
Funções sintáticas dos pronomes retos
As funções sintáticas dos pronomes retos, tendo em vista um contexto oracional específico, apresentam-se de formas distintas, ora representadas pelo sujeito, predicativo do sujeito e vocativo.

Videoaulas

Tendo em vista o conhecimento de que dispõe acerca das relações morfossintáticas, procure ativá-lo, deixando demarcadas algumas impressões sobre as funções sintáticas desempenhadas pelos pronomes retos.
No que diz respeito às funções desempenhadas pelos pronomes retos, sabemos que elas podem se materializar como sujeito, predicativo do sujeito e vocativo. Dessa forma, ativando os conhecimentos acerca desse fenômeno linguístico, procure citar alguns exemplos em que podemos constatá-lo.
Sabendo que os pronomes pessoais do caso reto, levando em conta o contexto em que se encontrarem demarcados, desempenham funções sintáticas distintas, analise os termos demarcados nas orações abaixo e classifique-os, procurando apontar as devidas justificativas.
A– Eles chegaram exaustos.
B – A mais indicada para o cargo é ela.
C – Ó tu, Senhor de bondade.
Ative seus conhecimentos acerca das funções sintáticas desempenhadas pelos pronomes retos e relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, levando em conta as classificações a eles destinadas:
A – Nós fomos sinceros o bastante.
B – Elas são elegantes e educadas.
C – Eu não sou ela.
D – Vós, acolhei nossos pedidos.
( ) Sujeito
( ) predicativo do sujeito
( ) Sujeito
( ) Vocativo