O que é fosfoetanolamina?

A fosfoetanolamina é uma molécula orgânica de característica polar produzida no retículo endoplasmático de células animais.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A pílula do câncer é um produto medicamentoso criado e produzido pelo grupo de pesquisa do professor Osvaldo Chierice, na Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos. Nesse produto, a substância denominada de fosfoetanolamina sintética (produzida em laboratório) é o princípio ativo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No ano de 2015, a pílula do câncer ganhou destaque na mídia porque muitas pessoas estão requerendo o seu uso na justiça. Isso ocorreu porque a distribuição da fosfoetanolamina pelo grupo de pesquisa da USP foi proibida, pois o produto não respeita normas técnicas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O que é a fosfoetanolamina?

A fosfoetanolamina é um composto orgânico produzido no retículo endoplasmático de células animais a partir de uma substância denominada de etanolamina, que apresenta os grupos funcionais amino e álcool. Trata-se de uma molécula orgânica porque apresenta átomos de carbono em sua estrutura, como podemos observar na sua cadeia representada a seguir:

Fórmula estrutural da fosfoetanolamina
Fórmula estrutural da fosfoetanolamina

A molécula de fosfoetanolamina apresenta átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Sua fórmula molecular é: C2H8NO4P. Como os átomos dos elementos formadores da molécula de fosfoetanolamina apresentam massas atômicas iguais a, respectivamente, 12 g/mol, 1 g/mol, 14 g/mol, 16 g/mol e 31 g/mol, sua massa molar é 141 g/mol.

Principais características da Fosfoetanolamina

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

a) Característica bioquímica

Como a fosfoetanolamina apresenta um átomo de nitrogênio ligado a dois átomos de hidrogênio, é considerada bioquimicamente como uma amina primária. Para outros autores, ela é um monoéster (por apresentar um radical orgânico ligado a um grupo ácido), o que pode ser comprovado com o fato de ela participar da síntese de lipídios corporais.

Além do grupo amino (NH2), a molécula de fosfoetanolamina apresenta ainda um grupo fosfato (composto por Fósforo, Oxigênio e Hidrogênio e um grupo Hidrocarboneto).

b) Características físicas

  • Trata-se de um sólido branco em temperatura ambiente.

  • Polaridade

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A fosfoetanolamina apresenta átomos de alta eletronegatividade, como é o caso do Oxigênio e do Nitrogênio. Por isso, trata-se de uma molécula polar.

  • Interações intermoleculares

Como a molécula de fosfoetanolamina apresenta vários grupos OH e um grupo NH, realiza diversas ligações de hidrogênio entre suas moléculas. Como as ligações de hidrogênio são forças intermoleculares intensas, o ponto de fusão e o de ebulição dessa substância são maiores do que zero.

  • Solubilidade

Como a molécula de fosfoetanolamina realiza ligações de hidrogênio, logo, apresenta boa solubilidade em água e em solventes orgânicos oxigenados (como os álcoois, cetonas, éteres etc.).

Funções químicas no organismo

  • Formar fosfolipídios, como a fosfatidilcolina e fosfatidiletanolamina (exemplos de lipídios formadores da membrana celular);

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Função sinalizadora (indica para os anticorpos um local de atuação) para ação de macrófagos (célula responsável por destruir partículas sólidas ou células estranhas ao organismo);

  • Apoptose (morte celular programada);

  • Regulações celulares (equilíbrio eletrolítico da membrana da célula);

  • Carregamento de ácidos graxos até a mitocôndria;

  • Regulação do metabolismo mitocondrial (produção de ATP).

Exemplo de síntese de Fosfoetanolamina

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um método muito utilizado para produzir moléculas de fosfoetanolamina é o que utiliza como reagentes químicos básicos a etanolamina e o ácido fosfórico, representados abaixo:

Etanolamina e ácido fosfórico são utilizados para produzir Fosfoetanolamina
Etanolamina e ácido fosfórico são utilizados para produzir Fosfoetanolamina

Quando o ácido fosfórico interage com a etanolamina, o hidrogênio de uma das hidroxilas (OH) do ácido interage com a hidroxila (OH) da etanolamina, formando uma molécula de água. Logo em seguida, o carbono (onde estava o OH) da etanolamina liga-se ao oxigênio (onde estava o H) do ácido.

Equação que representa a reação de síntese da Fosfoetanolamina
Equação que representa a reação de síntese da Fosfoetanolamina


Por Me. Diogo Lopes Dias

Representação molecular em 3D da fosfoetanolamina
Representação molecular em 3D da fosfoetanolamina
Escritor do artigo
Escrito por: Diogo Lopes Dias Professor de Química.
Deseja fazer uma citação?
DIAS, Diogo Lopes. "O que é fosfoetanolamina?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-fosfoetanolamina.htm. Acesso em 03 de fevereiro de 2026.
Copiar

Artigos Relacionados


Respiração celular

A respiração celular é um processo metabólico de extrema importância que converte energia química em ATP e é essencial para o funcionamento celular dos organismos.

Alimentos ricos em lipídios

Os alimentos ricos em lipídios fornecem energia, auxiliam na absorção de vitaminas e participam de funções essenciais do organismo, devendo ser consumidos com equilíbrio.

Ligações de Hidrogênio

Um caso extremo de atração intermolecular dipolo-dipolo ocorre quando temos o hidrogênio ligado a um flúor, oxigênio ou nitrogênio, formando as ligações de hidrogênio.

Nomenclatura oficial dos álcoois

A nomenclatura dos álcoois, segundo a IUPAC, segue as mesmas regras dos hidrocarbonetos, porém com a terminação ol, que indica o grupo funcional dos álcoois e o carbono de onde a hidroxila está saindo. Se for um poliálcool, devem-se colocar prefixos, como di, tri, etc.

Ésteres

Éteres

Cetonas

As cetonas são compostos orgânicos, com um grupo carbonila (C=O) ligado a dois átomos de carbono, amplamente utilizados em indústrias devido às suas propriedades.

Aminas

Aminas são compostos orgânicos derivados da amônia, nos quais um ou mais átomos de hidrogênio são substituídos por grupos alquila ou arila.

Álcoois

Os álcoois possuem o grupo hidroxila ligado a um carbono saturado.

Ciclo de Krebs

O ciclo de Krebs, ou ciclo do ácido cítrico, é uma das etapas da respiração celular e consiste em uma sequência de oito reações.