicose é uma aldo-hexose de fórmula C6H12O6, cuja estrutura pode se apresentar na forma de cadeia fechada ou aberta. É encontrada principalmente em uvas e frutos.

Gráficos das curvas de solubilidade

Os gráficos das curvas de solubilidade relacionam a variação do coeficiente de solubilidade do soluto em dada quantidade de solvente com a variação da temperatura.

Gráficos de mudanças de estado físico

O gráfico de mudanças de estado físico das substâncias apresenta dois patamares, e o gráfico das misturas não apresenta nenhum.

Grandes Cientistas

Nesta seção serão relatadas biografias de grandes cientistas que representaram o avanço do conhecimento científico, principalmente referente à Química.

Grau de hidratação dos ácidos

A nomenclatura dos ácidos pode ser dada de acordo com o grau de hidratação deles, usando-se os prefixos orto, piro e meta.

Hibridização do Berílio

A hibridização do berílio explica por que ele consegue realizar ligações covalentes mesmo possuindo somente orbitais completos no estado fundamental.

Hibridização do Boro

A hibridização do boro é do tipo sp2, o que explica o porquê desse elemento conseguir realizar três ligações covalentes.

Hibridização do tipo sp

A hibridização do tipo sp ocorre com átomos de carbono que estabelecem uma ligação tripla e uma simples, ou duas duplas.

Hibridização do tipo sp2

A hibridização do tipo sp2 ocorre com átomos de carbono que estabelecem uma ligação dupla.

Hibridização do tipo sp3

A hibridização do tipo sp3 ocorre em qualquer molécula na qual o carbono efetue quatro ligações sigma e é resultado da “mistura” de orbitais atômicos puros.

Hidratação de alcinos

As reações de hidratação de alcinos são um método de obtenção de aldeídos e cetonas.

Hidratantes para a pele

O objetivo do uso do hidratante é evitar a perda de água e o ressecamento da pele. Isso é conseguido porque eles possuem em sua composição os umectantes.

Higiene bucal e química do creme dental

A Semana Anual de Mobilização Saúde na Escola irá promover ações que incluem o incentivo à higiene bucal, como a escovação com cremes dentais e uso de fio dental.

Higiene dos alimentos em cantinas escolares

As cantinas escolares devem pensar na higiene dos alimentos no momento da compra, do recebimento dos produtos, na armazenagem, no pré-preparo e na preparação.

História da Isomeria Óptica

A isomeria óptica começou a ser desvendada em 1808 com a descoberta da polarização da luz, mas só foi explicada em 1846 por Pasteur, com estudos sobre o ácido tartárico.

História das pilhas

A história das pilhas começou em uma situação acidental, envolvendo Luigi Galvani, porém quem explicou corretamente a origem do fato foi o físico Alessandro Volta.

História do sabão

A história do sabão começou milhares de anos antes de Cristo, sendo produzido principalmente pela reação entre cinzas de madeira e soda cáustica.

Hulha

A hulha ou carvão de pedra é um tipo de carvão mineral rico em carbono que, ao ser destilado, dá origem a três frações de grande interesse comercial.

Inibidores de Catalisador

Inibidores de catalisador são espécies químicas que inibem a ação de um catalisador, diminuindo a velocidade da reação porque aumentam a energia de ativação dela.

Introdução à Química Orgânica

Nesta seção você terá uma visão inicial do que a Química Orgânica estuda, como ela surgiu e como o carbono se liga a outros elementos e forma as cadeias carbônicas.

Ionização

O fenômeno da ionização é uma reação química que ocorre quando a água atua como reagente, formando íons que não existiam antes em substâncias moleculares.

Isomeria cis-trans e a visão

A isomeria cis-trans do composto retinal, derivado da vitamina A presente na retina dos olhos, é que envia sinais elétricos para o cérebro, ocasionando o processo da visão.

Isomeria Conformacional

A isomeria conformacional ocorre quando os átomos ligados aos carbonos de compostos saturados estão em conformações diferentes em virtude da rotação do eixo da ligação.

Isomeria Constitucional Dinâmica ou Tautomeria

A isomeria constitucional dinâmica ou tautomeria é um tipo especial de isomeria de função, em que os isômeros coexistem em equilíbrio dinâmico numa mesma solução.

Isomeria de cadeia

A isomeria de cadeia ocorre quando dois ou mais compostos possuem a mesma fórmula molecular, mas se diferem em algum aspecto de sua cadeia carbônica.

Isomeria de compensação ou metameria

Isomeria de compensação ou metameria é quando os isômeros se diferem pela posição do heteroátomo na cadeia carbônica.

Isomeria de Função

A isomeria de função, também denominada de funcional, é aquela em que os compostos se diferenciam por pertencerem a grupos funcionais diferentes.

Isomeria de Posição

Na isomeria de posição, os isômeros pertencem à mesma função e têm o mesmo tipo de cadeia, mas apresentam diferença na posição da função, da insaturação ou da ramificação.

Isomeria E-Z no lugar da cis-trans

A isomeria E-Z é aplicada seguindo a seguinte regra: “terá prioridade o ligante cujo átomo imediatamente ligado ao carbono da dupla tiver maior número atômico”.

Isomeria geométrica cis-trans em compostos cíclicos

A isomeria em compostos cíclicos ocorre somente quando eles apresentam grupos ligantes diferentes em pelo menos dois carbonos do ciclo.

Isomeria geométrica ou cis-trans

Isomeria geométrica ou cis-trans ocorre em compostos alifáticos insaturados e em compostos cíclicos que possuem ligantes diferentes.

Isomeria Óptica

A isomeria óptica estuda os compostos (isômeros) opticamente ativos que possuem mesma fórmula molecular, mas que se diferenciam pelo tipo de desvio do plano de luz polarizada.

Isomeria óptica sem carbono assimétrico

Existem moléculas que não têm carbono quiral e são assimétricas, apresentando isomeria óptica, possuindo isômeros dextrogiro, levogiro e uma mistura racêmica.

Isômeros em moléculas com carbonos assimétricos diferentes

Para determinar a quantidade de isômeros opticamente ativos e inativos de moléculas com vários carbonos assimétricos basta usar as expressões de Van’t’ Hoff e Le Bel.

John Dalton

John Dalton nasceu em Eaglesfield, Inglaterra, em 1766. Filho de família pobre, dedicou-se ao ensino e tornou-se professor. Seu principal trabalho foi a primeira teoria atômica.

Lanolina

A lanolina, presente em cremes hidratantes, sabonetes, xampus e amaciantes de roupas, é um material constituído por vários tipos de substâncias, obtido da lã do carneiro.

Lavoisier

Antoine Laurent de Lavoisier nasceu em Paris, em 1743. Filho de família rica, recebeu educação esmerada e exerceu vários cargos públicos. Morreu guilhotinado aos 51 anos.

Lei da velocidade das reações químicas

A lei da velocidade diz que a taxa de desenvolvimento das reações é diretamente proporcional ao produto da constante da reação pelas concentrações dos reagentes.

Lei da velocidade para reações não elementares

A lei da velocidade para reações não elementares não é determinada apenas olhando a equação química. Nesse caso, é preciso realizar o experimento várias vezes.

Lei de Dalton

A lei de Dalton diz que, em uma mistura gasosa, a pressão de cada componente independe da pressão dos demais e que a pressão total (P) é igual à soma das pressões parciais.

Lei de Proust ou Lei das Proporções Constantes

A Lei de Proust, também denominada Lei das Proporções Constantes ou Definidas, foi criada pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826) e diz que uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa.

Lei volumétrica de Gay-Lussac

A lei volumétrica de Gay-Lussac diz que, nas mesmas condições de temperatura e pressão, os volumes dos gases de uma reação formam uma proporção constante.

Ligação Covalente Dativa ou Coordenada

Na ligação covalente dativa, um átomo que já está estável compartilha um par de elétrons com outro átomo que ainda está instável.

Ligações de Hidrogênio

Um caso extremo de atração intermolecular dipolo-dipolo ocorre quando temos o hidrogênio ligado a um flúor, oxigênio ou nitrogênio, formando as ligações de hidrogênio.

Ligas Metálicas

As ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos, sendo que pelo menos um deles é metal.

Lipídios

Os lipídios são ésteres que constituem os mais importantes óleos e gorduras, com estruturas semelhantes e são elaborados nos seres vivos a partir de ácidos graxos e glicerol.

Luz Polarizada

A luz polarizada pode ser obtida por meio de um aparelho chamado polarizador, que tem a capacidade de direcionar o feixe de luz em um único plano.

Malefícios causados pelo consumo de drogas

As drogas são um problema mundial que tem tirado a vida de milhões de jovens e devastado muitas famílias. O álcool, o tabaco e o crack são algumas dessas drogas.

Manteiga fora ou dentro da geladeira?

Deixar a manteiga fora da geladeira por mais de duas horas provoca a sua rancificação, tornando-a imprópria para o consumo e podendo causar intoxicação alimentar.

Maresia e corrosão dos metais

A maresia é um fenômeno que ocorre em cidades litorâneas que acelera o processo de corrosão de objetos metálicos em razão da presença de íons na água do mar.

Massas dos átomos

As massas dos átomos podem ser medidas em unidade de massa atômica (u), que é a massa de 1/12 do isótopo do carbono com massa igual a 12 (12C). A massa atômica de um isótopo é a massa do átomo medida em unidades de massa atômica. Já a massa atômica do elemento leva em conta os isótopos que o compõem

Medição dos potenciais eletroquímicos

Para determinar os potenciais eletroquímicos dos eletrodos de uma pilha, utiliza-se como eletrodo-padrão o eletrodo de hidrogênio. Este eletrodo tem por convenção o valor zero, tanto para o potencial de redução quanto para o de oxidação. A partir da interligação dele com outros eletrodos, descobrem-

Medindo as Calorias dos Alimentos por meio de um Calorímetro

Um calorímetro é um aparelho usado para medir as calorias, ou seja, os valores energéticos dos alimentos. Visto que uma caloria é a quantidade de energia necessária para elevar em 1 °C a temperatura de 1 g de água, no calorímetro é possível medir a quantidade de calor absorvido por ela ao se queimar

Meia-vida ou período de semidesintegração

O conceito de meia-vida é dado como o tempo necessário para que metade do número de átomos de uma amostra de determinado isótopo radioativo se desintegre.

Meios neutro, ácido e básico

Para determinar se um meio é neutro, ácido ou básico, é necessário primeiro comparar as concentrações dos íons hidrônio e hidróxido no sistema.

Métodos de obtenção de aldeídos e cetonas

Os métodos principais de obtenção de aldeídos e cetonas são: hidratação de alcinos, ozonólise de alcenos, oxidação de álcoois e decomposição de sais orgânicos de cálcio.

Métodos de preparação dos álcoois

Para a obtenção de compostos do grupo do álcoois existem vários métodos laboratoriais. No entanto, os três principais são: redução de aldeídos e cetonas (com a formação de álcoois primários e secundários, respectivamente), hidratação de alcenos e reações de Grignard com aldeídos, cetonas e ésteres.

Microscópio de tunelamento com varredura (STM)

É possível ver manchas coloridas que nos dão a localização desses átomos no material estudado, por meio do microscópio de tunelamento por varredura (STM). Seu princípio de funcionamento baseia-se no comportamento como onda do elétron, que pode provocar o efeito de tunelamento.

Mistura de soluções com ocorrência de reações químicas

Ao se misturar soluções com solutos diferentes, pode-se dar origem a uma mistura de soluções com reação química. Assim, torna-se imprescindível saber a estequiometria da reação.

Mistura de soluções sem reações químicas

Quando se misturam soluções sem reações com mesmo soluto ou com solutos diferentes, a massa e o volume permanecem os mesmos.

Misturas Gasosas

As misturas gasosas são muito comuns no cotidiano. É possível descobrir sua pressão e volume total através das pressões e volumes parciais dos gases componentes da mistura.

Mobilização Saúde na Escola verificará saúde ocular dos alunos

Durante a Semana de Mobilização Saúde na Escola serão realizados exames de acuidade visual para verificar como está a saúde ocular dos alunos da rede pública.

Molalidade

A molalidade é a relação entre a quantidade de matéria do soluto pela massa do solvente em quilogramas.

Molécula com carbonos assimétricos iguais

Quando uma molécula possui dois carbonos assimétricos iguais, ela terá dois isômeros opticamente ativos (dextrogiro e levogiro) e dois inativos (meso e mistura racêmica).

Molécula com um carbono assimétrico e isômeros ópticos

Toda molécula que possui apenas um carbono assimétrico terá dois isômeros ópticos que desviam o plano de luz polarizada e um isômero opticamente inativo.

Moléculas e Macromoléculas

As moléculas são formadas por uma quantidade exata de átomos que se ligam covalentemente, enquanto as macromoléculas possuem um número indeterminado de átomos.

Momento Dipolar Resultante

O momento dipolar é a intensidade do dipolo elétrico que as ligações polares apresentam, representado por vetores. Já o momento dipolar resultante é a soma de todos esses vetores. Se essa soma der igual a zero, a molécula é apolar; mas, se o momento dipolar resultante der diferente de zero, a molécu

Nanotubos de carbono

Os nanotubos de carbono são cilindros formados por átomos de carbono que possuem extraordinárias propriedades mecânicas, elétricas e térmicas.

Nicotina

A nicotina é um alcaloide do grupo orgânico das aminas. É encontrada nas folhas de tabaco e é a principal responsável pela dependência do fumo, além de causar prejuízos à saúde.

Niels Böhr

Niels Böhr (1885-1962) foi um físico dinamarquês que ficou mais conhecido por seus trabalhos sobre a estrutura atômica, recebendo inclusive o Prêmio Nobel de Física em 1922.

Nitrilas ou Cianetos

Nitrilas ou cianetos são compostos contendo o grupo funcional ?CN. De maneira geral, pode-se considerar que as nitrilas são obtidas pela substituição do hidrogênio do gás cianídrico (HCN) por um radical orgânico. Admitem-se duas nomenclaturas para as nitrilas.

Nitrocompostos

Os nitrocompostos são substâncias que contêm um ou mais grupos nitro (NO2) em sua molécula. Os nitrocompostos aromáticos são muito utilizados como explosivos.

Nomenclatura das Aminas

A nomenclatura oficial das aminas é feita escrevendo-se a palavra “amina” como sufixo, e os prefixos são dados pelo grupo orgânico ligado ao nitrogênio.

Nomenclatura das cetonas

A nomenclatura das cetonas é feita escrevendo-se o número de carbonos, o tipo de ligação entre os átomos de carbono e o sufixo “ona”, que indica o grupo funcional.

Nomenclatura de compostos com funções mistas

A nomenclatura de compostos de funções mistas considera apenas uma como função principal e somente o sufixo que a caracteriza fará parte do nome.

Nomenclatura de hidrocarbonetos cíclicos e ramificados

Na nomenclatura de hidrocarbonetos ramificados é necessário escolher a cadeia principal. No caso dos hidrocarbonetos cíclicos, apenas se acrescenta o prefixo “ciclo”.

Nomenclatura de Ramificações

A nomenclatura das ramificações em compostos orgânicos deve levar em consideração o tipo de ligações entre os carbonos e a posição da valência livre.

Nomenclatura dos Ácidos Carboxílicos

De acordo com a IUPAC, a nomenclatura dos ácidos carboxílicos é diferente da dos demais compostos orgânicos no sentido de que utiliza o prefixo “ácido” e o sufixo “oico”.

Nomenclatura dos aldeídos

A nomenclatura de aldeídos segue as mesmas regras que a das cetonas, porém a terminação é “al” e não é necessário numerar a posição do grupo funcional na cadeia.

Nomenclatura dos Ésteres

A nomenclatura dos ésteres, segundo a IUPAC, é feita escrevendo-se o hidrocarboneto com a terminação oato, o termo de ligação “de” e o substituinte com a terminação ila.

Nomenclatura dos Éteres

A nomenclatura dos éteres pode ser feita de duas formas, sendo que na mais reconhecida escreve-se a cadeia menor seguida de “oxi” e depois a cadeia maior com o sufixo.

Nomenclatura dos haletos orgânicos

A nomenclatura oficial dos haletos orgânicos é feita colocando-se a quantidade de halogênio, o nome do halogênio e, por fim, o nome do hidrocarboneto.

Nomenclatura dos óxidos

A nomenclatura dos óxidos oficial é feita escrevendo-se o prefixo que indica a quantidade de oxigênios, seguido de “óxido de” e o nome do outro elemento com o prefixo.

Nomenclatura IUPAC

A nomenclatura IUPAC foi criada a fim de oficializar regras a serem seguidas internacionalmente para nomear os compostos orgânicos por meio de suas estruturas e vice-versa.

Nomenclatura oficial dos álcoois

A nomenclatura dos álcoois, segundo a IUPAC, segue as mesmas regras dos hidrocarbonetos, porém com a terminação ol, que indica o grupo funcional dos álcoois e o carbono de onde a hidroxila está saindo. Se for um poliálcool, devem-se colocar prefixos, como di, tri, etc.

Nomenclatura usual dos haletos orgânicos

A nomenclatura usual dos haletos orgânicos é feita colocando-se o nome do halogênio, seguido do nome do substituinte com a terminação “ila”.

Nox em Estruturas Complexas e Nox Médio

Para se determinar o Nox (número de oxidação) em estruturas complexas, devem-se considerar todas as perdas e ganhos de elétrons ocorridos com o elemento estudado.

Números Quânticos: magnético (m ou ml) e de spin (s ou ms)

Os elétrons são caracterizados por seu conteúdo de energia. Os números quânticos são códigos matemáticos associados a esta energia do elétron. São quatro os números quânticos: principal (n), secundário ou azimutal (l), magnético (m) e do spin.

O experimento de Thomson com descargas elétricas

Utilizando uma ampola de Crookes, Thomson observou que as emissões irradiadas pelo gás dentro do tubo eram desviadas no sentido da placa externa positiva, seja qual for o gás. Deste modo, ficou confirmada a presença de partículas subatômicas negativas, denominadas elétrons.

O gelo que pega fogo

O gelo que pega fogo é o hidrato de metano, sendo que o metano produzido na decomposição de matéria orgânica no fundo dos oceanos fica aprisionado dentro do gelo.

O macarrão instantâneo contém cera que causa câncer?

A notícia de que o macarrão instantâneo contém alguma cera que causa câncer não é verídica.

O princípio da incerteza de Heisenberg

O princípio da incerteza de Heisenberg diz que não é possível determinar simultaneamente com a mesma precisão a velocidade e a posição de um elétron de determinado átomo.

O que é eletroquímica?

A eletroquímica estuda a conversão de energia química (reações de oxirredução) em energia elétrica (pilhas e baterias) e o processo contrário (eletrólise).

O que é isomeria?

A isomeria é um fenômeno muito comum na Química Orgânica e na Bioquímica, onde compostos de mesma fórmula molecular possuem fórmulas estruturais diferentes.

O que é o pré-sal?

O “pré-sal” é uma área de reservas petrolíferas que fica debaixo de uma profunda camada de sal, formando uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho. Compreende uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros e tem este nome porque se formou antes da outra rocha de camada salina, e foi e

O que é o vidro?

O vidro é um sólido não cristalino que exibe o fenômeno de transição vítrea, podendo ser produzido a partir de materiais inorgânicos, orgânicos e metálicos.

O que é uma solução-tampão?

Solução-tampão é uma solução que contém, geralmente, um ácido fraco com um sal desse ácido, ou uma base fraca com o sal dessa base, com a finalidade de evitar que o pH varie.

O que são alimentos saudáveis?

Os alimentos saudáveis precisam ter um enfoque principal em resgatar hábitos alimentares regionais, estimulando o consumo de alimentos naturais com alto valor nutritivo.

O que são Enantiômeros na Isomeria?

Os enantiômeros são isômeros espaciais opticamente ativos, que são assimétricos, eles também são a imagem especular um do outro e não são sobreponíveis.

O que são triglicerídeos?

Triglicerídeos também recebem o nome de triglicérides ou triésteres. Eles são óleos ou gorduras de origem vegetal ou animal, e sua obtenção vem da reação entre um ácido graxo e o glicerol.

O vidro é sólido ou líquido?

O vidro é sólido ou líquido? Na verdade, ele é um sólido não cristalino que exibe o fenômeno de transição vítrea.

O vinagre neutraliza o gás lacrimogêneo?

O vinagre não neutraliza o gás lacrimogêneo e pode até mesmo irritar ainda mais a pele, os olhos e o nariz.

Obtenção de alumínio por meio de eletrólise

O alumínio é obtido por meio do processo de Hall-Héroult, em que é realizada a eletrólise ígnea da alumina fundida na criolita.

Óleo de cozinha usado e o meio ambiente

Se o óleo de cozinha usado for descartado na pia ou no lixo comum, ele poderá contaminar a água, o solo e a atmosfera.

Ordem da Reação

A ordem da reação em relação a um reagente indica a dependência que existe entre a concentração desse reagente e a velocidade da reação global.

Ordem de reatividade dos ametais

A reatividade dos ametais é diretamente proporcional à eletronegatividade, isto é, à tendência de atrair os elétrons e formar ânions.

Ordem de reatividade dos metais

A ocorrência de reações de oxirredução depende da reatividade dos metais, isto é, a tendência de doar elétrons, que será maior quanto menor for a energia de ionização.

Origem dos nomes e dos símbolos dos elementos

Os nomes e os símbolos dos elementos químicos não seguiam uma regra preestabelecida, mas foram dados aleatoriamente pelos seus descobridores. Alguns nomes são baseados na localização em que foram descobertos, outros em homenagem a cientistas ou associados a nomes de planetas. O símbolo de cada eleme

Osmose na Medicina – Hemodiálise

A hemodiálise é um tipo de osmose, porém tanto o solvente quanto as partículas do soluto passam pela membrana semipermeável utilizada.

Osmose nas plantas

A osmose nas plantas ocorre porque a solução existente no interior da raiz é mais concentrada do que na terra ao seu redor. Assim, o líquido da terra passa para dentro da planta.

Osmose Reversa na dessalinização das águas dos mares

A Osmose Reversa é uma técnica utilizada na dessalinização da água. Separando-se uma solução de água salgada e água pura por uma membrana semipermeável e se aplicando uma pressão externa muito grande sobre a solução, ocorre a passagem da água da solução para a água pura, ou seja, no caminho inverso

Ouro dos tolos

O ouro dos tolos é a pirita (dissulfeto de ferro), que, na verdade, só tem aparência de ouro, seu valor é apenas uma fração do valor desse metal precioso.

Óxi - Uma droga mais devastadora e letal que o crack

A droga óxi ou oxidado é obtida a partir da mistura da pasta base da cocaína com cal virgem e algum combustível como querosene, gasolina e água de bateria. Por estes componentes serem mais baratos que os do crack, seu uso está se alastrando. Mas ela é mais letal: 30% dos usuários morrem em um ano de

Oxidação branda

A oxidação branda ocorre com hidrocarbonetos insaturados; o elemento oxigênio geralmente é obtido a partir do reativo de Baeyer, que é o permanganato de potássio em meio neutro ou ligeiramente básico, diluído e a frio. Forma-se um epóxido, e se for alceno, a hidrólise gera um diol vicinal (glicol);

Oxidação de compostos orgânicos

Oxidação dos álcoois

Dependendo do tipo de álcool que reage, a oxidação dos álcoois pode originar aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, gás carbônico e água.

Oxidação energética de alcenos

A oxidação energética de alcenos em geral é feita utilizando-se o permanganato de potássio, em meios ácidos, sob aquecimento.

Óxidos ácidos

Os óxidos ácidos reagem com a água, formando ácidos; e com soluções básicas, formando sal e água.

Óxidos anfóteros

Os óxidos anfóteros podem se comportar ora como óxido básico, ora como óxido ácido.

Óxidos básicos

Os óxidos básicos são compostos de caráter iônico que ao reagirem com água formam uma base; e ao reagirem com um ácido originam sal e água.

Óxidos duplos ou mistos

Os óxidos duplos ou mistos resultam da combinação de dois óxidos de um mesmo elemento.

Óxidos e Chuva Ácida

A relação entre os óxidos e a chuva ácida está no fato de que os óxidos ácidos lançados na atmosfera reagem com a água, produzindo ácidos, diminuindo o pH da chuva.

Ozonólise de alcenos

A ozonólise é a reação de alcenos e ozônio, O3(g), catalisada pelo zinco metálico, Zn(s), formando aldeídos e/ou cetonas, além de peróxido de hidrogênio. Se o carbono da dupla ligação do alceno for primário ou secundário, forma-se um aldeído; mas se ele for terciário, o produto será uma cetona.

Paracelso e a Iatroquímica

Na época do Renascimento, Paracelso pregava a Iatroquímica, ou seja, ele acreditava que o corpo seria um conjunto harmonioso de compostos químicos, e que eram necessários medicamentos, ou substâncias químicas, que devolvessem essa harmonia quando o corpo fosse atacado por uma doença.

Participação do ar nas reações químicas

Quando há participação do ar nas reações químicas, apenas o oxigênio reage, mas é necessário calcular a quantidade de gás nitrogênio, pois ele está no ar e nos produtos.

Pilha de Daniell

A Pilha de Daniell é composta por um eletrodo negativo (ânodo) que cede elétrons para o eletrodo positivo chamado de cátodo. O ânodo é uma placa de zinco mergulhada em uma solução de sulfato de zinco, enquanto que o cátodo é uma placa de cobre mergulhada em uma solução de cobre.

Pilha Seca de Leclanché

A pilha seca possui um polo positivo, que é a barra de grafita envolvida por dióxido de manganês, carvão e uma pasta úmida, e o polo negativo, que é o envoltório de zinco.

Pilhas de mercúrio

As pilhas de mercúrio são compostas do ânodo de zinco, do cátodo de óxido de mercúrio II e da solução eletrolítica de hidróxido de potássio.

Pilhas e baterias de lítio

As pilhas ou baterias de lítio principais são as de lítio-iodo, usadas em marca-passos, e as de íons lítio, utilizadas em telefones celulares.

Pilhas e baterias secundárias

As pilhas e baterias secundárias são aquelas que podem ser recarregadas, tais como a bateria dos automóveis (de chumbo/ácido) e a dos celulares (de íon lítio).

Plasma – outro estado da matéria

O plasma é o quarto estado da matéria, sendo um conjunto quente e denso de átomos livres, elétrons e íons, com distribuição quase neutra e comportamento coletivo.

Plástico verde

O plástico verde é o polietileno produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar. Além de ser de origem renovável, ele é 100% reciclável e não contribui para o aquecimento global.

Poder de ionização das emissões radioativas naturais

O poder de ionização ou o número de íons formados por cm3 na trajetória das emissões radioativas é maior para a partícula alfa.

Polaridade das moléculas

A polaridade das moléculas pode ser identificada de acordo com dois critérios: a diferença de eletronegatividade dos átomos e a geometria molecular.

Polaridade e temperatura de ebulição dos compostos orgânicos

A relação entre polaridade e temperatura de ebulição dos compostos orgânicos é dada pela regra: compostos apolares possuem temperatura de ebulição menor que os polares.

Poliestireno

O poliestireno é um polímero de adição muito versátil, sendo usado de três formas: como poliestireno comum, como poliestireno de alto impacto e como isopor.

Polímero PVC

O PVC é o polímero de adição policloreto de vinila, que na forma rígida é usado principalmente em dutos e tubos para água e esgoto.

Polímeros de condensação

Os polímeros de condensação são obtidos pela reação de dois monômeros, com eliminação de uma substância mais simples (a água, por exemplo).

Polímeros de Rearranjo

Um polímero de rearranjo requer que um ou mais monômeros sofram um rearranjo em suas estruturas, na medida em que ocorre a polimerização.

Poluição das águas por rejeitos da agricultura

O uso de fertilizantes e agrotóxicos na agricultura vem causando grandes desequilíbrios ambientais, poluindo principalmente as águas dos rios, lagos e mares.

Poluição termal

A poluição termal ou térmica ocorre quando há o descarte nos corpos receptores de grandes volumes de água aquecida usada no arrefecimento de uma série de processos industriais.

Pólvora

Ponto de Fusão e Ebulição – Propriedades Periódicas

O ponto de fusão e de ebulição são propriedades periódicas dos elementos, pois eles variam com a variação dos números atômicos ao longo da Tabela Periódica.

Por que a madeira não derrete?

A madeira não derrete porque as moléculas de celulose não se movimentam como é necessário num líquido e realizam ligações de hidrogênio que não são facilmente rompidas.

Por que o gás hélio afina a voz?

Inalar hélio afina a voz porque a velocidade de propagação desse gás é três vezes maior que a do ar atmosférico, e o som vocal propaga-se com maior velocidade.

Por que o gelo-seco sublima?

O gelo-seco é o dióxido de carbono sólido, cujas moléculas apresentam força intermolecular de dipolo induzido, que são facilmente rompidas, levando à sua sublimação.

Por que se coloca sal no gelo para esfriar mais rápido a cerveja em lata?

Ao adicionar sal ao gelo, seu ponto de solidificação diminui porque ocorre uma forte interação entre as moléculas destas duas substâncias, dificultado a organização dos cristais de gelo. Na Química este processo é fonte de estudo da Criometria.

Possível solução para reduzir as emissões de CO2

Uma possível solução para reduzir as emissões de CO2 seria armazená-lo em salmoura subterrânea, gerando também energia geotérmica e metano como combustíveis.

Pressão máxima de vapor

A pressão máxima de vapor de uma substância é a maior pressão que seus vapores exercem em certa temperatura. É influenciada pela temperatura e pela natureza da substância.

Pressão osmótica

Pressão osmótica é a pressão que deve ser aplicada sobre uma membrana semipermeável para evitar que o solvente a atravesse, ou seja, é a força contrária à osmose.

Primeira lei da Radioatividade ou Primeira Lei de Soddy

A primeira lei da radioatividade diz que o átomo que emite uma partícula α transforma-se em outro átomo com número atômico menor em duas unidades e número de massa menor em quatro unidades.

Principais Óxidos do Cotidiano

Os principais óxidos presentes em nosso cotidiano são: óxido de cálcio, de magnésio, de silício, monóxido de carbono, dióxido de carbono e peróxido de hidrogênio.

Princípio de Le Chatelier

Produto Iônico da Água (Kw)

O produto iônico da água é dado pela multiplicação entre os produtos de sua autoionização, isto é, os íons hidrônio e hidróxido. O seu valor a 25ºC é 10-14 ºC.

Produtos Orgânicos

Os produtos orgânicos, na linguagem do dia a dia, se referem àqueles produzidos sem o uso de adubos químicos e agrotóxicos. Porém, todos os alimentos contêm compostos orgânicos.

Propriedades dos Compostos Covalentes e Moleculares

Os compostos covalentes e moleculares podem ser encontrados nos três estados físicos, possuem pontos de fusão e ebulição baixos e não conduzem eletricidade.

Propriedades intensivas e extensivas

As propriedades físicas podem ser intensivas e extensivas. As intensivas não dependem da quantidade da amostra, já as extensivas dependem da quantidade de material.

Prós e contras da escova progressiva

Prós e Contras do Uso do Amianto

Os que defendem o uso do amianto dizem que o do tipo crisotila (branco) não causa câncer, já os que são contra o seu uso dizem que todo tipo de amianto é prejudicial.

Proteção Contra a Corrosão do Ferro

A proteção contra a corrosão do ferro pode ser feita por utilização de ferro inoxidável no lugar do ferro metálico, por pinturas protetoras, como a de zarcão ou de estanho, e por meio de metais de sacrifício, que é a técnica utilizada na galvanoplastia, em que há proteção catódica.

Quais são as funções orgânicas?

As funções orgânicas são grupos de compostos orgânicos que possuem propriedades químicas semelhantes em razão da presença do mesmo grupo funcional em sua estrutura.

Quatro novos gases que destroem a camada de ozônio

Foram descobertos quatro novos gases que destroem a camada de ozônio, sendo que três são CFCs e um deles é um HCFC.

Química da Cafeína

A cafeína é um alcaloide, mais especificamente do grupo das xantinas, e é encontrada principalmente no café, no chá-preto, na erva-mate, em refrigerante de cola e no chocolate.

Química da camada de ozônio

A camada de ozônio é um revestimento de ozônio que envolve a Terra na parte da estratosfera e que nos protege de vários tipos de radiação, como a ultravioleta.

Química das Anfetaminas

As anfetaminas, conhecidas como bolinhas, são substâncias orgânicas do grupo das aminas, que imitam a atividade da adrenalina, agindo como estimulantes.

Química do Ecstasy

O ecstasy é uma droga ilegal, cuja substância química principal é o MDMA, ou seja, o 3,4-metilenodioximetanfetamina. Seu uso pode levar à morte.

Química dos sabões e detergentes

Quando usamos sabões e detergentes, a parte apolar de suas moléculas liga-se à gordura, enquanto a parte polar liga-se à água, proporcionando a remoção da sujeira.

Química no tingimento dos cabelos

É preciso conhecer a constituição química das tinturas de cabelos para saber qual se adequa ao resultado que você deseja e também para se evitar possíveis riscos à saúde.

Radicais dirigentes no anel benzênico

Se um anel benzênico já apresentar um radical ligado a ele, este radical influenciará a substituição do hidrogênio no anel. Existem radicais dirigentes meta e orto-para. Os radicais meta-dirigentes são chamados de desativantes; e os orto-para-dirigentes, de ativantes.

Radicais Livres

Os radicais livres são espécies orgânicas substituintes que apresentam um elétron desemparelhado e, portanto, são instáveis e extremamente reativas. O nosso organismo produz radicais livres principalmente na respiração. Eles reagem com outras células, provocando a sua degradação e o envelhecimento p

Rádio: Um elemento radioativo

O impacto da descoberta do rádio e seu alto poder radioativo levou a um equívoco da sua aplicação nos mais variados produtos, o que trouxe mais males do que benefícios.

Radioatividade e Estrutura do átomo

Por meio de experimentos com radioatividade, Rutherford descobriu a possível estrutura do átomo. Ele notou que as partículas alfa eram desviadas por um campo magnético no sentido negativo, sendo, portanto, partículas positivas. As partículas beta eram desviadas em direção à placa positiva, constitui

Radioatividade nos Alimentos e na Agricultura

A radioatividade é usada nos alimentos para diminuir os microrganismos causadores do apodrecimento e para aumentar a sua conservação e tempo de consumo.

Raios infravermelhos

Os raios infravermelhos (IV) são radiações eletromagnéticas com comprimentos de onda entre 700 e 50 000 nm.

Reação de Acilação

A acilação de Friedel-Crafts é uma reação orgânica de substituição de um hidrogênio do benzeno por um grupo acila.

Reação de oxidação de aldeídos e cetonas

Em contato com agentes oxidantes, os aldeídos sofrem oxidação a ácidos carboxílicos, mas as cetonas não oxidam.

Reação inorgânica de decomposição

A reação de análise ou decomposição ocorre quando uma substância divide-se em duas ou mais substâncias ou estruturas mais simples.

Reação orgânica de hidrogenação

Na reação orgânica de hidrogenação, ocorre a quebra de insaturações e a adição de um ou mais átomos de hidrogênio à molécula de hidrocarbonetos.

Reação química envolvida na fotossíntese

A fotossíntese é um processo biossintético em que, por meio de reações químicas, ocorre a formação de compostos orgânicos em meio biológico.

Reações catalíticas e os CFC’s

Reações com mais de uma oxidação e/ou redução

A única diferença no balanceamento de reações com mais de uma oxidação e/ou redução é que é preciso somar os números de oxidação para se descobrir o total de elétrons cedidos.

Reações de Adição

As reações de adição ocorrem quando é adicionado um átomo ou um grupo de átomos em carbono de uma ligação dupla ou tripla. A ligação pi é rompida e pode originar vários tipos de compostos. As principais reações de adição são: hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e de hidratação.

Reações de Adição em Alcinos

As reações de adição em alcinos realizam-se por meio da quebra das ligações pi destes compostos com a adição de moléculas específicas.

Reações de Adição em Dienos

As reações de adição em dienos acumulados e isolados ocorrem como no caso dos alcenos, já nos dienos conjugados, ela pode se dar de duas formas: adição 1,2 ou 1,4.

Reações de Alquilação de Friedel-Crafts

A alquilação é uma reação orgânica de substituição em que um ou mais átomos de hidrogênio ligados ao anel benzênico são substituídos por um grupo alquila.

Reações de auto-oxirredução

As reações de auto-oxirredução ou de desproporcionamento são aquelas em que um mesmo elemento sofre oxidação e redução simultaneamente.

Reações de deslocamento, de substituição ou de simples troca

Uma reação de deslocamento ou simples troca ocorre quando uma substância simples reage com uma composta para originar outras novas substâncias simples e compostas.

Reações de fissão nuclear

As reações de fissão nuclear são a quebra de núcleos grandes e instáveis, como o do urânio-235, com formação de núcleos menores, liberação de nêutrons e muita energia.

Reações de Fusão nas Estrelas

As reações de fusão são aquelas em que dois núcleos de átomos de massas menores se unem para a formação de um núcleo maior. A fusão nas estrelas se dá no seu centro, em altas temperaturas. No Sol ela ocorre principalmente na fusão dos isótopos de hidrogênio para a formação de isótopos de hélio.

Reações de Oxirredução

Toda reação de oxirredução está relacionada a uma transferência de elétrons entre os átomos e/ou íon das substâncias reagentes.

Reações de oxirredução envolvendo água oxigenada

As reações de oxirredução envolvendo a água oxigenada como reagente constituem casos particulares de reações, pois ela pode atuar como agente redutor e também como oxidante.

Reações de Substituição em Haletos Orgânicos

As reações de substituições em haletos orgânicos são de suma importância, pois a partir delas é possível sintetizar praticamente todas as outras funções, como álcool, éter, amina, alcino e nitrila.

Reações de Sulfonação

A Sulfonação é uma reação orgânica de substituição em que um ou mais átomos de hidrogênio do composto orgânico são substituídos por um grupo sulfônico do ácido sulfúrico.

Reações de Transesterificação

A transesterificação é um processo de obtenção de um éster a partir de outro éster com álcool, sendo que a reação é catalisada na presença de ácidos ou bases fortes.

Reações Orgânicas de Halogenação

A halogenação é uma reação orgânica de substituição em que um ou mais átomos de hidrogênio do composto orgânico é substituído por um halogênio, geralmente cloro ou bromo.

Reações Orgânicas de Nitração

A Nitração é uma reação orgânica de substituição em que um ou mais átomos de hidrogênio do composto orgânico é substituído por um grupo nitro do ácido nítrico.

Reagente em excesso e reagente limitante

Nem sempre uma reação ocorre por completo. Isso ocorre, por exemplo, quando um dos reagentes está em excesso e parte dele não reage. O outro reagente, que é consumido primeiro, é denominado reagente limitante.

Reatividade dos metais com água e bases

Os metais que reagem com água são os alcalinos, alcalinoterrosos, magnésio, zinco e ferro, e os que reagem com as bases são zinco, estanho, chumbo e alumínio.

Reator de Fusão Nuclear

Um reator de fusão nuclear trará muitos benefícios, como uma extraordinária energia gerada, a não produção de rejeitos nucleares, além de matérias-primas de fácil obtenção.

Reator Nuclear

Um reator atômico controla a energia liberada numa fissão. O calor liberado nessa reação é usado para ferver água, cujo vapor acionará uma turbina geradora de eletricidade.

Reciclagem de óleo de cozinha usado

A reciclagem do óleo de cozinha usado pode produzir sabão, biodiesel, tintas e outros produtos, além de diminuir a poluição ao meio ambiente.

Refinamento do petróleo

O refinamento do petróleo é a separação dos seus componentes com base na diferença de faixa de ponto de ebulição das diferentes frações.

Refrigerante à base de cola desentope pia?

Até hoje nunca ficou comprovado se refrigerante à base de cola desentope pias ou privadas. As pessoas pensam assim em razão da presença de ácido fosfórico em sua constituição.

Registro de imagens em filmes fotográficos

Os filmes fotográficos contêm sais de prata sensíveis à luz. Nos pontos onde há incidência de luz ocorre a redução dos íons prata, resultando no contraste visto nos negativos.

Regra de Markovnikov

Segundo a regra de Markovnikov, na adição de um haleto de hidrogênio a um alceno, ou na hidratação deste alceno, o hidrogênio do haleto ou da água liga-se ao átomo de carbono mais hidrogenado da dupla ligação, ou seja, ao carbono que possui mais ligações com o hidrogênio.

Regras de distribuição eletrônica

Relação entre a bulimia e a deterioração dos dentes

A corrosão dos dentes é mais rápida em pessoas com bulimia – distúrbio caracterizado pela ingestão de grandes quantidades de alimentos seguida de vômito provocado.

Relação entre constantes de equilíbrio Kc e Kp

As constantes de equilíbrio Kc e Kp podem ser relacionadas por meio de expressões que são deduzidas a partir da equação de Clapeyron.

Relação entre Força Intermolecular e Solubilidade das Substâncias

A relação entre força intermolecular e solubilidade é que para que um soluto se dissolva num solvente, a nova interação precisa ser mais intensa do que as já existentes.

Relação entre polaridade e solubilidade das substâncias

Em geral, a relação entre polaridade e solubilidade é a seguinte: soluto polar se dissolve em solvente polar e soluto apolar se dissolve em solvente apolar.

Relação entre quantidade de espuma e eficiência da limpeza

Qual a relação entre a espuma e a limpeza? Nos sabões, a espuma até pode demonstrar eficiência na limpeza; no entanto, o mesmo não se aplica aos detergentes.

Remédios para emagrecer: funcionam mesmo?

Quando o excesso de peso representar um risco à saúde ou quando houver ineficácia no tratamento de base, os remédios para emagrecer podem ser usados, mas com acompanhamento médico.

Rendimento de uma reação

O rendimento real de uma reação é a razão entre o produto realmente obtido e a quantidade que teoricamente seria obtida, de acordo com a equação química correspondente.

Ressonância nos compostos químicos

Sempre que, em uma fórmula estrutural, pudermos mudar a posição dos elétrons sem mudar a posição dos átomos, a estrutura real não será nenhuma das estruturas obtidas, mas sim um híbrido de ressonância daquelas estruturas.

Robert Boyle, o químico alquimista

Robert Boyle nasceu em 1627, na Irlanda, e faleceu em 1691, em Londres. Boyle estudou os gases com afinco e é considerado um dos fundadores da Química.

Sabão X Detergente

Quanto ao aspecto ambiental, o sabão apresenta mais benefícios, já com respeito à eficiência, o detergente tem a vantagem de não reagir com água dura.

Sais no cotidiano

Cloreto de sódio, bicarbonato de sódio e Iodeto de sódio são alguns dos importantes sais que encontramos em nosso cotidiano.

Sal Líquido

Existe sim sal líquido, mas ele é mais bem denominado de líquido iônico, pois é formado por íons e contém em pequenas porcentagens algumas características do sal comum.

Saturação das soluções

Em relação à saturação, as soluções podem ser classificadas em insaturadas, saturadas e supersaturadas de acordo com o coeficiente de solubilidade do soluto no solvente.

Segunda lei da Radioatividade ou Segunda Lei de Soddy

A segunda lei da radioatividade diz que o átomo que emite uma partícula beta transforma-se em outro átomo com número atômico uma vez menor e mesmo número de massa.

Semelhanças atômicas

Séries Radioativas

As séries ou famílias radioativas correspondem ao conjunto de átomos que estão relacionados por sucessivas desintegrações.

Sílica e Silicose

A sílica é o mineral dióxido de silício que está presente nas rochas, areias, quartzo, quartzito e em outros materiais. A inalação do seu pó causa a silicose.

Silicone - constituição e aplicações

Os polímeros de silicone, ou borrachas de silicone, introduzidos no mercado em 1943 têm diversas aplicações, em virtude da sua grande estabilidade física.

Síntese da ureia

A síntese da ureia foi realizada pela primeira vez pelo químico e médico alemão Friedrich Wöhler, em 1828, por meio do cianeto de prata e do cloreto de amônio.

Sódio na alimentação

O excesso de íon sódio na alimentação, proveniente principalmente do sal, pode causar doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial e doenças renais.

Solução-tampão no sangue humano

Solução-tampão é uma mistura que tem a capacidade de evitar que o pH da solução sofra grandes variações. É formada por um ácido ou base fraco, e um sal desse ácido ou base.

Substâncias iônicas do grupo: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato

As substâncias iônicas são formadas por pelo menos uma ligação iônica, sendo que os principais ânions que as formam são: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato.

Substâncias simples e compostas

As substâncias puras podem ser classificadas em substâncias simples e compostas de acordo com o tipo de elemento que as constitui.

Sulfatos

Os sulfatos são sais inorgânicos derivados do ácido sulfúrico que possuem o ânion sulfato (SO42-) ligado a um ou mais elementos metálicos, formando compostos iônicos.

Superfície de Contato e Velocidade das Reações

Quanto maior for a superfície de contato das substâncias reagentes, maior será a velocidade com que se processará a reação.

Tabela Periódica e Diagrama de Energia dos Elementos

Por meio da distribuição eletrônica do átomo de um elemento no estado fundamental no diagrama de energia é possível saber sua família e período na tabela periódica.

Talidomida

A talidomida é um fármaco que possui dois isômeros ópticos, sendo que um atua como sedativo e o outro causa deformações em fetos, sendo, portanto, proibido para grávidas.

Temperatura e Velocidade das Reações

O aumento na temperatura aumenta a energia cinética das partículas dos reagentes, aumentando a quantidade de choques efetivos e a velocidade das reações.

Tensão Superficial da Água

As moléculas que estão na superfície da água só são atraídas por moléculas abaixo e ao lado delas, criando uma película elástica na superfície chamada de tensão superficial.

Teoria das tensões dos anéis de Bayer

A teoria das tensões dos anéis de Bayer explica por que os cicloalcanos com três e quatro átomos de carbono são mais reativos e instáveis que os demais.

Teoria de Max Planck

Max Planck buscou uma explicação para as características especiais da luz emitida por corpos aquecidos (ou aquilo que os físi¬cos chamam de radiação de corpo negro).

Teoria do Flogístico

Baseando-se em uma obra de Johann Joachim Becher, o cientista alemão Georg Ernst Stahl criou a teoria do flogístico que dizia que a combustão ocorria com certos materiais porque estes possuíam um “elemento” ou um principio comum inflamável que era liberado no momento da queima. Esta teoria foi abando

Teorias ácido-base de Arrhenius, de Brönsted-Lowry e de Lewis

A teoria ácido-base de Arrhenius diz que o ácido libera somente o hidrogênio como cátion na água e a base libera a hidroxila como ânion. A de Brönsted-Lowry diz que ácido é toda substância que doa prótons e a base recebe prótons. Já a teoria de Lewis diz que o ácido recebe elétrons e a base doa.

Termos quantitativos em uma equação química

Os termos quantitativos mais importantes de uma equação química são o coeficiente estequiométrico, o índice e o mol (quantidade de matéria).

Terpenos

Os terpenos são um grupo de compostos orgânicos derivados da junção de vários isoprenos.

Tipos de combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis são o petróleo, o carvão mineral e o gás natural, todos provenientes da decomposição de seres vivos.

Tipos de Corrosão

Existem três tipos de corrosão, a corrosão eletrolítica, a corrosão química e a corrosão eletroquímica.

Tipos de Dispersões

Toda mistura é chamada de dispersão. Existem três tipos de dispersões: soluções (abaixo de 1 nm), dispersões colidais (entre 1 a 1000 nm) e suspensões (acima de 1000nm).

Tipos de isomeria

Existem dois tipos de isomeria, a plana ou constitucional e a espacial ou esteroisomeria.

Tipos de pilhas e baterias primárias mais comuns

Os tipo de pilhas e baterias primárias mais comuns no cotidiano são: secas de Leclanché (pilhas comuns ou pilhas ácidas), alcalinas e de lítio/dióxido de manganês.

Tipos de poluição das águas

Os principais tipos de poluição das águas são: poluição biológica, térmica, sedimentar, química e radioativa.

Tipos de Reações Químicas

Sempre que ocorre uma transformação na composição da matéria, em que uma ou mais substâncias se transformam e dão origem a novas substâncias, falamos que ocorreu uma reação química.

Tipos de tratamento de efluentes

Os principais tipos de tratamentos de efluentes são classificados em primários, secundários e terciários. Os primários removem sólidos em suspensão.

Tipos de vaporização

Existem três tipos de vaporização, que são a evaporação (lenta e gradual, apenas na superfície), a ebulição (mais rápida, com formação de bolhas, agitação em toda a extensão e aumento de temperatura) e a calefação (mudança mais rápida e brusca, que ocorre quando a matéria entra em contato com um obj

Título em Volume de uma Solução Química

O título em volume é a relação entre o volume do soluto e o volume da solução. Ele também pode ser expresso em porcentagem de volume, multiplicando o título por 100%.

Título ou Porcentagem em Massa

O Título ou porcentagem em massa é a relação (razão) entre a massa do soluto e a massa da solução. Ele não tem unidades e pode ser expresso também em porcentagem. Nesse caso é só multiplicar o resultado por 100%. Além disso, existe a porcentagem em volume da solução.

TNT – Trinitrotolueno

O explosivo TNT é o nitrocomposto trinitrotolueno e seu nome químico é 2-metil-1,3,5-trinitrobenzeno. Ele é um sólido amarelo cristalino que tem um imenso potencial explosivo. Por isto ele é muito utlizado em implosões de prédios e outras edificações.

Transformação isotérmica ou Lei de Boyle

Um gás sofre uma transformação isotérmica quando há a variação da sua pressão e do seu volume, com a temperatura sendo mantida constante. Nesse caso, surgiu a Lei de Boyle, que diz que a pressão e o volume de um gás são inversamente proporcionais.

Tratamentos secundários de efluentes

Os tratamentos secundários de efluentes são usados para retirar a matéria orgânica por meio do aceleramento da biodegradação que ocorre naturalmente nos corpos receptores.

Tratamentos terciários de efluentes

Os tratamentos terciários de efluentes são realizados para a remoção de poluentes específicos não removíveis pelos métodos biológicos convencionais.

Ununócio

O Ununócio é o último elemento químico sintetizado em laboratório. Ele possui número atômico 118 e seu símbolo é Uuo.

Uso de vinagre para acabar com mau cheiro

O vinagre pode ser utilizado para acabar com o mau cheiro causado por substâncias alcalinas (básicas), como o cheiro de peixe podre, de mofo e de gordura fétida.

Variação da Concentração e Deslocamento do Equilíbrio Químico

O aumento da concentração dos reagentes e a diminuição da concentração dos produtos provocam o deslocamento do equilíbrio químico para a direita e vice-versa.

Variação da Entalpia em Reações Exotérmicas

Reações exotérmicas são aquelas que liberam calor e possuem a entalpia dos reagentes maior que a entalpia dos produtos (HR > HP) e, consequentemente, apresentam a variação da entalpia negativa. Esses fatos podem ser expressos por meio de um diagrama de variação de entalpia em reações exotérmica

Variação da pressão e deslocamento do equilíbrio químico

Se aumentar a pressão, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio químico para o lado de menor volume; se diminuir a pressão, o deslocamento será para o lado de maior volume.

Variação da Temperatura e Deslocamento do Equilíbrio Químico

Se a temperatura aumentar, haverá o deslocamento do equilíbrio no sentido da reação endotérmica, mas se ela diminuir, o deslocamento será no sentido da reação exotérmica.

Variação de Entalpia de Solução

A variação de entalpia de solução é medida somando-se as entalpias das duas etapas da dissolução de uma substância na água. A primeira etapa nos fornece a entalpia reticular, que é a energia absorvida para romper as ligações dos íons. A segunda é a entalpia de hidratação, em que se libera energia.

Variação do Raio Atômico em Ligações Químicas

O raio atômico (r) é a metade da distância existente entre dois núcleos de átomos vizinhos. Se o átomo formar um cátion, o raio atômico irá diminuir, agora, se formar um ânion, o raio do átomo irá aumentar.

Velocidade das Reações Químicas

A velocidade das reações químicas é calculada relacionando-se a variação da concentração com o intervalo de tempo.

Vitaminas usadas em cosméticos

As vitaminas mais usadas em cosméticos são a A (retinol) – vitamina normalizadora – e a E – vitamina protetora.

Volume Atômico

O volume atômico é uma propriedade periódica que corresponde ao volume ocupado por 1 mol de átomos de determinado elemento químico.

Vulcanização da borracha

A vulcanização é um processo de adição de enxofre à borracha crua, formando pontes de enxofre entre as cadeias do polímero que melhoram suas propriedades.

Xampus 2 em 1

Os xampus 2 em 1 não são a mistura do xampu com o condicionador, mas sim detergentes neutros ou, ainda, detergentes aniônicos constituídos de aditivos oleosos.