O português é o idioma falado em nove países, incluindo o Brasil, tendo origem no latim, um idioma que não é mais falado hoje em dia. A língua portuguesa tem uma história rica e uma presença marcante em diferentes partes do mundo, devido à sua difusão na época das Grandes Navegações.
Leia também: Você sabe a diferença entre língua e linguagem?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o que é português
- 2 - Origem do português
- 3 - Características do português
- 4 - Importância do português
- 5 - Países que falam português
- 6 - Dicas de português
Resumo sobre o que é português
- O português vem do latim, língua já extinta, mas que também originou o italiano, o francês, o espanhol e o romeno.
- Evoluiu a partir do galego-português, na Península Ibérica.
- Tornou-se língua própria em Portugal no século XII, mas espalhou-se com as Grandes Navegações a partir do século XV.
- É falado por cerca de 260 milhões de pessoas no mundo, tendo grande valor literário e cultural.
- É língua oficial em 9 países de 4 continentes.
Origem do português
A língua portuguesa faz parte da família das línguas indo-europeias, que é um grande grupo de línguas faladas desde a Antiguidade em várias partes da Europa e da Ásia.
A língua portuguesa se origina a partir do latim, uma língua antiga falada pelos romanos (região onde hoje estão cidades da Itália). O latim deixou de existir, evoluindo para diferentes línguas, como italiano, francês, espanhol, romeno e o próprio português.
Por volta dos séculos IV a XII, em partes da Península Ibérica (onde hoje se encontram Portugal e a Galícia, região da Espanha), o idioma falado gradualmente se transformou de latim para galego-português, que é a base do português atual. A partir do século XII, o português foi se consolidando como língua própria.
A partir do século XV, com as Grandes Navegações, a língua portuguesa se espalhou por países em outros continentes, como América, África e Ásia.
→ Videoaula sobre a origem da língua portuguesa
Características do português
A língua portuguesa tem algumas características típicas de sua estrutura.
- Fonética: as vogais podem ser pronunciadas de forma aberta e fechada. Em alguns casos, essa mudança é apenas decorrente de sotaque, mas em outros casos essa mudança pode ter a ver com o significado da palavra. Por exemplo: “avó” e “avô”. Outra característica importante do português é a presença de sons nasais na língua portuguesa, como em “canto”, “mão”, “trovões”.
- Ortografia: o alfabeto do português tem 26 letras (sendo 3 delas importadas de outro alfabeto: K, W e Y). Também são usados acentos gráficos para indicar pronúncias, sílabas tônicas e distinguir significados de algumas palavras. Exemplos: “avô” e “avó”, “por” (preposição) e “pôr” (verbo). Ainda, há a cedilha para indicar mudança na pronúncia da letra C. Exemplo: “começo”.
- Morfologia: no português, algumas palavras podem flexionar, ou seja, há partes das palavras (morfemas) para indicar gênero (masculino ou feminino), número (singular ou plural), grau (aumentativo ou diminutivo), tempo (presente, pretérito, futuro), modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), pessoa (1ª, 2ª ou 3ª pessoa) etc. Também é comum o uso de prefixos ou sufixos para criar palavras ou explorar o sentido de palavras originais. Exemplo: “in-feliz-mente”.
- Sintaxe: a estrutura básica da oração na língua portuguesa é: sujeito + verbo + complementos. Exemplo: “O menino leu um livro interessante.” Embora essa estrutura seja a mais natural, o português permite orações em estruturas diferentes quando se quer destacar ou especificar um elemento ou criar um efeito de sentido ou sonoro, geralmente em textos literários.
Importância do português

A língua portuguesa é uma das línguas mais faladas do mundo, com aproximadamente 260 milhões de falantes.
É a língua oficial em nove países, tendo produzido importantes obras culturais na literatura, com autores como Camões, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, José Saramago e Mia Couto.
Além disso, é o idioma de diversos gêneros musicais populares e tradicionais, internacionalmente conhecidos, como o fado, o samba e a bossa nova.
Leia também: 30 escritores brasileiros para você conhecer
Países que falam português
A chamada Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é composta por 9 países em 4 continentes diferentes: África, América, Ásia e Europa.
- Europa: apenas Portugal tem o português como língua oficial. É também o país de origem da língua.
- América: o Brasil é o único país falante de português. Destaca-se por ser o país lusófono mais populoso, com bastante destaque cultural. O Brasil passou a falar português pelo processo de colonização.
- África: 6 países têm a língua portuguesa como idioma oficial: Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial. Assim como o Brasil, esses países também têm a língua portuguesa como idioma oficial por conta da história de colonização sofrida em seu território. Já a Guiné Equatorial adotou o português como língua oficial apenas em 2010, tendo também o espanhol e o francês como línguas oficiais. No entanto, o uso de português nesse país ainda é limitado.
- Ásia: o Timor-Leste é o único país que tem o português como língua oficial, junto ao tétum, outro idioma forte no país. Além do Timor-Leste, o Macau (que não é um país, e sim uma região da China) também tem o português como língua oficial, ao lado do cantonês.
![Mapa dos países que falam português. [imagem_principal]](https://s3.static.brasilescola.uol.com.br/be/2025/06/paises-falantes-portugues.jpg)
Dicas de português
Veja algumas dicas simples de português:
- Palavras proparoxítonas sempre são acentuadas. Exemplos: “sábado”, “dívida”, “século”.
- Atenção aos acentos gráficos, pois eles indicam a sílaba com pronúncia mais forte da palavra. Exemplos: “ríspido”, “câncer”, “tripé”.
- Para uma boa concordância verbal, preste atenção ao sujeito da oração, pois o verbo concorda com ele em pessoa e número. Exemplo: “Eu, minha prima e seu irmão fomos ao parque na semana passada.” (O verbo está no plural, concordando com o sujeito, que também está plural: “Eu, minha prima e seu irmão”.)
- Para uma boa concordância nominal, preste atenção ao substantivo, pois artigos, adjetivos, numerais e alguns pronomes concordam com ele em gênero e número. Exemplo: “Essas lindas flores são para mim?” (O substantivo “flores” é o elemento principal, então termos que o acompanham, como o pronome “essas” e o adjetivo “lindas”, devem concordar com “flores” tanto no gênero, que é feminino, quanto no número, que é plural.)
- Não há hífen em expressões ligadas por meio de preposição, com exceção de termos consagrados. Exemplos: “fim de semana”, “café com leite”, “pôr do sol”.
Fontes
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.
