A Muralha da China (ou Grande Muralha) é uma série de fortificações que foram construídas por mais de 1500 anos na China. Essas fortificações possuem muros altos, torres de vigia e outras estruturas militares, sendo construída com o objetivo de proteger o território chinês de invasões estrangeiras.
A construção de muralhas na China iniciou-se no século VII a.C., mas as obras de construção relacionadas à Muralha da China (ou Grande Muralha) remontam a 221 a.C., durante o reinado de Shi Huangdi. Grande parte da sua construção foi realizada durante a Dinastia Ming, sendo interrompida no século XVII.
Leia também: Machu Picchu — cidade construída pelos incas cujas estruturas ainda existem na atualidade
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Muralha da China (ou Grande Muralha)
- 2 - História da Muralha da China
- 3 - Quantos quilômetros têm a Muralha da China?
- 4 - Quanto tempo levou para construir a Muralha da China?
- 5 - Mapa da Muralha da China
- 6 - É possível ver a Muralha da China do espaço?
- 7 - Curiosidades sobre a Muralha da China
Resumo sobre Muralha da China (ou Grande Muralha)
-
A Muralha da China (ou Grande Muralha) é uma série de fortificações militares que foram construídas na China, cruzando o país de oeste a leste.
-
Estima-se que sua estrutura estenda-se por mais de 21.000 quilômetros.
-
A construção de muralhas iniciou-se na China por volta do século VII a.C., mas suas obras remontam a 221 a.C.
-
A Muralha da China (ou Grande Muralha) foi construída como forma de proteger o território chinês de povos nômades da Mongólia.
-
Sua construção foi realizada em grande parte durante a Dinastia Ming, encerrando-se no século XVII.
História da Muralha da China
A construção de muralhas no território chinês remontam ao século VII a.C., quando diferentes reinos mandavam construir muralhas para proteger os seus territórios de ataques inimigos.
A partir do século III a.C., o imperador chinês Shi Huangdi ordenou a construção de muralhas para proteger o seu território dos povos nômades das estepes da Mongólia, sendo que essa muralha foi construída nas fronteiras ao norte do território chinês. O trabalho de construção era compulsório, com ele enviando condenados, em grande parte. Os historiadores entendem que essa construção do reinado de Shi Huangdi lançou as bases da Muralha da China (ou Grande Muralha), em 221 a.C.
A partir de 206 a.C., foi iniciada a Dinastia Han, e o imperador Liu-Bang deu continuidade ao trabalho de construção de uma muralha para proteger os domínios chineses. Além de expandir a extensão da muralha com intuitos militares, a muralha também serviu como ponto de controle para a rota da seda, que ligava diferentes regiões do território chinês.
Dinastias seguintes fizeram modificações e ampliações na estrutura das muralhas, sempre com o intuito de proteger a China de invasões estrangeiras, com destaque para a Confederação Xiongnu, que reunia diversos povos nômades da Mongólia.
Apesar de diferentes dinastias terem contribuído na construção da Muralha da China (ou Grande Muralha), nenhuma delas teve maior importância do que a Ming (1388-1664). A Dinastia Ming foi responsável por construir praticamente quase toda a atual infraestrutura da Muralha da China (ou Grande Muralha), uma vez que queria proteger a China dos mongóis e dos manchus, estabelecendo uma estrutura gigantesca.
A Dinastia Ming foi responsável por construir cerca de 25 mil torres de vigia ao longo da muralha, além de estabelecer a estrutura da muralha em uma altura que variava de 5 a 8 metros de altura. Além disso, ainda investiu em outra fortificação que recebeu o nome de Muralha Liaodong, que não se conectava com a Muralha da China (ou Grande Muralha).
O investimento dos Ming na estrutura da Muralha da China (ou Grande Muralha) foi alto, mas não foi o suficiente para evitar que os mongóis e os manchus lhes causassem problemas. O investimento na sua ampliação e as melhorias pararam durante a Dinastia Qing, responsável por anexar territórios da Mongólia a China. Com isso, a Muralha da China (ou Grande Muralha) perdeu o seu propósito, pois não estava posicionada mais nas fronteiras reais da China.
A estrutura da Muralha da China (ou Grande Muralha) permaneceu sem nenhum tipo de manutenção até a década de 1980, quando foram iniciadas obras de restauração por parte do governo chinês por conta da importância histórica dessas construções e de seu potencial turístico.
Confira também: Qual é a história do Cristo Redentor?
Quantos quilômetros têm a Muralha da China?
A Muralha da China (ou Grande Muralha) tem, no total, a extensão de 21.196 quilômetros, cruzando o território chinês de leste para oeste. Sua estrutura atravessa o território chinês ligando Liaodong até o Passo de Jiayu. Ela atravessa 11 províncias chineses e duas regiões autônomas.
Quanto tempo levou para construir a Muralha da China?
Foram mais de 1500 anos para construir a Muralha da China (ou Grande Muralha). Apesar de construções semelhantes a ela já estarem sendo construídas na China por volta do século VII a.C., os historiadores consideram que foi iniciada, oficialmente, em 221 a.C., e obras relacionadas a ela foram realizadas até o século XVII d.C., na Dnastia Ming. Com a ascensão da Dinastia Qing, a construção e o reparo da muralha foram encerrados.
Mapa da Muralha da China
A seguir, confira um mapa que mostra, em vermelho, a extensão da Muralha da China (ou Grande Muralha):

É possível ver a Muralha da China do espaço?
Não, não é possível ver a Muralha da China (ou Grande Muralha) da Lua, sendo essa uma lenda que se disseminou. Essa lenda é atribuída a um livro escrito por um escritor inglês chamado Sit Henry Norman que afirmou, em um livro de 1895, que era possível ver a Muralha da China (ou Grande Muralha) da Lua. A informação inverídica popularizou-se, mas os cientistas apontam que não é verdadeira.
Cientistas e os astronautas que estiveram na Lua também afirmaram que a Muralha da China (ou Grande Muralha) não pode ser vista do satélite da Terra. Entretanto, alguns satélites com lentes de alta resolução conseguem visualizar a Muralha da China (ou Grande Muralha) em órbita terrestre baixo, isto é, abaixo de 2000 quilômetros de altura.
Curiosidades sobre a Muralha da China
-
A Muralha da China (ou Grande Muralha) é uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
-
Estima-se que cerca de dois milhões de pessoas trabalharam na construção da Muralha da China (ou Grande Muralha).
-
Em 1987, a Muralha da China (ou Grande Muralha) foi transformada em Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.
-
As torres que formavam a estrutura da Muralha da China (ou Grande Muralha) poderiam comunicar-se por meio de fumaça.
-
Estima-se que mais de 20% da estrutura da Muralha da China (ou Grande Muralha) construída durante a Dinastia Ming tenha desaparecido.
Fonte
WOOD, Michael. História da China: o retrato de uma civilização e de seu povo. São Paulo: Planeta do Brasil, 2022.