Solidariedade mecânica e orgânica

Solidariedade mecânica e orgânica representam dois tipos de ordem social vistos antes e depois da industrialização, segundo Émile Durkheim.

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Solidariedade mecânica e orgânica são dois tipos de ordem social analisados na obra do sociólogo francês Émile Durkheim. A solidariedade mecânica é encontrada nas sociedades mais tradicionais, menos populosas e complexas, com a divisão social do trabalho mais simples. Nessa ordem social, se um indivíduo deixa de cumprir a sua função, outro pode substituí-lo sem maiores problemas, de modo que os sujeitos são intercambiáveis e muito parecidos entre si.

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A solidariedade orgânica surge da industrialização da sociedade. A divisão do trabalho, ao assegurar uma interdependência entre as profissões, é o primeiro elemento que caracteriza essa ordem social. É baseada na interdependência das funções como um organismo vivo. Cada elemento, cada órgão executa uma função especializada para que o corpo funcione com saúde e harmonia.

Na solidariedade mecânica, sentimentos e crenças coletivas são capazes de assegurar a coesão social sem maiores dificuldades. Nas sociedades que se industrializam, os fundamentos da moral, da política e da cultura presentes na solidariedade mecânica se dissolvem.

Leia também: Instituições sociais — as relações entre família, escola, trabalho, Igreja e Estado

Tópicos deste artigo

Resumo sobre solidariedade mecânica e orgânica

  • A solidariedade mecânica e orgânica são dois tipos de ordem social analisados por Émile Durkheim ao longo de sua obra.
  • A divisão do trabalho é o principal elemento caracterizador da solidariedade mecânica e orgânica.
  • Nas sociedades de solidariedade mecânica, o indivíduo se percebe como semelhante aos outros e a divisão social do trabalho é simples.
  • Nas sociedades de solidariedade orgânica, o indivíduo se percebe como diferente dos outros, o que forma sujeitos mais egoístas e individualistas.
  • A solidariedade orgânica é caracterizada por uma divisão social do trabalho complexa e marcada pela interdependência de diferentes profissões.
  • A solidariedade orgânica tem crise no sistema de valores e normas morais que asseguram a coesão social, sentindo necessidade de novas narrativas.

Videoaula sobre solidariedade mecânica e orgânica

O que é solidariedade mecânica e orgânica?

Conceito e características da solidariedade mecânica e orgânica.[imagem_principal]
Solidariedade mecânica e orgânica são dois tipos de ordem social analisados por Émile Durkheim.

Em Da divisão do trabalho social, obra de 1893, Émile Durkheim opõe dois tipos polares de ordem social ou solidariedade. As sociedades de solidariedade mecânica, de um lado, são aquelas mais tradicionais e nas quais o indivíduo se percebe como semelhante aos outros. Por consequência, o indivíduo é uma parcela de um todo e tem, por isso mesmo, apenas uma consciência rudimentar de sua individualidade.

Do outro lado, as sociedades de solidariedade orgânica correspondem a um estágio mais avançado de evolução. Elas emergem nas sociedades industriais, nas quais o indivíduo tende a ser mais individualista, egoísta e consciente de uma essência própria que o diferencia dos outros.

Como efeito disso, na solidariedade orgânica o indivíduo tende a sentir-se isolado do corpo social. Nesse caso, o risco maior é um estado de anomia, consequência das transformações sociais, como a perda de fé na vida e a ausência de normas sociais, promovendo situações de fragilidade e desajustes da sociedade que culminam na diminuição de solidariedade social.

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Características da solidariedade mecânica e orgânica

A solidariedade mecânica, ou por semelhança, é típica das sociedades mais elementares, com populações reduzidas e pouco complexas, e a sua principal característica é a simples divisão social do trabalho. Os sujeitos são semelhantes e cumprem papéis sociais simples e parecidos, o que permite a simples substituição de um por outro.

Na solidariedade mecânica, a tradição e a moral, a política e a cultura conseguem dar conta da coesão social porque o sistema de normas e valores é pouco denso. As leis e o direito são repressivos e violentos, mas contam com a aceitação e adesão da comunidade, que respeita a autoridade de onde vem o poder de punir.

Ilustração de agricultores e diferentes profissionais representando sociedades de solidariedade mecânica e orgânica. Ilustração de vizinhos se ajudando entre janelas, representando a solidariedade mecânica.
Em comunidades rurais, os sujeitos cumprem papéis simples e parecidos. Nas industrializadas, as funções são mais específicas.

A solidariedade orgânica, ou por complementaridade, está nas sociedades industriais a pleno vapor. A ordem social orgânica, conforme Durkheim, é baseada no individualismo, em laços de dependência e de troca criados por uma complexa diferenciação funcional.

A ordem social orgânica é caracterizada por um número muito grande de instituições econômicas, políticas e culturais especializadas, que geram funções cada vez mais específicas para os indivíduos e são insuficientes para assegurar a coesão social. O direito é cooperativo na solidariedade orgânica, e as leis, menos violentas.

A evolução para a solidariedade orgânica desenvolve sujeitos individualistas e egoístas, o que exerce um efeito dissolvente na própria solidariedade. Os antigos laços com a moral, a política e a cultura foram rompidos e se faz necessário produzir uma nova base moral para a ordem social. Mas sob que condições sentem-se solidários uns com os outros sujeitos tão egoístas e individualistas?

Na visão de Durkheim, o Estado deveria interferir na sociedade, regular a economia e abolir os privilégios herdados no acesso a posições na divisão do trabalho. Durkheim enfatizou o papel das corporações ou associações de profissionais como mediadoras entre os indivíduos e o Estado, além de prescrever que elas ocupassem o espaço vazio de normas e valores e assegurassem os novos vínculos entre o indivíduo e a sociedade como um todo, promovendo valores morais laicos e uma educação cívica adequada para a nova ordem social.

Veja também: O que significa um Estado laico?

Exemplos de solidariedade mecânica e orgânica

Encontramos exemplos de solidariedade mecânica em comunidades rurais pequenas em que todos seguem as mesmas tradições e regras, e a coesão social se dá pela semelhança e pela forte moral coletiva. As formas de coerção, apesar de repressivas e violentas, são aceitas e respeitadas pelos membros da comunidade.

Outro exemplo é o ato de vizinhos ajudarem uns aos outros por laços tradicionais, afetivos ou por costumes em comum.

Ilustração de vizinhos se ajudando entre janelas, representando a solidariedade mecânica.
A ajuda comumente oferecida entre vizinhos é um exemplo de solidariedade mecânica.

Exemplos de solidariedade orgânica nas sociedades modernas e mais complexas são as interdependências entre profissionais de diferentes áreas, como médico, professor, agricultor, comerciante, transportador, operário, engenheiro, que dependem do trabalho uns dos outros para o funcionamento da sociedade.

Na solidariedade mecânica, a família cumpre papéis que são substituídos por outros especialistas na solidariedade orgânica, como a preparação para o trabalho. A família, por exemplo, que na etapa pré-industrial executava as funções tanto de socialização quanto de produção econômica, após a Revolução Industrial viu-se confinada à criação dos filhos.

Nem sequer da educação dos filhos a família toma conta sem lidar com as normas e regulamentos do Estado. Essa transformação das funções da instituição família ilustra a mudança de uma solidariedade mecânica para uma solidariedade orgânica.

O que é solidariedade para Durkheim?

A solidariedade para Durkheim é um conjunto de mecanismos econômicos, políticos, sociais e culturais que integram os indivíduos à ordem social, instituições que criam funções, normas e valores capazes de tornar compatível a autonomia dos indivíduos com a manutenção de uma ordem social coerente. A solidariedade é um conceito fundamental para a sociologia do francês Émile Durkheim.

Considerado um dos fundadores da Sociologia, o pensamento de Durkheim é muito influente para a análise sociológica da divisão social do trabalho, em especial para as análises que adotam o funcionalismo como ângulo de observação da sociedade. Para essa tradição sociológica, a divisão do trabalho é o resultado de uma diferenciação social ligada à especialização evolutiva de função, em especial como consequência da industrialização.

Portanto, na visão de Durkheim e de outros funcionalistas, a industrialização substituiu instituições multifuncionais por outras mais especializadas, gerando funções cada vez mais especializadas, necessárias para a reprodução da ordem social industrial. A crítica que pode ser feita às explicações de Durkheim da divisão do trabalho é seu determinismo tecnológico, aliado a um descaso quanto às relações entre a divisão do trabalho, a dominação de classe e a subordinação das mulheres.

Saiba mais: Afinal, qual é o papel da mulher na sociedade?

Exercício resolvido sobre solidariedade mecânica e orgânica

1. A divisão do trabalho produz a solidariedade, não apenas por fazer de cada indivíduo um trocador, como dizem os economistas, mas por criar entre os homens um sistema completo de direitos e deveres que os unem uns aos outros de modo durável. Da mesma forma que as similitudes sociais dão origem a um direito e a uma moral que os protegem, a divisão do trabalho dá origem às regras que garantem o concurso pacífico e regular das funções divididas.

(DURKHEIM, Émile. Da Divisão do Trabalho Social. 3ª ed. São Paulo: Martins fontes, 2008. p.429.)

Considerando essa perspectiva teórica da divisão social do trabalho em Durkheim, assinale a afirmação verdadeira.

a) Segundo Durkheim, a divisão social do trabalho nas sociedades industrializadas e urbanas instala conflitos ininterruptos entre os trabalhadores, os patrões e o Estado.

b) A partir da perspectiva durkheimiana, a acentuada divisão do trabalho nas sociedades modernas mantém maior união social por meio da interdependência das tarefas profissionais.

c) Para Emile Durkheim, a divisão social do trabalho dificulta a produção de coesão dentro das sociedades modernas, criando, de outro modo, constantes disputas entre os seus membros.

d) De acordo com Durkheim, quanto maior a divisão social do trabalho dentro das configurações sociais modernas, maior o predomínio dos conflitos de classe entre os homens.

Resposta: B.

Ao analisar a divisão social do trabalho, Émile Durkheim afirmava que esse aspecto era o responsável pela produção de solidariedade social, pois criava um sistema de direitos e deveres completo entre os sujeitos, originando regras para as atividades a serem desenvolvidas. Essa lógica explicaria o porquê de nas sociedades contemporâneas haver uma união social cada vez maior, já que a interdependência de tarefas vem ganhando cada vez mais volume, acentuando ainda mais a divisão do trabalho.

Fontes

DURKHEIM, Émile. Da Divisão do Trabalho Social. 3ª ed. São Paulo: Martins fontes, 2008.

Émile Durkheim
Émile Durkheim
Escritor do artigo
Escrito por: Rafael Pereira da Silva Mendes Licenciado e bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuo como professor de Sociologia, Filosofia e História e redator de textos.
Deseja fazer uma citação?
MENDES, Rafael Pereira da Silva. "Solidariedade mecânica e orgânica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/sociologia/Emile-durkheim-os-tipos-solidariedade-social.htm. Acesso em 29 de outubro de 2025.
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Videoaulas


Professor ao lado do texto"O que é anomia social?" em fundo roxo.
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Professor ao lado do escrito "Estado para Émile Durkheim" em fundo roxo.
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Professor ao lado do escrito "Émile Durkheim: fatos sociais" em fundo roxo.
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Professor ao lado do texto"Solidariedade Mecânica e Orgânica".
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"Émile Durkheim" escrito sobre fundo roxo ao lado da imagem do professor
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Escrito"Sociologia no Enem: Émile Durkheim (Parte 1)" em fundo escuro.
📽 Reproduzindo

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