Setembro Roxo: o que é, objetivos, importância - Brasil Escola

Setembro Roxo

O Setembro Roxo é uma campanha nacional que promove a conscientização a respeito da fibrose cística, doença rara que afeta milhares de brasileiros.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O Setembro Roxo é uma campanha nacional de conscientização sobre a fibrose cística, doença rara que afeta alguns milhares de brasileiros e que é bem pouco conhecida. Foi estabelecido em 2016, pelo Instituto Unidos pela Vida, como forma de espalhar informação sobre essa doença.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A campanha busca conscientizar a população sobre essa doença tão pouco conhecida, permitindo que ela conheça os sintomas e possa procurar ajuda, quando suspeitar de algo. Além disso, a campanha chama a atenção da comunidade médica para aumentar a possibilidade de diagnóstico.

Leia também: Afinal, o que é a fibrose cística?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Setembro Roxo

  • O Setembro Roxo é uma campanha nacional de conscientização sobre a fibrose cística.

  • Começou a ser realizado em 2014, mas foi oficializado em 2016.

  • Sua criação foi resultado da mobilização do Instituto Unidos pela Vida, que atua na conscientização sobre a doença.

  • A fibrose cística é uma doença rara, com cerca de 6000 casos diagnosticados no Brasil, aproximadamente.

  • A campanha busca orientar a população sobre a doença e reforçar da importância do diagnóstico para dar qualidade de vida aos pacientes.

O que é o Setembro Roxo?

Fita roxa de conscientização ao lado do escrito “Setembro Roxo - Mês de conscientização sobre a fibrose cística”.
O Setembro Roxo busca orientar a respeito da fibrose cística.

O Setembro Roxo é uma campanha que busca a conscientização da população a respeito da fibrose cística, também conhecida como Doença do Beijo Salgado. A campanha busca dar mais publicidade a essa doença que é pouco conhecida por ser rara, atingindo poucas pessoas.

A campanha informa a população sobre a doença, sobre como ela atua e orienta para um diagnóstico precoce a fim de garantir que as pessoas com a doença encontrem o tratamento adequado, permitindo-lhes mais qualidade de vida. Isso porque, por ser uma doença rara, identificar a fibrose cística é fundamental para um tratamento que diminua os efeitos dela.

Além disso, a campanha chama a atenção da comunidade médica para que fique atenta à doença, buscando agilizar o diagnóstico dos pacientes. Por fim, a iniciativa atua para que o poder público promova iniciativas que garantam atendimento médico de qualidade às pessoas que sofrem dessa condição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como surgiu o Setembro Roxo?

A campanha do Setembro Roxo foi uma criação do grupo Unidos pela Vida, criado por Verônica Stasiak Bednarczuk, depois que ela recebeu o seu diagnóstico de fibrose cística. Por meio desse grupo, uma série de iniciativas foram criadas para divulgar a doença, permitindo que as pessoas conhecessem a fibrose cística. O grupo também partiu em busca de tratamento médico aos que sofrem da doença.

Em 2013, o Unidos pela Vida promoveu caminhadas para divulgação da doença, e essa ação acabou se tornando, no ano seguinte, o Mês de Conscientização sobre a Fibrose Cística, que passou a ser conhecido, em 2016, como Setembro Roxo. A criação do Setembro Roxo buscou aumentar a repercussão da campanha de conscientização.

A escolha do mês de setembro foi proposital, levando em consideração duas datas importantes que são relacionadas com a fibrose cística:

  • 5 de setembro — Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística;

  • 8 de setembro — Dia Mundial da Fibrose Cística.

Confira também: Fevereiro Roxo e Laranja — mês de conscientização sobre lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia

Objetivos do Setembro Roxo

O Unidos pela Vida estabeleceu o Setembro Roxo como forma de garantir que o máximo possível de pessoas conheça a fibrose cística, pois entende que todas as pessoas que sofrem dessa doença rara têm o direito de receber o seu diagnóstico e saber que é portador dela. Isso porque muitas pessoas sofrem as consequências da condição em sua saúde por não saberem que a têm.

A fibrose cística é uma doença que não tem cura, sendo marcada pelo acúmulo de secreção em algumas partes do corpo, como os pulmões e o sistema digestivo, causando sintomas como tosse crônica, pneumonia de repetição, diarreia, entre outros. Sendo assim, não receber um diagnóstico é sofrer com sintomas continuamente e não receber um tratamento adequado que os atenue.

Sendo assim, permitir que as pessoas tenham acesso ao diagnóstico precoce é um dos grandes objetivos da campanha do Setembro Roxo. Além disso, a campanha busca colocar a pauta em destaque para garantir a ampliação do tratamento público daqueles que sofrem com a doença.

Ações para o Setembro Roxo

O Setembro Roxo é uma campanha marcada por ações que visam informar e orientar a população sobre a fibrose cística. Sendo assim, a iniciativa básica é o anúncio da campanha por meio da televisão, do rádio, de outdoors, das redes sociais etc.

A realização de debates envolvendo pessoas especialistas no assunto e pessoas engajadas com a causa também é fundamental para mobilizar a sociedade e o poder público, fortalecendo outras propostas e iniciativas em relação à fibrose cística. Uma ação simbólica que ocorre com grande frequência é o ato de iluminar prédios públicos com a cor roxa para que a população esteja ciente da campanha.

Importância do Setembro Roxo

O Setembro Roxo é uma campanha fundamental para que as pessoas tenham conhecimento do que é a fibrose cística. Essa é uma doença rara que foi descoberta em 1989 e estima-se que seis mil pessoas no Brasil tenham a condição diagnosticada atualmente. Entretanto, os pesquisadores apontam que esse número pode ser maior devido à subnotificação, com muitas pessoas ainda sofrendo das consequências da fibrose cística sem saber que a têm.

O Setembro Roxo busca jogar luz a essa situação, permitindo que as pessoas busquem tratamento médico adequado. O acesso ao tratamento, por sua vez, é uma iniciativa que deve partir do Estado. Nesse sentido, a campanha busca reforçar as políticas públicas para ampliar e melhorar o atendimento médico à população que sofre de fibrose cística.

Acesse também: Março Amarelo — campanha que procura promover a conscientização a respeito da endometriose

Frases sobre o Setembro Roxo

  • “A fibrose cística é parte do que somos, não o limite do que podemos ser.” (Instituto Unidos pela Vida)

  • “Respira fundo, pela frente tem muito mundo!” [Instituto Unidos pela Vida]

  • Setembro Roxo: juntos pela conscientização da fibrose cística.

  • No Setembro Roxo, espalhe informação, esperança e cuidado.

  • Informar é salvar vidas. Participe do Setembro Roxo.

Fontes

BRAGANÇA, Érika. Setembro Roxo sensibiliza sobre a Fibrose Cística. Disponível em: https://saude.df.gov.br/web/guest/w/setembro-roxo-sensibiliza-sobre-a-fibrose-cistica .

REDAÇÃO. O que é? Disponível em: https://unidospelavida.org.br/setembro-roxo/.

REDAÇÃO. Sobre o Unidos. Disponível em: https://unidospelavida.org.br/sobre/.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Daniel Neves. "Setembro Roxo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/datas-comemorativas/setembro-roxo.htm. Acesso em 09 de setembro de 2025.
Copiar