São Carlo Acutis foi um jovem católico que ficou conhecido por sua extrema devoção durante a vida. Desde muito novo, ele demonstrava interesse pela fé católica, frequentando missas e sendo devoto da Virgem Maria, em especial de Nossa Senhora Aparecida. Ele também envolveu-se com ações de caridade e documentava milagres eucarísticos e aparições marianas.
Ele faleceu aos 15 anos, vítima de leucemia, sendo beatificado pela igreja em 2020. O processo de beatificação de São Carlo Acutis foi resultado de um milagre que foi atribuído a ele e que teria ocorrido em Campo Grande (MS). Em 7 de setembro de 2025, ele foi canonizado após um segundo milagre ter sido relacionado a ele.
Leia também: Nossa Senhora Aparecida — detalhes sobre a padroeira do Brasil
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre São Carlo Acutis
- 2 - Quem foi São Carlo Acutis?
- 3 - Canonização de São Carlo Acutis
- 4 - São Carlo Acutis é santo do que?
- 5 - Qual foi o milagre de São Carlo Acutis?
- 6 - Morte de São Carlo Acutis
- 7 - Livros de São Carlo Acutis
- 8 - Frases de São Carlo Acutis
- 9 - Oração de São Carlo Acutis
Resumo sobre São Carlo Acutis
-
São Carlo Acutis é um jovem que ficou marcado por sua devoção ao catolicismo.
-
De origem italiana, ele demonstrou interesse religioso desde criança.
-
Documentava em um site todos os milagres eucarísticos e aparições marianas.
-
Faleceu aos 15 anos de leucemia.
-
Foi beatificado em 2020 após um milagre ter sido relacionado a ele.
-
Em 7 de setembro de 2025, ele foi canonizado após um segundo milagre ter sido relacionado a ele.
Quem foi São Carlo Acutis?

→ Nascimento de São Carlo Acutis
São Carlo Acutis nasceu na cidade de Londres em 3 de maio de 1991. Apesar de ter nascido na capital inglesa, o jovem possuía nacionalidade italiana, pois seus pais eram originários da Itália. Ele era filho de Andrea Acutis e de Antonia Salzono, ambos de Milão. São Carlo Acutis pertencia a uma família muito bem-sucedida, pois seus pais possuíam negócios de sucesso.
→ Juventude de São Carlo Acutis
São Carlo Acutis viveu poucos meses na Inglaterra, mudando-se depois para a Alemanha e estabelecendo-se em Milão no final de 1991. Os pais de São Carlo Acutis não eram religiosos, mas ele teve acesso à educação religiosa porque chegou a estudar em instituições educacionais confessionais. Os relatos apontam que São Carlo Acutis tinha um desempenho apenas regular na escola.
Ainda assim, ele tinha grande interesse em adquirir conhecimento, estudando por conta própria assuntos relacionados com tecnologia e com música. Os relatos de sua infância contam que ele gostava de frequentar a igreja, sendo levado à missa pelo seu tutor. Com 7 anos, ele recebeu sua primeira comunhão e, aos 12, foi crismado.
→ Educação religiosa de São Carlo Acutis
São Carlo Acutis estudou em instituições educacionais confessionais, como o Instituto Marcelline Tommaseo e o Instituto Leone XIII, onde recebeu uma formação jesuítica. Desde criança, ele teve uma grande aproximação com a fé católica, frequentando missas e tornando-se devoto da Virgem Maria, em especial de Nossa Senhora Aparecida. Ele recitava rosários, fazia orações para o seu anjo da guarda, cultivando devoção por São Miguel Arcanjo.
Veja também: Maria, mãe de Jesus — saiba detalhes sobre essa figura central do cristianismo
Canonização de São Carlo Acutis
Em 7 de setembro de 2025, o Papa Leão XIV oficializou a canonização de São Carlo Acutis. Ele faleceu em 2006, sendo beatificado pela Igreja Católica em 2020 e tendo um processo de canonização que aconteceu de maneira bastante acelerada.
A missa que oficializou a sua canonização aconteceu na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Na missa que canonizou São Carlo Acutis, estavam presentes a sua mãe, Antonia Salzano, seu pai, Andrea Acutis, e seus irmãos. A mãe de São Carlo Acutis carregava consigo um relicário com um pedaço do coração do filho.
A canonização de São Carlo Acutis estava marcada para acontecer em abri de 2025, mas foi adiada devido ao falecimento do Papa Francisco. Além de São Carlo Acutis, a cerimônia conduzida por Papa Leão XIV também canonizou São Pier Giorgio Frassati. A cerimônia também foi acompanhada do lado de fora da basílica por milhares de devotos de São Carlo Acutis.
São Carlo Acutis é santo do que?
São Carlo Acutis ficou marcado por sua devoção. Em 2020, passou por um processo de beatificação e, em 2025, passou por um processo de canonização. A canonização do jovem devoto italiano explica-se por dois milagres que foram atribuídos a ele pela Igreja Católica, curando dois jovens de condições de saúde delicadas.
A canonização de São Carlo Acutis fez com que ele ficasse popularmente conhecido como “padroeiro da Internet”, uma alcunha que foi criada pelo fato de ele ser um jovem que foi canonizado e por ser um jovem da geração millenial, a primeira geração digital da história. O apreço que São Carlo Acutis tinha pela Internet também reforçou essa alcunha.
O apreço de São Carlo Acutis pela tecnologia e pelo catolicismo fez com que ele criasse um site que documentava todos os milagres eucarísticos e aparições marianas da história.
Qual foi o milagre de São Carlo Acutis?
A canonização de São Carlo Acutis passou a ser debatida na Igreja Católica por conta de dois milagres que foram atribuídos a ele pela Santa Sé.
O primeiro milagre atribuído a São Carlo Acutis ocorreu em 2010, na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Esse primeiro milagre aconteceu com uma criança chamada Mateus, que sofria de uma rara malformação no pâncreas. A Igreja Católica narra que a criança tocou em uma relíquia de São Carlo Acutis durante uma missa na Capela do Milagre, na capital sul-mato-grossense. O menino teria sido curado de sua condição, com o Vaticano atestando o fato.
Em 2022, ocorreu o segundo milagre, dessa vez na Costa Rica. Esse segundo milagre ocorreu com uma jovem que estava internada após um grave acidente de bicicleta. Sua mãe, então, rezou na tumba de São Carlo Acutis, em Assis, e sua filha foi curada logo depois disso.
O primeiro milagre atribuído a São Carlo Acutis já fez com que ele se tornasse uma figura destacada na fé católica. Em 2012, foi iniciado um processo de beatificação de Carlo Acutis. Em 2018, o Papa Francisco confirmou as virtudes heroicas de São Carlo Acutis e, em 10 de outubro de 2020, ele foi oficialmente beatificado.
O segundo milagre atribuído a São Carlo Acutis fez com que a Congregação para a Causa dos Santos defendesse a canonização do jovem. Após um longo processo, a canonização de São Carlo Acutis foi oficializada para abril de 2025, mas foi adiada devido ao falecimento do Papa Francisco. Com o adiamento, sua canonização ocorreu oficialmente em 7 de setembro de 2025.
Acesse também: Catolicismo — detalhes sobre uma das principais religiões do mundo
Morte de São Carlo Acutis

Em 1º de outubro de 2006, São Carlo Acutis teve uma inflamação na garganta, sendo diagnosticado com parotidite. A situação dele piorou e, após realizar alguns exames mais detalhados, São Carlo Acutis e sua família receberam o diagnóstico de que o jovem estava com leucemia promielocítica aguda. A situação da saúde de São Carlo Acutis agravou-se rapidamente.
Ele foi internado no Hospital San Gerardo, em Milão, recebendo tratamento especializado para a sua condição de saúde. Durante a internação, conta-se que São Carlo Acutis chegou a afirmar que ele oferecia o sofrimento dele pela Igreja e pelo papa. Ele orientou o seu desejo de ser enterrado em Assis e, poucos dias depois do diagnóstico, ele faleceu.
O falecimento de São Carlo Acutis ocorreu em 12 de outubro de 2006, quando o jovem tinha apenas 15 anos. Um dia antes, a equipe médica havia constatado morte cerebral do jovem. Ele foi enterrado em Assis, como havia requisitado.
Livros de São Carlo Acutis
São Carlo Acutis ficou conhecido por sua devoção, por suas obras de caridade e por sua bondade, sendo visto pelos fiéis como um exemplo de fé. Sua trajetória de vida, incluindo sua canonização e sua beatificação, foram narradas em uma biografia escrita por Nicola Gori. O livro é chamado “Eucaristia: minha estrada para o céu – Biografia de Carlo Acutis”. A biografia dele também foi adaptada para uma versão em quadrinhos.
Frases de São Carlo Acutis
Algumas frases atribuídas a São Carlo Acutis são:
-
“A Virgem Maria é a única mulher na minha vida.”
-
“Ofereço todo o sofrimento que terei de sofrer pelo Senhor, pelo Papa e pela Igreja.”
-
“A santificação não é um processo de adição, mas de subtração. Menos eu para deixar espaço para Deus.”
Oração de São Carlo Acutis
Não há uma oração oficial para São Carlo Acutis, mas seu processo de canonização foi acompanhado por uma oração que era realizada pelos fiéis que apoiavam a canonização do jovem devoto. Veja a oração:
Ó Deus, nosso Pai,
Obrigado por nos teres dado Carlo,
modelo de vida para os jovens, e mensagem
de amor para todos. Tu fizeste com que
se apaixonasse pelo teu Filho Jesus, fazendo
da Eucaristia a sua “rodovia para o Céu”.
Tu lhe deste Maria, como mãe amadíssima,
e fizeste dele com o Rosário um cantor
da sua ternura. Aceita a sua oração por nós.
Olha especialmente para os pobres,
que ele amou e socorreu.
[Concede também a mim, pela sua intercessão,
a graça de que eu preciso…]
E torna plena a nossa alegria,
colocando Carlo entre os santos
da tua igreja universal, para que o seu sorriso
resplandeça ainda para nós
para a glória do teu nome.
Amém.
Crédito de imagem
[1] Dobroš / Wikimedia Commons (reprodução)
Fontes
GERKEN, Tom. O 'influenciador de Deus' que será declarado santo e tem milagre registrado no Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4nnx9wxynwo.
REDAÇÃO. Italy moved by teen who offers life for the Church and the Pope. Disponível em: https://www.catholicnewsagency.com/news/10773/italy-moved-by-teen-who-offers-life-for-the-church-and-the-pope.
REDAÇÃO. O que é canonização? Cerimônia com papa Leão XIV vai tornar Carlo Acutis 1º santo millennial. Disponível em: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2025/09/01/o-que-e-canonizacao-processo-que-vai-tornar-carlo-acutis-1o-santo-millennial.ghtml.