Domiciano Correa Marques da Silva
Escritor oficial Brasil Escola
Veja as publicações de Domiciano Correa Marques da Silva
A densidade e a lei dos gases ideais
Vimos que os gases são compostos de milhares de moléculas. Caracterizamos a variação da densidade de um gás e a lei dos gases ideais quando variamos a pressão ou a temperatura do gás em questão.
A física e as ondas no mar
Todas as ondas mecânicas, como as ondas sonoras, as ondas na água ou as ondas sísmicas, precisam de um meio material para se propagar.
PUBLICIDADE
A Física Nuclear
Basicamente podemos dizer que a física nuclear estuda as propriedades e o comportamento dos núcleos atômicos, além dos mecanismos das reações nucleares.
A força nuclear
A força nuclear é uma interação que ocorre junto aos prótons e nêutrons do núcleo de um átomo.
A Palma da Mão é Antiderrapante
As saliências de pele da mão são chamadas de cristais papilares e por causa delas a palma da mão é antiderrapante.
A primeira lei de Newton e os terremotos
O princípio de funcionamento do sismógrafo tem como base a primeira lei de Newton. Sendo assim, existe uma relação básica entre a primeira lei da inércia e os terremotos.
A profundidade que enxergamos
A característica mais marcante da visão humana é a capacidade de reconhecer a profundidade que enxergamos ou a distância que estamos de um determinado objeto.
Aceleração vetorial média
A aceleração vetorial média é definida pelo quociente da variação da velocidade vetorial e seu respectivo intervalo de tempo.
Acomodação visual
Na Física chamamos de acomodação visual o mecanismo fisiológico que permite ao órgão visual adaptação necessária para que se tenha uma visão nítida a diversas distâncias.
Airbags
O airbag é formado basicamente de três partes: um saco inflável de material plástico, um gerador de gás dotado de sensores com microprocessador e um sistema de disparo elétrico.
Aplicações da força magnética em um condutor
A aplicação da força magnética sobre um condutor percorrido por corrente elétrica e imerso em um campo magnético se dá em diversos aparelhos elétricos.
As funções horárias que descrevem o movimento de queda livre
Quando um corpo se movimenta, sujeitando-se apenas à aceleração da gravidade, desprezando todo tipo de resistência, dizemos que ele se encontra em queda livre.
As operações com algarismos significativos
Nas operações com algarismos significativos, o número de algarismos resultante deve ser igual ao menor número de algarismos significativos dos multiplicadores ou divisores.
Aumento linear transversal
A posição, a altura de um objeto e sua respectiva imagem formada por uma lente esférica podem ser determinadas através da equação do aumento linear transversal.
Autoindução e indutância
Binóculos
Binóculo é um instrumento óptico composto por lentes que possibilitam o alcance de visão. É formado por um tubo interligado por um sistema articulado. Nesse sistema articulado, cada tubo possui uma lente objetiva, uma lente ocular e um sistema de prismas.
Calculando a pressão em um corpo imerso em um fluido
A pressão de um líquido sobre um objeto é igual à pressão atmosférica mais o produto da densidade pela altura e a gravidade. Na dinâmica dizemos que pressão é força pela área.
Cálculo da resistência elétrica
A resistência elétrica é caracterizada pela dificuldade oferecida à passagem da corrente elétrica por um condutor submetido a uma diferença de potencial.
Cálculo do ângulo limite
Ângulo limite é um ângulo para qual um raio de luz incidente refrata-se e sai paralelo à superfície. O cálculo do ângulo limite se dá através da Lei de Snell-Descartes.
Calor como substância
A teoria do calórico é uma teoria que tratava o calor como substância, supondo a existência de um fluido invisível e inodoro, que era denominado calórico.
Câmara escura de orifício
Na Idade Média, a câmara escura de orifício teve muitas utilizações para o estudo dos fenômenos ópticos. A origem da máquina fotográfica se deu através da câmara escura.
Campo elétrico de uma partícula eletrizada
O campo elétrico de uma partícula eletrizada pode ser representado, em cada ponto do espaço, por um vetor, usualmente simbolizado por E, que se denomina vetor campo elétrico.
Campo magnético gerado por um fio condutor
As experiências realizadas por Oersted mostraram que um condutor percorrido por uma corrente elétrica gera um campo magnético ao seu redor.
Características da aceleração vetorial
A aceleração vetorial média é definida pelo quociente da variação da velocidade vetorial e seu respectivo intervalo de tempo.
Carga no campo uniforme
O artigo nos mostra o comportamento de uma carga elétrica quando lançada num campo magnético uniforme. O comportamento da carga no campo uniforme é descrito em três casos básicos.
Choque elétrico para a vida
Circuito elétrico de distribuição
A energia elétrica chega até as residências, centros comerciais e indústrias, através dos circuitos elétricos de distribuição, conhecidos como rede elétrica de alta tensão.
Circuitos Mistos
Circuitos elétricos complexos, na prática, nada mais são do que simples associações de dois tipos de circuitos fundamentais: circuito em série e circuito em paralelo.
Código de cores para resistores
O valor da resistência de um resistor é apresentado por faixas coloridas conhecidas como código de cores para resistores. Cada faixa de cor representa um algarismo.
Combustão
Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz.
Conceitos de calor através da história
Os gregos estudaram o calor e a temperatura. Inicialmente, acreditavam que apenas quatro elementos formavam o universo, eram eles: ar, água, terra e fogo.
Conhecendo as propriedades dos ímãs
Os ímãs são corpos de materiais ferromagnéticos que têm a capacidade de atrair outros materiais ferromagnéticos.
Conhecendo uma lupa
A lupa é um instrumento óptico constituído por apenas uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas.
Conservação da energia nas transições de fase
Num processo físico, a energia total do sistema se conserva de forma que a temperatura fica constante na transição de fase, mudando apenas o arranjo das moléculas e átomos da substância.
Convergência de uma lente esférica
Definimos convergência de uma lente esférica como sendo a capacidade que a lente esférica possui de convergir ou divergir os raios de luz que incidem nela.
Corrente induzida e a conservação da energia
Cromodinâmica e eletrodinâmica
A cromodinâmica é uma teoria padrão para as interações nucleares fortes. A eletrodinâmica é a teoria dos elétrons e dos fótons.
Curvas de aquecimento e resfriamento
Curva de aquecimento e resfriamento é o gráfico que mostra a variação de temperatura de uma amostra quando aquecida ou resfriada, incluindo-se as mudanças de estado físico.
Definição do vetor campo elétrico
Vetor campo elétrico é a região ao redor de uma carga (positiva ou negativa), na qual, ao se colocar um corpo eletrizado, este fica sujeito a uma força elétrica.
Definição física de densidade
Definimos a densidade de um corpo ou objeto como sendo a razão, isto é, o quociente entre a massa do corpo e o seu volume.
Definido um sistema óptico
Consideramos sistemas ópticos todos os conjuntos de componentes ópticos (como, por exemplo, prismas, espelhos e lentes) usados como instrumentos de estudo da Óptica.
Desvio angular mínimo
No estudo da Óptica definimos o desvio angular como o ângulo associado ao desvio da luz do seu trajeto quando da incidência no prisma.
Detectores de Partículas
Os detectores de partículas são instrumentos capazes de captar a radiação provocada pela colisão de partículas fundamentais e convertê-las em uma forma perceptível ao ser humano.
Difração de ondas
Difração de ondas é o desvio ou o espalhamento que uma onda apresenta, contornando ou transpondo obstáculos colocados em seu caminho. A difração ocorre a todos os tipos de ondas.
Dilatação aparente
A dilatação aparente é aquela diretamente observada, na qual o volume do líquido aumenta e este transborda.
Dilatação linear dos sólidos
Um sólido possui três dimensões: comprimento, largura e altura. Se observarmos ou levarmos em consideração apenas a variação de uma de suas dimensões, quando acontece a dilatação em um sólido, essa dilatação será denominada dilatação linear.
Dilatação real ou aparente?
Ao medir a dilatação de um líquido em um recipiente, estamos medindo a sua dilatação aparente, uma vez que o recipiente também se dilata com aumento da temperatura.
Dilatação superficial dos sólidos
Na dilatação superficial dos sólidos observamos a variação da sua superfície, ou seja, a variação da sua área.
Dilatação volumétrica dos sólidos
É sabido que quase todas as substâncias sólidas, líquidas ou gasosas, quando aquecidas, ou seja, quando há aumento de temperatura, se dilatam. A dilatação volumétrica dos sólidos, por sua vez, é aquela em que predomina a variação em três dimensões, ou seja, a variação do volume do corpo.
Dilatação – uma propriedade dos materiais
Na física, dilatação é a variação nas dimensões (tamanho) de um objeto devido à variação da temperatura.
Eco e reverberação
Eco é o som refletido percebido com intervalo de tempo suficiente para ser distinguido do som original; e a reverberação acontece quando esse intervalo de tempo não é suficiente.
Eletroscopia
Eletroscopia é o nome dado ao estudo de fenômenos relacionados com a Eletrostática, o que ocorre por meio de aparelhos como os eletroscópios e os eletrômetros.
Energia e Trabalho de uma força
Entropia e a Segunda Lei
Para medir o grau de desordem de um sistema, foi definida a grandeza termodinâmica entropia, representada pela letra S. Quanto maior a desordem de um sistema, maior a sua entropia.
Equação dos pontos conjugados
A equação dos pontos conjugados, ou equação de Gauss, nos fornece a posição e a altura da imagem conjugada por uma lente esférica.
Equilíbrio do corpo extenso
No estudo das condições de equilíbrio do corpo extenso devemos considerar o equilíbrio de translação e o de rotação.
Espelhos paralelos
Ao colocarmos dois espelhos paralelos com as faces refletoras uma de frente para a outra conseguiremos um número infinito de imagens.
Exemplos de pares de força de ação e reação
As forças de ação e reação são responsáveis pela aceleração em situações práticas, como, por exemplo, numa caminhada, na propulsão de foguetes, etc.
Experimento das duas fendas
A experiência das duas fendas consiste em deixar que a luz visível se difrate através de duas fendas. Foi Thomas Young quem realizou o experimento da dupla fenda.
Experimento de Oersted
Fitas magnéticas
As fitas magnéticas são dispositivos utilizados para preservar e reproduzir várias formas de informação, desde sons a arquivos de textos.
Focos de uma lente esférica
Os focos de uma lente esférica, seja ela convergente ou divergente, estão localizados sobre o eixo principal. Os focos dessa lente estão equidistantes do centro óptico.
Força de Tração
A força de tração é aplicada sobre cordas ou fios. A sua intensidade pode ser determinada por um dinamômetro.
Forças conservativas e forças dissipativas
Forças que agem em um sistema a fim de modifica-lo são ditas forças dissipativas e as forças que não alteram a energia do sistema são chamadas de conservativas.
GPS e equação do MRU em uso
Através de satélites artificiais, o GPS pode obter informações sobre a localização geográfica em qualquer lugar da superfície terrestre e em qualquer hora do dia.
Gráficos do Movimento Uniforme (MU)
Hádron ou Lépton
As partículas podem ser classificadas em termos das interações fundamentais a que estão sujeitas. As partículas que estão sujeitas a interação forte são chamadas de hádrons e as partículas que estão sujeitas a interação fraca são chamadas de léptons.
Imagem de um objeto pontual
Para determinar a imagem de um objeto pontual em um espelho plano basta traçar por ele uma reta e marcar simetricamente os pontos que representam o ponto imagem.
Imagem por ressonância magnética
Imagens de um Objeto Entre Dois Espelhos Planos
Em um espelho plano temos a formação de uma única imagem, mas quando associamos dois espelhos planos formando um ângulo entre eles podemos obter a formação de várias imagens.
Impulso de uma força variável
Na interação entre dois corpos, a força varia com o tempo. Nesse caso, o impulso da força variável em um intervalo de tempo é dado através do cálculo da área da figura.
Inércia e lesões em acidentes
A lei da inércia diz que um objeto tende a permanecer em seu estado de equilíbrio a menos que uma força atue sobre ele. Através dela, é possível explicar lesões em acidentes.
Inércia, massa e força
Inércia, massa e força, respectivamente, representam a propriedade de resistir à aceleração, a medida da inércia e o que causa uma mudança de velocidade ou deformação em um corpo.
Interferência de ondas
A interferência de ondas é o fenômeno que ocorre em virtude do encontro simultâneo de duas ondas que se propagam no mesmo meio com sentidos contrários.
Inversão da imagem em um prisma
A inversão da imagem em um prisma ocorre porque os raios chegam em ângulo reto e ao passar pela 1a face não sofrem desvio. Na 2a face ocorre uma reflexão total interna.
Lâmina de faces paralelas
A lâmina de faces paralelas é um dispositivo muito útil, pois ele permite fazer com que a luz seja desviada sem, no entanto, alterar sua direção de propagação.
Landell de Moura, físico brasileiro
O primeiro a fazer uso de ondas de rádio sem a utilização de fios condutores ou cabos foi o físico brasileiro Landell de Moura.
Lei da conservação da quantidade de movimento
Sempre que um corpo ganha quantidade de movimento, outro corpo perde igual quantidade de movimento. Essa é a lei da conservação da quantidade de movimento.
Lentes fotocromáticas
Nas lentes fotocromáticas, a intensidade da sua cor adapta-se à luz solar do ambiente, ficando mais escura quando exposta à luz solar direta.
Lixo Espacial
Luz como partícula
A partir do modelo cinético-molecular, Newton propôs um modelo denominado modelo corpuscular da luz (ou seja, a luz como partícula), capaz de explicar os fenômenos luminosos.
Máquinas frigoríficas
A máquina frigorífica recebe trabalho, para depois usá-lo de modo a retirar energia sob a forma de calor do seu interior, transferindo-a por condução para seu exterior.
Maxwell e a integração da luz com o magnetismo
Maxwell realizou a integração da luz com o magnetismo, unificando as leis de Coulomb, Ampère, Faraday e Lenz. Hoje conhecemos essa unificação como Leis de Maxwell.
Micro-ondas
Microfone
Microfone é o termo que usamos para falar dos elementos que transformam o som em energia elétrica. Pode apresentar diversos tamanhos, tipos e formatos.
Mistura gasosa
Numa mistura gasosa, a pressão de cada componente é independente da pressão dos demais. A pressão total é igual à soma das pressões parciais dos componentes.
Movimento acelerado, retardado e uniforme
Quando um móvel movimenta-se, a sua velocidade pode manter-se constante ou não. Assim sendo, o movimento pode ser acelerado, retardado ou uniforme.
Movimento retrógrado de um planeta
O movimento retrógrado é o movimento de um planeta em uma direção oposta a de outros corpos de seu sistema solar, conforme observado de um ponto de referência particular.
Noções Importantes
Em Física é necessário que o aluno conheça algumas noções importantes de direção e sentido, além das grandezas físicas escalares e vetoriais.
Notação Científica
O barômetro de Torricelli
O barômetro de Torricelli é constituído de um tubo de vidro longo, da ordem de 1 metro, e de uma cuba já contendo certa quantidade de mercúrio.
O que é pressão máxima de vapor?
Denominamos pressão máxima de vapor aquele tipo de pressão em que as fases gasosa e líquida coexistem em equilíbrio.
O valor do campo gravitacional
É possível determinar o valor do campo gravitacional da Terra, ou de outro planeta qualquer, fazendo o quociente entre a força gravitacional e a massa do corpo.
Onda periódica e sua equação
Ondas periódicas se caracterizam como uma sucessão regular de ondas. Com isso em mente, é possível determinar a equação de uma onda periódica em uma corda tensionada.
Os espelhos esféricos no cotidiano
Chamamos espelho esférico qualquer calota esférica que seja polida e possua alto poder de reflexão.
Os Léptons
As partículas que não sentem as forças nucleares, como o elétron (e-), o múon (?) e seus neutrinos (?e, ??), são chamadas léptons.
Partícula e antipartícula
Descoberta pelo físico Paul Dirac, a antipartícula possui as mesmas características de uma partícula, porém possui sinal contrário. A colisão de uma partícula com sua antipartícula prova sua aniquilação. Assim, a sua energia é transformada em outras formas de energia.
Polarização de ondas
A polarização de uma onda eletromagnética é o plano no qual se encontra a componente elétrica dessa onda.
Praticando as Representações Gráficas
O estudo dos gráficos é cobrado em quase todas as situações envolvendo a Física. Portanto, podemos dizer que o gráfico serve para visualizar o comportamento das grandezas físicas de uma maneira fácil e rápida. Praticando as representações gráficas podemos então verificar a variação de uma grandeza f
Primeira lei para processos isobáricos
Em um processo isobárico, a pressão é mantida constante e o volume ocupado pelo gás varia proporcionalmente à sua temperatura absoluta.
Primeira lei para processos isotérmicos
Nos processos isotérmicos, a temperatura do sistema se mantém constante durante todo o processo. Sendo assim, para gases ideais a energia interna também se mantém constante.
Primeira lei para processos isovolumétricos
Em um processo isovolumétrico, a pressão é mantida constante e o volume ocupado pelo gás varia proporcionalmente à sua temperatura absoluta.
Propriedades do potencial elétrico
De acordo com as propriedades do potencial elétrico, dizemos que no movimento espontâneo de cargas elétricas em um campo elétrico, a energia potencial elétrica da carga diminui.
Quark top
O quark top só foi descoberto no ano de 1995, em experimentos realizados usando o grande acelerador de partículas do Fermilab, o Tevatron. Esse acelerador provoca a colisão de prótons e antiprótons com energia de 9 x 1011 eV. Essa colisão ocorre no centro de dois detectores de partículas.
Radiação do corpo negro
Radiação e Matéria
Depois de produzidas, as radiações atingem as substâncias interagindo com elas de diferentes maneiras. Sendo assim, podemos dizer que há interação entre radiação e matéria.
Recarregando baterias
Muitos dos aparelhos eletrônicos fazem uso de baterias ou pilhas que podem ser recarregadas. Desta forma, podemos dizer que essas bateiras hora são consideradas como geradores, hora como receptores.
Referenciais inerciais
Referencial inercial é um sistema de referência em que corpos livres não têm o seu estado de movimento alterado a não ser que haja sobre eles uma força externa.
Reflexão de onda em uma corda
A reflexão de onda em uma corda ocorre quando essa onda incide na interface de separação com outro meio e volta a se propagar no meio original.
Reflexão especular e difusa
Quando raios luminosos atingem uma superfície plana lisa ou rugosa, os raios luminosos podem sofrer desvios, ou seja, podem sofrer reflexão especular ou difusa.
Relação entre Energia térmica e Calor
No estudo básico da relação entre energia térmica e calor, vemos que calor é energia térmica em trânsito entre corpos com diferentes temperaturas.
Relâmpago e trovão
Representação gráfica do espaço em função do tempo
Neste artigo será feita uma representação gráfica do espaço em função do tempo. Para isso, é necessário entender que o movimento uniformemente variado é o movimento no qual a velocidade escalar varia uniformemente no decorrer do tempo. O movimento caracteriza-se por haver uma aceleração constante e
Resistência interna de um receptor
Os receptores elétricos transformam energia elétrica em outros tipos de energia. O cálculo da resistência interna de um receptor é dado pela conservação da energia.
Rotação de um espelho plano
A rotação de um espelho plano acontece quando o espelho gira em um ponto O, fixo nele mesmo, fazendo certo ângulo em relação à posição inicial do espelho plano.
Satélite brasileiro
Sistema em rotação – momento de inércia
Na física, definimos o momento de inércia de um corpo como sendo a medida da distribuição da massa de um corpo ao redor de um eixo fixo de rotação.
Tamanho da imagem e campo de visão
O tamanho da imagem e o campo de visão são proporcionais ao ângulo de visão e inversamente proporcionais à distância do objeto.
Teoria cinética dos gases
A teoria cinética dos gases permite determinar a relação entre grandezas macroscópicas a partir do estudo do movimento de átomos e moléculas.
Teoria Quântica
A Teoria Quântica deve ser sempre referida como um trabalho de equipe, destacando-se os trabalhos de Planck, Einstein, Rutherford, Bohr, Schrodinger e Pauli, entre outros.
Trabalho da força resultante: energia de movimento
O trabalho da força resultante que atua sobre um corpo em um intervalo de tempo qualquer é igual à variação de sua energia cinética naquele intervalo de tempo.
Trabalho realizado por várias forças
De acordo com a Física, trabalho é uma grandeza que nos permite medir a energia de um corpo. Um corpo, por sua vez, possui energia quando é capaz de realizar trabalho.
Trajetória do raio de luz no prisma
Um prisma é um sólido geométrico formado por uma face superior e uma face inferior, paralelas e congruentes (também chamadas de bases), ligadas por arestas.
Transformações Gasosas: Exercícios Resolvidos.
Transformações reversíveis e irreversíveis
Transformações reversíveis são aquelas que ocorrem nos dois sentidos, podendo voltar ao seu estado inicial. Isso ocorre geralmente em transformações mecânicas sem atrito. No caso de haver atrito, o corpo sofre perda de energia e, portanto, não poderia voltar à posição inicial. Nesse caso, essa é uma
Translação de um espelho plano
A translação de um espelho plano ocorre quando um espelho se desloca de uma distância d fazendo com que a imagem translada, no mesmo sentido que o espelho, uma distância 2d.
Transmissão de energia elétrica
Ultrassom
Ultrassom é um som de frequência superior à que o ouvido humano pode perceber. Animais, como o cão, por exemplo, têm limite de percepção sonora superior ao do ouvido humano.
Uma grandeza vetorial que se conserva
A quantidade de movimento no sistema representa uma grandeza vetorial que se conserva, além de ser um dos princípios fundamentais da Física.
Umidade relativa do ar (UR)
Velocidade da luz na refração
A experiência de Young propôs que a velocidade de propagação da luz no ar, ou seja, a velocidade da luz na refração, deveria ser menor que a velocidade da luz no meio vidro.
Velocidade Escalar Instantânea
A velocidade escalar instantânea é considerada um limite da velocidade escalar média, quando o intervalo de tempo é zero.