Política: o que é, origem, partidos - Brasil Escola

Política

A palavra “política” faz menção a tudo que está vinculado ao Estado e sua administração, mas definições modernas defendem que política é meramente o exercício do poder.

Artigos de Política


A questão democrática no Brasil
Absolutismo
O absolutismo é uma forma de governo que foi muito influente entre os séculos XVI e XIX, ficando marcado pela concentração de poder nos monarcas.
Administração Pública
Algumas determinações da Legislação eleitoral
Autocracia
Autocracia é uma forma de governo autoritária em que o poder é concentrado nas mãos de uma pessoa — o autocrata —, expressando os interesses e a vontade desse indivíduo.
Boca de urna
Boca de urna, segundo a lei brasileira, é a tentativa de realizar propaganda ou de convencer o eleitor a mudar seu voto no dia da eleição e tem pena de até um ano de prisão.
Candidatos à presidência da República 2022
Saiba quais são os candidatos à presidência da República no Brasil em 2022, seus candidatos a vice, partidos e breve histórico de vida pública.
Candidatos à presidência da República: 2010
Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)
A Comissão Parlamentar de Inquérito é uma ferramenta que pode ser utilizada pelo Legislativo para investigar más ações tomadas pelo Executivo e seus agentes.
Congresso Nacional
O Congresso Nacional é a sede do Poder Legislativo no Brasil, localizada em Brasília. Abriga duas casas, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.
Democracia Direta e Indireta
Deputado estadual
Deputado estadual é o cargo da política que representa o Legislativo estadual. Trabalha na Assembleia Legislativa e deve legislar e fiscalizar o Executivo estadual.
Deputado federal
Deputado federal é um cargo da política brasileira que tem como função legislar e fiscalizar o governo. É considerado o representante da população na Câmara dos Deputados.
Diferença entre voto nulo e voto branco
A diferença, segundo o entendimento da legislação brasileira, entre voto nulo e voto branco está relacionada, exclusivamente, com a forma como são registrados pelo eleitor.
Eleições indiretas no Brasil
Durante o decorrer da história do Brasil, foram eleitos, ao todo, oito presidentes a partir de eleições indiretas. A crise política do governo Temer pode resultar em novas eleições indiretas.
Eleições municipais
As eleições municipais são o pleito que decide os políticos que ocuparão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nos municípios brasileiros.
Eleições nos Estados Unidos
As eleições nos Estados Unidos são realizadas a cada dois anos, variando entre eleições federais, estaduais e municipais.
Eleições presidenciais na Argentina
Nas eleições argentinas, o presidente é eleito para um mandato de quatro anos e todos os cidadãos entre 18 e 70 são obrigados a votar.
Estado Fantoche
Extrema-direita
A extrema-direita é um espectro político que defende valores conservadores e nacionalistas, posicionando-se além da direita tradicional.
Extrema-esquerda
Extrema-esquerda é uma ideologia radical que defende a derrubada do Estado democrático e do capitalismo através de uma revolução violenta.
Função do vereador
O vereador é um agente político que atua no Poder Legislativo municipal. Seu trabalho acontece na Câmara Municipal, tendo como função legislar e fiscalizar o Executivo.
Governador
Governador é o chefe do Executivo estadual, responsável por administrar o estado pelo qual foi eleito para governar. Seu mandato tem quatro anos de duração.
Hegemonia
A hegemonia é um conceito da ciência política que fala sobre os meios de domínio de um grupo sobre outro. Está relacionado com o pensador italiano marxista Antonio Gramsci.
Impeachment
O impeachment é uma ferramenta política e jurídica da legislação brasileira que é usada para destituir governantes que cometem crimes comuns ou crimes de responsabilidade.
Inflação e indexação
Lavagem de dinheiro
Lavagem de dinheiro é o processo de disfarçar a origem ilegal de recursos obtidos por meio de atividades ilícitas.
Liberalismo X Keynesianismo
Liberdade de imprensa
A liberdade de imprensa é o direito que garante que os jornalistas possam investigar e veicular as informações obtidas livremente sem sofrer represálias.
Lobby
O lobby não necessariamente representa uma atividade ilícita, muito embora a sua prática tenha adquirido uma conotação negativa no Brasil.
Nepotismo
O nepotismo é a prática ilegal de favorecer parentes com cargos dentro da administração pública. Existem leis para vedar essa prática que traz prejuízos para o bem público.
O que é a Superterça?
A Superterça é um evento que acontece nas eleições primárias dos EUA e se caracteriza por um dia que primárias ou caucus são realizados em um grande número de estados.
O que é ser inelegível?
Um cidadão que se torna inelegível não pode se candidatar a um cargo político nem ser votado, segundo a legislação brasileira. A inelegibilidade é um impedimento temporário.
O que esperar para o ano 2008 político?
Oligarquia
Oligarquia é uma palavra que pode ser compreendida como “poder nas mãos de poucos”. É um conceito que surgiu na Grécia Antiga.
Parlamentarismo
O parlamentarismo foi uma resposta das Câmaras da Inglaterra, em 1688, após a Revolução Gloriosa, que questionou os poderes dos reis.
Patrimonialismo
O conceito de Patrimonialismo é muito importante para se compreender determinados fenômenos que ocorreram em países como o Brasil.
Pluripartidarismo
Poder Executivo
Poder Executivo é o responsável direto pela administração pública, sendo representado por pessoas eleitas pela população para um governo de quatro anos.
Poder Judiciário
O Poder Judiciário é o poder que é responsável por garantir a proteção dos direitos dos cidadãos, por resolver conflitos e por executar as leis.
Poder Legislativo
O Poder Legislativo é um dos três poderes existentes no Brasil, tendo como função legislar, isto é, propor leis e fiscalizar as ações tomadas pelo Poder Executivo.
Polarização política
A polarização política é um fenômeno social que divide uma ou mais populações em dois grupos politicamente opostos.
Política
Segundo Aristóteles, a política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética e na política propriamente dita.
Populismo
O termo populismo tem vários sentidos, por isso é alvo de debates. Pode ser considerado um fenômeno típico da América Latina, como um todo, e do Brasil, em específico.
Prefeito
De quatro em quatro anos acontecem no Brasil as eleições para prefeito e, com elas, as pessoas sempre têm dúvida em relação às atribuições desse cargo político.
Presidencialismo
O presidencialismo é um sistema de governo adotado em nações republicanas e caracterizado pelos maiores poderes atribuídos à figura do presidente.
Qual a função do prefeito?
A função do prefeito é administrar o município e gerir os seus recursos. É o responsável por autorizar obras, programas sociais e contratar funcionários via concurso, por exemplo.
Quem tem medo da lista de corruptos?
Segundo turno nas eleições
Instituído a partir da Constituição de 1988, o segundo turno é uma etapa das eleições que é necessária quando nenhum dos candidatos alcança a maioria absoluta dos votos.
Sem pão para São Francisco
Senador
Senador ou senadora é quem ocupa uma função como representante da população no Senado, a Câmara Alta do Congresso Nacional.
Supremo Tribunal Federal (STF)
O Supremo Tribunal Federal é a instância máxima do Poder Judiciário. Os 11 ministros que compõem o STF são indicados pelo presidente da república e ocupam cargo vitalício.
Título de eleitor
O título de eleitor é utilizado para que o cidadão possa participar do processo eleitoral, tanto como eleitor quanto como candidato.
Tribunal de Haia
Tribunal de Haia é uma corte internacional que entrou em vigor em julho de 2002. Atua no Direito Internacional e julga quatro tipos de crime, como crimes contra a humanidade.
Ultranacionalismo
O ultranacionalismo é a manifestação radicalizada do nacionalismo. Defende de maneira extrema os valores e a cultura de um povo, nutrindo forte xenofobia.
Vereador
Os vereadores são agentes políticos que representam o Legislativo municipal. São representantes da população de suas cidades e devem legislar em benefício do povo.
Você sabe como funciona o sistema eleitoral brasileiro?
O sistema eleitoral brasileiro organiza a escolha dos representantes governamentais da população do nosso país.
Votar nulo funciona?
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A política é o nome que se dá para a capacidade do ser humano de criar diretrizes com o objetivo de organizar seu modo de vida. Essa palavra também faz menção a tudo que está vinculado ao Estado, ao governo e à administração pública com o objetivo final de administrar o patrimônio público e promover o bem público, isto é, o bem de todos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para o ato de governar, uma característica fundamental é a capacidade de mediar conflitos entre as pessoas. Sendo assim, o político deve conduzir sua gestão de forma a mediar os conflitos existentes na sociedade de forma a encontrar uma saída que seja boa para todos.

Tópicos deste artigo

Surgimento da política

O surgimento da política remonta à Grécia Antiga, e um dos grandes articuladores políticos desse período foi Aristóteles, que falava que a política era um mecanismo que tinha como fim último a felicidade dos homens. Uma definição mais moderna de política trabalha com a ideia de que a política é meramente o ato de buscar exercer o poder dentro de uma nação.

Acesse também: Entenda a diferença entre Estado, nação e governo

O que são políticas públicas?

Políticas públicas são as ações realizadas pelo governo. Sendo assim, as ações, programas ou decisões tomadas por um governo independente, se na esfera municipal, estadual ou federal, são considerados políticas públicas. Estas, por sua vez, são realizadas com o objetivo de trazer melhorias para a vida dos cidadãos.

As políticas públicas podem ser realizadas nas diferentes áreas de atuação dos governos, como habitação, saúde, educação, saneamento, transporte etc. Além disso, são direcionadas para atender um grupo específico ou para atender a população em geral.

Sendo assim, se o governo de uma cidade cria uma lei específica para o trânsito ou se aprova o aumento salarial dos servidores públicos ou mesmo determina por lei que determinado grupo tem direito a pagar 50% do valor no transporte público, todas essas ações são políticas públicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Formas de governo

Uma nação pode ser governada de diferentes maneiras, por isso que os diferentes mecanismos institucionais que são utilizados para se governar um Estado são chamados de formas de governo. As duas formas de governo em vigência atualmente no mundo são a República e a Monarquia. Uma terceira opção seria a Anarquia, que consiste na ausência de forma de governo ou ausência de Estado.

Dentro das formas de governo, estão os regimes políticos, isto é, a maneira como os governos exercem o seu poder. Existem diversos regimes políticos, como a democracia, o autoritarismo e o totalitarismo.

Partidos políticos

Quando nos referimos à política, uma das primeiras coisas que nos veem a mente são os partidos políticos, isto é, as entidades que agrupam políticos em torno de uma mesma ideologia e procuram lançar candidatos para tentar elegê-los aos diferentes cargos políticos que existem. A ideia atual que temos de partidos políticos nasceu na Inglaterra durante a Idade Moderna.

No século XVII, houve grandes transformações na Inglaterra, como a consolidação de uma monarquia constitucional no país por meio da Revolução Gloriosa. Todo esse processo político que a Inglaterra viveu nesse período contribuiu para o fortalecimento do Parlamento inglês com a atuação de dois grupos políticos: os whigs (liberais) e os tories (conservadores).

No final do século XVIII, a França também viu o fortalecimento dos grupos políticos que surgiram durante os anos da Revolução Francesa: os girondinos e jacobinos. Essa estrutura partidária que surgiu na Europa gradativamente a partir do século XVII só ganhou estrutura e status de entidade política profissional a partir do século XIX.

No caso do Brasil, os primeiros partidos políticos remontam ao século XIX e ao período monárquico. Ao longo desse período, destacou-se a atuação do Partido Liberal e do Conservador. Atualmente, a importância dos partidos políticos é tão grande que a legislação brasileira não permite que uma pessoa concorra a um cargo político sem estar devidamente filiada a um partido político.

Acesse também: Conheça a história dos partidos políticos nos EUA

História política do Brasil

A história política do Brasil é recheada de acontecimentos marcantes e, naturalmente, possui características distintas de acordo com a fase histórica de nosso país.

No caso do período monárquico, como citado, a estrutura política e partidária do Brasil girava em torno de dois partidos políticos: o Liberal e o Conservador. Os dois partidos possuíam leves divergências de ideologia, mas uma pauta dividia a política brasileira naquele momento: a questão federalista. Havia um grande debate em torno da autonomia ou não das províncias brasileiras e do poder centralizado ou não do imperador.

Além disso, a participação na política era limitada a um grupo muito pequeno. Uma lei de 1880 reduziu mais ainda o grupo de pessoas que poderiam participar da política no Brasil. Essa foi a Lei Saraiva, que decretou que o voto passaria a ser direto (antes o voto era indireto) e que teriam direito a votar os homens com renda superior a 200 mil réis anuais que fossem capazes de assinar o documento de alistamento militar.

No período republicano, mudanças no nosso sistema político foram acontecendo de forma muito gradativa. No que se refere à Primeira República, os destaques da política nacional foram a Política do Café com Leite, que era a prática de revezamento existente entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais, e a Política dos Estados, uma rede de troca de favores. Também se destacaram as eleições fraudadas desse período.

Na Era Vargas, mudanças importantes aconteceram. O Código Eleitoral instituído em 1932 estabeleceu o voto secreto, concedeu o sufrágio universal feminino, tornou o voto obrigatório e criou instituições que futuramente atuariam de forma independente para garantir a legitimidade das eleições realizadas no país.

Na Quarta República, o Brasil teve a sua primeira experiência de fato democrática. As eleições não eram fraudadas, e a aproximação do eleitor com os partidos políticos foi notória. Essa consolidação democrática e da vida político-partidária em nosso país foi interrompida pelo Golpe de 1964 e pela Ditadura Militar, que impôs inúmeras restrições aos direitos políticos dos cidadãos brasileiros.

Após a ditadura, iniciou-se a Nova República, um período abertamente democrático em que o nosso sistema político foi construído em torno da Constituição de 1988. O Brasil é atualmente uma república presidencialista, e as eleições presidenciais acontecem a cada quatro anos com o presidente eleito tendo direito a disputar uma única reeleição.

 

Por Daniel Neves
Graduado em História

Uma prática comum de políticos é o ato de discursar em público, buscando, principalmente, conquistar eleitores.
Uma prática comum de políticos é o ato de discursar em público, buscando, principalmente, conquistar eleitores.
Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Daniel Neves. "Política"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/politica. Acesso em 09 de setembro de 2025.
Copiar