Setembro Vermelho: o que é, objetivos, frases - Brasil Escola

Setembro Vermelho

O Setembro Vermelho é uma campanha que conscientiza a respeito das doenças cardiovasculares, buscando incentivar as pessoas a adotarem um estilo de vida saudável.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O Setembro Vermelho é uma campanha nacional de conscientização a respeito das doenças cardiovasculares, um dos tipos de doenças que mais vitimam pessoas no Brasil anualmente. A campanha busca orientar a população a respeito dessas doenças, incentivando-a a adotar um estilo de vida mais saudável para se prevenir delas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa campanha foi oficializada no Brasil em 2023 por meio da Lei nº 14.747, mas é realizada de maneira extraoficial desde 2014. A escolha do mês de setembro leva em consideração o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro.

Leia também: 29 de setembro — Dia Mundial do Coração

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Setembro Vermelho

  • O Setembro Vermelho é uma campanha de conscientização sobre as doenças cardiovasculares.

  • Essa campanha tem grande importância, uma vez que as doenças cardiovasculares matam, aproximadamente, 400 mil pessoas por ano no Brasil.

  • Essa campanha foi oficializada em 2023 a partir da Lei nº 14.747.

  • A campanha busca orientar a população sobre essas doenças, reforçando a importância da prevenção e de manter-se hábitos saudáveis.

  • A campanha é celebrada em setembro por conta do Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro.

O que é o Setembro Vermelho?

Fita vermelha próxima ao escrito “Setembro Vermelho - Mês de conscientização sobre as doenças cardiovasculares”.
O Setembro Vermelho busca conscientizar a população a respeito das doenças cardiovasculares.

O Setembro Vermelho é uma campanha nacional que busca realizar uma conscientização acerca das doenças cardiovasculares, trazendo essas doenças ao foco da opinião pública e permitindo que a população possa ser conscientizada a respeito da gravidade delas. A campanha busca orientar a população reforçando a importância de ações que estabelecem um estilo de vida saudável.

A campanha visa: permitir que a população tenha acesso a informações relevantes a respeito das doenças cardiovasculares; orientar sobre as formas de prevenção; incentivar um estilo de vida saudável; reforçar a importância do diagnóstico precoce; e mobilizar o poder público para garantir a prevenção e o acesso a tratamento médico de qualidade à população.

A campanha ganha importância pelo fato de que as doenças cardiovasculares são responsáveis pela morte de milhões de pessoas todos os anos, além de que outros milhões de pessoas convivem com doenças do tipo, muitas sem ter conhecimento disso. No Brasil estima-se que 400 mil pessoas morram por conta de doenças cardiovasculares todos os anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como surgiu o Setembro Vermelho?

O Setembro Vermelho se originou por volta de 2014, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida criou uma campanha que buscava conscientizar a população a respeito das doenças cardiovasculares. Essa campanha foi estabelecida em setembro e se tornou uma precursora do Setembro Vermelho no Brasil.

A escolha do mês de setembro foi proposital, uma vez que esse mês é marcado pela celebração do Dia Mundial do Coração, data celebrada em 29 de setembro e que foi estabelecida no ano de 2000 pela Federação Mundial do Coração, instituição que atua com reconhecimento das Nações Unidas.

No Brasil, o Setembro Vermelho foi oficializado quando foi estabelecida a Lei nº 14.747, de 5 de dezembro de 2023, que fez de setembro o mês de conscientização sobre as doenças cardiovasculares.

Objetivos do Setembro Vermelho

Os objetivos do Setembro Vermelho estão estabelecidos na Lei nº 14.747/2023. Entre os objetivos estabelecidos nessa lei, estão:

  • engajar a sociedade com as informações relacionadas às doenças cardiovasculares;

  • divulgar informações para esclarecer a população sobre as doenças cardiovasculares;

  • reforçar a importância da prevenção;

  • incentivar a adoção de um estilo de vida saudável;

  • promover ações de conscientização com especialistas no tema;

  • estabelecer políticas públicas de combate às doenças cardiovasculares etc.

Ações para o Setembro Vermelho

Entre as ações que podem ser desenvolvidas durante o Setembro Vermelho, está a criação de campanhas informativas para orientar e educar a população sobre as doenças cardiovasculares. Essas campanhas informativas podem ser transmitidas por redes sociais, panfletos, banners etc. Valem também as ações educativas que reforçam a importância de um estilo de vida saudável.

Manter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e realizar exames médicos periódicos são práticas incentivadas durante o Setembro Vermelho, pois garantem que muitas doenças cardiovasculares sejam evitadas. Além disso, durante a campanha, palestras de orientação podem ser realizadas para profissionais da saúde e para a comunidade.

Políticas públicas podem ser criadas pelo poder público com base na mobilização do Setembro Vermelho a fim de combater as doenças cardiovasculares. E atos simbólicos, como decorar prédios públicos com a cor vermelha, reforçam a importância da campanha e chamam a atenção da população para o tema.

Importância do Setembro Vermelho

O Setembro Vermelho é uma campanha de grande importância porque trata de doenças que afetam milhões de pessoas e que causam milhares de mortes anualmente. A campanha é importante por trazer orientação à população a respeito dessas doenças, garantindo acesso a informações de qualidade e também incentivando a população a manter hábitos saudáveis. Por fim, vale reforçar que o Setembro Vermelho incentiva a iniciativa do poder público.

Acesse também: Junho Vermelho — campanha que busca incentivar as pessoas a doarem sangue

Frases sobre o Setembro Vermelho

  • Setembro Vermelho: está na hora de cuidar do seu coração!

  • Setembro Vermelho: um chamado à responsabilidade com a saúde do coração.

  • Neste Setembro Vermelho, lembre-se de quão importante é cuidar de seu coração.

  • Setembro Vermelho: alimente-se bem e faça exercícios físicos para manter um coração saudável.

  • Neste Setembro Vermelho, abrace a vida, cuide do coração.

Fontes

REDAÇÃO. Campanha Setembro Vermelho chama atenção para a prevenção de doenças cardiovasculares. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/1098594-campanha-setembro-vermelho-chama-atencao-para-a-prevencao-de-doencas-cardiovasculares/.

REDAÇÃO. Lei nº 14.747, de 5 de dezembro de 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/l14747.htm.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Daniel Neves. "Setembro Vermelho"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/datas-comemorativas/setembro-vermelho.htm. Acesso em 09 de setembro de 2025.
Copiar