Geração Z é o nome dado ao conjunto de indivíduos nascidos entre 1997 e 2009. Eles cresceram em um mundo marcado pelo rápido progresso tecnológico das mídias digitais e dos meios de informação e comunicação, motivo pelo qual são chamados de nativos digitais. A geração Z tem muita facilidade para se adaptar às novas tecnologias, sendo pessoas criativas, multitarefas e habituadas a lidar com a exposição a grandes volumes de informação. Por outro lado, são vistos como ansiosos e imediatistas, um aspecto que pesa no seu ingresso no mercado de trabalho.
Atualmente, muito se discute sobre o comportamento da geração Z no ambiente corporativo, e do choque observado entre a geração Y (ou millennials) e os nativos digitais. Entretanto, é sempre importante ponderar que cada uma das gerações, desde os baby boomers até a geração alfa, foi (e é) influenciada pela conjuntura social, econômica e política em que nasceram e cresceram, cabendo compreensão e paciência das gerações mais velhas para se adaptarem às novas demandas.
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Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a geração Z
- 2 - Videoaula sobre a geração Z
- 3 - O que é geração Z?
- 4 - Características da geração Z
- 5 - Geração Z é de qual ano?
- 6 - Geração Z e millennials
- 7 - Geração Z e o mercado de trabalho
- 8 - Quais são todas as gerações?
Resumo sobre a geração Z
- A geração Z é formada por indivíduos nascidos entre os anos de 1997 e 2009.
- São chamados de nativos digitais por terem crescido em meio às constantes inovações tecnológicas nos meios de comunicação e informação.
- Eles se adaptam facilmente às novas mídias e são usuários de redes sociais como o TikTok, cujo maior público é formado, justamente, por pessoas da geração Z.
- Apresentam alto interesse e engajamento político, com participação ativa em discussões sobre pautas sociais e ambientais importantes.
- É conhecida pela sua criatividade e pela facilidade de aprender coisas novas, além da habilidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo.
- Do lado negativo, a geração Z é tida como uma geração muito ansiosa que valoriza o imediatismo em diversos aspectos da vida.
- Discute-se muito sobre o ingresso da geração Z no mercado de trabalho. Em busca de maior flexibilidade e equilíbrio com a vida pessoal, são vistos como um desafio para gestores.
Videoaula sobre a geração Z
O que é geração Z?
Geração Z é um grupo de indivíduos nascidos entre meados da década de 1990 e a década de 2010. Eles compartilham comportamentos e desafios que são próprios de uma era marcada pelos rápidos avanços tecnológicos, pela intensa difusão de informações nos meios de comunicação e, ainda, pelas transformações socioculturais que aconteceram em escala mundial com o avanço da globalização. Por isso, o principal aspecto que caracteriza a geração Z é a capacidade de ser multitarefas. Aprofundaremos melhor nessa questão adiante.
→ Por que a geração Z tem esse nome?
O uso da letra Z para se referir a essa geração foi escolhido como referência à palavra em inglês zapping, que significa mudança rápida. Esse termo se tornou tão significativo que foi incorporado à língua portuguesa como o verbo zapear, um claro estrangeirismo. De toda forma, ela reflete bem uma das particularidades dos indivíduos que pertencem a essa geração, diferenciando-os das gerações precedentes.
Características da geração Z
Os indivíduos da geração Z são descritos como nativos digitais. Eles nasceram em um período de modernização das tecnologias da informação e da comunicação, quando o surgimento e o aperfeiçoamento das mídias ganharam uma rapidez sem precedentes na história da humanidade.
A geração Z pertence, então, a uma sociedade informatizada e consegue incorporar a tecnologia de forma muito fácil e prática ao seu cotidiano. Mais do que isso, ela se adapta muito rapidamente às constantes inovações técnicas: desde o desktop, que dependia da rede discada para acesso à internet, até os smartphones de última geração que estão conectados na maior parte do tempo via Wi-Fi ou dados móveis.
Por falar em conectividade, essa é outra característica da geração Z. Sua adaptabilidade aos meios de comunicação fez com que ela se tornasse adepta das redes sociais para a realização de diferentes tarefas, incluindo o estabelecimento de relações interpessoais, o trabalho e o entretenimento ou lazer. Apesar de, hoje, o TikTok ser a plataforma cujo público é formado por uma maioria de pessoas da geração Z (com idades entre 18 e 24 anos), elas estão ou estiveram presentes na maior parte dos sites, aplicativos e redes que surgiram nas últimas duas décadas.
O dinamismo, a criatividade e a alta capacidade de aprendizado são, igualmente, aspectos da geração Z. Ela preza pelo imediatismo (de resultados, de respostas, de oportunidades), especialmente os mais jovens. Esse é um aspecto que tem origem na sua forte presença on-line, que faz com que a geração Z tenha a capacidade de realizar várias tarefas e consumir diferentes tipos de mídia ao mesmo tempo. Há um lado negativo nesse ponto, que é a dificuldade de foco e a ansiedade gerada pelo fato de estar sempre conectada e exposto a um volume muito grande de informações.
Essa geração é conhecida por apresentar maior engajamento político e social, sendo muito comum a defesa de pautas de igualdade, diversidade e proteção ambiental. Eles apresentam um padrão de consumo que é distinto das gerações anteriores, centrado na preocupação com a sustentabilidade e, também, na experiência. Nesse sentido, o consumo se torna um processo, mais do que uma finalidade por si só.
Geração Z é de qual ano?
A geração Z é estabelecida entre os anos de 1997 e 2009 ou 2010. Portanto, todos os indivíduos que nasceram nesse intervalo de tempo pertencem à geração dos nativos digitais.
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Geração Z e millennials
Millennials é como ficou conhecida a geração Y, formada pelas pessoas que nasceram entre os anos de 1981 e 1996. Também acostumados com as inovações tecnológicas, os millenials nasceram quando estava acontecendo a transição de um modo de vida analógico para a vida conectada à internet e às redes internacionais de informações e comunicação.
Portanto, parte dos millennials vivenciou uma fase de adaptação aos avanços que aconteceram a partir da segunda metade do século XX. No entanto, eles também vivenciaram uma sequência de crises no sistema capitalista e conflitos políticos que acentuaram as disparidades econômicas, aumentaram o custo de vida e impuseram uma série de novos desafios a essa geração, sobretudo no mercado de trabalho.
Quando analisamos ambas as gerações, conseguimos identificar muitos pontos em comum entre elas. Tanto os millennials quanto a geração Z são ativos nas redes sociais e conseguiram fazer delas um tipo de plataforma onde compartilham sua vida pessoal, sua visão de mundo e as suas frustrações. Elas se tornaram, ainda, uma vitrine do conflito geracional entre os millennials e a geração Z.
A geração mais velha apresenta comportamentos e gostos pessoais que são julgados como constrangedores (ou cringe) pelos mais novos: uso excessivo de emojis, textos longos, pausas antes de iniciar um vídeo, formas de se abreviar palavras e preferência de determinadas plataformas em detrimento de outras (como Instagram em vez do TikTok, por exemplo) estão entre os temas que causam divergência na vida on-line.
Na vida pessoal, os millennials e a geração Z se encontram em questões relativas à diversidade e a defesa de outras pautas sociais importantes. No entanto, eles diferem em comportamentos, especialmente no mercado de trabalho. Enquanto os millennials dedicam muito mais tempo ao trabalho e à evolução profissional, fazendo dela um propósito de vida, a geração Z se volta para a flexibilidade e para a garantia do bem-estar no trabalho, o que inclui a busca por empresas que estejam alinhadas com sua visão de mundo. Essa é, talvez, a principal diferença entre essas gerações, que hoje se encontram e convivem no ambiente corporativo.
Geração Z e o mercado de trabalho
A forma como a geração Z se insere no mercado de trabalho tem sido tema de longas discussões em diferentes ambientes da mídia, incluindo as redes sociais. Ela apresenta inúmeros aspectos que se tornam positivos e atraentes para os gestores de empresas, como:
- a facilidade de se adaptar com as novas tecnologias,
- a criatividade,
- o dinamismo e
- a capacidade de aprender novas funções com rapidez.
Em contrapartida, o imediatismo que é típico dessa geração e o seu olhar crítico acerca do mundo em que vive são interpretados como um desafio a ser superado no ambiente corporativo.
A geração Z é adepta de uma maior flexibilidade no trabalho visando o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. Há, nesse sentido, uma grande preocupação com a manutenção da saúde mental e as condições de trabalho que são oferecidas. Eles são mais incisivos em seus questionamentos acerca da gestão empresarial e do ordenamento da empresa em que estão inseridos, traços que muitas vezes são interpretados como falta de disciplina, insubordinação e falta de comprometimento.
É preciso ponderar que os comportamentos e as demandas de cada geração são provenientes do contexto histórico e econômico em que elas nascem e crescem. Especialmente no caso da geração Z, a dinamização das comunicações e a modernização técnica proporcionaram a emergência de novas ferramentas. Essas inovações, por sua vez, permitiram regimes remotos ou híbridos que são mais atrativos para a geração Z, principalmente diante de salários baixos e longas jornadas de trabalho.
Não somente isso, mas as crises econômicas que vivenciamos e a recente crise sanitária provocaram mudanças inesperadas no mercado de trabalho, tornando ainda mais escassas as oportunidades para aqueles que estão começando sua jornada. Por isso, é natural que, diante desses desafios, surjam alternativas como o trabalho com as redes sociais.
Saiba mais: O que é a geração nem-nem?
Quais são todas as gerações?
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Geração |
Período |
Principais características |
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Baby boomer |
1946 a 1964 |
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Geração X |
1965 a 1980 |
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Geração Y (Millennials) |
1981 a 1997 |
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Geração Z |
1997 a 2009 |
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Geração alfa |
2010 a 2024 |
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Geração beta |
2025 a 2039 |
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Fontes
ASSENCIO, Cláudio; BITTENCOURT, Vitor. Entenda características da geração Z no mercado de trabalho: 'querem apoio emocional e empatia', diz professor. G1, 23 fev. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2025/02/23/entenda-caracteristicas-da-geracao-z-no-mercado-de-trabalho-querem-apoio-emocional-e-empatia-diz-professor.ghtml.
BARDAGI, Marucia Patta; DOS SANTOS, Mariana Moura; LUNA, Iuri Novaes. O desafio da orientação profissional com adolescentes no contexto da modernidade líquida. Revista de Ciências Humanas, v. 48, n. 2, p. 303-303, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2014v48n2p303.
IDOETA, Paula Adamo. O que deu errado com os millennials, geração que foi de ambiciosa a 'azarada'. BBC, 24 jul. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57938082.
KELLY, Jack. Mais Propósito, Menos Paciência: O Que a Geração Z Quer do Trabalho. Forbes, 10 abr. 2025. Disponível em: https://forbes.com.br/carreira/2025/04/mais-proposito-menos-paciencia-o-que-a-geracao-z-quer-do-trabalho/.
REDAÇÃO. Millenial, Z, Beta e mais: saiba qual é sua geração e entenda as características de cada uma. G1, 04 jan. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/01/04/millenial-z-beta-e-mais-saiba-qual-e-sua-geracao-e-entenda-as-caracteristicas-de-cada-uma.ghtml.
REDAÇÃO. Gerações X, Y e Z: você sabe distinguir cada uma delas? Pós PUC-PR Digital, [s.d.]. Disponível em: https://posdigital.pucpr.br/blog/geracoes-x-y-z.
SILVEIRA, Júlia. Millennials x Gen Z: 7 hábitos que os diferenciam na Internet. TechTudo, 17 jan. 2024. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/listas/2024/01/millennials-x-gen-z-7-habitos-que-os-diferenciam-na-internet-edsoftwares.ghtml.