Núcleo atômico

O núcleo atômico é a região central do átomo. Ele apresenta, na sua constituição, os prótons e nêutrons.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O núcleo atômico é a região central do átomo, apresentando caráter positivo e concentrando quase toda totalidade da massa do átomo. Tal região foi proposta, pela primeira vez, em 1911, através dos estudos do cientista neozelandês Ernest Rutherford. O núcleo atômico é composto por duas partículas subatômicas: prótons e nêutrons.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O núcleo atômico possui caráter positivo, uma vez que os prótons têm carga positiva, e os nêutrons não possuem carga. É destacado pela sua imensa densidade, já que corresponde a 0,01% do átomo, mas concentra mais de 99,9% da massa do mesmo. O núcleo atômico é mantido coeso por meio de forças atratativas conhecidas como força forte.

Leia também: Afinal, o que é átomo?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o núcleo atômico

  • O núcleo atômico é a região central do átomo.
  • Ele apresenta, na sua constituição, os prótons e os nêutrons.
  • Ele apresenta caráter positivo, uma vez que os prótons possuem carga positiva, e os nêutrons são neutros.
  • O núcleo atômico é reconhecido por sua grande densidade, concentrando quase toda a massa do átomo.
  • Ele é mantido por meio de forças atrativas, conhecidas como força forte.

O que é núcleo atômico?

Representação gráfica do núcleo atômico. [imagem_principal]
No centro do átomo, está o núcleo atômico, que concentra praticamente toda a massa do átomo.

O núcleo atômico é a região central do átomo, de caráter positivo e que concentra praticamente toda a massa do átomo. Ele foi descoberto após os experimentos de Ernest Rutherford, em 1911, e, posteriormente, percebeu-se que seria composto por duas partículas subatômicas: prótons e nêutrons.

Confira também: Como era o modelo atômico de Ernest Rutherford?

Características do núcleo atômico

O núcleo atômico possui, na maioria dos átomos, o formato esférico, embora existam casos de pequenos desvios dessa esfericidade, com maior achatamento ou alongamento.

O que mais chama atenção acerca da natureza do núcleo é sua elevada densidade, uma vez que tal região corresponde a menos de 0,01% do volume atômico, mas é responsável por mais de 99,9% de sua massa. Alguns cálculos apontam que tal densidade é na faixa de 2 x 1017 kg/m3 (a densidade da água, para se ter noção, é igual a 103 kg/m3). Se, por exemplo, a Lua apresentasse tal densidade, ela conseguiria ser alocada dentro de um estádio de futebol.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como o núcleo possui cargas positivas (prótons) e cargas neutras (nêutrons), entende-se que exista uma força atrativa que o mantenha coeso, maior do que as repulsões próton-próton de natureza coulômbica. Essa força atrativa funciona da mesma forma sobre um par de núcleons (partículas do núcleo, ou seja, prótons e nêutrons), assim, tem-se que considerar que a força atrativa nêutron-nêutron é igual à força atrativa nêutron-próton e, por conseguinte, próton-próton. Essa força atrativa é chamada de força forte e só afeta certos tipos de partículas subatômicas (os hádrons, que incluem prótons e nêutrons, mas não os elétrons), quando estas estão em uma distância da ordem de 2 fm (2 x 10−15 m). Para uma distância maior, ela torna-se pouco significativa, para distâncias menores, ela torna-se repulsiva.

Demonstração da chamada força forte em relação ao núcleo atômico.
Demonstração da chamada força forte.

Contudo, apesar da força forte, existem também núcleos atômicos instáveis, os quais decam ou desintegram espontaneamente, formando um novo núcleo, em um fenômeno conhecido como radioatividade. Na verdade, o número de núcleos instáveis supera, em muito, o número de núcleos estáveis conhecidos. Das observações acerca da estabilidade nuclear, podemos concluir, basicamente, que:

  • núcleos estáveis (em especial, os mais leves) tendem a ter o número de prótons igual ao número de nêutrons;
  • para núcleos de maior massa, percebe-se que o número de nêutrons supera o número de prótons;
  • não existem núcleos estáveis em que o número de prótons é maior que 83;
  • a maioria dos núcleos atômicos estáveis possui números pares de prótons e de nêutrons, e, do lado oposto, uma quantidade muito pequena de núcleos atômicos estáveis possui números ímpares de prótons e de nêutrons.

Conforme o núcleo torna-se maior, as forças repulsivas entre prótons começam a tornar-se mais significativa também, o que permite um maior afastamento deles, enfraquecendo, assim, a força forte. Por isso, entende-se a maior presença de nêutrons no núcleo, de modo que os prótons estejam mais próximos aos nêutrons, minimizando, assim, as forças eletrostáticas repulsivas e mantendo as forças forte atrativas.

Relação entre número de nêutrons e de prótons para núcleos atômicos conhecidos.
Relação entre número de nêutrons e de prótons para núcleos atômicos conhecidos.

Composição do núcleo atômico

O núcleo atômico é composto de duas partículas subatômicas: prótons, de caráter positivo, e nêutrons, que possuem carga neutra. As características dessas duas partículas estão dispostas na tabela a seguir.

Partícula

Natureza da carga elétrica

Massa (em kg)

Massa (em u.m.a)

Próton

Positiva

1,673 x 10−27

1,007

Nêutron

Neutra

1,675 x 10−27

1,009

u.m.a = unidade de massa atômica

Portanto, percebe-se que o nêutron possui uma massa um pouco maior que o próton. A razão entre as massas dessas partículas é igual a 1,001.

Veja também: O que são os elétrons?

Função do núcleo atômico

As partículas presentes no núcleo são de grande importância para a caracterização do átomo. O número atômico (Z), por exemplo, é igual à quantidade de prótons no núcleo e é utilizado para identificar à qual elemento químico o átomo pertence. Outro parâmetro importante para o átomo é a determinação do número de massa (A), que é igual à quantidade de partículas presentes no núcleo, ou seja, ao somatório do número de prótons e de nêutrons.

Por fim, o núcleo também tem a função de manter o átomo coeso, já que a carga positiva do núcleo atrai a carga negativa dos elétrons, mantendo-os em suas respectivas posições na eletrosfera.

Estrutura do átomo

Diante da compreensão atual do átomo, entende-se que a estrutura do átomo possui duas regiões básicas: o núcleo e a eletrosfera. No núcleo, estão os prótons, de carga positiva, e os nêutrons, que possuem carga neutra. Na eletrosfera, estão os elétrons, de carga negativa.

Os prótons e os nêutrons são responsáveis por mais de 99,9% da massa do átomo, uma vez que eles possuem uma massa que é cerca de 1836 vezes a massa do elétron. O átomo, contudo, é eletricamente neutro em seu estado fundamental, ou seja, para cada próton, há também um elétron.

Estrutura básica do átomo
Estrutura básica do átomo.

Acesse também: Estrutura atômica — mais detalhes sobre a estrutura do átomo

Exercícios resolvidos sobre núcleo atômico

Questão 1

(Ufla) Ao digitar a palavra “átomo” em um site de buscas na internet, um estudante obteve a seguinte definição:

“O átomo é a unidade básica de construção da matéria. Sua estrutura possui um núcleo, onde ficam prótons e nêutrons, e uma ampla região em torno dele, constituída por elétrons.”

Essa definição sobre o termo “átomo” está relacionada a qual modelo atômico?

A) Dalton

B) Rutherford

C) Thomson

D) Demócrito

Resolução:

Alternativa B.

O núcleo atômico foi proposto em 1911, pelo cientista Ernest Rutherford, que desenvolveu um modelo atômico conhecido como Sistema Solar, em que os elétrons orbitam o núcleo como os planetas orbitam o Sol.

Questão 2

(Univag) Leia o texto para responder à questão.

O elemento lítio possui diversas aplicações. Na natureza, está presente em algumas águas minerais e em minerais como a lepidolita e o espodumênio. Esse elemento possui dois isótopos naturais: o isótopo 7Li, o mais abundante (92,5%), e o isótopo 6Li, o menos abundante (7,5%).

Na forma metálica, o lítio reage violentamente com água produzindo hidróxido de lítio (LiOH) e hidrogênio (H2), que é um gás totalmente inflamável.

Na forma medicamentosa, o carbonato de lítio (Li2CO3) é o princípio ativo de remédios para o controle da psicose maníaco-depressiva.

O número de nêutrons do isótopo mais abundante do lítio é

A) 3.

B) 4.

C) 2.

D) 1.

E) 5.

Resolução:

Alternativa B.

O lítio (Li) possui 3 prótons no núcleo e, portanto, um número atômico igual a 3. O número de massa do isótopo mais estável é igual a 7, e é sabido que o número de massa (A) de um átomo é igual ao somatório do número de prótons e de nêutrons. Sendo assim:

A = p + n

7 = 3 + n

n = 4

Fontes

KÓNYA, J.; NAGY, N. M. Basic Concepts. In: Nuclear and Radiochemistry. 2a ed. Cap. 2, p. 11-24, Amsterdã, Holanda: Elsevier, 2018.

NIST STANDART REFERENCE DATABASE. CODATA Internationally recommended 2018 values of the Fundamental Physics Constants. Disponível em: https://physics.nist.gov/cuu/Constants/index.html

UNIVERSITY OF NORTH IOWA. Structure of Atomic Nuclei. Disponível em: https://faculty.chas.uni.edu/~shand/Mod_Phys_Lecture_Notes/Chap8_Structure_Atomic_Nuclei_Notes_s12.pdf.

Escritor do artigo
Escrito por: Stéfano Araújo Novais Stéfano Araújo Novais, além de pai da Celina, é também professor de Química da rede privada de ensino do Rio de Janeiro. É bacharel em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Deseja fazer uma citação?
NOVAIS, Stéfano Araújo. "Núcleo atômico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/quimica/nucleo-atomico.htm. Acesso em 30 de outubro de 2025.
Copiar

Artigos Relacionados


Do átomo de Rutherford ao átomo de Bohr

Modelos Atômicos

Eletrosfera

Clique aqui e saiba sobre a eletrosfera. Confira sua definição. Entenda as camadas eletrônicas assim como a função da eletrosfera.

Elétrons

Clique aqui e saiba o que são os elétrons. Conheça sua localização e suas propriedades e descubra como se diferenciam dos prótons e dos nêutrons.

Espectros Eletromagnéticos e Estrutura do átomo

A estrutura dos átomos e os espectros de cada elemento estão relacionados porque os elétrons só podem assumir determinados valores de energia em cada órbita.

Estrutura atômica

Clique aqui, saiba o que é estrutura atômica e descubra quais são suas partículas. Conheça também a história da estrutura atômica.

Isótopos

Conheça tudo sobre os isótopos! Veja exemplos, a nomenclatura oficial, bem como as diferenças entre isótopos, isóbaros e isótonos.

Nêutron

Clique aqui e saiba o que são os nêutrons. Conheça sua localização e suas propriedades, e descubra como se diferenciam dos prótons e dos elétrons.

Número atômico

Clique aqui e entenda o que é número atômico. Saiba para que ele serve, descubra como calculá-lo e conheça sua importância.

Prótons

Descubra o que são prótons, quais as suas principais características e funções e como eles foram descobertos. Entenda a diferença entre prótons e elétrons.

Radioatividade e Estrutura do átomo

A descoberta da natureza das emissões radioativas contribuiu para a descoberta do entendimento da constituição do átomo.