Filosofia: o que é, o que estuda, tipos, objetivos - Brasil Escola

Filosofia

A Filosofia é um campo do conhecimento que busca entender questões fundamentais sobre a existência, a verdade e a moralidade por meio da reflexão e do raciocínio lógico.

Artigos de Filosofia


Ilíada
Ilíada é um famoso poema épico da Antiguidade que foi escrito, supostamente, pelo poeta grego Homero. Narra acontecimentos ocorridos no último ano da Guerra de Troia.
Odisseia
Odisseia é um famoso poema épico da Antiguidade que foi escrito, supostamente, pelo poeta grego Homero. Narra a volta para casa do herói Ulisses após a Guerra de Troia.
A árvore cartesiana, os princípios metafísicos e Deus
A caracterologia de Erich Fromm
A caracterologia de Erich Fromm parte de uma distinção entre caráter e temperamento para analisar as orientações do caráter social.
A concepção de ciência de Karl Popper
A concepção de felicidade na Ética aristotélica
A conciliação entre fé e razão para Fílon de Alexandria
Fílon de Alexandria aproxima a filosofia grega do judaísmo a partir da conciliação entre fé e razão que influenciará a filosofia cristã.
A definição de Estado na Política aristotélica
A diversidade cultural em Lévi-Strauss
A diversidade cultural em Lévi-Strauss explica por que alguns povos possuem uma história estacionária; e outros, cumulativa.
A educação na Grécia clássica: dos sofistas a Platão
Na análise da educação na Grécia clássica, observa-se que o modelo sofístico foi desmascarado e substituído pelas ideias de Sócrates e Platão.
A educação no período Helenístico: a Paideia na época de Alexandre, o Grande
A educação no período helenístico foi marcada principalmente pelas escolas de Platão, Aristóteles e as escolas Estoicista, Epicurista e Pirronista.
A educação no “Emílio” de Rousseau
A Escola de Frankfurt: introdução histórica
A Escola de Frankfurt foi formada na metade do século XX por um grupo de intelectuais que produzia um pensamento conhecido como Teoria Crítica.
A estética na filosofia de Platão e Aristóteles
A faculdade de julgar em Kant
A Filosofia da Ciência em Thomas Kuhn
A Filosofia da História e a astúcia da Razão em Hegel
A ironia para Kierkegaard
De inspiração na ironia socrática, Kierkegaard se dedicava a dialogar com as pessoas, provocá-las e a refutar suas ideias.
A noção de paradigma pensada por Thomas Kuhn
Thomas Kuhn foi um físico que desenvolveu a noção de paradigma, fundamental para uma nova compreensão do desenvolvimento da ciência.
A noção de progresso em Marcuse
Segundo Marcuse, as condições técnicas que surgiram para satisfazer as necessidades básicas do ser humano permitem que se dê um salto qualitativo para o progresso deste mesmo ser humano.
A obsolescência da psicanálise e as suas consequências para a noção de indivíduo em Hebert Marcuse
A psicanálise tenta explicar como se dá a formação da personalidade do indivíduo e sua relação com o seu interior e também com o exterior. Veja o que Freud e Marcuse dizem a respeito.
A passagem do helenismo grego ao helenismo romano
As escolas que se desenvolveram no Império romano, marcando o helenismo romano, renovaram o helenismo grego ao estabelecer novas formas de pensar.
A Razão Pura Prática em Kant e os Fundamentos da Ética.
A relação de poder entre os povos indígenas segundo Pierre Clastres
Segundo Pierre Clastres, a relação de poder entre os povos indígenas difere da visão ocidental por não ser baseada na dicotomia comando-obediência.
A relação entre filosofia e cristianismo para Justino, o Mártir
A relação entre filosofia e cristianismo para Justino se dá com a compreensão da existência da revelação desde a origem do gênero humano.
A tragédia edipiana e o complexo de Édipo
Compreenda a relação entre a tragédia edipiana e o Complexo de Édipo proposto por Sigmund Freud.
A tragédia na peça teatral “Antígona”, de Sófocles
A tragédia de Antígona, filha de Édipo, é uma sequência dramática da peça “Édipo Rei” e nela é evidenciado o conflito entre as tradições religiosas e o poder humano.
Ação social
Ação social é toda conduta humana dotada de um significado subjetivo por quem executa essa ação.
Amor platônico
O amor platônico é um processo de elevação espiritual que parte da admiração pela beleza física até alcançar a contemplação do Belo em sua essência.
Anaxágoras
Anaxágoras afirmou que o Universo é composto por sementes que se agregam ou se desagregam por meio de uma inteligência que governa tudo.
Anaximandro
Anaximandro de Mileto foi um filósofo, astrônomo e geógrafo grego. Foi discípulo de Tales e afirmou que a origem de todo Universo estava no que ele chamou de “ápeiron”.
Anaxímenes
Discípulo de Anaximandro, Anaxímenes de Mileto formulou uma teoria cosmológica que concebe o ar como o elemento originário de tudo.
Angela Davis
Angela Davis é uma filósofa e ativista estadunidense. Ela luta desde a década de 1960 pela causa feminista e negra nos Estados Unidos e no mundo.
Argumentos dedutivos e indutivos
Os argumentos podem assumir duas formas, segundo o ponto de partida ao qual se referem.
Aristóteles e a educação
Segundo Aristóteles, a educação é fundamental, uma vez que desenvolve a segurança e a saúde do Estado. Assim, a educação, para ele, tem por fim a cidade perfeita e o cidadão feliz.
Arthur Schopenhauer
O filósofo Arthur Schopenhauer influenciou muitos artistas e filósofos ao desenvolver seu pensamento em crítica ao otimismo que acompanhou o movimento iluminista.
As classes sociais no pensamento de Karl Marx
As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho. Em razão dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de produção.
As condições materiais de existência na dialética marxista
Na dialética marxista, é a partir das condições materiais de existência que os homens se organizam, criam leis e costumes, estabelecendo relações em torno da noção de trabalho.
As experiências filosóficas e o humanismo cristão de Justino
As formas de solidariedade, consciência e direito em Durkheim
Os conceitos de solidariedade, consciência e direito em Durkheim são discutidos nesse artigo. Segundo Durkheim, há uma correlação entre os tipos de consciência (coletiva e particular), de solidariedade (orgânica e mecânica) e de direito (repressivo, restitutivo ou cooperativo).
As ideias de Michel de Montaigne
As principais características da Filosofia Nascente
Baruch Spinoza
Baruch Spinoza foi um dos filósofos mais subversivos do século XVII. Ele acreditava que “Deus só existe filosoficamente” e é identificado com as leis necessárias da natureza.
Bioética
A Bioética é uma área de estudo interdisciplinar que envolve as problematizações éticas, o Direito e a Biologia enquanto ciência que estuda a vida.
Byung-Chul Han
Byung-Chul Han é um filósofo sul-coreano radicado na Alemanha que estuda distúrbios recorrentes na sociedade capitalista atual, como a depressão e a síndrome de Burnout.
Capital, Trabalho e Alienação, segundo Karl Marx
Segundo Marx, a relação capital, trabalho e alienação promovem a coisificação ou reificação do mundo, tornando-o objetivo, sendo que suas regras devem ser seguidas passivamente pelos seus componentes.
Ceticismo antigo
Como doutrina filosófica, o ceticismo antigo postulava a necessidade de suspender os juízos sobre as coisas, pois não haveria critério seguro para chegar a uma verdade definitiva.
Ciência e Mística no primeiro Wittgenstein
Para Wittgenstein, a filosofia não é doutrina, não é um conjunto de saberes prontos para serem utilizados pelas ciências naturais, mas uma atividade útil para corrigir a linguagem e, portanto, o pensamento.
Ciência e modos do silogismo na lógica aristotélica
Através da distinção das três possibilidades judicativas, Aristóteles sistematizou os silogismos em: Silogismo Dialético e Silogismo Científico.
Cinco vias que provam a existência de Deus em Santo Tomás de Aquino
Cinismo
Cinismo foi um movimento filosófico da Grécia Antiga conhecido por repudiar as convenções sociais e prezar por uma vida exageradamente natural.
Clemente de Alexandria e a defesa da Filosofia na religião cristã
Condições para o surgimento da Filosofia
Conflito entre Razão e Fé
A filosofia inicia o conflito entre razão e fé quando tenta deixar para trás a fé cega nos mitos, explicando racionalmente tais fenômenos.
Conhecimento
Consciência e suas relações com o outro e o ser-em-si, segundo Sartre
Segundo Sartre, para explicar as relações da consciência é preciso determinar dois seres: o Ser-em-si e o Ser-para-si.
Consciência, dialética e história em Sartre
Para Sartre, a consciência tem liberdade para tomar decisões e ser responsável por elas; veja as definições para dialética e história!
Cosmologia
A cosmologia é o estudo da origem e da composição do Universo. Os filósofos pré-socráticos são considerados cosmólogos por buscarem a origem racional do Universo.
Crítica de Nietzsche à moral cristã
Na filosofia de Friedrich Nietzsche, encontra-se um elemento que, talvez, seja o mais polêmico de todos: a crítica à moral cristã.
Dialética
A dialética é uma abordagem filosófica que busca a compreensão profunda ou uma síntese sobre determinado tema por meio do confronto de ideias opostas.
Dialética como ciência suprema e a noção de Simulacro em Platão
Platão, grande filósofo grego, falou sobre os sofistas, a Dialética (tida por muitos como a ciência suprema) e o simulacro.
Diferença entre ética e moral
Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral.
Diferenças entre o ser humano e os demais animais
Ao longo da história da filosofia, vários pensadores refletiram sobre a diferença entre o ser humano e os animais ou, especificamente, sobre características humanas.
Dilema do prisioneiro
O dilema do prisioneiro é um problema formulado na teoria dos jogos, que serve como importante instrumento de análise do conflito e da cooperação entre diferentes indivíduos.
Dogmatismo
Émile Durkheim e a crítica às perspectivas sociológicas de Comte e Spencer
Durkheim, um dos pais da sociologia moderna, criticou as perspectivas sociológicas de Auguste Comte e Herbert Spencer, porque, entre outros motivos, este sintetizou os fatos sociais; e aquele generalizou o termo “sociedade”.
Empédocles
Empirismo
Os filósofos empiristas criticam o racionalismo e suas teorias representam uma inversão na concepção de como o conhecimento era concebido no período da Idade Moderna.
Epicuro
Epicuro foi um filósofo antigo do período helenístico que fundou uma filosofia prática visando à felicidade.
Epistemologia
A epistemologia é o ramo da filosofia que estuda o conhecimento. Busca investigar a natureza, a origem, os limites e a validade do conhecimento que adquirimos.
Era dos Heráclitos
Escolas filosóficas do período helenístico
Escolas filosóficas pré-socráticas
A Filosofia pré-socrática compartilhava um objetivo: descobrir a origem do universo. Com esse mesmo intuito, surgiram diferentes escolas filosóficas nesse período.
Escolástica
O período escolástico é caracterizado pela criação de escolas e grande disseminação do pensamento cristão, além da valorização da Filosofia aristotélica e do conhecimento.
Estoicismo
Estoicismo é a corrente de pensamento cuja característica central é o pensamento de que todo o cosmos é regido por uma harmonia que determina todos os acontecimentos.
Etiologia na Metafísica Aristotélica
Eudaimonia
Eudaimonia é um conceito grego que ultrapassa a simples ideia de “felicidade” e representa um estado de realização plena.
Evolucionismo cultural, segundo Lewis Morgan
Lewis Morgan designou três grandes períodos étnicos que marcaram a história humanidade: a Selvageria, a Barbárie e a Civilização.
Existencialismo
O existencialismo é uma corrente filosófica centrada na experiência subjetiva do indivíduo, focando-se na liberdade e na responsabilidade pessoal diante da existência.
Existencialismo em Sartre
O existencialismo teve alguns precursores importantes, mas atingiu seu ápice na filosofia do francês Jean-Paul Sartre.
Fanatismo
Filosofia Cristã
Filosofia da Linguagem em Platão
Filosofia política
A filosofia política é uma área de estudo da filosofia dedicada a questionar, problematizar e tentar entender as diversas questões políticas que permeiam o convívio social.
Francis Bacon
Francis Bacon foi o criador de uma teoria empirista que criticava as bases do conhecimento comum. É tido como um dos fundadores dos pilares da ciência moderna.
Friedrich Nietzsche
Friedrich Nietzsche é um crítico da cultura ocidental e um pensador fundamental para compreender a sociedade contemporânea.
Graus do conhecimento e as divisões da ciência segundo Aristóteles
Hedonismo
Hedonismo é uma doutrina ética e filosófica surgida na Antiguidade que defende a busca pelo prazer como finalidade última da vida a ser alcançada pelos seres humanos.
Heráclito
Heráclito de Éfeso foi um dos principais filósofos pré-socráticos, por ter iniciado o pensamento dialético e defender que a natureza é composta por uma constante mudança.
História e Direito em Kant
Hobbes e o estado de natureza
Hobbes afirma que no estado de natureza os homens podem todas as coisas. Por isso, eles utilizam todos os meios disponíveis para consegui-las.
Ideologia
A ideologia é um termo de vários sentidos, podendo ser um estudo do conjunto de ideias ou uma manipulação hegemônica para dominar as pessoas.
Ideologia e Marxismo
Imanência e transcendência
Os termos imanência e transcendência são opostos e designam, respectivamente, aquilo que se encerra em si mesmo e aquilo que tem uma causa maior e exterior a si mesmo.
Immanuel Kant
Kant foi um dos mais célebres filósofos modernos. Autor de uma vasta obra, o pensador operou o que chamou de “revolução copernicana na Filosofia”.
Imortalidade da alma em Platão
Diferentes conceitos de alma foram traçados ao longo dos séculos, pela Filosofia. Platão, por exemplo, discorreu sobre a imortalidade da alma, unidade intrínseca ao homem.
Indústria cultural
A indústria cultural transforma bens culturais em mercadoria para serem amplamente consumidos.
Jean-Jacques Rousseau
Jean-Jacques Rousseau foi um dos principais pensadores do iluminismo francês. Sua filosofia marca o entendimento sobre o ser humano antes e depois da formação da sociedade.
John Locke
John Locke contribuiu com teorias acerca do entendimento humano e também sobre o pensamento político.
Kant e o Idealismo Transcendental
Kierkegaard: a culpa do pai e o amor por Régine Olsen
Para compreender a filosofia de Kierkegaard é preciso conhecer dados de sua biografia, como a relação com o pai e o amor por Régine Olsen.
Leucipo e Demócrito
Leucipo e Demócrito foram os últimos pré-socráticos. Eles formularam a teoria atomista para solucionar a dúvida acerca da origem do Universo.
Lógica de Aristóteles
Maiêutica
A maiêutica é uma metodologia filosófica central na tradição socrática, que utiliza o diálogo como ferramenta para provocar a reflexão e o autoconhecimento.
Maquiavel
Os escritos de Nicolau Maquiavel ainda fascinam e provocam repulsa em muitas pessoas. Visto como defensor de um governante violento, foi um grande apreciador da República.
Martin Heidegger
Martin Heidegger revisou problemas clássicos da filosofia com uma nova abordagem ontológica, tornando-se um dos pensadores mais discutidos no século XX.
Metafísica
Metafísica é um estudo filosófico iniciado por Aristóteles, que passou a tentar compreender o que chamava de “ser enquanto ser” sem necessidade de intervenção prática.
Metafísica de Aristóteles
A Metafísica é um conjunto de tratados aristotélicos que falam sobre conceitos como substância, forma, matéria e etiologia.
Método Socrático
Michel Foucault
Michel Foucault foi um dos principais filósofos do século XX, sendo responsável por uma extensa obra e por uma reorganização do método na filosofia.
Mito da alma gêmea
Mito da Caixa de Pandora
Mito da Caverna
O Mito da Caverna é uma alegoria retirada de “A República”, de Platão, que fala sobre o conhecimento verdadeiro e o governo político.
Mito da Caverna e Matrix
O mito da caverna, ou alegoria da caverna, é uma passagem do livro VII de A República na qual Platão, representado pela figura de Sócrates, apresenta a sua teoria idealista do conhecimento. O filme Matrix possui uma relação próxima com o diálogo platônico.
Mito de Sísifo
O mito de Sísifo narra a história de um rei astuto que desafiou a ordem cósmica, o que resultou em uma condenação eterna a empurrar uma pedra até o topo de uma colina.
Montesquieu
Charles de Montesquieu foi um filósofo, escritor e teórico político iluminista, grande crítico da política e dos poderosos de sua época e influente nos meios intelectuais.
Nascimento da Filosofia
O nascimento da Filosofia se deu através da compreensão do mundo a partir de fundamentos baseados na racionalidade, na lógica, e não em mitos.
O anarquismo da ciência segundo Feyerabend
O ceticismo radical e a destruição da possibilidade de ciência em Hume
O Círculo de Viena e o início da Filosofia Contemporânea da Ciência.
O conceito de animal político em Aristóteles
O conceito de Filosofia
O Dia Mundial da Filosofia
O Diálogo como forma escrita e a Dialética em Platão
Platão discutiu conceitos que abordam o diálogo como forma escrita. Além disso, adotou a dialética (que ajuda a clarear pontos e elevar o entendimento) na sua obra e vida.
O empirismo crítico de John Locke
O episódio do “parricídio” e a salvação da inteligência no Sofista de Platão
Em O Sofista, de Platão, o autor discute o “parricídio” e a salvação da inteligência, além de buscar determinar a estrutura da ciência humana das ideias.
O materialismo na teoria do conhecimento de Thomas Hobbes
Para Hobbes, a mente humana é desprovida de qualquer sistema de representação anterior à experiência.
O Mito e a Filosofia
O Personalismo de Emmanuel Mounier
Personalismo foi a alternativa de Emmanuel Mounier entre o marxismo e o espiritualismo para enfrentar a crise e o individualismo.
O princípio da Falseabilidade e a noção de ciência de Karl Popper
Karl Popper foi um filósofo austríaco que desenvolveu o princípio de falseabilidade pelo qual contestava o princípio de verificabilidade dos filósofos do Círculo de Viena.
O que é Filosofia?
A Filosofia é a atividade do pensamento de pensar sobre ele mesmo de maneira conceitual e problemática. Tem mais de uma origem.
O que é lógica?
A lógica é um campo de estudo da Filosofia que se dedica a entender as relações linguísticas que tornam uma proposição válida ou inválida no interior de um argumento.
O que perguntavam os primeiros filósofos
O Ser para Parmênides
A definição do Ser para Parmênides é um dos pontos mais importantes de seu poema Sobre a Natureza. Para ele, o Ser é um, imperecível e indivisível.
Os Gêneros Supremos e o entrelaçamento das Ideias no Sofista de Platão
Em O Sofista, de Platão, o autor discute temas como os gêneros supremos e o entrelaçamento das ideias.
Os Regimes políticos e as Formas de governo segundo Aristóteles
Os símbolos e o comportamento humano na antropologia de Leslie White
De acordo com Leslie White, o símbolo tem seu significado atribuído pelo usuário e constitui a unidade básica do comportamento humano.
Parmênides
Parmênides foi o principal filósofo da Escola Eleata e um forte defensor do monismo e do imobilismo no mundo antigo. Suas ideias influenciaram, especialmente, Platão.
Participação, Imitação, Formas e Ideias em Platão
Platão, ao longo de sua vida, definiu os conceitos de participação, imitação, forma e ideia, pois viu a necessidade de postular princípios que garantissem a estabilidade dos seres.
Patrística
A Filosofia Patrística foi desenvolvida no início do período de transição da Antiguidade para o Medievo e desenvolveu os primeiros passos da doutrina cristã.
Pitágoras
Pitágoras foi um filósofo, matemático e astrônomo grego, fundador de uma seita religiosa e fundador de uma cosmologia baseada na Matemática.
Pitagorismo
Pré-socráticos
Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros filósofos gregos, assim, abriram o caminho para os posteriores e formularam possíveis princípios racionais para o Universo.
Precisamos de filosofia
Quatro argumentos de Zenão de Eleia contra o movimento
Zenão de Eleia elaborou quatro argumentos contra o movimento: o argumento da dicotomia, o de Aquiles, o da flecha e do estádio.
Racionalismo
Racionalismo é uma vertente da teoria do conhecimento moderna que defende a natureza inata das ideias e que todo o conhecimento verdadeiro advém da racionalidade.
Renascimento: do mundo fechado ao universo infinito
René Descartes e a dúvida hiperbólica
Retórica
Retórica é, em suma, a arte de falar bem. Ela foi e é utilizada nos âmbitos políticos, jurídicos, religiosos e filosóficos desde a antiguidade até os dias atuais.
Rousseau: desigualdade e contrato
Samuel Pufendorf e a lei natural
Senso comum
O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição, que não foi testado metodicamente.
Silogismo
Silogismo é um raciocínio dedutivo que consiste em inferir uma conclusão a partir de duas premissas. É um argumento dedutivo que apresenta uma conclusão lógica.
Silogismos condicionais
O argumento condicional é aquele que parte de premissas que são apenas prováveis ou submetidas a determinadas condições.
Sobre o Estado - Filosofia do Direito de Hegel.
Sobre o suicídio na sociologia de Èmile Durkheim
O suicídio, na sociologia de Durkheim, é visto como um ato executado pela vítima, conscientemente, que resulta em sua morte.
Sócrates e a verdade interior
Sócrates e o Humanismo
Sofistas
Sofistas eram instrutores itinerantes da Grécia Antiga e foram criticados por Sócrates em função de seu ensino, que não libertava o indivíduo das opiniões.
Substância e Categorias em Aristóteles
Tales de Mileto: Tudo Começa na Água
Teoria Crítica e seus principais pensadores
Os principais autores da Escola de Frankfurt, como Max Horkheimer, Teodor Wiesengründ Adorno, Herbert Marcuse e Walter Benjamim, contribuíram para o fomento da Teoria Crítica.
Teoria da Iluminação natural em Santo Agostinho
Teoria do conhecimento
Teoria do conhecimento é uma área de estudo da filosofia (e também psicologia) que discute como é possível ao ser humano chegar ao conhecimento.
Teoria dos juízos em Kant
Thomas Hobbes
Thomas Hobbes foi um filósofo e teórico político inglês, sendo um dos formuladores da teoria contratualista.
Tomás de Aquino
Tomás de Aquino foi um monge dominicano que atualizou o pensamento aristotélico para a Idade Média, sendo um dos mais importantes filósofos da Escolástica.
Utilitarismo
O utilitarismo é uma ética consequencialista inventada nos séculos XVIII e XIX e o seu critério principal é o bem-estar das pessoas humanas e não humanas.
Utopia
Utopia é um sonho irrealizável, um lugar inexistente, uma forma de perfeição que, infelizmente, é impossível para a nossa realidade existencial.
Valor de uso x Valor de troca em relação às mercadorias em Marx
O valor de uso de uma mercadoria, segundo Marx, é determinado de acordo com a utilidade relacionada às suas propriedades físicas; e seu valor de troca varia no tempo e espaço.
Valores morais e sua importância para a sociedade
A vida em sociedade necessita da moral para garantir o mínimo de ordem social. A ética é encarregada de estudar e organizar sistematicamente a moral.
Voltaire
Dramaturgo e filósofo francês, Voltaire (1694-1778) foi um dos mais proeminentes pensadores do iluminismo.
Xenófanes
Xenófanes foi um dos filósofos da Escola Eleata e um dos primeiros pensadores gregos a defender o monoteísmo e a origem de tudo a partir da unidade.
Yin e Yang
Zenão
Zenão foi considerado o primeiro a utilizar a dialética e a aporia como instrumentos argumentativos, além de ter formulado uma série de paradoxos contra a ideia de movimento.
“Os Pensamentos” de Blaise Pascal

Videoaulas


"O que é criticismo?" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"Uma análise filosófica do mundo hiperconectado" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"Redes sociais – essência e aparência" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"O que é pragmatismo?" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"Noam Chomsky" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"O que é utopia?" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
Professor ao lado do texto"Dostoiévski | Literatura e Filosofia" em fundo azul.
📽 Reproduzindo
Professor ao lado do texto"Banalidade do mal | Hannah Arendt" em fundo azul.
📽 Reproduzindo
Professor ao lado do texto"Umberto Eco" em fundo azul.
📽 Reproduzindo
Professor ao lado do texto"Jacques-Bénigne Bossuet" em fundo azul.
📽 Reproduzindo
"Viúva Negra" escrito sobre fundo dividido entre dois professores, um de cada lado
📽 Reproduzindo
"Erich Fromm" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
Professor ao lado do texto"Fenomenologia de Merleau-Ponty".
📽 Reproduzindo
"Thomas More" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
Professor ao lado do escrito "“Elogio da Loucura”, de Erasmo de Roterdã" em fundo azul.
📽 Reproduzindo
Professor ao lado do escrito "O que há de real nos reality shows?" em fundo azul.
📽 Reproduzindo
Professor ao lado do escrito "Bertrand Russel" em fundo azul.
📽 Reproduzindo
"Filosofia da ciência" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"Baruch de Espinoza" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"Elizabeth Anscombe" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"“A Origem da Tragédia”, de Nietzsche" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"Karl Popper" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"10 mulheres da filosofia que você precisa conhecer" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"Cinismo" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
Professor ao lado do escrito "Filosofia contemporânea continental" em fundo azul.
📽 Reproduzindo
"Hipátia de Alexandria" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"Guy Debord e a sociedade do espetáculo" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"Patrística" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"Escolástica" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"Alexis de Tcqueville" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
Professor ao lado do escrito "Filosofia analítica" em fundo azul.
📽 Reproduzindo
"Angela Davis" escrito sobre fundo azul ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
Professor ao lado do escrito "Arthur Schopenhauer" em fundo azul.
📽 Reproduzindo
Professor ao lado do escrito "A filosofia de Martin Heidegger" em fundo azul.
📽 Reproduzindo
Professor ao lado do escrito "Coringa: uma interpretação filosófica" em fundo azul.
📽 Reproduzindo
"Biopolítica" escrito sobre fundo cinza ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"Filosofia Moderna" escrito sobre fundo cinza ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"Filosofia Antiga" escrito sobre fundo cinza ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"Períodos da História da Filosofia" escrito sobre fundo cinza ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
"Senso Comum" escrito sobre fundo cinza ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo
Professor ao lado do texto"Gottlob Frege: Sentido e Referência".
📽 Reproduzindo
Professor ao lado do texto"Filosofia e Cristianismo para Justino, o Mártir ".
📽 Reproduzindo
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A Filosofia é um campo do conhecimento que busca entender questões fundamentais sobre a existência, a verdade e a moralidade por meio da reflexão crítica e do raciocínio lógico, diferenciando-se de outras ciências pela sua abordagem conceitual. Originou-se na Grécia Antiga, no século VI a.C., com pensadores como Tales de Mileto, que rompeu com explicações mitológicas ao buscar razões naturais para os fenômenos do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os estudos filosóficos abrangem diversas áreas, como metafísica, epistemologia, ética, lógica e estética, enquanto a disciplina se divide em tipos que incluem a Filosofia analítica e a continental. A Filosofia desenvolve o pensamento crítico e a capacidade de argumentação, sendo útil em áreas profissionais e na vida cotidiana.

Leia também: Pré-socráticos — quem foram os primeiros filósofos gregos

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Filosofia

  • Filosofia é a área do conhecimento que busca, por meio da reflexão crítica e do raciocínio lógico, entender questões fundamentais sobre a existência, a verdade, a moralidade e a realidade.
  • Surgiu na Grécia Antiga, no século VI a.C.
  • Estuda temas como a metafísica, a epistemologia, a ética, a lógica, a estética, entre outros.
  • Diferencia-se de outras ciências por sua abordagem conceitual e argumentativa.
  • Desenvolve o pensamento crítico e habilidades de análise.
  • Pode ser dividida em períodos, como a Filosofia antiga; a medieval; a moderna; e a contemporânea.
  • Sócrates, Platão, Aristóteles, Agostinho, Tomás de Aquino, Descartes, Kant, Locke, Nietzsche, Sartre e Foucault são alguns dos principais filósofos da história.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é Filosofia?

A Filosofia é uma disciplina que busca compreender questões fundamentais sobre a existência, o conhecimento, a verdade, a moralidade, e a natureza da realidade. Ao contrário de outras ciências, que se baseiam em experimentação e observação, a Filosofia se fundamenta na reflexão crítica, no raciocínio lógico e na argumentação.

Ela envolve a análise conceitual de ideias e conceitos, permitindo uma melhor compreensão de aspectos que, muitas vezes, não têm respostas simples. Entre os temas clássicos da Filosofia, estão questões sobre o que é a verdade, o que constitui o bem e o mal, e como devemos viver nossas vidas.

→ Videoaula sobre o conceito de Filosofia

Origem e história da Filosofia

A Filosofia, como campo sistemático de estudo, tem suas raízes na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C. Inicialmente, era voltada para a compreensão do cosmos e da natureza, buscando respostas para fenômenos naturais de maneira racional, sem recorrer a mitos ou explicações sobrenaturais. Foi nesse contexto que surgiram os primeiros filósofos, como Tales de Mileto, Anaximandro e Heráclito.

Na pintura, Anaximandro, Tales de Mileto e outros filósofos gregos. A Filosofia nasceu na Grécia Antiga.
Na pintura, Anaximandro, Tales de Mileto e outros filósofos gregos. A Filosofia nasceu na Grécia Antiga.

Com o tempo, o foco da Filosofia expandiu-se para incluir questões éticas, políticas e epistemológicas. Durante a Antiguidade, figuras como Sócrates, Platão e Aristóteles estabeleceram os pilares da Filosofia ocidental. Na Idade Média, o pensamento filosófico foi fortemente influenciado pelo cristianismo, sendo dominado por teólogos como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.

A Modernidade trouxe uma reviravolta no pensamento filosófico, com o surgimento de René Descartes, que inaugurou o racionalismo, e de John Locke, pai do empirismo. A partir do século XIX, a Filosofia tornou-se cada vez mais plural, com a ascensão de correntes como o existencialismo, o marxismo, o pragmatismo e o pós-modernismo.

Veja também: Quem eram os sofistas e qual a sua importância para a Filosofia?

O que se estuda em Filosofia?

A Filosofia abrange uma ampla gama de temas, que podem ser divididos em diferentes ramos:

  • Metafísica: é um dos principais ramos, e explora a natureza da realidade, o ser, o tempo, e a existência.
  • Epistemologia: estuda a natureza do conhecimento, questionando como sabemos o que sabemos e o que significa conhecer algo.
  • Ética: concentra-se nas questões morais, como o que é o bem e o mal, e quais são os princípios que devem orientar nossas ações.
  • Lógica: trata das regras do raciocínio correto, estabelecendo métodos para argumentar de maneira consistente e evitar falácias.
  • Filosofia política: examina questões sobre justiça, poder e organização social.
  • Estética: investiga o conceito de beleza e a natureza da arte.

Tipos de Filosofia

A Filosofia pode ser dividida em vários tipos ou abordagens. A Filosofia analítica, que domina o cenário acadêmico nos países de língua inglesa, concentra-se na clareza e precisão dos argumentos, utilizando a lógica formal para examinar problemas filosóficos. A Filosofia continental, mais comum na Europa, engloba tradições como o existencialismo, a fenomenologia e o estruturalismo, e tende a ser mais especulativa e literária.

A Filosofia prática refere-se à aplicação do pensamento filosófico em questões cotidianas e políticas, enquanto a Filosofia da mente investiga a natureza da consciência e do pensamento. Há também a Filosofia da ciência, que estuda os fundamentos teóricos e metodológicos das ciências naturais e sociais, além da Filosofia moral, que analisa questões éticas e os princípios que orientam o comportamento humano.

Para que serve a Filosofia?

A Filosofia desempenha um papel crucial no desenvolvimento do pensamento crítico e na capacidade de análise. Ela nos ensina a questionar suposições e a buscar justificativas racionais para crenças e ações. Ao refletir sobre questões éticas, epistemológicas e existenciais, a Filosofia ajuda a formar uma visão de mundo mais consistente e bem fundamentada, permitindo que as pessoas lidem com os dilemas da vida de maneira mais racional e informada.

Além disso, o estudo da Filosofia desenvolve habilidades importantes, como a argumentação lógica, a capacidade de resolver problemas complexos e a clareza na comunicação de ideias abstratas. Essas habilidades são úteis em diversas áreas, desde o direito até a administração, passando pela política e o jornalismo.

Tales de Mileto, o pai da Filosofia

Tales de Mileto (c. 624 a.C.-c. 546 a.C.) é amplamente considerado o primeiro filósofo da história ocidental, sendo uma figura fundamental no nascimento da Filosofia. Ele foi um dos primeiros pensadores a buscarem explicações naturais para os fenômenos do mundo, rejeitando as narrativas mitológicas predominantes na época.

Tales de Mileto, considerado o pai da Filosofia.
Tales de Mileto, considerado o pai da Filosofia.

Tales ficou famoso por sua afirmação de que a água é o princípio fundamental de todas as coisas (arché). Embora sua teoria possa parecer simplista, ela representou um marco no pensamento racional, pois propôs que o Universo segue leis naturais que podem ser compreendidas por meio da observação e do raciocínio. Esse rompimento com a tradição mítica fez dele uma referência e um precursor do pensamento científico e filosófico.

Períodos e correntes filosóficas

A história da Filosofia pode ser dividida em diversos períodos e correntes de pensamento.

  • Filosofia antiga: o primeiro grande período, que inclui as escolas pré-socráticas, o pensamento de Sócrates, Platão e Aristóteles, e a influência do estoicismo e do epicurismo.
  • Filosofia medieval: foi marcada pela integração da Filosofia grega com o pensamento cristão, islâmico e judaico, com figuras centrais como Santo Agostinho e Tomás de Aquino, que buscaram conciliar a fé religiosa com o racionalismo filosófico.
  • Filosofia moderna: nesse período a ênfase mudou para o uso da razão como ferramenta principal para compreender o mundo. René Descartes, com seu “penso, logo, existo”, inaugurou essa era. Outros pensadores importantes desse período incluem John Locke, David Hume, Immanuel Kant e Georg Wilhelm Friedrich Hegel.
  • Filosofia contemporânea: abrange do século XIX em diante e quando surgiram novas correntes, como o existencialismo de Jean-Paul Sartre e a fenomenologia de Edmund Husserl. Filósofos contemporâneos também se debruçam sobre questões éticas, políticas e tecnológicas, respondendo aos desafios da modernidade e da globalização.

→ Videoaula sobre períodos históricos da Filosofia

Principais filósofos da história

Durante a Idade Média, Santo Agostinho e Tomás de Aquino se destacaram. Agostinho de Hipona adaptou a filosofia de Platão ao cristianismo, enquanto Tomás de Aquino utilizou o pensamento de Aristóteles para fundamentar sua teologia, buscando conciliar a razão com a fé.

René Descartes é conhecido como o pai da Filosofia moderna, promovendo o racionalismo. Outros nomes fundamentais são John Locke, defensor do empirismo, e Immanuel Kant, que revolucionou a metafísica e a ética com sua crítica da razão pura e a teoria do imperativo categórico.

René Descartes, conhecido como o pai da Filosofia moderna.
René Descartes, conhecido como o pai da Filosofia moderna.

Entre os principais filósofos contemporâneos estão Friedrich Nietzsche, com sua crítica à moralidade e à religião, e Jean-Paul Sartre, que desenvolveu o existencialismo. Na área da linguagem e da lógica, Ludwig Wittgenstein teve uma influência profunda, assim como Michel Foucault e Jacques Derrida na Filosofia política e pós-moderna.

Saiba mais: Qual a relação entre Filosofia e marxismo?

Algumas famosas frases de filósofos

  • “Só sei que nada sei.” (Sócrates)
  • “Penso, logo, existo.” (Descartes)
  • “Aquilo que não me mata me fortalece.” (Nietzsche)
  • “O céu estrelado acima de mim e a lei moral dentro de mim.” (Kant)
  • “O homem está condenado a ser livre.” (Sartre)

Fontes

KLEINMAN, Paul. Tudo o que você precisa saber sobre filosofia: O guia completo da filosofia para você abrir a mente sem sofrer. São Paulo: Gente, 2014. 232 p. (Tudo o que você precisa saber).

VÁRIOS autores. O livro da filosofia. Tradução de Douglas Kim. 2. ed. São Paulo: Globo Livros, 2016. (As grandes ideias de todos os tempos).

Estátua de Sócrates em texto sobre Filosofia.
Pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles estabeleceram os pilares da Filosofia ocidental.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Escritor do artigo
Escrito por: Tiago Soares Campos Bacharel, licenciado e doutorando em História pela USP. Bacharel em Direito e pós-graduado em Direito pela PUC. É professor de História e autor de materiais didáticos há mais de 15 anos.
Deseja fazer uma citação?
CAMPOS, Tiago Soares. "Filosofia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/filosofia. Acesso em 09 de setembro de 2025.
Copiar