Luciana Kuchenbecker Araújo
Professora de língua portuguesa.
Veja as publicações de Luciana Kuchenbecker Araújo
Agente, a gente ou há gente?
As expressões a gente, agente e há gente são homófonas e possuem significados distintos, dependendo do contexto em que são empregadas.
As vezes ou às vezes?
A expressão “as vezes” é sinônima de “as ocasiões”. A expressão “às vezes” significa “de vez em quando”. Elas se diferenciam pela presença do acento grave.
PUBLICIDADE
Composição
A composição é um dos processos de formação das palavras em Língua Portuguesa, os quais podem ocorrer por meio da Justaposição e da Aglutinação.
Desinências
Desinências são partículas localizadas no final das palavras que indicam as flexões dos nomes e dos verbos.
Dissertação e texto dissertativo-argumentativo
A dissertação objetiva informa o leitor a respeito de um assunto. O texto dissertativo-argumentativo, por sua vez, objetiva convencer o leitor a acatar o posicionamento do autor.
Houve ou houveram?
Devemos usar sempre 'houve', nunca 'houveram', pois o verbo 'haver' é impessoal, ou seja, não possui sujeito e, por isso, não deve ser flexionado para o plural.
Interjeição e locução interjetiva
As interjeições são palavras invariáveis que exprimem emoção. Já as locuções interjetivas são duas ou mais palavras que formam uma expressão com efeito de interjeição.
Locução Pronominal
As locuções pronominais formam um conjunto de duas ou mais palavras que têm um único sentido e cumprem a função de pronome.
Locução substantiva
As locuções substantivas são o conjunto de duas ou mais palavras que têm a função de substantivo.
Locuções adverbiais
Locuções adverbiais são expressões formadas por duas ou mais palavras que exercem função adverbial de lugar, tempo, modo, dúvida, afirmação ou negação.
Locuções prepositivas
As locuções prepositivas são duas ou mais palavras que, unidas, têm função de preposição.
Oração sem sujeito
A oração sem sujeito apresenta verbos impessoais, os quais não se referem a uma pessoa do discurso.
Palavras homógrafas
Neste artigo você vai entender o que são palavras homógrafas, aquelas que possuem a mesma escrita, mas têm significados e pronúncias diferentes.
Prevenir ou previnir?
O verbo que nos sugere a ideia de “antecipar-se para evitar que algo aconteça” deve ser escrito com a vogal 'e' na segunda sílaba: Prevenir.
Rimas: pobre, rica, rara e preciosa
As rimas podem ser pobres, ricas, raras e preciosas e consistem na associação entre fonemas das palavras dos textos inscritos em gêneros discursivos estruturados em versos.
Textos publicitários
Os textos publicitários são aqueles que têm o objetivo de vender e/ou tornar pública alguma informação, anunciar algum produto ou serviço e/ou convencer os leitores.
Verbos impessoais
Os verbos impessoais não têm sujeito e, por isso, são considerados defectivos, isto é, aqueles que não são conjugados de todas as formas previstas.
Vogais
As vogais são a base das sílabas da Língua Portuguesa e podem ser classificadas por sua articulação, timbre e intensidade.
Vogais e consoantes de ligação
As vogais ou consoantes de ligação são morfemas cujas funções são formar, facilitar ou possibilitar a pronúncia de determinadas palavras da Língua Portuguesa.