A célula é a unidade fundamental para a vida e é nela que ocorrem todos os processos essenciais que regulam a vida. Essa estrutura funciona a partir de estímulos que podem ser internos (fisiológicos) ou externos (ambientais), que fazem com que o organismo permaneça em perfeitas condições.
O primeiro a observar a célula com o auxílio de um microscópio foi Robert Hooke, no século XVII. Esse cientista inglês conseguiu observar e descrever pela primeira vez a célula, utilizando cortes de cortiça (casca de sobreiros) e visualizando no microscópio os espaços que correspondiam aos lugares onde as células vegetais ficavam.
Leia também: Ciclo celular — as modificações que ocorrem na célula
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o que é célula
- 2 - Afinal, o que são células?
- 3 - Tipos de células
- 4 - Estrutura da célula
- 5 - Função das células
- 6 - Célula vegetal
- 7 - Célula animal
- 8 - Exercícios resolvidos sobre célula
Resumo sobre o que é célula
- Células são as menores unidades estruturais e funcionais dos seres vivos.
- Podem ser procarióticas ou eucarióticas.
- Toda célula possui três estruturas básicas: membrana plasmática, citoplasma e material genético.
- Possuem diversas funções, como metabolismo, crescimento, reprodução e resposta a estímulos externos.
- São exemplos de células eucarióticas a célula vegetal e a animal.
- As células vegetais estão presentes principalmente nas plantas e possuem parede celular, cloroplastos e vacúolo.
- As células animais apresentam organelas específicas e não possuem parede celular nem cloroplastos.
Afinal, o que são células?
Células são estruturas morfofisiológicas (morfo = forma e fisio = função) fundamentais para a vida. São as menores estruturas funcionais do corpo, que trabalham em conjunto para o funcionamento coletivo de todos os órgãos e sistemas do corpo.
A célula é composta por moléculas orgânicas e inorgânicas e possui três partes básicas:
- membrana plasmática, que envolve a célula e delimita o espaço intracelular;
- citoplasma, que é a área interna onde ficam as organelas; e
- material genético, que armazena as informações essenciais para o funcionamento do metabolismo celular.
Os organismos podem possuir uma única célula (os unicelulares), que consegue realizar todas as funções essenciais à vida do organismo, mas também podem possuir várias células (os pluricelulares), que normalmente são macroscópicos e visíveis a olho nu. As células podem ser classificadas inicialmente em: procarióticas (sem núcleo celular) e eucarióticas (com núcleo celular).
Tipos de células
- Células procarióticas: são aquelas que não possuem um núcleo delimitado por uma membrana e o material genético fica disperso no citoplasma. Esse tipo celular não possui organelas membranosas. Estão presentes nas bactérias comuns (do Domínio Bacteria) e nas arqueias (do Domínio Archaea) e são responsáveis pelo completo funcionamento desses organismos. Alguns organismos procariontes conseguem sobreviver a condições hostis (como as arqueias) e também conseguem realizar fotossíntese (como as bactérias fotossintetizantes).
- Células eucarióticas: são aquelas que possuem um núcleo delimitado por um envoltório nuclear e o material genético fica armazenado nessa estrutura. As células eucarióticas possuem organelas membranosas e estão presentes nos organismos eucariontes (do domínio Eukarya), como animais, plantas, fungos, algas e protozoários. Essas células estão, em sua maioria, presentes nos organismos pluricelulares (com exceção dos protozoários, fungos e algas unicelulares) e fazem parte da grande biodiversidade de organismos macroscópicos, ou seja, aqueles visíveis a olho nu.

Estrutura da célula
As células possuem diferentes formas, principalmente aquelas presentes nos organismos pluricelulares, que, dependendo do tecido onde estão localizadas, podem desempenhar diferentes funções. Entretanto, apesar dessa diversidade celular, elas possuem três partes básicas: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo.
- Membrana plasmática: essa estrutura está presente em todas as células e é composta principalmente por lipídios. A membrana plasmática, também chamada de bicamada lipídica, é uma estrutura que envolve a célula e delimita o espaço intracelular, dividindo o meio externo do meio interno. A membrana também atua em diversas outras funções, como na passagem de substâncias do meio externo para o meio interno (e vice-versa), além de possuir estruturas que auxiliam no reconhecimento de moléculas e na comunicação celular.
- Citoplasma: é a região interna da célula, região que fica entre a membrana plasmática e o núcleo (nas células que possuem). O citoplasma, também chamado de citosol, é preenchido por uma substância chamada de hialoplasma, onde ficam localizadas as organelas citoplasmáticas — estruturas que realizam o metabolismo celular.
- Material genético: composto por ácidos nucleicos (DNA e RNA), é responsável por armazenar informações essenciais para o funcionamento celular. Além disso, o material genético transfere para os descendentes as características hereditárias passadas de geração a geração por meio dessas moléculas. O material genético está presente em todas as células, mas, em algumas células (como é o caso das procarióticas), não fica armazenado em um núcleo, e sim disperso no citoplasma.
Função das células
As células são responsáveis por todas as funções metabólicas e fisiológicas dos tecidos, órgãos e sistemas. Elas realizam a síntese de substâncias que são secretadas e podem ir para outras regiões do corpo desempenhar uma função específica. Além disso, as células podem realizar o metabolismo energético e síntese de energia para que o corpo funcione corretamente. Entre as diversas funções celulares, algumas delas são:
- Síntese proteica: as células produzem proteínas a partir das informações presentes no material genético. Essas proteínas apresentam diferentes funções e são importantes para composição e comunicação celular, estrutura corporal, defesa do organismo, locomoção e em diversas outras funções.
- Metabolismo energético: a produção de energia a partir dos nutrientes obtidos pela digestão acontece dentro da célula. O metabolismo energético produz energia química em forma de ATP (adenosina trifosfato), que é responsável por fazer funcionar todas as funções básicas da célula.
- Comunicação celular: a célula possui receptores, presentes principalmente na membrana plasmática, que são responsáveis por reconhecer estímulos externos e reagir. Essa comunicação entre moléculas, fragmentos celulares ou até mesmo com outras células permite que o organismo consiga enviar mensagens para outras regiões do corpo para ativar ou inibir funções, como, por exemplo, os estímulos gerados a partir de hormônios.
- Reprodução celular: a célula é capaz de dividir-se e gerar novas células, que são clones das células que as geraram. Essa replicação permite ao organismo diversas funções, como preenchimento e regeneração de tecidos do corpo. Além disso, as células conseguem gerar descendentes a partir dessa divisão celular, na qual os indivíduos enviam células com material genético que são responsáveis por formar novos indivíduos e perpetuar sua espécie.
Leia também: Câncer — saiba o que é essa doença e sua relação com a divisão celular
Célula vegetal
A célula vegetal é um tipo de célula eucariótica presente nos organismos do Reino Plantae e em outros organismos fotossintetizantes do Reino Protista, como as algas verdes, pardas e vermelhas. Ela é especializada em produzir fontes de energia a partir da fotossíntese e, por esse motivo, possui algumas características que as diferem da célula animal, como:
- Cloroplastos: são organelas celulares que possuem pigmentos fotossintetizantes capazes de captar a luz solar e transformar essa energia em moléculas orgânicas, como carboidratos.
- Parede celular de celulose: a célula vegetal, possui, além da membrana plasmática, uma estrutura mais rígida chamada de parede celular. Essa estrutura é formada por celulose, um tipo de polissacarídeo responsável por conferir uma maior rigidez à estrutura das plantas.
- Vacúolo central: as células vegetais podem possuir um vacúolo central, que é responsável por armazenar diversas substâncias, como pigmentos, proteínas, carboidratos, água e outras moléculas essenciais para o funcionamento celular vegetal.
Célula animal
A célula animal é um tipo de célula eucariótica presente nos organismos do Reino Animalia. Esse tipo celular é especializado principalmente no metabolismo energético heterotrófico, ou seja, aquele em que a energia é produzida a partir dos nutrientes obtidos pela alimentação. A célula animal possui algumas características que a diferem das células vegetais, como:
- Não possuem parede celular de celulose: essa estrutura formada por um polissacarídeo está presente apenas nas células vegetais. A célula animal possui apenas uma membrana plasmática que envolve toda a estrutura da célula.
- Não possuem cloroplastos: a célula animal não realiza fotossíntese, por esse motivo não possui cloroplastos, que são estruturas responsáveis por esse processo de produção de energia a partir da luz solar.
- Possuem centrossomo com centríolos: estruturas que auxiliam na formação do fuso mitótico, a organização dos cromossomos durante a divisão celular.
Exercícios resolvidos sobre célula
Questão 1
(UECE 2018) Ao comparar as estruturas subcelulares de uma célula bacteriana com uma célula vegetal e uma célula animal, as estruturas que são comuns as três células são:
a) parede celular, mitocôndria e complexo de Golgi.
b) membrana plasmática, citoplasma e material genético.
c) parede celular, núcleo e material genético.
d) mitocôndria, cloroplasto e núcleo.
Resposta: letra B. As estruturas comuns a todas as células são: membrana plasmática, citoplasma e material genético.
Questão 2
(Aroeira 2023) Existem diferenças básicas entre uma célula animal e uma célula vegetal. Marque a alternativa que contenha somente estruturas existentes em uma célula vegetal.
a) Vacúolo, ribossomos e retículo endoplasmático.
b) Parede celular celulósica, citoplasma e nucléolo.
c) Cloroplastos, núcleo e membrana plasmática.
d) Vacúolo, parede celular celulósica e cloroplastos.
Resposta correta: letra D. O vacúolo, a parede celular de celulose e os cloroplastos são estruturas que existem apenas em células eucarióticas vegetais.
Fontes
ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchoa; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.