Nossa Senhora das Graças é uma manifestação da Virgem Maria, e a devoção a ela é marcada pela busca de proteção e de bençãos. Os devotos de Nossa Senhora das Graças portam medalhas que, segundo a tradição católica, foram criadas por ordem direta dela. Acredita-se que os portadores das medalhas garantem a graça de Nossa Senhora das Graças.
A história de Nossa Senhora das Graças remonta ao século XIX, quando ela teria feito três aparições para uma noviça francesa chamada Catarina Labouré, dando-lhe instruções para fazer a mencionada medalha. As medalhas de Nossa Senhora das Graças tornaram-se muito populares posteriormente. Existem também relatos de aparição de Nossa Senhora das Graças no Brasil.
Leia também: Nossa Senhora Aparecida — aparição da Virgem Maria que é considerada a padroeira do Brasil
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Nossa Senhora das Graças
- 2 - Qual é o Dia de Nossa Senhora das Graças?
- 3 - Nossa Senhora das Graças protege de quê?
- 4 - Milagre de Nossa Senhora das Graças
- 5 - Oração de Nossa Senhora das Graças
- 6 - Medalha de Nossa Senhora das Graças
- 7 - Frase de Nossa Senhora das Graças
- 8 - História de Nossa Senhora das Graças
Resumo sobre Nossa Senhora das Graças
-
Nossa Senhora das Graças é uma manifestação da Virgem Maria.
-
Sua devoção é muito forte, com os fiéis buscando proteção e bençãos.
-
Portar uma medalha de Nossa Senhora das Graças é uma das tradições da sua devoção.
-
Acredita-se que aqueles que portam a medalha serão contemplados com as graças de Nossa Senhora das Graças.
-
A tradição católica afirma que Nossa Senhora das Graças realizou três aparições para uma noviça francesa no século XIX.
Qual é o Dia de Nossa Senhora das Graças?
O Dia de Nossa Senhora das Graças é celebrado no dia 27 de novembro. A escolha desse dia para ser o dia litúrgico de Nossa Senhora das Graças tem relação com as suas aparições, sendo considerado o dia 27 de novembro de 1830 como o momento da sua segunda aparição na França. Ela é conhecida por possuir uma medalha milagrosa que protege os fiéis e garante bençãos a eles.
Nossa Senhora das Graças protege de quê?
Nossa Senhora das Graças é uma manifestação da Virgem Maria que possuía uma medalha tida como milagrosa. Os fiéis acreditam que aqueles que usam a medalha da Nossa Senhora das Graças conquistam proteção contra o mal, além de receberem bençãos concedidas por ela. A tradição católica afirma que aqueles que usarem a medalha de Nossa Senhora das Graças “receberão grandes graças”.P
Milagre de Nossa Senhora das Graças
A devoção a Nossa Senhora das Graças estabelece que aqueles que usam sua medalha receberão muitas graças, mas é comum na Igreja Católica que existam relatos de fiéis que dizem ter sido agraciados com milagres oferecidos por Nossa Senhora das Graças por conta de sua devoção a ela. Oficialmente falando, a história da devoção a ela conta que as aparições dela são os grandes milagres oficializados pela Igreja Católica.
Ao longo da história da devoção a Nossa Senhora das Gra, aponta-se que ela realizou três aparições na França durante o século XIX. Essas aparições teriam ocorrido em Paris para Catarina Labouré. O grande destaque vai para a segunda aparição que ocorreu na forma como é retratada na medalha.
Confira também: Nossa Senhora de Fátima — uma das mais conhecidas manifestações da Virgem Maria
Oração de Nossa Senhora das Graças
Uma oração que pode ser realizada a Nossa Senhora das Graças é a seguinte:
Eu vos saúdo, ó Maria, cheia de graça! Das vossas mãos voltadas para o mundo as graças chovem sobre nós. Nossa Senhora das Graças, vós sabeis quais as graças que são mais necessárias para nós. Mas eu vos peço, de maneira especial, que me concedas esta que vos peço com todo o fervor de minha alma. Jesus é Todo-Poderoso e vós sois a Mãe Dele; por isto, Nossa Senhora das Graças, confio e espero alcançar o que vos peço. Amém.
Outra oração que pode ser realizada a Nossa Senhora das Graças:
Sim, ó Virgem Santa, não esqueçais as tristezas dessa terra; lançai um olhar de vontade aos que estão no sofrimento, aos que não cessam de provar o cálice das amarguras da vida. Tende piedade dos que se amam e que estão separados pela discórdia, pela doença, pelo cárcere, exílio ou morte. Tende piedade dos que choram, dos que suplicam, e dai a todos o conforto, a esperança e a paz! Atendei, pois, a minha humilde súplica e alcançai-me as graças que agora fervorosamente vos peço por intermédio de vossa santa Medalha Milagrosa! Amém.
Medalha de Nossa Senhora das Graças
Um item muito importante da devoção da Nossa Senhora das Graças é a medalha que é distribuída e à qual os fiéis pedem proteção e graças. A medalha foi criada porque a própria Nossa Senhora das Graças pediu sua produção em uma de suas aparições. A Nossa Senhora das Graças apareceu para a noviça Catarina de Labouré, pedindo que ela reproduzisse sua aparição de maneira idêntica em uma medalha.
Catarina de Labouré procurou o padre confessor Jean Marie Aladel para contar-lhe das visões que teve e do pedido de Nossa Senhora das Graças. Após um período no qual o padre não acreditou no que a noviça contava, ele foi convencido, acionando o arcebispo da região para falar sobre a cunhagem das medalhas.
A cunhagem das medalhas foi então realizada a partir de 20 de junho de 1832, contendo a visão que a noviça teve de Nossa Senhora das Graças. A moeda foi cunhada com a imagem de Nossa Senhora das Graças na forma como Catarina de Labouré alegou ver, contendo outros elementos presentes no catolicismo.
A medalha ainda contém raios que são emanados de Nossa Senhora das Graças, simbolizando as bençãos que ela derrama sobre os devotos. Há 12 estrelas no verso da medalha, que simbolizam os 12 apóstolos, além do “M”, que simboliza Maria. Outros símbolos presentes na medalha são um coração cravado de espinhos e um coração com uma espada. Cada um desses itens simbolizam o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, respectivamente.
Novamente, a medalha, considerada milagros,a é um elemento da devoção católica, e aqueles que portam esse item acreditam ser protegidos e abençoadas por Nossa Senhora das Graças.
Frase de Nossa Senhora das Graças
A frase que simboliza Nossa Senhora das Graças e está presente na sua medalha é: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.
Acesse também: Círio de Nazaré — festividade católica que celebra Nossa Senhora de Nazaré
História de Nossa Senhora das Graças
A história de Nossa Senhora das Graças começa no século XIX, quando a Nossa Senhora das Graças faz três aparições para a noviça Catarina de Labouré, que fazia parte da Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, localizada em Paris, na França:
-
Primeira aparição: Em 18 de julho de 1830, a noviça foi levada por um anjo até a capela do convento, onde teve a visão de Nossa Senhora das Graças. Ela foi instruída sobre uma missão que receberia e sobre o destino da França e foi informada de que uma nova aparição ocorreria.
-
Segunda aparição: Em 27 de novembro de 1830, a segunda aparição aconteceu, com a visão de Catarina de Labouré sendo a visão retratada na medalha. Foi nessa aparição que Nossa Senhora das Graças orientou Catarina a cunhar uma medalha para ela.
-
Terceira aparição: Uma terceira visão aconteceria, e a medalha seria cunhada a partir de 1832, tornando-se muito popular entre os devotos. Estima-se que, ao final do século XIX, mais de um bilhão de moedas já tinha sido distribuída no mundo.
Aqui no Brasil, também há relatos de aparição de Nossa Senhora das Graças, tendo ocorrido no interior de Pernambuco, em 1936.
Crédito de imagem
[1] Jesueljoia / Wikimedia Commons (reprodução)
Fontes
BORGA, Juliana. A origem da devoção à Nossa Senhora das Graças. Disponível em: https://universo.paulinas.com.br/conteudo/a-origem-da-devocao-a-nossa-senhora-das-gracas/1064.
REDAÇÃO. Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Disponível em: https://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-das-gracas/.