O que é português? - Brasil Escola

O que é português?

O português tem uma longa história, tendo se originado a partir do latim. Hoje, é o idioma oficial falado em nove países de quatro continentes, como o Brasil.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O português é o idioma falado em nove países, incluindo o Brasil, tendo origem no latim, um idioma que não é mais falado hoje em dia. A língua portuguesa tem uma história rica e uma presença marcante em diferentes partes do mundo, devido à sua difusão na época das Grandes Navegações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Você sabe a diferença entre língua e linguagem?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o que é português

  • O português vem do latim, língua já extinta, mas que também originou o italiano, o francês, o espanhol e o romeno.
  • Evoluiu a partir do galego-português, na Península Ibérica.
  • Tornou-se língua própria em Portugal no século XII, mas espalhou-se com as Grandes Navegações a partir do século XV.
  • É falado por cerca de 260 milhões de pessoas no mundo, tendo grande valor literário e cultural.
  • É língua oficial em 9 países de 4 continentes.

Origem do português

A língua portuguesa faz parte da família das línguas indo-europeias, que é um grande grupo de línguas faladas desde a Antiguidade em várias partes da Europa e da Ásia.

A língua portuguesa se origina a partir do latim, uma língua antiga falada pelos romanos (região onde hoje estão cidades da Itália). O latim deixou de existir, evoluindo para diferentes línguas, como italiano, francês, espanhol, romeno e o próprio português.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por volta dos séculos IV a XII, em partes da Península Ibérica (onde hoje se encontram Portugal e a Galícia, região da Espanha), o idioma falado gradualmente se transformou de latim para galego-português, que é a base do português atual. A partir do século XII, o português foi se consolidando como língua própria.

A partir do século XV, com as Grandes Navegações, a língua portuguesa se espalhou por países em outros continentes, como América, África e Ásia.

→ Videoaula sobre a origem da língua portuguesa

Características do português

A língua portuguesa tem algumas características típicas de sua estrutura.

  • Fonética: as vogais podem ser pronunciadas de forma aberta e fechada. Em alguns casos, essa mudança é apenas decorrente de sotaque, mas em outros casos essa mudança pode ter a ver com o significado da palavra. Por exemplo: “avó” e “avô”. Outra característica importante do português é a presença de sons nasais na língua portuguesa, como em “canto”, “mão”, “trovões”.
  • Ortografia: o alfabeto do português tem 26 letras (sendo 3 delas importadas de outro alfabeto: K, W e Y). Também são usados acentos gráficos para indicar pronúncias, sílabas tônicas e distinguir significados de algumas palavras. Exemplos: “avô” e “avó”, “por” (preposição) e “pôr” (verbo). Ainda, há a cedilha para indicar mudança na pronúncia da letra C. Exemplo: “começo”.
  • Morfologia: no português, algumas palavras podem flexionar, ou seja, há partes das palavras (morfemas) para indicar gênero (masculino ou feminino), número (singular ou plural), grau (aumentativo ou diminutivo), tempo (presente, pretérito, futuro), modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), pessoa (1ª, 2ª ou 3ª pessoa) etc. Também é comum o uso de prefixos ou sufixos para criar palavras ou explorar o sentido de palavras originais. Exemplo: “in-feliz-mente”.
  • Sintaxe: a estrutura básica da oração na língua portuguesa é: sujeito + verbo + complementos. Exemplo: “O menino leu um livro interessante.” Embora essa estrutura seja a mais natural, o português permite orações em estruturas diferentes quando se quer destacar ou especificar um elemento ou criar um efeito de sentido ou sonoro, geralmente em textos literários.

Importância do português

Luís Vaz de Camões, um dos maiores nomes da literatura escrita em língua portuguesa.
Luís Vaz de Camões é um dos maiores nomes da literatura escrita em língua portuguesa.

A língua portuguesa é uma das línguas mais faladas do mundo, com aproximadamente 260 milhões de falantes.

É a língua oficial em nove países, tendo produzido importantes obras culturais na literatura, com autores como Camões, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, José Saramago e Mia Couto.

Além disso, é o idioma de diversos gêneros musicais populares e tradicionais, internacionalmente conhecidos, como o fado, o samba e a bossa nova.

Leia também: 30 escritores brasileiros para você conhecer

Países que falam português

A chamada Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é composta por 9 países em 4 continentes diferentes: África, América, Ásia e Europa.

  • Europa: apenas Portugal tem o português como língua oficial. É também o país de origem da língua.
  • América: o Brasil é o único país falante de português. Destaca-se por ser o país lusófono mais populoso, com bastante destaque cultural. O Brasil passou a falar português pelo processo de colonização.
  • África: 6 países têm a língua portuguesa como idioma oficial: Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial. Assim como o Brasil, esses países também têm a língua portuguesa como idioma oficial por conta da história de colonização sofrida em seu território. Já a Guiné Equatorial adotou o português como língua oficial apenas em 2010, tendo também o espanhol e o francês como línguas oficiais. No entanto, o uso de português nesse país ainda é limitado.
  • Ásia: o Timor-Leste é o único país que tem o português como língua oficial, junto ao tétum, outro idioma forte no país. Além do Timor-Leste, o Macau (que não é um país, e sim uma região da China) também tem o português como língua oficial, ao lado do cantonês.
Mapa dos países que falam português. [imagem_principal]
Há nove países pelo mundo que falam o idioma português.

Dicas de português

Veja algumas dicas simples de português:

  • Palavras proparoxítonas sempre são acentuadas. Exemplos: “bado”, “vida”, “culo”.
  • Atenção aos acentos gráficos, pois eles indicam a sílaba com pronúncia mais forte da palavra. Exemplos: “ríspido”, “câncer”, “tri”.
  • Para uma boa concordância verbal, preste atenção ao sujeito da oração, pois o verbo concorda com ele em pessoa e número. Exemplo: “Eu, minha prima e seu irmão fomos ao parque na semana passada.” (O verbo está no plural, concordando com o sujeito, que também está plural: “Eu, minha prima e seu irmão”.)
  • Para uma boa concordância nominal, preste atenção ao substantivo, pois artigos, adjetivos, numerais e alguns pronomes concordam com ele em gênero e número. Exemplo: “Essas lindas flores são para mim?” (O substantivo “flores” é o elemento principal, então termos que o acompanham, como o pronome “essas” e o adjetivo “lindas”, devem concordar com “flores” tanto no gênero, que é feminino, quanto no número, que é plural.)
  • Não há hífen em expressões ligadas por meio de preposição, com exceção de termos consagrados. Exemplos: “fim de semana”, “café com leite”, “pôr do sol”.

Fontes

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.

O que é Português?
O que é Português?
Escritor do artigo
Escrito por: Guilherme Viana Bacharel e licenciado em Letras e em Educomunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha com produção de conteúdo didático nas áreas de língua portuguesa, literatura e redação.
Deseja fazer uma citação?
VIANA, Guilherme. "O que é português?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/o-que-e/portugues. Acesso em 10 de setembro de 2025.
Copiar

Artigos de O que é português?


Conectivos

Conectivos são palavras que ligam ideias e estabelecem relações de sentido entre orações e parágrafos. Eles garantem que haja coesão e clareza na comunicação escrita.

O que é adjetivo?

O adjetivo flexiona-se em gênero, número e grau, caracteriza ou particulariza o substantivo, com quem mantém relação direta, e pode ser simples, composto, primitivo ou derivado.

O que é adjunto adverbial?

Para entender o que é adjunto adverbial, deve-se compreender que esse é um termo acessório da oração que se une ao verbo para precisar ou intensificar seu sentido.

O que é advérbio?

O advérbio está entre as dez classes gramaticais da língua portuguesa. É uma palavra que não admite variação em sua forma e sua principal função é modificar o verbo.

O que é afixo?

Para entender o que é afixo, é preciso saber que esse elemento mórfico liga-se ao radical de uma palavra para alterar-lhe a categoria gramatical e dar-lhe uma nova significação.

O que é alomorfia?

O que é alomorfia? Esse fenômeno linguístico é mais uma peculiaridade da Morfologia.

O que é aposto?

O aposto, termo acessório da oração, tem a função de explicar, enumerar, recapitular, comparar, distribuir, apontar circunstância, especificar, comentar ou resumir.

O que é artigo?

O artigo possui reduzido valor semântico demonstrativo e atua como adjunto dos substantivos. Conceito e classificações.

O que é campo lexical?

Chamamos de campo lexical o conjunto de palavras que pertencem a uma mesma área de conhecimento, cuja estrutura pode ser alterada de acordo com o surgimento de novos lexemas.

O que é campo semântico?

O que é campo semântico? Ele é o conjunto dos variados sentidos que uma única palavra pode assumir.

O que é caricatura?

O que é caricatura? Trata-se de um desenho cujo objetivo é exagerar, atribuindo humor, comicidade e ironia ao objeto caricaturado.

O que é catacrese?

Muito comum no dia a dia, a catacrese é uma figura de linguagem que resulta da ausência de um termo específico para designar algo, tornando necessário o uso de uma adaptação.

O que é cavalgamento?

O que é cavalgamento? Esse recurso estilístico é usado em poemas para encerrar um verso de forma inesperada, realçando as palavras deslocadas no verso seguinte.

O que é Concordância Nominal?

O núcleo do sintagma nominal é o substantivo, por isso todos os seus determinantes devem estar em harmonia com ele, esse é o princípio da Concordância Nominal.

O que é crase?

Crase é o nome dado à fusão de vogais idênticas. A ocorrência desse fenômeno será indicada através do uso do acento grave ou acento indicador de crase.

O que é diérese?

O que é diérese? Trata-se da transformação de uma semivogal em uma vogal nos encontros vocálicos.

O que é dígrafo?

O que é dígrafo? É o que temos quando duas letras representam um único fonema. Eles podem ser de dois tipos: consonantais ou vocálicos.

O que é discurso direto, indireto e indireto livre?

Para entender o que é discurso direto, indireto e indireto livre, é preciso saber que são formas textuais usadas para reproduzir falas e pensamentos de interlocutores.

O que é divisão silábica?

A divisão silábica deve ser feita a partir da soletração dos vocábulos, sendo assinalada pelo hífen e obedecendo a algumas regras.

O que é elipse?

A elipse é uma figura de linguagem que consiste na omissão de algum termo que pode ser compreendido pelo contexto.

O que é enunciado?

O que é enunciado? Trata-se da unidade real da comunicação verbal, na qual se encontram as mais variadas formas de expressividade linguística.

O que é estrofe?

Você sabe o que é estrofe? Estrofe é o conjunto de dois ou mais versos que compõem os gêneros discursivos poéticos.

O que é fonema?

O que é fonema? Trata-se dos sons produzidos pelos falantes, os quais se articulam e formam as palavras. Eles representam as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

O que é fonética?

A fonética é o estudo dos sons da fala humana, entendendo como eles se articulam, quais são suas características físicas e como eles são percebidos pelo sistema auditivo.

O que é fonologia?

A fonologia é a ciência que estuda os sons dentro de determinada língua, classificando-os e organizando-os com base nos papéis que eles desempenham.

O que é forma rizotônica e forma arrizotônica?

A posição da sílaba tônica determina se os verbos possuem uma forma rizotônica ou arrizotônica.

O que é função metalinguística?

A função metalinguística é uma das seis funções da linguagem identificadas por Roman Jakobson. É a função que tem como foco o próprio código usado para transmitir a mensagem.

O que é hiato?

O hiato é um dos tipos de encontro vocálico. No hiato, as vogais que estão lado a lado pertencem a sílabas diferentes. Os outros encontros vocálicos são o ditongo e o tritongo.

O que é homonímia?

Chamamos de homonímia o fenômeno das palavras que apresentam a mesma estrutura fonológica, mas ainda assim apresentam significados completamente divergentes.

O que é injunção?

Com a leitura deste artigo, você vai estudar sobre o que é injunção, que significa o ato de instruir, de estabelecer regras, para que alguma ação aconteça.

O que é interjeição?

A interjeição é uma palavra invariável que expressa na modalidade escrita as reações emocionais dos falantes.

O que é Leitura Digital?

O que é Leitura Digital? Trata-se de uma modalidade de leitura que apresenta um aspecto mais coletivo do que individual.

O que é linguagem coloquial?

Na linguagem coloquial, as pessoas, muitas vezes, usam gírias, expressões idiomáticas, abreviações e gramática mais flexível, em contexto de informalidade e intimidade.

O que é locução adverbial?

Locução adverbial é a união de duas ou mais palavras que, juntas, desempenharão o mesmo papel de um advérbio na oração.

O que é locução?

Entender o que é locução, essa expressão formada a partir da união de duas ou mais palavras, passa pela compreensão de sua função nas orações.

O que é metafonia?

A metafonia é um fenômeno de mudança de timbre da vogal tônica e da vogal do radical de um verbo.

O que é metonímia?

A metonímia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra por outra, mantendo uma relação de proximidade com o referente da palavra substituída.

O que é morfema?

Os morfemas são as menores unidades significativas da estrutura das palavras e servem para marcar ou modificar seus sentidos e formar novas palavras.

O que é morfologia?

A morfologia é a área da linguística que estuda a estrutura, a formação, a flexão e a classificação das palavras de determinada língua.

O que é morfossintaxe?

Em uma análise, pode-se considerar apenas a palavra (morfologia) ou sua função (sintaxe). Quando ambas aparecem juntas, surge a morfossintaxe.

O que é numeral?

Numeral é uma classe gramatical relacionada com os números e as formas como eles contabilizam elementos na frase. Pode ser ordinal, cardinal, multiplicativo ou fracionário.

O que é objeto direto?

O objeto direto é sintaticamente classificado como complemento de um verbo transitivo direto. Pode ser preposicionado ou não.

O que é objeto indireto?

O objeto indireto é um termo da oração que complementa o sentido de um verbo transitivo indireto, ligando-se a ele por uma preposição ou por um pronome oblíquo.

O que é oração sem sujeito?

O que é oração sem sujeito? É aquela que apresenta verbos impessoais, os quais não se referem a uma pessoa do discurso.

O que é ortoepia?

A ortoepia é o ramo da Linguística que estuda os fonemas e sua correta pronúncia, assim como a entoação e o ritmo exato das palavras.

O que é ortografia?

A ortografia é o conjunto de regras que normatiza a escrita das palavras, promovendo a preservação do código, que é a nossa língua portuguesa.

O que é palíndromo?

O que é palíndromo? Essa figura de som é um recurso estilístico bastante utilizado por poetas e músicos.

O que é polissemia?

A polissemia é o que ocorre quando uma mesma palavra tem muitos sentidos diferentes. São casos em que o sentido muda de acordo com o contexto em que a palavra é usada.

O que é predicado?

O predicado é um termo essencial da oração. Ele pode ser verbal, nominal ou verbo-nominal. Para identificar o predicado, é necessário excluir o sujeito da oração.

O que é prefixo?

Para entender o que é prefixo, deve-se compreender que essa unidade mórfica pode unir-se ao radical para atribuir-lhe um novo significado.

O que é preposição?

A preposição pertence à classe de palavras invariáveis e pode ser classificada como essencial ou acidental. Atua como importante elemento para a coesão textual.

O que é pronome?

O pronome flexiona-se em gênero, número e pessoa; pode ser pronome substantivo (quando substitui o nome) ou adjetivo (quando acompanha o nome), classificando-se em seis tipos.

O que é redondilha?

Redondilhas são versos que possuem cinco ou sete sílabas poéticas.

O que é rima?

A rima é um recurso obtido pela semelhança do som entre palavras, usado na literatura para dar sonoridade e ritmo aos poemas. Também está presente em letras de músicas.

O que é semivogal?

A semivogal é a vogal que se apoia em outra, de tonicidade maior, para formarem uma única sílaba.

O que é sinérese?

A transformação de um hiato em um ditongo crescente é um fenômeno conhecido como sinérese.

O que é sinônimo?

O que é sinônimo? Trata-se de palavras de mesma classe gramatical que possuem significados idênticos ou muito parecidos.

O que é sintaxe?

A sintaxe é uma das áreas de estudo da língua. Ela se ocupa especificamente da estrutura das frases, entendendo a função de cada palavra dentro de uma sentença.

O que é soneto?

Entender o que é soneto exige saber as regras fixas desse tipo de poema quanto ao número de versos, combinação das rimas e organização das estrofes.

O que é substantivo uniforme?

Para entender o que é substantivo uniforme, deve-se saber que é um tipo de palavra que possui apenas um gênero para designar os seres.

O que é substantivo?

Todas as palavras que nomeiam seres reais ou imaginários, concretos ou abstratos são consideradas substantivo.

O que é sufixo?

O sufixo é um elemento utilizado na formação de palavras, que aparece depois do radical. Existem sufixos nominais e verbais, além do sufixo adverbial “-mente”.

O que é sujeito?

O sujeito da oração é aquele que realiza ou sofre a ação expressa pelo verbo. O sujeito pode ser simples, composto, oculto ou indeterminado. Há, ainda, orações sem sujeito.

O que é tese?

O que é tese? Tese é a parte mais importante de um texto argumentativo. Ela é o posicionamento crítico do autor.

O que é transitividade verbal?

Para descobrir o que é transitividade verbal, deve-se entender que se relaciona a uma transmissão do sentido de ação do verbo para seus complementos.

O que é um texto?

Texto é uma unidade de sentido produzida por um autor e interpretada por um leitor.

O que é variação linguística?

A variação linguística é uma expressão que está relacionada às formas diferentes de se falar uma língua.

O que é verbo?

Verbo é a classe de palavras responsável por exprimir ações, estados ou fenômenos. Flexiona-se de acordo com o número, a pessoa, o tempo, o modo e a voz.

O que é verso?

Você sabe o que é verso? O verso é cada uma das linhas de um poema. A classificação do verso depende do seu número de sílabas.

O que é vocativo?

O vocativo é um termo da oração usado para fazer um chamamento ou um apelo. É um termo independente, isto é, que não mantém relação sintática com outros termos da oração.

O que é voz passiva sintética?

Na voz passiva sintética, há o verbo, o pronome apassivador e o sujeito paciente. Nela, o sujeito é denominado assim porque “sofre” a ação verbal.

O que foi o Humanismo?

O Humanismo foi um movimento literário que marcou a passagem da Idade Média para o Renascimento.

O que são aspas?

O que são aspas? Você sabe quando usar esse sinal de pontuação? Este texto ensina como utilizar corretamente esse recurso da língua portuguesa.

O que são figuras de pensamento?

O que são figuras de pensamento? Trata-se de recursos de linguagem que utilizamos com o objetivo de alterar os sentidos das palavras e/ou expressões.

O que são figuras de sintaxe?

As figuras de sintaxe ou de construção são a elipse, a zeugma, o hipérbato, a silepse, o assíndeto, o polissíndeto, a anáfora, o anacoluto e o pleonasmo.

O que são figuras sonoras?

O que são figuras sonoras? Esse recurso estilístico consiste na exploração dos sons para produzir efeitos de sentido.

O que são modalizadores discursivos?

O que são modalizadores discursivos? Esses elementos são responsáveis por evidenciar nossa opinião tanto na fala quanto na escrita.

O que são modos verbais?

Os modos verbais são as características que determinam um tom para a ação verbal, ou seja, certeza (indicativo), dúvida/hipótese (subjuntivo) ou ordem/pedido (imperativo).

O que são palavras homófonas?

Neste artigo você vai aprender sobre o que são palavras homófonas, ou seja, aquelas que são pronunciadas com sons idênticos porém apresentam grafia e significado distintos.

O que são verbos dicendi?

Os verbos dicendi são utilizados para nos referirmos ao modo como o nosso interlocutor se expressa por meio de palavras ou pensamento em um diálogo.

O que são vozes verbais?

As vozes verbais podem ser identificadas a partir da análise do comportamento do sujeito na oração. Classificam-se em ativa, passiva e reflexiva.