Terras-raras

A China é a maior produtora mundial de terras-raras, que são um conjunto de 17 elementos químicos importantes para a produção de tecnologia e geração de energia limpa.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Terras-raras são um conjunto de 17 elementos químicos formado por lantanídeos e dois metais de transição. Esses elementos são muito importantes para a fabricação de itens de tecnologia avançada, assim como para a transição energética e para a geopolítica. Por causa disso, podem ser considerados, também, minerais estratégicos. Os elementos de terras-raras, como lantânio e cério, apresentam propriedades físicas e químicas muito parecidas, como a maleabilidade, a boa condutividade e a alta capacidade de armazenar energia. Eles são encontrados em minerais como a monazita e a bastnasita.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Centro de disputas entre as maiores economias do mundo, os elementos de terras raras são abundantes na China. Além de detentor das maiores reservas, o país asiático responde por quase 70% de toda a produção global desses metais.

Leia também: Minerais críticos — recursos de importância estratégica para a economia, defesa e transição energética

Tópicos deste artigo

Resumo sobre terras-raras

  • Terras-raras são um conjunto de 17 elementos químicos pertencentes ao grupo dos lantanídeos, assim como dois metais de transição.
  • Apesar do seu nome, esses são elementos naturais encontrados em abundância no planeta Terra. Eles são fundamentais para a indústria, sobretudo de tecnologia de ponta.
  • Os metais de terras-raras são maleáveis e bons condutores. Alguns deles apresentam luminescência, além da elevada capacidade de armazenar energia.
  • Eles são obtidos por meio de minerais como a monazita e a bastnasita. Após a obtenção, são usados para a fabricação de semicondutores, ímãs, baterias, lâmpadas e equipamentos para a geração de energia elétrica limpa.
  • O Brasil detém a segunda maior reserva de terras-raras do mundo. No entanto, o país ainda não explora todo o seu potencial produtivo por limitações tecnológicas.
  • A China é o maior produtor mundial de terras-raras, respondendo por quase 70% do montante total. É, ainda, o detentor das maiores reservas desses elementos.

O que são Terras-raras?

Amostras dos 17 elementos químicos conhecidos como terras-raras. [imagem_principal]
17 elementos químicos formam o grupo conhecido como terras-raras.

Terras-raras são um conjunto de 17 elementos químicos metálicos que estão presentes em minerais e que, apesar do seu nome, ocorrem em abundância na natureza. Eles apresentam diferentes finalidades na indústria, tendo se tornado indispensáveis para a fabricação de bens de alta tecnologia. Por causa da sua importância econômica, os terras-raras são classificados como minerais críticos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as terras-raras?

Com exceção do ítrio (Y) e do escândio (Sc), que são classificados como metais de transição na tabela periódica, os demais terras-raras pertencem ao grupo dos lantanídeos, que compreende todos os elementos com número atômico entre 57 e 71. Conheça, a seguir, todos os elementos de terras raras (ETR):

Elementos de terras raras

Nome

Símbolo

Número atômico

Lantânio

La

57

Cério

Ce

58

Praseodímio

Pr

59

Neodímio

Nd

60

Promécio

Pm

61

Samário

Sm

62

Európio

Eu

63

Gadolínio

Gd

64

Térbio

Tb

65

Disprósio

Dy

66

Hólmio

Ho

67

Érbio

Er

68

Túlio

Tm

69

Itérbio

Yb

70

Lutécio

Lu

71

Ítrio

Y

39

Escândio

Sc

21

Características das terras-raras

Os elementos de terras-raras apresentam propriedades muito semelhantes, além da sua aparência: eles possuem brilho metálico e apresentam cor que varia entre o cinza-ferro e o prateado.

Todos eles podem ser considerados maleáveis, o que significa que eles podem ser dobrados, achatados ou transformados sob pressão com facilidade. Tendo em vista o uso dos ETR na indústria, esse aspecto favorece a sua versatilidade. Entretanto, alguns deles tendem a ser quebradiços, cedendo quando a pressão imposta for muito elevada. A dureza dos ETR é baixa. Isso é o mesmo que dizer que esses elementos são moles e propensos a serem cortados, riscados ou deformados com menor grau de dificuldade do que metais como o ferro e o níquel, por exemplo.

Amostra de európio, um exemplo de terras-raras.
Os elementos de terras-raras apresentam brilho metálico, como é o caso do európio.

Os elementos de terras-raras são bons condutores de calor e de eletricidade, além de terem alta capacidade de armazenamento de energia elétrica. É claro que, entre eles, há elementos com maior ou menor condutividade, como o lantânio e o itérbio. As propriedades magnéticas dos elementos de terras-raras também chama a atenção, especialmente do neodímio, do disprósio e do samário.

Vale a pena ser mencionada, ainda, a luminescência. Essa propriedade diz respeito à emissão de luz por meio de um estímulo que é causado por diferentes tipos de energia e é particularmente aproveitada para a fabricação de eletrodomésticos, equipamentos médicos e de telecomunicações.

Leia também: Mineração — extração e beneficiamento de minérios do subsolo

Onde são encontradas as terras-raras?

Os ETR não ocorrem isolados na natureza. Eles são encontrados agrupados em aproximadamente 200 tipos de minerais, embora nem todos eles tenham reservas viáveis para a exploração econômica. Ainda assim, é válido pontuar que o nome “terras-raras” não se deve a esse fato, mas sim porque, quando eles foram encontrados pela primeira vez, ainda eram desconhecidos pelos seres humanos.

Na tabela a seguir, conheça alguns dos minerais em que são achados terras-raras:

Minerais com elementos de terras-raras

Mineral

Fórmula química

ETR presentes

Monazita

(Ce,La,Nd,Th) PO4

Cério, lantânio, neodímio

Bastnasita

(Ce, La)(CO₃)F

Cério, lantânio

Xenotime

YPO4

Ítrio

Loparita

(Ln,Na,Ca)(Ti,Nb)O3

Lantânio, neodímio

Parisita

Ca(Ce,La)2(CO3)3F2

Cério, lantânio

Além dos minerais acima citados, que foram selecionados por terem maior teor de ETR, existem argilas iônicas que são fontes de elementos de terras-raras leves.

Terras-raras no Brasil

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB)|1|, o Brasil é o segundo maior detentor de reservas de elementos de terras-raras do mundo, ficando atrás apenas da China. São cinco os estados brasileiros que concentram a maior parte das 21.000.000 toneladas de elementos de terras raras existentes no território nacional, conforme explica o SGB:

  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Goiás;
  • Minas Gerais;
  • Sergipe.

As reservas brasileiras representam quase um terço de todas as terras-raras disponíveis, com um enorme potencial para serem explorados e passarem a integrar os circuitos produtivos internacionais. Entretanto, as técnicas que são utilizadas para o beneficiamento e refino dos minérios no país ainda não contemplam a obtenção de terras-raras. Mais do que isso, o que também constitui uma barreira para a sua exploração é a falta de uma legislação específica que regulamente a produção desses elementos em território nacional.

Mapa com a localização das terras-raras no Brasil.

Produção de Terras-raras

A produção de terras raras é um processo longo e que requer um investimento intensivo de capitais, já que é caro, e em tecnologias que serão usadas para a extração mineral, a trituração dos materiais obtidos e a posterior separação química dos elementos. Por apresentarem aspectos físicos e propriedades químicas semelhantes, a extração individual de cada ETR de um mineral é trabalhosa e considerada o aspecto mais desafiador de toda a sua produção. A principal técnica utilizada para esse fim é a troca iônica com resina.

Hoje em dia, a China é detentora do monopólio da produção de terras-raras no mundo. De 390 mil toneladas produzidas em todo o planeta no ano de 2024, a China respondeu por 69,3%, o que corresponde a 270 mil toneladas. Os Estados Unidos são o segundo maior produtor mundial de terras-raras, com 45 mil toneladas para o mesmo período. Na sequência está Myanmar, que gerou 31 mil toneladas desses elementos. Para comparação, o Brasil conseguiu extrair somente 20 toneladas de terras-raras, valor que é pequeno comparado aos demais países citados.

Uso das terras-raras

As terras-raras são minerais críticos utilizados como matéria-prima na indústria de tecnologia de ponta, na fabricação de eletrodomésticos, de equipamentos de defesa territorial e, ainda, no desenvolvimento de tecnologias que servem para a geração de energia limpa e renovável. Os ímãs e os semicondutores são os dois principais itens produzidos com o uso dos metais de terras-raras, sendo ambos fundamentais na cadeia produtiva de computadores e smartphones.

Além desses citados, dependem de terras-raras para a sua fabricação:

  • carros elétricos;
  • trens de alta voltagem;
  • telas de computadores;
  • telas de televisores;
  • aparelhos de raio-X;
  • lâmpadas de LED;
  • fósforos;
  • componentes aeroespaciais.

Não somente isso, mas elementos como o lantânio e o cério são empregados no processo de refino do petróleo. Nota-se, a partir disso, o caráter estratégico que os ETR apresentam para a economia global.

Quais são as maiores reservas de terras-raras?

Maiores reservas de terras-raras do mundo

País

Reservas

China

44.000.000 toneladas

Brasil

21.000.000 toneladas

Índia

6.900.000 toneladas

Austrália

5.700.000 toneladas

Rússia

3.800.000 toneladas

Total mundial: 90.000.000 toneladas

Fonte: Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), 2024.

Notas

|1| SOUZA, Larissa. Serviço Geológico do Brasil esclarece dúvidas sobre potencial do país para terras raras e minerais estratégicos. SGB, 06 ago. 2025. Disponível em: https://www.sgb.gov.br/w/servico-geologico-do-brasil-esclarece-duvidas-sobre-potencial-do-pais-para-Terras-raras-e-minerais-estrategicos.

Fontes

ASSIS, Mariana. 'Terras raras' são ponto-chave na geopolítica mundial, e Brasil tem potencial na área; entenda. G1, 15 jun. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/06/15/Terras-raras-sao-ponto-chave-na-geopolitica-mundial-e-brasil-tem-potencial-na-area-entenda.ghtml.

CASEMIRO, Poliana. Terras raras: o que são, onde estão e por que os EUA se importam com elas. G1, 25 jul. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2025/07/25/Terras-raras-o-que-sao.ghtml#4.

CORDIER, Daniel J. Rare Earths. In: U.S. Geological Survey, Mineral Commodity Summaries, jan. 2025. Disponível em: https://pubs.usgs.gov/periodicals/mcs2025/mcs2025-rare-earths.pdf.

MONTEIRO, Tamara; PASSOS, Sabrina Oliveira; TAMEIRÃO, Ana Carolina Silva Machado. Técnicas de recuperação e separação de elementos terras raras empregando resinas de troca iônica. Revista Engenharia de Interesse Social, [S. l.], v. 6, n. 8, p. 54–72, 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/reis/article/view/6112.

RARE EARTHS. Disponível em: https://rareearths.com/

REIS, Júlia. Entenda o que são 'terras raras' e como será a extração de argila iônica, investimento de R$ 1,1 bi anunciado por Zema em MG. G1, 10 ago. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2023/08/10/entenda-o-que-sao-Terras-raras-e-como-sera-a-extracao-de-argila-ionica-investimento-de-r-11-bi-anunciado-por-zema-em-mg.ghtml.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma. "Terras-raras"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/geografia/terras-raras.htm. Acesso em 29 de outubro de 2025.
Copiar