Renata Martins Gornattes
Graduação em Letras Espanhol pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL/UFG). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Professora de Espanhol da Seduc-MT, atuando no ensino fundamental, médio e em cursinho pré-vestibular.
Veja as publicações de Renata Martins Gornattes
30 expressões idiomáticas em espanhol
Expressões idiomáticas ou modismos, em espanhol, são frases metafóricas usadas para falar sobre sentimentos, opiniões, crenças e estados de ânimo.
Artículo neutro LO (Artigo neutro LO)
O artículo neutro LO (artigo neutro LO em espanhol) é usado para substantivar adjetivos, advérbios e particípios, além de fazer parte de algumas expressões.
PUBLICIDADE
La acentuación (Acentuação em espanhol)
La acentuación (acentuação em espanhol) é dividida em dois tipos: acentuação prosódica e acentuação gráfica.
La apócope (apócope em espanhol)
Apócope é a retirada de um ou mais sons do final de uma palavra em espanhol.
Las comidas
Las comidas (as comidas em espanhol) são parte essencial da aprendizagem de vocabulário em língua espanhola.
Las frutas (Frutas em espanhol)
Las frutas (frutas em espanhol) são alimentos adocicados que fazem parte da nossa alimentação diária.
Los adjetivos (os adjetivos em espanhol)
Os adjetivos em espanhol têm a função de atribuir qualidade, estado e procedência aos substantivos. Existem três tipos: calificativos, relacionales e de sentido adverbial.
Signos de puntuación
Os sinais de pontuação em espanhol indicam pausas, entonação e organizam o discurso, além de sinalizarem alterações em enunciados.
Adjetivos pátrios em espanhol (Adjetivos gentilicios)
Adjetivos pátrios em espanhol (adjetivos gentilicios) são os adjetivos usados para fazer referência ao lugar de origem.
Animais em espanhol (Los animales)
Estes são os nomes de alguns animais em espanhol: perro (cachorro), gato (gato), delfin (golfinho), vaca (vaca), cerdo (porco), ballena (baleia) e águila (águia).
Antônimos em espanhol
Los antónimos (antônimos em espanhol) são palavras com significados opostos. Essa oposição pode ocorrer entre substantivos, adjetivos, verbos e advérbios.
Artigos definidos e indefinidos em espanhol (Los artículos)
Os artigos definidos e indefinidos em espanhol determinam o gênero e o número dos referentes na oração. Já o artigo neutro substantiva ou intensifica o valor dos referentes.
Castelhano
Castelhano é uma forma de se referir ao espanhol, segunda língua mais falada do mundo. O uso de “castelhano” em vez de “espanhol” tem raízes históricas, culturais e políticas.
Como aprender espanhol?
Algumas dicas de como aprender espanhol são: praticar com pessoas reais, investir em um bom dicionário e não se basear na semelhança entre português e espanhol.
Como usar “hacia” e “hasta” em espanhol?
As palavras “hacia” e “hasta” têm um significado muito próximo em espanhol, mas usos diferentes na língua portuguesa.
Concordância verbal em espanhol
A concordância verbal em espanhol é feita pela adequação número-pessoal do verbo com o sujeito, isto é, em geral, o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa.
Condicional compuesto (Futuro do pretérito composto)
Condicional compuesto é usado para expressar situações futuras, porém concluídas, anteriores a outras situações futuras no passado.
Condicional simple (Futuro do pretérito)
Condicional simple é usado para designar uma situação futura e hipotética relacionada a uma situação do passado.
Conjunciones coordinantes
Conjunciones coordinantes são aquelas que unem elementos independentes nos enunciados, estabelecendo os seguintes efeitos de sentido: oposição de ideias, adição ou alternância.
Conjunciones subordinantes
As conjunciones subordinantes (conjunções subordinadas em espanhol) são usadas para indicar as relações existentes entre a oração principal e a subordinada.
Culturas da língua espanhola no Enem
As culturas da língua espanhola no Enem são a contemplação das diversas manifestações culturais dos povos hispanofalantes na prova do Enem.
Dicas de interpretação de texto em Espanhol para o Enem
Dicas de interpretação de texto em Espanhol para o Enem englobam conhecimentos linguísticos, de gêneros textuais, estratégias de leitura e culturais.
Discursos direto e indireto em espanhol (Estilo directo e indirecto)
Os discursos direto e indireto em espanhol são tipos de reprodução da fala de alguém. O primeiro é literal; o segundo, modificado por referências pessoais, locais e temporais.
Divisão silábica em espanhol
A divisão silábica faz parte dos conhecimentos de ortografia da língua espanhola.
Dónde, adónde, a donde y adonde
As palavras dónde, adónde, a donde e adonde têm funções de localização, mas são usadas de diferentes formas em espanhol.
Espanhol
O espanhol é a língua oficial de 21 países. É a segunda língua mais falada do mundo por número de nativos e a quarta mais falada e estudada do mundo.
Esportes em espanhol
Deportes é a forma como nos referimos aos esportes em espanhol. Alguns nomes de esportes em espanhol são: ajedrez, baloncesto, equitación, gimnasia, fútbol, billar e boxeo.
Estaciones del año
As estações do ano marcam as divisões do ano determinadas por certos padrões climáticos. Em espanhol, são chamadas de primavera, otoño, verano e invierno.
Falsos cognatos em espanhol (falsos amigos)
Os falsos cognatos são palavras com escrita semelhante ou igual em português e espanhol, mas com significados diferentes.
Feriados em espanhol
Os feriados ou festivos em espanhol são datas que podem ser comemoradas em todos os países que falam o idioma ou apenas em contextos culturais específicos.
Futuro perfecto de indicativo
Futuro perfecto de indicativo expressa uma ação, acontecimento, processo ou estado futuro e anterior a outra ação também futura.
Futuro simple o imperfecto de indicativo
Futuro simple o imperfecto de indicativo é o tempo verbal usado para expressar ações vindouras, em um tempo posterior ao momento da enunciação.
Gerúndio em espanhol (El gerundio)
El gerundio (gerúndio em espanhol) é uma das formas impessoais dos verbos, usada para indicar uma ação em andamento. Há regras específicas sobre o uso do gerúndio em espanhol.
Gírias em espanhol
Gírias (jergas, em espanhol) são palavras informais que caracterizam um grupo sociocultural.
Gramática da língua espanhola
A gramática da língua espanhola é composta por diversos elementos e estuda a estrutura das palavras, a maneira como elas se entrelaçam e os significados que geram.
Heterogenéricos e heterotônicos em espanhol
Heterogenéricos e heterotônicos em espanhol são palavras com grafia igual ou semelhante em português e em espanhol, possuindo cada uma a sua especificidade.
Homônimos em espanhol (los homónimos)
Homônimos em espanhol (los homónimos) são palavras com pronúncia idêntica, mas com significados diferentes. Subdividem-se em homógrafos e homófonos.
Horas em espanhol (¿Qué hora es?)
Dizer as horas em espanhol faz parte do conhecimento vocabular e dos atos de fala em língua espanhola.
Infinitivo em espanhol
El infinitivo é a forma impessoal invariável dos verbos em espanhol. Corresponde ao verbo na sua forma não conjugada, que pode apresentar-se como simples ou composta.
Interjeições em espanhol
As interjecciones (interjeições em espanhol) são palavras ou locuções que expressam pensamentos, sentimentos ou são usadas para chamar a atenção do destinatário do enunciado.
Los numerales
Los numerales (os numerais em espanhol) são subdivididos em ordinais, cardinais, fracionários e multiplicativos.
Los pronombres
Los pronombres (os pronomes em espanhol) têm a função de substituir ou representar um nome, um adjetivo ou uma oração.
Los sustantivos
“Sustantivos” são palavras que designam entidades materiais ou imateriais de qualquer natureza, como pessoas, coisas reais ou imaginárias, lugares e acontecimentos.
Los verbos
“Los verbos” (os verbos em espanhol) expressam ações, estados, sentimentos, sensações, fenômenos, processos ou mudanças dos seres e dos acontecimentos.
Marcadores temporales
Marcadores temporais (marcadores temporales) são palavras de diferentes classes gramaticais usadas para indicar tempo em espanhol.
Meios de transporte em espanhol
Os nomes dos medios de transporte (meios de transporte, em espanhol) fazem parte do vocabulário básico de língua espanhola. Alguns podem mudar de nome, a depender do país.
Membros da família em espanhol
Para saber comunicar-se bem em espanhol, conhecer os nomes dos membros da família é passo básico.
Os porquês em espanhol
Em espanhol, existem quatro porquês, o “por qué”, o “por que”, o “porqué” e o “porque”, cada um com um uso distinto.
Países e nacionalidades em espanhol
Países e nacionalidades em espanhol são parte importante do vocabulário da língua espanhola. A seguir, confira a lista completa.
Palavras mais usadas em espanhol
As palavras mais usadas em espanhol fazem parte do vocabulário dos falantes espalhados nos diferentes países que têm a língua espanhola como idioma oficial.
Partes de la casa
Os substantivos que designam as partes da casa em espanhol podem variar de acordo com o país hispanofalante.
Particípio em espanhol (El participio)
El participio é uma das formas impessoais dos verbos. O particípio em espanhol apresenta flexão de gênero e número e pode aparecer nas formas regular e irregular.
Perífrasis verbales
As perífrasis verbales são expressões formadas por dois ou mais verbos que funcionam como uma unidade.
Pluscuamperfecto de indicativo
O “pretérito pluscuamperfecto de indicativo” é usado para falar sobre ações passadas anteriores a outras ações também passadas.
Pluscuamperfecto de subjuntivo
O pretérito pluscuamperfecto de subjuntivo é usado para falar sobre ações irreais no passado, anteriores a outras ações também passadas.
Preposições em espanhol (Preposiciones)
As preposições em espanhol são palavras invariáveis cuja função é introduzir complementos denominados termos, que podem ser substantivos, adjetivos, advérbios etc.
Presente do indicativo em espanhol
Presente do indicativo é utilizado para expressar ações habituais, atuais, verdades ou valores universais, fatos históricos e ações com valor de futuro e realização incerta.
Presente do subjuntivo em espanhol
Presente do subjuntivo em espanhol é usado para expressar ações futuras, probabilidade, desejos, sentimentos, ordem, entre outras funções.
Pretérito imperfecto de indicativo
O “pretérito imperfecto de indicativo” expressa ações habituais e repetidas no passado, ações em sequência e cortesia.
Pretérito imperfecto de subjuntivo
O “pretérito imperfecto de subjuntivo” expressa ações hipotéticas ou incertas no passado, presente ou futuro em relação ao momento em que se fala.
Pretérito indefinido em espanhol (pretérito perfecto simple)
O pretérito indefinido ou pretérito perfecto simple é um tempo verbal do modo indicativo que expressa ações realizadas e concluídas no passado.
Pretérito perfeito composto do indicativo em espanhol
Pretérito perfeito composto do indicativo expressa um passado recente, em uma unidade temporal da qual o falante ainda faz parte.
Pretérito perfeito composto do subjuntivo em espanhol
“Pretérito perfecto compuesto de subjuntivo” é um tempo verbal utilizado em ações terminadas no passado ou no futuro, mas que são de realização hipotética.
Pronomes complemento em espanhol
Os pronomes complemento são os pronomes átonos usados na função de complemento direto e indireto em espanhol.
Pronomes pessoais em espanhol (Pronombres personales)
Os pronomes pessoais em espanhol (Pronombres personales) são pronomes que cumprem, entre outras funções, papel de sujeito e de objeto nas orações.
Pronomes pessoais tônicos em espanhol (Pronombres personales tónicos)
Os pronomes pessoais tônicos em espanhol funcionam como sujeito, objeto direto ou indireto e, em alguns casos, são regidos por preposições.
Pronomes relativos em espanhol (Pronombres relativos)
Os pronomes relativos em espanhol (Pronombres relativos) são pronomes usados para substituir um termo que já foi mencionado e que não se quer repetir.
Questões comentadas de Espanhol no Enem
As questões de Espanhol no Enem mobilizam diferentes habilidades de leitura, evidenciadas nos comandos das questões.
Saudações e despedidas em espanhol (saludos y despedidas)
As saudações e despedidas em espanhol podem ser feitas de maneira formal e informal. São exemplos de saludos y despedidas: ¡Hola!, ¡Cuánto tiempo!, Adiós e Hasta la vista.
Signos do zodíaco em espanhol (Los signos zodiacales)
Os 12 signos do zodíaco em espanhol são: Aries, Tauro, Géminis, Cáncer, Leo, Virgo, Libra, Escorpio, Sagitario, Capricornio, Acuario e Piscis.
Sinônimos em espanhol (sinónimos)
Sinônimos em espanhol (sinónimos) são palavras cujos significados são semelhantes. Exemplos disso são as palavras empezar e comenzar, que significam “começar”.
Subjuntivo em espanhol
O subjuntivo em espanhol é o modo das ações possíveis, desejos e dúvidas. Existem seis tempos verbais no modo subjuntivo dos verbos da língua espanhola.
Superlativo em espanhol
O grau superlativo em espanhol é usado para indicar que o adjetivo, isto é, a característica atribuída ao substantivo é intensa. Pode ser classificado em absoluto ou relativo.
Temas de Espanhol mais cobrados no Enem
O Espanhol é a língua estrangeira mais escolhida no Enem. Há certos temas que sempre aparecem na prova sobre essa língua no Exame Nacional do Ensino Médio.
Tempos verbais em espanhol (Los tiempos verbales)
Existem 16 tempos verbais em espanhol: 10 no modo indicativo e seis no modo subjuntivo, cada um com sentidos e conjugações próprios. No modo imperativo, não há flexão de tempo.
Uso del verbo estar en español
O verbo estar em espanhol é usado para falar sobre localização, estado das coisas, de ânimo e saúde, estado civil e ocupação temporal.
Usos de “muy” e “mucho” em espanhol
Você sabe quais são os usos de “muy” e “mucho”? As duas palavras têm o mesmo significado em língua portuguesa, mas seu uso em espanhol é bem diferente.
Verbo ser em espanhol
O verbo ser em espanhol é usado para expressar qualidades e características, para falar sobre nacionalidade, profissão e posse, e para fazer descrições e juízos de valor.
Verbos haber e tener
Os verbos haber e tener são distintos em espanhol. Enquanto haber é usado como auxiliar e com o sentido de existir, tener é usado em perífrases verbais e com o sentido de posse.
Verbos mais usados em espanhol
Os verbos mais usados em espanhol são comumente encontrados na comunicação dos falantes desse idioma. Verbos como ser, estar, tener, hablar, decir e ver são alguns exemplos.
Verbos regulares em espanhol
Verbos regulares em espanhol são os verbos que não sofrem modificação da raiz e que seguem um padrão único de conjugação.
Verduras e legumes em espanhol (las verduras y legumbres)
Conhecer o nome de algumas verduras e legumes em espanhol neste texto, além de ampliar o seu vocabulário, ajuda você a descobrir a diferença entre esses alimentos.
Vozes verbais em espanhol (Las voces del verbo)
As vozes verbais em espanhol têm a função de indicar se o sujeito pratica a ação (activa) ou se sofre a ação (pasiva). A mais recorrente na língua espanhola é a voz ativa.