Nova República

A Nova República foi uma fase da história brasileira iniciada em 1985. Esse período marcou o fim da Ditadura Militar e o início da redemocratização do Brasil.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A Nova República é um período da história brasileira que foi iniciado em 1985 e ainda segue em curso. Esse período se iniciou com o início do governo de José Sarney e o fim da Ditadura Militar, evento que inaugurou o processo de redemocratização do Brasil. O fim da ditadura foi consequência do enfraquecimento desse regime e da derrota na eleição de 1985.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Nova República fez com que o Estado Democrático de Direito fosse estabelecido no Brasil, havendo uma Constituição Federal que estabeleceu os direitos dos cidadãos. Esse período foi marcado por eleições regulares que elegeram democraticamente os presidentes do Brasil nesse período.

Leia também: República Velha — a primeira fase da história republicana brasileira

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Nova República

  • A Nova República é uma fase da história republicana do Brasil que se iniciou em 1985.
  • O início dessa fase se deu com a posse de José Sarney e o fim da Ditadura Militar.
  • Na Nova República, o Brasil passou pelo processo de redemocratização.
  • Esse período foi marcado pela realização de eleições regulares para presidente.
  • Um dos grandes momentos desse período foi a promulgação da Constituição de 1988.
  • Os presidentes desse período foram: Sarney, Collor, Itamar Franco, FHC, Lula, Dilma Rousseff e Bolsonaro.

Mapa mental sobre a Nova República

Mapa mental sobre a Nova República. Créditos: Isa Galvão | Brasil Escola.
Mapa mental sobre a Nova República. Créditos: Isa Galvão | Brasil Escola.

Baixe o mapa mental da Nova República em PDF.

O que é a Nova República?

A Nova República é o período atual da história de nosso país, iniciado em 1985 e marcado pela reconstrução da democracia no Brasil após a Ditadura Militar.

Esse momento da história republicana brasileira começou com a posse do primeiro governo civil no país desde o Golpe Civil-Militar de 1964, sendo esse governo o de José Sarney, eleito indiretamente junto de Tancredo Neves na eleição presidencial de 1985. O novo governo marcou o encerramento da Ditadura Militar e deu força à redemocratização do Brasil.

O início da Nova República foi resultado do enfraquecimento da Ditadura Militar e do desejo e engajamento da população brasileira pelo retorno do sistema democrático. Esse período foi marcado pela formulação de uma nova Constituição, que estabeleceu amplos direitos à população, pela reconstrução do Estado Democrático de Direito e por eleições regulares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Contexto histórico da Nova República

A Nova República, iniciada em 1985, marcou o encerramento da Ditadura Militar, regime autoritário que estava em vigor desde 1964. A Ditadura Militar encarava dificuldades de se manter no poder desde a metade da década de 1970, com a demanda popular pelo retorno da democracia ganhando força. Os militares começaram a planejar uma abertura controlada do país.

Os militares buscavam promover a abertura do Brasil, mas de maneira tutelada, garantindo governos alinhados aos seus interesses. Esse processo, no entanto, saiu do controle dos militares, primeiro porque a crise econômica aumentou consideravelmente a insatisfação com os militares e, segundo, porque a atuação da oposição se tornou mais enfática.

A abertura política do Brasil teve acontecimentos importantes, como a Lei da Anistia, que permitiu que os exilados políticos retornassem ao Brasil em segurança. Houve também o retorno do pluripartidarismo, permitindo que novos partidos políticos pudessem ser estabelecidos no Brasil além dos que já existiam.

Um momento significativo da luta pela redemocratização do Brasil foram as Diretas Já, movimento popular em que a população demonstrou seu apoio à Emenda Dante de Oliveira, que propunha o retorno do voto direto para a eleição presidencial. A emenda foi derrotada, fazendo com que a eleição presidencial de 1985 fosse indireta.

Nessa eleição, foram colocadas duas candidaturas: a de Paulo Maluf (PDS), candidato dos militares; e a de Tancredo Neves (PMDB), candidato da oposição democrática. A candidatura de Tancredo Neves obteve sucesso, vencendo a disputa com 380 votos contra 180 votos. Ele seria o primeiro civil a governar o país desde 1964.

Um dia antes de ser empossado, em 14 de março de 1985, Tancredo Neves foi internado às pressas por sofrer com dores abdominais. Ele passou por sete cirurgias ao longo de pouco mais de um mês, mas não resistiu e faleceu em 21 de abril de 1985. A morte dele foi um choque, mas um acordo político foi costurado para permitir que José Sarney, seu vice, assumisse a presidência.

José Sarney e Tancredo Neves, a chapa vitoriosa nas eleições indiretas de 1985, fato que deu início à Nova República.
José Sarney e Tancredo Neves, a chapa vitoriosa nas eleições indiretas de 1985, fato que deu início à Nova República.

Características da Nova República

Algumas das características mais básicas e importantes da Nova República são:

  • redemocratização do Brasil;
  • estabelecimento de direitos sociais amplos e consolidados por meio da Constituição Federal;
  • realização periódica de eleições presidenciais;
  • descentralização do poder e adoção do federalismo;
  • ampliação da cidadania e da atuação dos movimentos sociais;
  • combate à inflação;
  • ampliação da classe média;
  • desindustrialização da economia brasileira;
  • promoção de reformas neoliberais;
  • radicalização da direita democrática;
  • ampliação do acesso ao Ensino Superior, etc.

Presidentes da Nova República

Presidentes da Nova República. [imagem_principal]
Presidentes da Nova República.

Na Nova República, o Brasil foi confirmado enquanto uma nação presidencialista, sendo que essa determinação foi estabelecida na Constituição Federal, mas reafirmado por meio de um plebiscito. Na Constituição Federal foi determinado que o mandato presidencial teria quatro anos de duração, sem possibilidade de reeleição. A possibilidade de reeleição foi admitida por meio de uma emenda constitucional realizada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Os presidentes brasileiros do período da Nova República foram:

Durante a Nova República, dois presidentes passaram por processos de impeachments, sendo eles Fernando Collor e Dilma Rousseff. O primeiro foi impedido por seu envolvimento em esquemas de corrupção, enquanto a segunda foi impedida por realizar pedaladas fiscais. Os historiadores apontam que o impeachment de Dilma Rousseff teria sido um golpe parlamentar.

Leia também: Afinal, o que é um impeachment?

Principais acontecimentos da Nova República

A Nova República foi marcada por acontecimentos importantes na história recente de nosso país. Logo após a posse de José Sarney na presidência, fortaleceu-se a mobilização pela reconstrução democrática do Brasil. José Sarney não era um símbolo da defesa pela democracia, pelo contrário, mas ele formou o primeiro governo civil dessa nova fase e, durante o seu governo, estabeleceu-se um dos grandes avanços da história recente brasileira: a Assembleia Constituinte de 1987.

A Constituinte foi a responsável por realizar o trabalho de elaboração da Constituição de 1988. Essa Constituição foi elaborada após um longo processo de debates parlamentares, além de ter sido elaborada com extenso auxílio popular, uma vez que houve diversas demandas e proposições populares para o novo texto constitucional.

Registro da promulgação da Constituição de 1988,  um dos grandes momentos da Nova República.[1]
Registro da promulgação da Constituição de 1988,  um dos grandes momentos da Nova República.[1]

A atuação dos movimentos sociais na elaboração da Constituição permitiu que fosse estabelecido um texto que ampliasse os direitos sociais da população brasileira. A promulgação da Constituição Federal aconteceu no dia 5 de outubro de 1988.

Além da elaboração da Constituição Federal, outro grande desafio que o país enfrentou foi a estabilização da economia brasileira. A crise econômica do final dos anos 1980 e começo dos anos 1990 foi resultado das ações dos governos militares, marcados pelo endividamento do Brasil, pela concentração de renda e pela corrupção generalizada.

Os responsáveis por conter a crise econômica no Brasil foram Itamar Franco, que assumiu a presidência após o impeachment de Collor; Fernando Henrique Cardoso, ministro da Fazenda; e diversos economistas que atuaram na formulação do Plano Real. Essa plano estabeleceu outra moeda, o real, em 1994, conseguindo conter a inflação no país.

Outros eventos importantes do período da Nova República foram:

Fases do Brasil República

A república foi instaurada no Brasil em 15 de novembro de 1889 por meio de um golpe promovido por militares e civis. As fases da república no Brasil foram as seguintes:

  • Primeira República (1889-1930);
  • Era Vargas (1930-1945);
  • República de 1946 ou Quarta República (1946-1964);
  • Ditadura Militar (1964-1985);
  • Nova República (1985-).

Linha do tempo da Nova República

Linha do tempo com principais acontecimentos da Nova República. Créditos: Isa Galvão | Brasil Escola.
Linha do tempo com principais acontecimentos da Nova República. Créditos: Isa Galvão | Brasil Escola.

Exercícios sobre Nova República

Questão 1

O Mensalão foi um escândalo de corrupção que abalou fortemente o governo Lula, em 2005. Esse escândalo consistiu em:

a) compra de apoio parlamentar.

b) desvio de verbas destinadas à saúde.

c) compra de votos para as eleições municipais de 2004.

d) escândalo de lavagem de dinheiro.

e) nenhuma das alternativas acima.

Resposta: Letra A.

O Mensalão foi um escândalo que estourou em 2005 quando o deputado federal Roberto Jefferson denunciou o esquema (do qual ele também participava). Esse escândalo consistiu em um esquema de compra de apoio parlamentar para as propostas do governo no Legislativo. O escândalo afetou diversos membros do governo, mas o presidente não esteve envolvido nesse esquema.

Questão 2

O Plano Real foi um plano econômico que foi realizado durante o governo de qual presidente?

a) Fernando Collor

b) Itamar Franco

c) Fernando Henrique Cardoso

d) Lula

e) José Sarney

Resposta: Letra B.

O Plano Real entrou em vigor em meados de 1994, portanto, durante o governo de Itamar Franco. O presidente nomeou FHC para o Ministério da Fazenda, permitindo que ele conduzisse sua equipe na formulação desse plano. O Plano Real foi responsável por estabilizar a economia brasileira, permitindo que a inflação fosse colocada sob controle.

Créditos da imagem

[1] Arquivo/Senado Federal

Fontes

FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2018.

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloísa Murgel. Brasil: Uma Biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Em junho de 2013, muitas e grandes manifestações populares espalharam-se pelas capitais brasileiras
Em junho de 2013, muitas e grandes manifestações populares espalharam-se pelas capitais brasileiras
Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Daniel Neves. "Nova República"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/historiab/brasil-atual.htm. Acesso em 30 de outubro de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Ver Todos

Exercício 1

(AMEOSC – adaptado) A Constituição Federal de 1988 foi elaborada por meio de uma Assembleia Nacional Constituinte, que teve a responsabilidade de redigir e aprovar o texto constitucional, dando corpo à nova lei suprema e fundamental do Brasil. A frente da Assembleia foi presidida por:

a) Tancredo Neves

b) Dante de Oliveira

c) José Sarney

d) Ulisses Guimarães

e) Lula

Exercício 2

(Fepese – adaptado) Assinale a alternativa correta sobre medidas adotadas no Plano Cruzado, lançado no Brasil em 1986.

a) Liberação de preços, moratória da dívida externa e congelamento de salários.

b) Congelamento de preços e salários, introdução de uma nova moeda.

c) Confisco de depósitos bancários em conta corrente e caderneta de poupança.

d) Criação de empréstimo compulsório sobre combustíveis e investimentos.

e) Extinção do gatilho salarial, que reajustava preços e salários de acordo com a inflação.

Exercício 3

(Funcab) A “Nova República” representa uma nova fase da história política brasileira, marcada pela confiança da sociedade em restabelecer a democracia plena e recuperar a economia e o padrão de vida dos brasileiros. Em 1989, vários candidatos concorreram nas primeiras eleições diretas para a presidência da república, após os anos de Ditadura Militar, sendo eleito presidente:

a) Fernando Collor de Mello

b) José Sarney

c) Luiz Inácio Lula da Silva

d) Itamar Franco

e) Fernando Henrique Cardoso

Exercício 4

(UEPA) O debate político brasileiro no início da chamada Nova República, na década de 1980, esteve situado em torno da ampliação das liberdades democráticas no país, com o objetivo de desmontar a herança autoritária do regime militar. Já em fins da década de 1980, ocorreu uma reorientação do foco das discussões públicas na direção do tema da política econômica, em função: a) das pressões sociais contra as políticas de arrocho salarial resultantes dos pacotes econômicos inaugurados pelo Governo Sarney.

b) da crise econômica do país aprofundada naquela década, marcada pela hiperinflação e pelo endividamento externo.

c) da expansão das políticas neoliberais no país, associadas a uma nova etapa de internacionalização do capitalismo mundial.

d) do aprofundamento dos contrastes sociais entre a pauperizada e crescente população rural em oposição à melhoria das condições de vida dos habitantes das cidades.

e) das pressões de organismos internacionais como o Banco Mundial e o FMI, que estimulavam a desvalorização cambial nos países subdesenvolvidos.

Artigos de Nova República


Apagão de 2001
Apagão de 2001 foi o racionamento de energia, entre 2001 e 2002, no Brasil. As medidas nesse sentido abrangeram todos os setores, exceto serviços essenciais, como hospitais.
Assembleia Constituinte de 1987
A Assembleia Constituinte de 1987 foi um marco na redemocratização do Brasil, responsável por elaborar a Constituição de 1988 após o fim da ditadura militar
Comissão da Verdade
A Comissão da Verdade visa investigar os crimes cometidos por agentes do Estado ao longo do século XX.
Constituição de 1988
A Constituição de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã, foi resultado do esforço político pela redemocratização e símbolo do fim do autoritarismo dos militares.
Constituições brasileiras
O Brasil já possuiu sete Constituições, cada uma refletindo a realidade dos contextos políticos e sociais do país.
Contracultura e a juventude brasileira
A contracultura foi um movimento cultural da juventude que influenciou diversos artistas brasileiros na produção de novos ritmos e costumes.
Crise energética no Brasil
O encarecimento das contas de energia no Brasil se deve à crise energética que o país atravessa. Entre suas causas estão a grave crise hídrica e a falta de planejamento.
Debate sobre o Marco Civil da Internet
O Marco Civil da Internet tem por objetivo estipular os direitos e deveres na utilização da internet no Brasil, mas não há consenso sobre seus termos.
Diretas Já
Diretas Já foi um movimento que defendia a realização de eleições presidenciais diretas em 1985. Foram marcadas por comícios em várias cidades, com amplo apoio popular.
Eleições de 1989
Eleições de 1994
Respaldado pelo sucesso do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso foi o grande vitorioso nas eleições realizadas em 1994.
Fernando Collor de Mello
Fernando Collor de Mello é um político brasileiro que ficou conhecido por ter sido eleito presidente em 1989 e ter sofrido impeachment após um escândalo de corrupção em 1992.
Fim do Governo Collor
Governo Bolsonaro
O Governo Bolsonaro foi marcado por atritos com o Judiciário, por ameaças à democracia e pela pandemia de covid-19.
Governo Collor
O governo Collor foi o primeiro governo eleito por voto popular em quase três décadas de ditadura. Foi um governo extremamente impopular e acabou sendo interrompido com o impeachment.
Governo Dilma
O governo Dilma Rousseff é o período da história brasileira que se estendeu de 1º de janeiro de 2011 a 31 de agosto de 2016 e no qual Dilma Rousseff governou o país.
Governo FHC
O Governo FHC foi o período em que o Brasil foi presidido pelo sociólogo Fernando Henrique Cardoso. Durou de 1995 a 2002 e foi marcado por privatizações e programas de saúde e educação.
Governo Itamar Franco
O Governo Itamar Franco esteve à frente do Brasil, a partir do final de 1992, após o impeachment de Fernando Collor, e foi o responsável por implantar o Plano Real.
Governo José Sarney
José Sarney esteve à frente do primeiro governo civil após o término da Ditadura Militar. O 31º presidente do Brasil terminou seu governo com um saldo de grande impopularidade.
Governo Sarney - Economia
Na economia, o Governo Sarney passou à História como um governo que buscou estabilidade econômica e controlar a inflação através de alguns planos econômicos, como o Plano Cruzado e o Plano Verão.
Governo Temer
O Governo Temer teve início em 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff. Foi marcado por reformas trabalhistas e educacionais, protestos e denúncias de corrupção.
Impeachment de Dilma Rousseff
O impeachment de Dilma Rousseff ocorreu em 31 de agosto de 2016, sendo resultado de um pedido protocolado em 2015, na Câmara dos Deputados.
José Sarney
José Sarney é um ex-político, sendo uma das figuras políticas mais importantes da história recente de nosso país. Assumiu a presidência, em 1985, com a morte de Tancredo Neves.
Mensalão
O mensalão foi um escândalo de corrupção que foi denunciado por um dos participantes, Roberto Jefferson, em 2005. Esse esquema abalou a reputação do primeiro governo de Lula.
O “lulismo” e o cenário político brasileiro
Plano Collor
O Plano Collor foi um plano econômico adotado em março de 1990. Ficou marcado por implantar uma das medidas mais polêmicas da história recente de nosso país.
Plano Real
O Plano Real foi um dos planos de estabilização econômica mais importantes da história do Brasil e por meio dele foi lançada a moeda em vigência atualmente: o real.
Primeiro mandato de Lula
O primeiro mandato de Lula (PT) ocorreu entre 2003 e 2006. Sua gestão representou a 35ª presidência do Brasil e foi marcada por diversas reformas sociais e econômicas.
Protestos contra o aumento das tarifas, uma nova ação política?
Os protestos contra o aumento da tarifa do transporte coletivo abriram uma nova possibilidade de atuação política no Brasil, agregando novas reivindicações e grupos sociais.
Rolezinhos e discriminação social
No fim de 2013 e início de 2014, os rolezinhos tornaram-se tema de um debate nacional, trazendo à tona novamente a questão da discriminação social.