A canonização é um ato que ocorre na Igreja Católica que determina a inclusão do nome de uma pessoa no Cânon. As pessoas canonizadas são transformadas em santas, sendo recomendada a sua veneração. A Igreja Católica acredita que as pessoas canonizadas residem no Céu, atuando diretamente pela intercessão dos fiéis.
O processo de canonização é bastante longo, passando por diversas etapas. A primeira delas é comprovar que a pessoa postulada possuía virtudes e era um modelo de fé para que seja determinada que ela é venerável. Em seguida, a pessoa é beatificada, se for mártir da Igreja ou se realizar um milagre. A partir do segundo milagre, pode ocorrer a canonização.
Leia também: Catolicismo — detalhes sobre uma das maiores tradições religiosas do mundo
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre canonização
- 2 - O que é canonização?
- 3 - Qual a diferença entre canonização e beatificação?
- 4 - Canonização na Bíblia
- 5 - Como é o processo de canonização?
- 6 - Santos em processo de canonização
Resumo sobre canonização
-
A canonização é o ato que inclui o nome de uma pessoa no Cânon, tornando-a santa para a Igreja Católica.
-
A Igreja Católica entende que a canonização só pode ocorrer com pessoas que demonstram virtudes, sendo exemplos de fé.
-
A canonização é resultado de um longo processo que inclui diversas etapas.
-
O postulador investiga a vida da pessoa indicada para determinar se ela era pia e possuía virtudes. Caso positivo, ela torna-se venerável.
-
Os veneráveis viram beatos se forem mártires da Igreja ou se realizarem um milagre.
-
No segundo milagre, o beato pode ser canonizado. A canonização só pode ser oficializada pelo papa.
O que é canonização?
A canonização é um ato que ocorre no interior da Igreja Católica e que estabelece que uma pessoa viveu sua vida de maneira heroica e, por conta disso, torna-se digna de veneração, sendo considerada santa. Uma pessoa que é canonizada pela Igreja Católica tem seu nome adicionado no Cânon, a lista de santos da Santa Sé.
O entendimento da Igreja Católica é de que não é a canonização que transforma a pessoa em santa, mas que ela foi canonizada porque ela era santa em sua vida. A canonização só ocorre com homens e com mulheres que já morreram e que demostraram o valor de sua fé, sendo figuras pias, bondosas e que se tornaram símbolos da profissão de fé no cristianismo.
A canonização só ocorre após um longo processo de investigação e de análise realizado pelos membros da Igreja Católica. Essa investigação busca comprovar que a pessoa em canonização de fato levou uma vida santa. O processo de canonização atual segue a Constituição Apostólica que foi estabelecida no pontificado de João Paulo II, a chamada Divinus Perfectionis Magister.
Sendo assim, a canonização introduz o nome de uma pessoa no Cânon, autorizando os fiéis a venerá-la e a orar para que esse santo ou essa santa interceda por eles.
Qual a diferença entre canonização e beatificação?
Canonização e beatificação são parte do mesmo processo, embora sejam etapas distintas do processo de reconhecimento de uma pessoa como santa. Para que uma pessoa seja um santo ou uma santa, ela precisa passar pelo processo de beatificação na Igreja Católica. Com a beatificação, a Igreja Católica anuncia que essa pessoa é um beato ou uma beata, portanto, merecedor de veneração.
Por sua vez, a canonização oficializa na Igreja Católica o anúncio de uma pessoa como santo ou como santa. Nesse caso, a veneração passa a ser recomendada a todos os fiéis. Com a canonização, é estabelecido que aquela pessoa é um modelo de fé e um exemplo a ser seguido, tornando-se também um intercessor dos fiéis juntamente de Deus.
Além disso, a Igreja Católica entende que o beato não possui um anúncio claro que atesta que ele está na glória do Céu, enquanto aquele que foi canonizado recebe uma confirmação pontifícia de que ele está na glória do Céu e de que ele é um modelo de vida e de fé a ser seguido. Para que uma pessoa seja canonizada, ela precisa, obrigatoriamente, ter sido beatificada.
Confira também: Beatificação — mais detalhes sobre esse importante processo realizado pela Igreja Católica
Canonização na Bíblia
Historicamente falando, o processo de canonização é uma prática que se desenvolveu após a formulação do texto bíblico. Portanto, não há menção direta a essa prática na narrativa bíblica, embora autoridades do catolicismo entendam que o texto bíblico possa sugerir práticas que tenham relação com a ideia da canonização.
Como é o processo de canonização?
O processo de canonização é longo e demanda algumas etapas a serem cumpridas. Primeiramente, depois que uma pessoa morre, um postulador, isto é, uma pessoa vinculada à Igreja Católica dá início a uma investigação para averiguar as virtudes da pessoa em questão, determinando se ela realmente foi fiel a Deus.
Uma vez que o postulador levanta todas as informações necessárias, ele as envia para a Congregação para a Causa dos Santos, que vai determinar se essa pessoa era um verdadeiro servo de Deus e possuidor de grandes virtudes. A partir daí, a pessoa recebe o título de venerável. O próximo passo desse processo é a beatificação.
Para que uma pessoa venerável seja beatificada, as autoridades da Igreja Católica demandam que seja apresentado um milagre. Uma vez comprovado o milagre e que sua atribuição está com a pessoa postulada, ela é beatificada.
Figuras que foram martirizadas por sua fé em Deus não precisam de um milagre para ser beatificadas. Nesse caso, a Igreja Católica analisa para confirmar se a pessoa foi mesmo martirizada por sua fé.
Por fim, a canonização ocorre quando um segundo milagre é atribuído à pessoa postulada. O milagre deve ocorrer por meio da intercessão e deve ser comprovado pela Igreja Católica. A existência desse milagre atesta as virtudes do postulado e reforça sua posição como exemplo a seguir. Com o segundo milagre atestado, o postulado é canonizado pelo papa, tendo seu nome acrescido no Cânon.
Santos em processo de canonização
Segundo o Papa Leão XIV, os próximos nomes que serão canonizados serão:
-
Ignatius Shoukrallah Maloyan
-
Peter To Rot
-
Vincenza Maria Poloni
-
María del Monte Carmelo Rendiles Martínez
-
Maria Troncatti
-
José Gregorio Hernández Cisneros
-
Bartolo Longo
Fontes
REDAÇÃO. O que é canonização? Cerimônia com papa Leão XIV vai tornar Carlo Acutis 1º santo millennial. Disponível em: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2025/09/01/o-que-e-canonizacao-processo-que-vai-tornar-carlo-acutis-1o-santo-millennial.ghtml.
REDAÇÃO. Como acontece a canonização de um santo? Disponível em: https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/como-acontece-canonizacao-de-um-santo/.
REDAÇÃO. Como uma pessoa se torna santa? Disponível em: https://bibliotecacatolica.com.br/blog/santidade/como-uma-pessoa-se-torna-santa/?srsltid=AfmBOordatmI2z51nnyLPCE9xRrKa9ht9Gw_aFL5otsvhAwmjKu1mHn3.
TAVARES, Anísio. Canonização: o que é e como acontece? Disponível em: https://www.a12.com/redentoristas/noticias/canonizacao-o-que-e-e-como-acontece.