O que é a área do triângulo?

O que é a área do triângulo? Essa é uma medida relacionada à quantidade de espaço que esse polígono ocupa no plano onde está definido.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O triângulo é um polígono formado por três lados. Isso quer dizer que é uma figura geométrica plana formada por três segmentos de reta que se encontram em suas extremidades, formando também três vértices e três ângulos internos. A área de um triângulo é a quantidade de plano que esse polígono ocupa no espaço onde é definido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa forma, a área é um número que está relacionado à quantidade do plano ocupada pela figura geométrica. Quando maior a área da figura, maior o espaço que ela ocupa e vice-versa.

Tópicos deste artigo

Fundamentos para o cálculo da área

O primeiro passo para determinar a área de uma figura geométrica qualquer é estabelecer uma unidade de medida de comprimento, que será usada para definir a unidade de medida de área.

Após isso, construa um quadrado que possua a medida do lado igual a 1 unidade da unidade de medida estabelecida. Por exemplo, determinando a unidade de medida como centímetro, esse quadrado deverá ter 1 centímetro de lado.

Esse quadrado será a unidade de medida base para a área de qualquer figura geométrica. Essa unidade de medida de área passa a ser chamada centímetro quadrado (cm2). Portanto, medir a área de uma figura em centímetros quadrados é o mesmo que determinar a quantidade de quadrados de lado igual a 1 cm que “cabem” no interior dessa figura, sem que haja espaços entre os quadrados ou que eles fiquem sobrepostos.

Na prática, não é necessário pensar nisso toda vez que for necessário calcular a área de alguma figura. Em algumas delas – especialmente em triângulos – sequer é possível preencher com quadrados sem que alguma parte do quadrado fique de fora da figura, ou de forma que toda a figura seja ocupada por quadrados de lado 1 un, como mostra a figura a seguir.

Nos dois casos mostrados acima, utilizando a técnica mencionada, não se pode afirmar que a área do triângulo verde é 9 e também não se pode afirmar que é 16. Para eliminar esse problema, existe uma fórmula para calcular a área do triângulo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Área do triângulo

A fórmula que pode ser usada para calcular a área do triângulo é a seguinte:

A = bh
       2

Nessa fórmula, b é a medida da base do triângulo e h é a medida de sua altura. Essa fórmula é obtida por meio de três passos:

O primeiro é determinar a área do retângulo. Note que contar a quantidade de quadrados usados para preencher um retângulo é o mesmo que multiplicar seu comprimento por sua largura, ou em outras palavras, sua base por sua altura.

O segundo é usar a área do retângulo e a decomposição de figuras geométricas para determinar a área do paralelogramo, que também é o produto de sua base por sua altura.

O terceiro é apenas perceber que todo triângulo é igual à metade de um paralelogramo, cortado por uma de suas diagonais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos:

1- Determine a área de um triângulo cuja base mede 10 cm e a altura também mede 10 cm.

Solução:

A = bh
       2

A = 10·10
       2

A = 100
       2

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A = 50 cm2

2- Qual a área de um triângulo que possui dois lados medindo 5 m e um lado medindo 6 m?

Solução:

Esse triângulo é isósceles. Considerando que sua base é o lado que mede 6 metros, construiremos a altura relativa a essa base. Exatamente porque o triângulo é isósceles, podemos garantir que essa altura também é a mediana da base dividindo-a em dois segmentos que medem 3 metros.

Assim, essa construção forma o triângulo ABD. Aplicando nele o teorema de Pitágoras, temos:

52 = h2 + 32

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

25 = h2 + 9

25 – 9 = h2

16 = h2

h = 4 m

Conhecendo a altura e a base do triângulo, podemos calcular sua área:

A = bh
      2

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A = 6·4
        2

A = 24
       2

A = 12 m2

Imagem explicando o conceito de área do triângulo.
O triângulo é um polígono que possui três lados.
Escritor do artigo
Escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é a área do triângulo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-area-triangulo.htm. Acesso em 03 de fevereiro de 2026.
Copiar

Artigos Relacionados


O que são diagonais dos polígonos?

O que são diagonais dos polígonos? São segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos de um polígono.

O que é o teorema de Pitágoras?

O que é o teorema de Pitágoras? É uma das relações que podem ser feitas entre os lados de um triângulo retângulo.

O que é plano cartesiano?

O plano cartesiano é composto por infinitos pontos. As coordenadas de cada ponto são representadas por um par ordenado.

O que é plano?

O que é plano? Trata-se de uma noção geométrica para a qual não existe definição, apenas a ideia de uma superfície que não descreve curva alguma.

O que é quadrado?

O que é quadrado? Trata-se de uma figura geométrica plana poligonal e convexa que possui quatro lados congruentes e quatro ângulos também congruentes e retos.

O que é reta?

O que é reta? Trata-se de um objeto matemático presente em algum espaço que origina semirretas e segmentos de reta.

O que é triângulo?

Triângulos são figuras geométricas que possuem três lados. São polígonos e, por isso, herdam as características e propriedades deles.

Retas

As retas são elementos primitivos da geometria, sendo base para os estudos e para o desenvolvimento da área.

Plano

Planos são objetos matemáticos que não possuem definição, mas que conhecemos as características, propriedades e uso indispensável na Geometria.

Quadrados

Quadrados são figuras geométricas planas que possuem quatro lados congruentes e quatro ângulos retos, bem como algumas propriedades exclusivas.

Número de Diagonais de um Polígono Convexo

Teorema de Pitágoras

O teorema de Pitágoras é um teorema que relaciona os lados de um triângulo retângulo. Segundo esse teorema, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Plano Cartesiano

O plano cartesiano é aquele formado por duas retas numéricas que se encontram na origem e sobre ele é possível marcar a localização de qualquer ponto.

Polígonos

Polígonos são figuras geométricas planas fechadas por segmentos de reta. Alguns exemplos são o triângulo, o quadrilátero, o pentágono e o hexágono.

Exercícios sobre plano cartesiano

Essa lista de exercícios vai testar seus conhecimentos sobre plano cartesiano e te auxiliar nos seus estudos de geometria analítica.

Exercícios sobre retas

Teste seus conhecimentos por meio desta lista de exercícios sobre retas, um dos elementos fundamentais da Geometria.

Exercícios sobre quadrados

Estes exercícios sobre quadrados testarão seus conhecimentos sobre a definição e propriedades básicas dessa figura, bem como sobre o cálculo de sua área e perímetro.