O que é História? - Brasil Escola

O que é História?

A História é uma área do conhecimento que se dedica a estudar a ação humana no tempo e no espaço.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Afinal, o que é História? História é uma área do conhecimento e uma ciência que se dedica a estudar a ação da humanidade no tempo e no espaço. Sendo assim, ela é guiada pelo presente, sendo um instrumento dele para entender nosso mundo e responder a questionamentos atuais. Para que o conhecimento em História seja produzido, são necessárias fontes históricas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A História é dividida em uma periodização tradicional e polêmica que estabeleceu cinco períodos: Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. A História é uma área do conhecimento que auxilia nossa sociedade na compreensão do presente e os indivíduos a desenvolverem um pensamento crítico e investigativo.

Leia mais: O que é sociedade?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o que é História

  • A História é uma área do conhecimento que estuda a ação humana no tempo e no espaço.
  • É produzida por meio do trabalho do historiador.
  • O historiador, para realizar o seu trabalho, precisa usar as fontes históricas.
  • As fontes históricas são vestígios deixados pelos humanos do passando.
  • Os períodos no qual a História foi dividida são: Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

O que a História estuda?

A História é a ciência e área do conhecimento responsável pelas ações humanas no tempo e no espaço. Essa área, no entanto, não estuda o passado apenas para listar os grandes feitos, mas para que possamos entender questões atuais e usar esse conhecimento para compreender melhor o mundo em que vivemos.

Os historiadores entendem que são os interesses e os questionamentos do tempo presente que orientam a pesquisa histórica, sendo assim, o conhecimento em História permite que os seres humanos entendam o funcionamento de nossa sociedade e tenham referências das diferentes formas de vida que os humanos tiveram no passado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa forma, são as referências estabelecidas pelo conhecimento histórico que nos auxiliam em questões atuais, tais como:

  • o impacto de políticas econômicas de austeridade sobre os pobres;
  • o resultado da desigualdade social ao longo da história;
  • o impacto de uma guerra na vida das pessoas;
  • as conquistas obtidas pela mobilização dos trabalhadores;
  • as formas pelas quais os valores religiosos impactam a sociedade etc.

Portanto, entender o presente se dá também pelo conhecimento histórico, que nos permite ter uma dimensão melhor dos eventos que vivemos e nos dá a possibilidade de construir outro tipo de experiência.

Para que serve a História?

Em um mundo dominado pelos interesses do capital, conhecimentos como a História parecem despropositados, pois não estão necessariamente inseridos numa lógica de produção de riqueza. A História, no entanto, tem uma utilidade para a vida, tanto do ponto de vista pessoal quanto do profissional.

A História é uma das áreas do conhecimento que auxiliam os indivíduos na formação de seu pensamento crítico, permitindo a análise e reflexão de informações e tudo que o cerca. O pensamento crítico é fundamental para que o indivíduo entenda as ações que realiza, os acontecimentos que o cercam, permitindo que ele possa se posicionar de maneira coerente e correta.

Estudar história também auxilia no desenvolvimento da capacidade de investigação, de pesquisa por informações relevantes, e auxilia no desenvolvimento da capacidade criativa de cada indivíduo.

Além disso, estudar História contribui para:

  • capacidade de interpretar e confrontar informações;
  • capacidade de se informar por conta própria;
  • análise de situações e reflexão sobre elas.
  • produção de conhecimento;
  • posição com base nas informações a que se teve acesso etc.

O que são fontes históricas?

A produção de conhecimento em História necessita das fontes históricas para que os historiadores possam realizar o seu trabalho. As fontes históricas são vestígios do passado, isto é, itens materiais ou imateriais que foram produzidos pela ação humana e que sobreviveram ao tempo, chegando aos nossos dias.

Esses vestígios também são conhecidos como documentos históricos, mas não são abordados de maneira literal ou acrítica pelos historiadores. Isso porque muitas fontes históricas podem trazer imprecisões, opiniões incorretas e pontos de vista distorcidos, sobretudo nos documentos escritos. Assim, o historiador precisa analisar as fontes históricas de maneira crítica, questionando, refletindo e contextualizando as informações contidas nesses documentos.

Existem diferentes tipos de fontes históricas, podendo ser:

  • Textuais: incluem todo tipo de documento escrito.
  • Pictóricas: incluem fotos, vídeos, quadros, afrescos, pinturas rupestres, entre outros.
  • Arqueológicas e da cultura material: incluem itens que foram restaurados pelo trabalho arqueólogo e itens que foram fabricados por seres humanos e que sobreviveram ao tempo, como roupas, móveis, peças de artesanato, armas etc.
  • Orais: testemunhos realizados por pessoas que viveram determinado acontecimento histórico.

Se quiser saber mais sobre fontes históricas, leia nosso texto: O que são fontes históricas?

Divisões da História

Colunas e estátuas do templo de Luxor, no Egito, em texto sobre o que é história.
A História é dividida tradicionalmente em seis períodos, sendo o Egito Antigo parte da Idade Antiga.

Todo o conhecimento histórico é muito extenso por conta da longa existência humana. Sendo assim, foi estabelecida uma periodização clássica, bastante utilizada sobretudo no ensino de História. Essa periodização dividiu todo o tempo histórico em cinco períodos, estabelecendo também marcos de passagem de um período ao outro.

Essa periodização é criticada por muitos historiadores que a consideram eurocêntrica, uma vez que estabelece marcos que levam em consideração apenas eventos da história europeia. Além disso, a periodização não acompanha os contextos de outras culturais, estabelecendo uma homogeneização na ideia de passagem do tempo que sugere que toda a humanidade seguia o mesmo ritmo. Por isso, muitos historiadores pensaram em outras periodizações que se estabelecem como alternativas.

De toda forma, a periodização tradicional da História é a seguinte:

  • Pré-História: acompanha o surgimento da humanidade e se encerra com o surgimento da escrita cuneiforme, por volta de 3200 a.C.
  • Idade Antiga: inicia-se com o surgimento da escrita cuneiforme, por volta de 3200 a.C., estendendo-se até 476 d.C., quando o Império Romano se desagregou.
  • Idade Média: inicia-se com a desagregação do Império Romano, em 476, até a conquista de Constantinopla para os otomanos, em 1453.
  • Idade Moderna: inicia-se com a conquista de Constantinopla, em 1453, e se estende até 1789, quando a Queda da Bastilha iniciou a Revolução Francesa.
  • Idade Contemporânea: inicia-se com a Queda da Bastilha, em 1789, e se estende aos dias de hoje.

Vale reforçar mais uma vez que essa periodização, apesar de clássica, não é unânime entre outros historiadores. Muitos propõem outros marcos para essas passagens de período. No caso da passagem da Idade Média para a Moderna, por exemplo, muitos historiadores questionam que o Renascimento foi muito mais significativo na história e catalisou mais transformações que a Queda de Constantinopla.

Importância da História

Como mencionado, a História enquanto área do conhecimento tem sua importância, pois auxilia no desenvolvimento da capacidade crítica daqueles que se dedicam ao estudo dos eventos históricos. A História ainda nos auxilia no desenvolvimento de nossa capacidade investigativa, reflexiva e criativa, além de nos fornecer elementos para analisar informações.

A História nos permite entender o presente e os problemas que nos rodeiam, além de nos fornecer exemplos práticos para a conduta humana. A História, portanto, auxilia na formação intelectual, humana, cultural e cidadã dos indivíduos, fornecendo-lhes ferramentas para entender a vida e a sociedade ao nosso redor.

Leia mais: Qual é a importância da sociologia?

Curiosidades na História

  • Os historiadores estimam que Gengis Khan tenha milhões de herdeiros atualmente.
  • Os primeiros europeus a chegarem à América foram os vikings, que alcançaram a América do Norte no ano 1000.
  • O Reino de Axum, nas atuais Etiópia e Eritreia, foi um dos primeiros do continente africano a cunhar moedas.
  • Os historiadores estimam que a peste negra pode ter matado cerca de 50 milhões de pessoas no continente europeu.
  • Os historiadores têm encontrado evidências da existência de uma civilização complexa que viveu na Amazônia.
  • Acredita-se que a primeira cidade mesopotâmica tenha surgido por volta de 5400 a.C., sendo chamada de Eridu.

Fontes

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

LE GOFF, Jacques. A História deve ser dividida em pedaços? São Paulo: Unesp, 2015.

Imagem explicando o que é História.
Conceito de História.
Crédito da Imagem: Brasil Escola
Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Daniel Neves. "O que é História?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/o-que-e/historia. Acesso em 10 de setembro de 2025.
Copiar

Artigos de O que é História?


O que é a Epopeia de Gilgamesh?

Sobre o que é a Epopeia de Gilgamesh, podemos dizer que essa obra a respeito das aventuras do rei de Uruk é um poema épico da literatura suméria de 2000 a.C.

O que é a Lei Áurea?

A Lei Áurea foi o documento legal que estabeleceu o fim da escravidão no Brasil. Foi assinada pela princesa Isabel.

O que é a Primeira Guerra Mundial?

Ocorrida entre 1914 e 1918, a Primeira Guerra Mundial opôs as principais potências econômicas do mundo, resultando em milhões de mortes.

O que é absolutismo?

O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil.

O que é Al-Qaeda?

O que é Al-Qaeda? Trata-se de uma rede do radicalismo islâmico responsável por atentados terroristas a nível internacional.

O que é Antiguidade Oriental?

Antiguidade Oriental é o termo utilizado para se referir à Idade Antiga dos povos localizados no norte da África e no Oriente Médio.

O que é Antiguidade?

Parte da periodização da história da humanidade, a Antiguidade é dividida entre Clássica e Oriental, apresentando uma perspectiva histórica europeia.

O que é antissemitismo?

O antissemitismo é a forma de preconceito contra povos semitas, principalmente os judeus, e foi manifestada por diversas vezes no decorrer da História.

O que é arte rupestre?

A arte rupestre foi a primeira manifestação artística realizada pelos humanos ainda na Pré-história, demonstrando um grande refinamento de formas e de abstração.

O que é blitzkrieg?

O que é blitzkrieg? Trata-se de uma tática de guerra alemã que coordenava ataques de vários grupamentos do Exército e foi a grande responsável pelos sucessos iniciais na guerra.

O que é burguesia?

A burguesia é definida como classe social desde o século XIX, mas tem suas origens na transição da Idade Média para a Idade Moderna.

O que é califado?

Califado é um estado governado por um califa, considerado um sucessor político-religioso de Maomé, profeta do islamismo. Existiu desde a morte de Maomé em 632 até 1924.

O que é catarismo?

O catarismo foi uma doutrina herética surgida na França, no século XI, que se espalhou por outras partes da Europa e sofreu grande perseguição da Igreja Católica.

O que é censura?

A censura é um recurso muito usado em governos ditatoriais para conter a liberdade de expressão e limitar a circulação de ideias e informações pela sociedade.

O que é cessar-fogo?

O cessar-fogo é um acordo temporário que suspende as hostilidades em um conflito, geralmente mediado para facilitar negociações ou fornecer ajuda humanitária.

O que é CLT?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é uma lei que regula as relações de trabalho em nosso país, garantindo o respeito aos direitos básicos dos trabalhadores.

O que é corrupção?

A corrupção teve sua primeira definição no mundo antigo, sendo comparada com degeneração física e biológica.

O que é CPMF?

O que é CPMF? É uma forma de arrecadação federal cobrada sobre os serviços de operação financeira.

O que é crime contra a humanidade?

Crimes contra a humanidade são ações criminosas e sistemáticas que atentam contra a vida e a dignidade de uma população civil.

O que é delação premiada?

Delação premiada é um mecanismo presente na legislação brasileira que prevê a realização de um acordo com um réu ou um investigado para que ele colabore com as investigações.

O que é democracia?

Palavra de difícil definição, a democracia abriu espaço para a participação política popular em diferentes sociedades e épocas, além de possuir tipos diversos.

O que é diplomacia?

A diplomacia é a prática de relações internacionais entre diferentes países, visando promover interesses mútuos, resolver conflitos e manter a paz.

O que é Ditadura Militar?

A Ditadura Militar foi um regime político comandado por membros das Forças Armadas. Seu período mais recente no Brasil vigorou por 21 anos, entre 1964 e 1985.

O que é Einsatzgruppen?

O que é Einsatzgruppen? Esse grupamento nazista criado em 1938 chegou a mobilizar vinte mil soldados no Leste Europeu com o objetivo de perseguir e matar os judeus.

O que é estado de exceção?

O estado de exceção é um mecanismo existente na Constituição que amplia o poder do Executivo. Deve ser utilizado em contextos de grande calamidade.

O que é Estado Islâmico?

Entender o que é o Estado Islâmico, o califado que impõe o terror no Oriente Médio, passa por saber como esse grupo surgiu a partir das fragilidades de Iraque e Síria.

O que é extradição?

Extradição é uma prática em que um Estado solicita a outro que uma pessoa seja entregue para que possa responder por um crime na Justiça ou cumprir uma pena.

O que é fascismo?

O fascismo foi um movimento político que surgiu na Itália sob a liderança de Benito Mussolini, que assumiu o poder desse país a partir de 1922 com a Marcha sobre Roma.

O que é feminismo?

O feminismo é um movimento que luta pela igualdade de gênero. Busca acabar com o sexismo e questionar a dominação masculina. Promove o empoderamento feminino.

O que é feudalismo?

Feudalismo foi a estrutura da organização socioeconômica da Europa Centro-Ocidental durante a Idade Média.

O que é fisiocracia?

O que é fisiocracia? Trata-se de uma doutrina econômica contemporânea ao Iluminismo, na França, e marcada por posições contrárias à atividade mercantilista.

O que é foro privilegiado?

O foro privilegiado é um mecanismo jurídico que dá foro especial para determinadas autoridades públicas. Com isso, elas são julgadas apenas por tribunais superiores.

O que é genocídio?

Genocídio é um crime contra a humanidade que se caracteriza por práticas que visem à eliminação de um grupo de seres humanos por questões raciais, étnicas e religiosas.

O que é golpe de Estado?

Golpe de Estado é a destituição ilegal, seja por meio da força das armas ou de uma ação política e jurídica ilegal, de um governo legitimamente constituído.

O que é Governo-Geral?

Pretendendo centralizar o poder administrativo da colônia americana, Portugal criou o governo-geral, um sistema que durou quase todo o Período Colonial.

O que é Grécia Antiga?

A Grécia Antiga constituiu um longo período da história antiga em que a civilização grega se desenvolveu a tal ponto que exerceu enorme influência sobre a sociedade ocidental.

O que é greve?

A greve é um instrumento do trabalhador na luta por melhorias em suas condições de trabalho e atualmente é um direito resguardado pela Constituição Brasileira.

O que é guerra civil?

Guerra civil é um conflito armado travado no interior de um país. Disputas políticas, religiosas, étnicas e questões econômicas são algumas das causas.

O que é Guerra de Troia?

A Guerra de Troia foi a mais famosa guerra da história, estando na gênese da formação da civilização grega.

O que é holocausto?

O que é holocausto? Esse termo refere-se ao genocídio organizado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial que foi responsável pela morte de seis milhões de judeus em campos de concentração.

O que é Holodomor?

O que é Holodomor? Esse termo refere-se ao genocídio de milhões de ucranianos, que foram vitimados pela fome, como resultado da política econômica de Stalin entre 1931 e 1933.

O que é Idade Contemporânea?

Iniciada com a Revolução Francesa, a Idade Contemporânea é caracterizada como o período de expansão do capitalismo em todo o globo.

O que é Idade Média?

O que é Idade Média? Trata-se do período em que se formou aquilo que conhecemos como civilização ocidental.

O que é Idade Moderna?

Idade Moderna é o período compreendido entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. Foi nessa época que surgiram as bases sociais e econômicas da sociedade atual.

O que é Iluminismo?

O iluminismo foi um movimento de ideias que vigorou no século XVIII, em três tradições principais: a francesa, a americana e a britânica.

O que é Integralismo?

Fundado em 1932, o Integralismo foi um movimento de inspiração fascista surgido no Brasil, tendo como principal líder o jornalista Plínio Salgado.

O que é intervenção federal?

A intervenção federal é um mecanismo de exceção previsto na Constituição Federal, usado em circunstâncias atípicas. De 1988 a 2023, foi acionado apenas três vezes.

O que é intervenção militar?

A intervenção militar é uma ferramenta constitucional que visa restaurar a ordem de acordo com regras rígidas, o que não significa que as Forças Armadas possam tomar o poder.

O que é lei marcial?

A lei marcial e a administração militar são impostas por alguns países quando estão em contextos de crise, ficando os direitos civis temporariamente suspensos.

O que é marco temporal?

Marco temporal é uma tese que defende a ideia de que os povos indígenas só têm direito a reivindicar uma terra caso estivessem nela quando a Constituição foi promulgada.

O que é mercantilismo?

O mercantilismo (ou capitalismo comercial) foi um conjunto de práticas que caracterizou a economia das principais nações europeias entre os séculos XV e XVIII.

O que é monarquia?

A monarquia é uma forma de governo na qual o monarca pode alcançar o trono por sucessão ou por eleição. Existem, atualmente, monarquias constitucionais e absolutas.

O que é nazismo?

O nazismo é uma ideologia de extrema-direita, racista, nacionalista e totalitária, originada na Alemanha e praticada no governo de Adolf Hitler.

O que é Neolítico?

O Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida, foi o período da Pré-História em que ocorreu a chamada Revolução Agrícola.

O que é o PL das Fake News?

O PL das Fake News ou PL2630/20 é um projeto de lei que estabelece mecanismos para a regulamentação das redes sociais no Brasil e coibição de fake news e conteúdos extremistas.

O que é o Plano Marshall?

O Plano Marshall foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental com o objetivo de reconstruí-los após a 2ª Guerra Mundial.

O que é o Talibã?

O Talibã é uma organização fundamentalista islâmica que surgiu no Afeganistão. Governou o país de 1996 a 2001 e realizou inúmeras violações aos Direitos Humanos.

O que é o TSE?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a maior instância da Justiça Eleitoral brasileira e o responsável por organizar o sistema eleitoral do Brasil.

O que é Paleolítico?

O Paleolítico é o primeiro período da Pré-História e também o mais longo.

O que é populismo?

Populismo é um termo que foi utilizado para explicar as características da política brasileira entre 1930 e 1964. Atualmente, seu uso é bastante criticado por historiadores.

O que é Reforma Protestante?

A Reforma Protestante ocorreu na Europa, no século XVI, e teve grande impacto no campo religioso.

O que é república?

A república é uma forma de governo em que o poder é exercido por representantes escolhidos pelo povo direta ou indiretamente. O Brasil é uma república desde 1889.

O que é réu?

Réu é um termo utilizado nos meios jurídicos para se referir a um indivíduo que foi denunciado na Justiça por algum crime. No processo judicial, o réu tem direito à defesa.

O que é Revolução Francesa?

A Revolução Francesa foi um dos principais eventos da história mundial, dando os parâmetros para a organização de diversos países após o século XIX.

O que é Revolução Russa?

A Revolução Russa foi um dos principais eventos históricos do século XX e teve como principal resultado a construção do Estado Soviético.

O que é Revolução?

O que é Revolução? O conceito de revolução é entendido desde o século XVIII como uma transformação radical de tudo o que está relacionado com a vida humana.

O que é sesmaria?

Com a adoção do sistema de sesmaria, a Coroa portuguesa pretendia cultivar as terras de sua colônia na América e povoar o novo território recém-conhecido.

O que é sionismo?

Sionismo é um movimento político que surgiu no final do século XIX e que defendia a formação de um Estado Nacional próprio para os judeus na Palestina.

O que é uma rainha consorte?

Na monarquia britânica, a rainha consorte é a esposa do rei. Possui o mesmo título hierárquico, mas não tem os poderes políticos e militares do rei.

O que eram os Jesuítas?

O que eram os Jesuítas? Eles foram padres vinculados à Companhia de Jesus, que foi uma ordem da Igreja Católica criada por Inácio de Loyola.

O que foi a Batalha de Stalingrado?

O que foi a Batalha de Stalingrado? Foi uma das batalhas mais importantes da Segunda Guerra Mundial, travada no front oriental entre alemães e soviéticos.

O que foi a Coluna Prestes?

Coluna Prestes foi uma marcha tenentista liderada por Luís Carlos Prestes e Miguel Costa para derrubar a República Oligárquica e reformar a política e sociedade brasileiras.

O que foi a Conferência de Munique?

A Conferência de Munique fez parte da fracassada política de apaziguamento imposta por Reino Unido e França para evitar uma guerra contra a Alemanha durante a década de 1930.

O que foi a Crise de 1929?

O que foi a Crise de 1929? Ela resultou da expansão de crédito na década de 1920. Entre suas consequências, estão o desemprego e a fome de parte da população americana.

O que foi a Era Vargas?

A Era Vargas foi o período de governo de Getúlio Vargas na presidência do Brasil, entre 1930 e 1945, marcando o processo de modernização capitalista do país.

O que foi a Guerra de Secessão?

A Guerra de Secessão foi um conflito que ocorreu entre Norte e Sul dos Estados Unidos e foi causado pela questão do escravismo.

O que foi a Guerra de Trincheiras?

A Guerra de Trincheiras foi a segunda fase da Primeira Guerra Mundial (1914–1918), ocorrida entre novembro de 1914 e março de 1918.

O que foi a Guerra do Paraguai?

A Guerra do Paraguai foi um conflito de longa duração que aconteceu de 1864 a 1870 e teve como estopim o choque de interesses entre Paraguai e Brasil na Guerra Civil Uruguaia.

O que foi a Guerra do Vietnã?

A Guerra do Vietnã (1959-1975) foi um conflito entre Vietnã do Norte e do Vietnã do Sul, que lutavam pela unificação do país sob a liderança de quem vencesse.

O que foi a Guerra dos Farrapos?

O que foi a Guerra dos Farrapos? Iniciado em 1835 pela insatisfação com os altos impostos cobrados pelo governo, esse movimento foi o mais longo da história brasileira.

O que foi a Guerrilha do Araguaia?

A Guerrilha do Araguaia foi um movimento armado, liderado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que tinha o objetivo de derrubar a Ditadura Militar no país.

O que foi a iconoclastia bizantina?

O que foi a iconoclastia bizantina? Foi um fenômeno que se caracterizou pela proibição da veneração, bem como pela destruição de imagens sacras no Império Bizantino.

O que foi a Inconfidência Mineira?

O que foi a Inconfidência Mineira? Trata-se de uma das principais conspirações ocorridas no período do Brasil Colonial.

O que foi a marcha para o oeste nos Estados Unidos?

A marcha para o oeste nos Estados Unidos foi um processo no qual os EUA, após sua independência, iniciaram a conquista e a ocupação das terras a oeste das Treze Colônias.

O que foi a Operação Barbarossa?

Para entender o que foi a Operação Barbarossa, deve-se saber que essa operação militar organizou e efetuou a invasão da União Soviética por 3,6 milhões de alemães em 1941.

O que foi a Pax Romana?

O que foi a Pax Romana? Essa série de medidas político-administrativas do Império Romano manteve suas províncias dominadas e garantiu o poder de Roma sobre suas conquistas.

O que foi a Peste Negra?

A Peste Negra foi um surto epidêmico que aconteceu na Europa do século XIV. A doença foi trazida por navios genoveses e dizimou um terço de toda a população europeia.

O que foi a queda da Bastilha?

Para entender o que foi a queda da Bastilha, é essencial saber que essa revolta popular marcou a queda do Antigo Regime e o início da Revolução Francesa.

O que foi a República da Espada?

A República da Espada é o período da República brasileira em que o país foi governado por dois presidentes militares. Isso ocorreu entre os anos de 1889 e 1894.

O que foi a República Velha?

A República Velha foi um período da história brasileira que durou de 1889 a 1930 e ficou caracterizado por fenômenos políticos como o coronelismo.

O que foi a Revolução Americana?

A Revolução Americana foi iniciada pela insatisfação colonial com o aumento da exploração colonial nas Treze Colônias da América do Norte.

O que foi a Revolução de 1930?

Você sabe o que foi a Revolução de 1930? Foi o acontecimento que deu fim à República Velha e inaugurou a chamada Era Vargas, que durou até 1945.

O que foi a Revolução Industrial?

A Revolução Industrial foi o período de intenso avanço tecnológico que permitiu o desenvolvimento da indústria moderna e contou com o pioneirismo inglês no século 18.

O que foi a União Ibérica?

O que foi a União Ibérica? Essa expressão é empregada para designar a unificação das Coroas espanhola e portuguesa após a crise sucessória de Portugal.

O que foi a Unidade 731?

O que foi a Unidade 731? Essa unidade secreta do exército japonês contou com largo investimento para promover pesquisas macabras e desenvolver armas biológicas.

O que foi a Unificação Alemã?

Para entender o que foi a Unificação Alemã, deve-se saber que a Prússia, por meio das ações de Guilherme I e Otto von Bismarck, conduziu a criação do Estado-nação da Alemanha.

O que foi o AI-5?

O AI-5 foi um decreto realizado em 1968 que inaugurou o período mais sombrio da Ditadura Militar, além de ter reforçado o autoritarismo do presidente.

O que foi o cerco de Leningrado?

O cerco de Leningrado foi realizado por tropas nazistas, que cercaram a cidade soviética de Leningrado por quase 900 dias, deixando a população em um estado de penúria.

O que foi o Dia D?

O Dia D foi a data em que tropas Aliadas desembarcaram na Normandia, quando houve um importante ataque para a vitória dos Aliados na Segunda Guerra.

O que foi o Estado Novo?

O que foi o Estado Novo? Foi o período da Era Vargas que se iniciou em 1937 e terminou em 1945 e que ficou caracterizado por seu caráter ditatorial.

O que foi o genocídio cambojano?

Para saber o que foi o genocídio cambojano, causado pela tirania de Pol Pot, deve-se entender como esse líder do Khmer Vermelho chegou ao poder no Camboja.

O que foi o Massacre de Babi Yar?

Para entender o que foi o Massacre de Babi Yar, deve-se saber que essa ação causou a morte de 34 mil judeus em Kiev e foi realizada pelos alemães nazistas em 1941.

O que foi o Muro de Berlim?

O Muro de Berlim foi criado para impedir a passagem das pessoas do lado Oriental para o lado Ocidental da cidade alemã.

O que foi o Período Joanino?

O Período Joanino foi a época iniciada com a mudança da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, esse momento histórico incluiu profundas transformações no Brasil.

O que foi o Período Pré-Homérico?

O Período Pré-Homérico foi a época de formação do povo grego, constituído pelas civilizações cretense e micênica.

O que foi o Período Regencial?

Você sabe o que foi o Período Regencial? Foi o intervalo entre o Primeiro e o Segundo Império no Brasil e durou de 1831 a 1840.

O que foi o Projeto Manhattan?

O que foi o Projeto Manhattan? Foi o projeto desenvolvido pelos EUA nos anos 1940 com o objetivo de construir as primeiras bombas atômicas da história.

O que foi o Renascimento?

Importante período cultural da história europeia, o Renascimento retomou as influências da Antiguidade para se contrapor à produção cultural da Idade Média.

O que foi o tenentismo?

O tenentismo foi um movimento de revolta política e militar que surgiu entre os oficiais rasos do exército brasileiro insatisfeitos com a política da Primeira República.

O que foi o Ustasha?

Entre o que foi defendido pelo Ustasha, partido croata de extrema-direita, o nacionalismo extremo foi a ideologia que promoveu a morte milhares de sérvios, judeus e ciganos.

O que foi o “Espaço Vital” Nazista?

O que foi o “Espaço Vital” Nazista? A noção de espaço vital, para o nazismo, estava associada ao conceito de Lebensraum, que vem da Geografia Política alemã do século XIX.

O que foram as capitanias hereditárias?

O que foram as capitanias hereditárias? Instaladas no Brasil durante a década de 1530, elas dividiram a colônia portuguesa em quinze lotes de terra.

O que foram as cruzadas?

As cruzadas foram movimentos de caráter religioso que visaram à retomada dos lugares sagrados para os cristãos na Palestina.

O que foram as heresias medievais?

O que foram as heresias medievais? Com grande crescimento a partir da Baixa Idade Média e pelo seu caráter popular, levaram a Igreja a combatê-las a partir do uso da violência.

O que foram as invasões normandas?

Sobre o que foram as invasões normandas, é possível dizer que eram expedições de vikings que visavam o saque de aldeias e abadias no Reino dos Francos, no século IX.

O que são as 95 teses de Lutero?

O que são as 95 teses de Lutero? Elas foram publicadas na Paróquia de Wittenberg, na Alemanha, em 1517, e contestavam a venda de indulgências.

O que são as Catilinárias de Cícero?

O que são as Catilinárias de Cícero? São um conjunto de discursos contra o senador e conspirador Catilina.

O que são crimes de guerra?

Os crimes de guerra são entendidos como violações das regras que regem os conflitos no direito internacional. Essas regras foram criadas para reduzir o sofrimento humano.

O que são fontes históricas?

Fontes históricas são os itens (ou seus vestígios) produzidos pelo ser humano que são utilizados pelos historiadores para a produção do conhecimento histórico.