As funções do 2º grau possuem diversas aplicações na Matemática e auxiliam a Física em diversas situações nos movimentos de corpos na área da Cinemática e Dinâmica. A sua lei de formação, onde f(x) = ax² + bx + c, descreve uma trajetória parabólica de concavidade voltada para cima (decrescente - ponto mínimo) ou concavidade voltada para baixo (crescente – ponto máximo). Observe a resolução de situações problemas a seguir: 
Exemplo 1 
O movimento de um projétil, lançado para cima verticalmente, é descrito pela equação y = – 40x² + 200x. Onde y é a altura, em metros, atingida pelo projétil x segundos após o lançamento. A altura máxima atingida e o tempo que esse projétil permanece no ar correspondem, respectivamente, a: 
Resolução: 
Veja o gráfico do movimento: 
.jpg)
Na expressão y = –40x² + 200x os coeficientes são a = –40, b = 200 e c = 0. 
Utilizaremos a expressão Yv para obter a altura máxima atingida pelo objeto: 
.jpg)
O objeto atingiu a altura máxima de 250 metros. 
Utilizaremos a expressão Xv para obter o tempo de subida do objeto: 
.jpg)
O projétil levou 2,5s para atingir altura máxima, levando mais 2,5s para retornar ao solo, pois no movimento vertical o tempo de subida é igual ao tempo de descida. Portanto, o projétil permaneceu por 5 s no ar. 
Exemplo 2 
Um objeto foi lançado do topo de um edifício de 84 m de altura, com velocidade inicial de 32 m/s. Quanto tempo ele levou para chegar ao chão? Utilize a expressão matemática do 2º grau d = 5t² + 32t, que representa o movimento de queda livre do corpo. 
Resolução: 
O corpo percorreu a distância de 84 m que corresponde à altura do edifício. Portanto, ao substituirmos d = 84, basta resolvermos a equação do 2º grau formada, determinando o valor do tempo t, que será a raiz da equação. 
.jpg)
Por Marcos Noé 
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
 
                