Afinal, o que é Geografia? Geografia é a ciência que se dedica à compreensão das relações entre o ser humano e o meio natural, as quais resultam na formação e na transformação constante do espaço geográfico. O espaço geográfico é, por isso, tido como o principal objeto de estudo da Geografia. Com caráter prático e acadêmico, a Geografia é fundamental para que possamos conhecer o mundo em que vivemos, a sociedade em que estamos inseridos, as populações com as quais interagimos e a maneira como as ações humanas são capazes de modificar a natureza e o espaço construído, além do seu papel na gestão, no planejamento, na política e na economia.
Leia também: Afinal, o que é espaço geográfico?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Geografia
- 2 - O que a Geografia estuda?
- 3 - Tipos de Geografia
- 4 - Para que serve a Geografia?
- 5 - Importância da Geografia
- 6 - Curiosidades sobre Geografia
Resumo sobre Geografia
- Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico, construído a partir da relação entre os seres humanos e a natureza.
- O espaço geográfico é uma categoria de análise da Geografia ao lado de paisagem, de região, de território e de lugar.
- A Geografia pode ser dividida entre Geografia Regional e Geografia Geral. Esta, por sua vez, é classificada em duas grandes áreas, que são a Geografia Humana e a Geografia Física.
- O conhecimento geográfico tem caráter acadêmico e prático. Por isso, ele serve a propósitos diversos, incluindo a gestão territorial, a geopolítica e o manejo dos recursos naturais.
- A Geografia é importante para conhecermos o mundo em que vivemos e a sociedade em que estamos inseridos. É através dela que compreendemos como as ações humanas interferem nos ciclos da natureza e como elas transformam o espaço ao nosso redor.
O que a Geografia estuda?
Por definição, podemos dizer que a Geografia estuda o espaço geográfico. O espaço geográfico é o resultado da interação dos seres humanos com o meio natural. Essa interação resulta na metamorfose dos elementos que estão presentes na natureza, ao mesmo tempo em que condiciona a construção de novos objetos a partir das diferentes demandas que surgem no meio social. Por essa razão, o objeto de estudo da Geografia é dinâmico e está em transformação constante.
Uma das definições de espaço geográfico trazidas por Milton Santos indica que ele é um conjunto indissociável formado por um sistema de objetos, que consiste em tudo aquilo que está sobre o espaço físico, seja natural, seja artificial (origem antrópica), e um sistema de ações que se realizam através ou sobre aqueles objetos. Tais objetos representam a materialização de diferentes tempos e de diferentes sociedades, motivo pelo qual a Geografia e a História são tão próximas.
É importante mencionar que o espaço geográfico é classificado como uma das categorias da Geografia, que são os principais conceitos utilizados por essa área do conhecimento para o estudo e para a análise do espaço geográfico. Assim, além do espaço geográfico, existem outras quatro categorias da Geografia, e cada uma delas representa uma dimensão através da qual o espaço pode ser investigado:
- paisagem;
- região;
- território;
- lugar.
Dessa forma, podemos concluir que o estudo da Geografia é complexo e abrange diferentes aspectos do meio e da sociedade, assim como abrange os diferentes tipos de relações estabelecidas entre os elementos da natureza e os seres humanos e entre grupos sociais, o que se reflete nas dimensões política, econômica, regional populacional e urbana, entre outras.
Importante: O objeto de estudo da Geografia já foi amplamente debatido pelos principais autores que se dedicaram a escrever a respeito da fundamentação teórica dessa área do conhecimento. Ainda assim, considerando as inúmeras correntes da Geografia e a maneira como essa ciência se transformou ao longo dos anos, desde a sua institucionalização até o período atual, a determinação de um único objeto de estudo da Geografia representa um impasse para muitos geógrafos e entusiastas. A paisagem, as áreas, as superfícies naturais, os recursos da natureza e a forma como a sociedade se insere no meio são, todos eles, elementos estudados pela Geografia.
Tipos de Geografia
A Geografia é uma ciência complexa e, como tal, pode ser dividida de acordo com o seu enfoque. Nesse sentido, podemos falar em dois tipos de Geografia:
- Geografia Regional: área da Geografia que se dedica ao estudo de uma área delimitada do espaço geográfico, a qual recebe o nome de região. A individualização das regiões não segue um critério único, sendo ela feita de acordo com o propósito do estudo em questão. O importante, nesse caso, é compreender que as regiões são delimitadas seguindo aspectos em comum de uma área, sejam eles naturais, sociais, econômicos ou culturais.
- Geografia Geral: área da Geografia que se dedica ao estudo de aspectos e de fenômenos mais generalizados do espaço geográfico, sendo ela dividida em dois grandes ramos. São eles a Geografia Humana e a Geografia Física.
- Geografia Física: compreende os estudos das características físicas do espaço geográfico, o que inclui relevo, clima, vegetação, corpos hídricos e demais fenômenos que acontecem na atmosfera, na superfície, na subsuperfície e no interior do planeta Terra. As áreas da Geografia Física são as seguintes:
Geomorfologia |
Cartografia |
Hidrografia |
Climatologia |
Pedologia |
Biogeografia |
-
- Geografia Humana: compreende os estudos das relações entre os seres humanos e, ainda, a maneira como os fenômenos socioeconômicos, culturais e políticos se reproduzem através do espaço e promovem a sua dinamização e a sua transformação. As relações socioespaciais podem ser analisadas a partir de diferentes perspectivas, as quais representam as áreas da Geografia Humana. As principais delas são:
Geografia Agrária |
Geografia Regional |
Geografia Política |
Geografia Urbana |
Geografia Econômica |
Demografia |
Para que serve a Geografia?
A Geografia é uma ciência de caráter prático e também acadêmico. Ela serve para o aprofundamento dos conhecimentos acerca da estrutura do planeta Terra e de como o meio natural evoluiu com o passar do tempo, contemplando todos os fenômenos inerentes a esse processo. As sociedades humanas são igualmente parte das análises da Geografia, servindo para a identificação das organizações sociais ao redor do mundo e do reconhecimento de diferentes modos de vida, os quais se relacionam de maneira direta com o espaço geográfico em que estão inseridos.
Por essa razão, em primeiro lugar, a Geografia serve para o entendimento das relações entre os seres humanos e o meio natural, o que abarca a maneira como eles produzem e reproduzem o espaço geográfico e interferem nos ciclos e nos processos naturais. Através do reconhecimento da interação entre os seres humanos com o espaço e da identificação dos processos que condicionam a sua transformação mútua, a Geografia atende a uma série de propósitos.
Tais propósitos vão desde o estudo acadêmico e a evolução do conhecimento acerca do mundo ao nosso redor até aplicações práticas que compreendem questões econômicas, políticas, culturais, demográficas e sociais, servindo à gestão de populações, ao planejamento territorial, à política internacional, à geopolítica, ao manejo dos recursos naturais, ao cuidado com a economia, à proteção ambiental, à preservação da diversidade cultural e a diversos outros propósitos com viés socioespacial.
Importância da Geografia
Somos parte integrante e ativa do espaço geográfico, sendo, consequentemente, responsáveis pelo seu dinamismo através de ações diretas e indiretas. Ao mesmo tempo, o espaço geográfico, junto de suas formas, de suas estruturas e de seus processos, suscita ações sobre nós enquanto indivíduos e enquanto membros de uma população e de uma sociedade, e conhecê-lo se torna imprescindível. Lembremos que o espaço geográfico é dinâmico e está em constante transformação. A Geografia, nesse sentido, tem importância pois permite a identificação dessa relação entre os indivíduos e o meio, reconhecendo todos os seus elementos e processos.
É através dessa área do conhecimento que conseguimos discernir a forma como nossas ações interferem nos ciclos naturais e nos processos socioeconômicos e culturais. Diante disso, os conceitos e os estudos desenvolvidos nas mais diversas áreas da Geografia são importantes para a condução da vida política, do planejamento territorial e da elaboração de estratégias econômicas, ambientais e climáticas que visam manter a harmonia do espaço geográfico nas suas mais diferentes escalas de abrangência.
Acesse também: Você sabe o que é História?
Curiosidades sobre Geografia

- O geógrafo brasileiro Milton Santos recebeu, em 1994, o Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud, que é considerado o Nobel da Geografia.
- Maria Adélia Aparecida de Souza (1940-) e Bertha Becker (1930-2013) são duas das mais importantes geógrafas do Brasil.
- Alexander von Humboldt (1769 – 1859) é considerado um dos pais da Geografia moderna.
- O geógrafo francês Pierre Monbeig (1908 – 1987) viveu por quase uma década no Brasil no início do século XX, e sua obra foi de extrema importância para o desenvolvimento da Geografia moderna no país.
- Eratóstenes de Cirene (276 a.C. - 194 a.C.) foi um matemático grego responsável por calcular o raio do planeta Terra com precisão pela primeira vez, baseando-se apenas em suas observações dos astros e das sombras projetadas pela incidência da luz do Sol.
- Uma das análises geográficas mais antigas de que se tem registro foi produzida por Estrabão. Descrito como geógrafo, historiador e filósofo grego, ele viveu entre 63 a.C. e 24 d.C. e escreveu um conjunto de 17 volumes denominado “Geografia” em que dava uma descrição detalhada a respeito da região mediterrânea da Europa e também de parte da Ásia.
- A forma dos atuais continentes foi a evidência observada por Alfred Wegener para propor a Teoria da Deriva Continental em 1912, segundo a qual todas as terras emersas do planeta Terra formavam uma única massa no passado geológico. Sua tese, embora correta, somente foi comprovada na década de 1960.
Crédito de imagem
[1] Archives de la Ville de Saint-Dié-des-Vosges / Wikimedia Commons (reprodução)
Fontes
CORRÊA, Roberto Lobato. (Orgs). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
MORAES, Antônio Carlos Robert. Geografia: Pequena História Crítica. Curitiba: Annablume, 2005. 20ª ed.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006, 4ª edição. Coleção Milton Santos 1.
