Minerais críticos são os recursos minerais de importância estratégica para a economia, a defesa e a transição energética de um território. Entretanto, o fornecimento desses minerais é limitado e a sua disponibilidade é ameaçada por fatores como o baixo número de reservas e a superexploração que é causada pela alta demanda.
Os minerais críticos, como os terras-raras, o lítio, o níquel e o titânio, são cruciais para a fabricação de tecnologia de ponta, baterias, semicondutores, turbinas eólicas e painéis solares. Assim sendo, eles desempenham papel fundamental na transição energética global. A sua escassez é passível de um conjunto de problemas de ordem socioambiental e econômica, estando eles, hoje, no centro de grandes disputas geopolíticas.
Leia também: Matriz energética brasileira — fontes renováveis e não renováveis do país
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre minerais críticos
- 2 - O que são minerais críticos?
- 3 - Quais são os minerais críticos?
- 4 - Diferenças entre minerais críticos e minerais estratégicos
- 5 - Qual a importância dos minerais críticos?
- 6 - Política nacional de minerais críticos
- 7 - Minerais críticos no Brasil
Resumo sobre minerais críticos
-
Minerais críticos são recursos minerais de importância estratégica para a economia e a transição energética, mas cujo fornecimento ou disponibilidade na natureza são ameaçados.
-
O que é considerado crítico para um país pode não ser para outro.
-
Podemos citar exemplos de minerais que são críticos em escala global como o lítio, o titânio e os elementos de terras-raras.
-
Os minerais críticos são, também, minerais estratégicos que têm relevância comercial e geopolítica. Entretanto, nem todo mineral estratégico é crítico.
-
A produção de tecnologia de ponta e os equipamentos usados na geração de energia limpa utilizam minerais críticos em suas cadeias de produção.
-
Os minerais críticos, portanto, são fundamentais para a transição energética mundial. Por causa disso, sua demanda é muito alta.
-
Está em fase de aprovação no Brasil uma política nacional que visa regulamentar a exploração de minerais críticos no país, como o nióbio, o lítio, o grafite e o níquel.
O que são minerais críticos?
Minerais críticos são os recursos minerais que apresentam papel importante para a economia e para o processo de transição energética de um território. Contudo, o seu fornecimento e a sua disponibilidade na natureza estão ameaçados por diferentes fatores, como a limitação de países produtores, a escassez das reservas mundiais e a superexploração pela alta demanda. A falta minerais críticos acarreta problemas econômicos e de abastecimento de energia, além de representar riscos ao meio ambiente.
Quais são os minerais críticos?
Os minerais que são classificados como críticos podem variar de país para país conforme a sua disponibilidade ou, ainda, a vulnerabilidade de seus depósitos. Entretanto, podemos falar que existe um grupo de minerais que são essenciais para a produção de alta tecnologia e para a implementação de energias renováveis em qualquer território, motivo pelo qual podemos tratá-los como críticos em escala mundial. São eles:
-
elementos de terras-raras (ETR), que compreendem os lantanídeos, o ítrio e o escândio;
-
cobalto (Co);
-
cobre (Cu);
-
crômio (Cr);
-
érbio (Er);
-
lítio (Li);
-
nióbio (Nb);
-
níquel (Ni);
-
ósmio (Os);
-
platina (Pt);
-
titânio (Ti).
Diferenças entre minerais críticos e minerais estratégicos
A classificação de um mineral como crítico ou estratégico depende de alguns fatores que estão relacionados com a sua importância em um contexto geopolítico e econômico, bem como o status de suas reservas na natureza. Por isso, apesar dessas expressões parecerem equivalentes, elas apresentam distinções técnicas que devem ser analisadas de forma cuidadosa. A seguir, entenda melhor a diferença entre eles:
|
Minerais críticos |
Minerais estratégicos |
|
São minerais essenciais para a indústria, especialmente o segmento de tecnologia, para o setor de defesa territorial e para a implementação de energias limpas e renováveis em um território. Por isso, apresenta uma alta demanda global. |
São minerais importantes para diferentes segmentos da indústria, para a defesa nacional e para a gestão territorial, especialmente em termos de implementação de infraestruturas. Sua demanda tem crescido gradualmente. |
|
As reservas desses minerais são escassas, localizadas em poucos países ou apresentam limitações quanto à exploração. Por isso, seu fornecimento oferece riscos geopolíticos, econômicos, ambientais e sociais. |
Não são todas as reservas de minerais estratégicos que oferecem limitações. Eles também apresentam importância geopolítica e comercial, mas os riscos variam de acordo com o mineral considerado. Além do mais, ajudam na manutenção de uma balança comercial superavitária para o país que os exporta. |
|
Um mineral crítico é considerado, também, um mineral estratégico. |
Nem todo mineral estratégico é considerado um mineral crítico. |
Veja também: Afinal, o que é energia limpa?
Qual a importância dos minerais críticos?
Os minerais críticos têm importância para o desenvolvimento econômico e espacial dos países e territórios de todo o mundo, motivo pelo qual a sua demanda é tão elevada em escala planetária. Esses recursos naturais desempenham papel central na indústria moderna, especialmente na fabricação de componentes eletrônicos, como os supercondutores e as baterias de carregamento elétrico, na concepção de carros elétricos e de equipamentos para computadores e smartphones, e também de inovações tecnológicas no setor elétrico.
São os minerais críticos que estão na base da produção de equipamentos de energia limpa e renovável, a exemplo das turbinas eólicas e dos painéis solares, assim como sempre foram cruciais para a composição de linhas de transmissão elétrica, a exemplo do cobre. Portanto, os minerais críticos são cruciais para que possa acontecer a transição energética no mundo, que representa a adequação da matriz energética global para o uso de fontes renováveis de energia.
Apesar da sua quase onipresença na indústria e do caráter estratégico que assumem diante do atual cenário de urgência climática, as reservas de minerais críticos não podem ser exploradas de forma indefinida. Elas são limitadas espacialmente, o que significa que há uma grande dependência com relação aos países fornecedores. Por isso mesmo, observa-se, cada vez mais, os minerais críticos, como os terras-raras, no centro de disputas comerciais e geopolíticas que atingem proporções globais, a exemplo da guerra tarifária entre China e Estados Unidos que se instalou em 2025.
Política nacional de minerais críticos
O Brasil, apesar de ser um grande produtor de minerais críticos, ainda não possui uma política nacional que regulamente a sua exploração e comercialização em território nacional. Por causa disso, foi criado o Projeto de Lei (PL) 2.780/2024, que tem como objetivo instituir a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE). Além de estabelecer as normas para a mineração dessa classe de elementos, o PL visa à promoção de métodos sustentáveis para a prática em solo nacional, haja vista a vulnerabilidade que os minerais críticos apresentam e o impacto sobre o meio ambiente que a sua sobre-exploração pode acarretar.
Junto à ideia inicial, foram anexadas outras propostas que preveem a criação de uma empresa estatal para atuar no planejamento da exploração dos minerais críticos no Brasil (a Empresa Brasileira de Planejamento Mineral e Tecnologias Críticas) e a obrigatoriedade, por parte das empresas desse setor, de aplicar 0,4% da sua receita bruta em pesquisa e desenvolvimento|1|. Propostas de fundo de investimento também estão em análise na PL, que teve urgência aprovada na Câmara dos Deputados e segue para tramitação no plenário.
Saiba mais: Combustíveis fósseis — vantagens e desvantagens do uso
Minerais críticos no Brasil
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de minerais críticos e estratégicos, destacando-se o nióbio. Na realidade, o país é detentor de 94% das reservas desse mineral em todo o mundo, e responde por 90% da sua produção. Utilizado em peças automotivas e para a realização de diagnósticos de imagem na área da saúde, o nióbio é classificado como um mineral crítico pelos Estados Unidos e pela União Europeia. As principais reservas nacionais estão localizadas nos estados de Goiás, Minas Gerais, Amazonas, Rondônia e Paraíba.
A grafite, o níquel, o lítio e os terras-raras são, igualmente, minerais críticos e estratégicos que estão disponíveis no território brasileiro e que passam a ser cada vez mais visados internacionalmente diante de um cenário de urgência para a transição energética. Nesse sentido, o Brasil ocupa posição de destaque tanto no que diz respeito ao volume de projetos que têm desenvolvido para ampliar a sua capacidade produtiva e atender à nova demanda por minerais críticos quanto ao avanço da sua política nacional para o setor. Dessa forma, o país mantém o seu protagonismo nas discussões internacionais sobre desenvolvimento econômico sustentável.
→ Videoaula sobre minerais críticos do Brasil
Nota
|1| BORGES, André. Congresso avança com projeto para minerais críticos que prevê nova estatal. Folha de S.Paulo, 04 out. 2025. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/10/congresso-avanca-com-projeto-para-minerais-criticos-que-preve-nova-estatal.shtml.
Fontes
BRANCO, Pércio de. Nióbio Brasileiro. Serviço Geológico do Brasil (SGB), 19 out. 2016. Disponível em: https://www.sgb.gov.br/niobio-brasileiro.
EPE. Minerais críticos e estratégicos para a transição energética. EPE, mar. 2025. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/minerais-criticos-e-estrategicos-para-a-transicao-energetica.
MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Geologia, Mineração e Transformação Mineral. Ministério de Minas e Energia, [s.d]. Disponível em: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/secretarias/geologia-mineracao-e-transformacao-mineral
SILVEIRA, Alexandre. Minerais críticos do Brasil para a transição energética no mundo. Revista Exame, 04 nov. 2024. Disponível em: https://exame.com/economia/minerais-criticos-do-brasil-para-a-transicao-energetica-no-mundo/