Matriz energética é o conjunto de fontes de energia disponíveis e usadas. A matriz energética mundial hoje ainda mostra dependência de fontes não renováveis, como o petróleo.
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
Afinal, o que é matriz energética? A matriz energética é o conjunto de fontes de energia, renováveis e não renováveis, que se encontram disponíveis e que são utilizadas em uma dada localidade para a geração de diferentes formas de energia. Cada país, estado ou região dispõe de uma matriz energética distinta, já que ela depende da disponibilidade de recursos naturais energéticos e da demanda local.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O Brasil, por exemplo, tem uma matriz bastante equilibrada no que diz respeito ao uso de fontes renováveis e não renováveis. Mesmo assim, o petróleo representa 34% das fontes utilizadas. No mundo, os combustíveis fósseis respondem por uma parcela ainda maior da matriz energética, que é de 85,7%. Isso acontece a despeito dos esforços que estão sendo feitos para a redução da dependência desse tipo de fonte que é altamente poluente e que contribui para a intensificação de problemas ambientais como o aquecimento global.
Matriz energética é o conjunto de fontes de energia, renováveis e não renováveis, disponíveis para uso e que são utilizadas em uma dada localidade.
O Brasil tem uma matriz energética equilibrada, formada por 50% de fontes renováveis e 50% de fontes não renováveis. Ainda assim, o petróleo representa 34% dela.
Das fontes renováveis de energia, a biomassa da cana-de-açúcar é predominante e representa 16,7% da matriz energética brasileira. Na sequência, está a energia hidráulica, com 11,2%.
A matriz energética brasileira tem se transformado de forma significativa, o que é fruto dos esforços para diminuir a dependência de combustíveis fósseis.
Em um contexto mais amplo, a matriz energética pode ser dividida entre matriz energética renovável e matriz energética não renovável de acordo com o tipo de fonte disponível.
É importante não confundir os conceitos de matriz energética e de fonte energética. A matriz é diferente para cada território, e sua composição depende da disponibilidade de fontes.
No mundo, os combustíveis fósseis ainda respondem por 85,7% da matriz energética, situação que se torna preocupante diante do quadro de intensificação do aquecimento global.
Conceito de matriz energética
Matriz energética é o conjunto de fontes de energia, renováveis e não renováveis, que estão disponíveis e que são utilizados em uma dada localidade para a geração de energia. Ela engloba não somente a eletricidade, como também a energia que é gerada para a movimentação de veículos e para o aquecimento e para a geração de calor. Portanto, a matriz energética de um país compreende todos os diferentes recursos naturais energéticos de que o território dispõe para suprir toda a sua demanda interna por energia, sendo ela elétrica ou não.
Importante: Não confunda matriz energética com matriz elétrica. A matriz elétrica reúne exclusivamente as fontes de energia que são utilizadas para a geração de eletricidade. Assim sendo, podemos dizer que a matriz elétrica faz parte da matriz energética, mas o contrário não se aplica.
Matriz energética do Brasil
A matriz energética do Brasil é uma matriz equilibrada e pode ser descrita como uma das mais renováveis do mundo. Isso porque um relatório recente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) mostrou que as fontes renováveis de geração de energia representam 50% da matriz brasileira, enquanto as fontes não renováveis respondem pelos outros 50%.
Houve uma melhora recente na distribuição das fontes energéticas brasileiras, já que se observava a preponderância dos recursos não renováveis até poucos anos atrás. No entanto, quando analisamos individualmente cada uma das fontes listadas, percebemos o predomínio do petróleo e de seus derivados sobre as demais fontes, que continuam disputando espaço na geração.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O petróleo ainda domina a matriz energética brasileira e representa um terço das fontes disponíveis no país.
O petróleo representa uma fatia de 34% da matriz energética brasileira, mais do que qualquer outra fonte disponível no território nacional. Embora ainda seja um valor elevado, especialmente diante das tentativas da redução da dependência das fontes não renováveis, o petróleo já representou 48% da matriz energética do Brasil, o que aconteceu na década de 1980. No começo dos anos 2000, ele ainda correspondia a 45,5% das fontes disponíveis no país. O que mudou de lá para cá foi a disponibilidade e a diversificação das fontes renováveis.
Das fontes renováveis de energia, a biomassa da cana-de-açúcar é predominante e representa 16,7% da matriz energética brasileira. Logo na sequência, está a energia hidráulica, gerada a partir das usinas hidrelétricas, que tem uma fatia de 11,6%. Entre a década de 1970 e o início dos anos 2000, entretanto, as hidrelétricas geravam a maior parte da energia proveniente das fontes renováveis no território brasileiro. Esse foi um período de ampliação da rede de infraestrutura nacional, e grandes projetos como o da Usina de Itaipu, hoje a maior do país, foram executados.
A biomassa da cana-de-açúcar, composta por itens como o bagaço, é a segunda maior fonte de energia do Brasil.
Além do fato de as hidrelétricas terem se multiplicado na segunda metade do século XX, é importante lembrarmos que o Brasil detém 12% das águas superficiais disponíveis no mundo, apresentando, por isso, um enorme potencial energético. Mesmo assim, ele não é utilizado de maneira integral pelo fato de grandes rios, como o Rio Amazonas, correrem sobre terrenos aplainados, que não garantem nenhum tipo de força para a água. Por isso, o potencial hidrelétrico brasileiro é subaproveitado.
Considerando todas as fontes disponíveis no Brasil, apresentamos, abaixo, uma tabela completa que exibe toda a matriz energética do país.
Matriz energética brasileira
Fonte
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Participação
Tipo
Petróleo e derivados
34%
Não renovável
Biomassa da cana-de-açúcar
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
16,7%
Renovável
Hidráulica
11,6%
Renovável
Gás natural
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
9,6%
Não renovável
Lenha e carvão vegetal
8,5%
Renovável
Licor preto e outras renováveis
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
8,1%
Renovável
Carvão mineral
4,5%
Não renovável
Eólica
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
2,9%
Renovável
Solar
2,2%
Renovável
Urânio
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
1,3%
Não renovável
Outras não renováveis
0,6%
Não renovável
Fonte: Balanço Energético Nacional – EPE, 2025.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
De acordo com as fontes de geração de energia, a matriz energética pode ser de dois tipos:
Matriz energética renovável: é formada pelas fontes de energia que são renováveis. As reservas desse tipo de fonte estão disponíveis indefinidamente, o que significa que elas não se esgotam. Esse é o resultado de ciclos naturais mais curtos e que estão em constante renovação, como é o caso do ciclo hidrológico (da água). Além dessa, são fontes que compõem a matriz renovável: eólica, solar, marés, geotérmica, biomassa e produtos de origem vegetal.
Matriz energética não renovável: é formada pelas fontes não renováveis de energia, que apresentam reservas esgotáveis na natureza. O tempo que cada uma dessas reservas leva para se renovar é contado na escala de milhões de anos, o que as torna fontes limitadas de energia. O petróleo, o gás natural, o carvão mineral e elementos radioativos como o urânio são exemplos de fontes pertencentes à matriz energética não renovável.
Diferenças entre matriz energética e fontes de energia
Matriz energética e fontes de energia são conceitos correlacionados, mas que não podem ser usados como sinônimos. São fontes de energia os recursos naturais utilizados para a geração de energia, o que compreende eletricidade, calor e movimento. As fontes são divididas em renováveis e em não renováveis de acordo com a sua disponibilidade e com a sua capacidade de renovação na natureza e estão distribuídas pelo mundo de forma desigual, o que resulta em diferentes matrizes energéticas.
Então, as fontes de energia disponíveis e utilizadas em uma localidade (país, estado, região, cidade) formam a sua matriz energética. As matrizes são particulares e caracterizam o território em questão. A matriz energética do Brasil é formada por fontes de energia mais abundantes no país, e ela é diferente da matriz energética da China, por exemplo, que apresenta uma disponibilidade de recursos distinta e, portanto, fontes diferentes de geração de energia.
Qual a maior matriz energética do mundo?
A matriz energética não renovável é a maior do mundo atualmente. Informações da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) mostram que os recursos esgotáveis na natureza representam 85,7% das fontes energéticas em uso. A principal delas, assim como no Brasil, é o petróleo, que representa uma parcela de 30,2% da matriz energética mundial. Na sequência, estão o carvão mineral e o gás natural, que correspondem, respectivamente, a 27,6% e a 23,1% das fontes de energia disponíveis para a geração hoje.
Em contrapartida, a matriz energética renovável corresponde a menos de 15% das fontes geradoras. Dentro dessa minoria, destacam-se a biomassa (8,8%) e a hidráulica (2,5%). Observe, abaixo, o gráfico da matriz energética do mundo, segundo a Agência Internacional de Energia (cuja sigla em inglês é IEA):
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Fonte: Agência Internacional de Energia (cuja sigla em inglês é IEA) - Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Diante da atual crise climática, o cenário mostrado acima gera preocupação tanto com relação à disponibilidade futura de recursos naturais quanto no que diz respeito à poluição atmosférica e ao agravamento do aquecimento global. Na verdade, o estágio em que nos encontramos hoje em dia tem sido chamado de ebulição global em decorrência do aumento consistente da temperatura média da Terra e dos seus impactos negativos observados em todo o planeta. Muitos esforços estão sendo realizados a fim de alterar a matriz energética mundial e de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, o que tem sido chamado de transição energética.
Fontes
EPE. ABCDEnergia: Matriz energética e elétrica. Empresa de Pesquisa Energética (EPE), [s.d.]. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica.
EPE. Balanço Energético Nacional 2025. Empresa de Pesquisa Energética (EPE), 2025. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/balanco-energetico-nacional-2025.
IEA. Energy Statistics Data Browser. International Energy Agency (IEA), [2025]. Disponível em: https://www.iea.org/data-and-statistics/data-tools/energy-statistics-data-browser?country=WORLD&fuel=Energy%20supply&indicator=TESbySource.
Atualmente, a matriz energética mundial ainda mostra dependência de fontes não renováveis.
Crédito da Imagem: Brasil Escola
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma.
"O que é matriz energética?"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-matriz-energetica.htm. Acesso em 03 de
fevereiro
de 2026.