Elementos da comunicação: conheça quais são - Brasil Escola

Elementos da comunicação

Elementos da comunicação estão presentes nos processos de interação, seja pela escrita, seja pela oralidade, ou mesmo pelo uso da linguagem não verbal.

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Elementos da comunicação dizem respeito a cada aspecto presente no fluxo comunicativo, desde o momento em que a mensagem é emitida, até quando é recebida e compreendida. É importante salientar que esses elementos estão presentes em qualquer tipo de comunicação e podem sofrer alterações para adequarem-se ao contexto em questão. São eles:

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  • emissor;

  • receptor;

  • mensagem;

  • canal;

  • código;

  • contexto.

Tópicos deste artigo

Características dos elementos da comunicação

Essa estrutura com a presença de seis elementos da comunicação foi divulgada por Roman Jakobson, linguista russo e um dos grandes teóricos que apresentaram ao mundo estudos referentes à linguagem e à comunicação.

De acordo com os seus estudos, em todos os atos comunicativos podemos perceber a presença de seis elementos: emissor (locutor), receptor (interlocutor), mensagem, canal, código e referente. Na ausência ou no mau uso de um dos elementos, diz-se que houve ruído na comunicação, o que significa dizer que ela não foi bem-sucedida. Nesse sentido, é importante conhecermos os elementos, para que possamos fazer um bom uso deles e estabelecermos atos comunicativos eficazes.

  • Emissor ou locutor — quem elabora a mensagem, quem diz.

  • Receptor ou interlocutor — a quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada.

  • Mensagem — texto verbal ou não verbal propriamente dito, é a estrutura textual.

  • Referente ou contexto — o assunto que perpassa o ato comunicativo.

  • Canal ou veículo — o meio pelo qual a mensagem é difundida, divulgada, o seu veículo condutor.

  • Código — a forma como a mensagem organiza-se, é um conjunto de sinais organizados de maneira que tanto o locutor quanto o interlocutor conheçam e tenham acesso.

Para melhor ilustrarmos os elementos, tomemos como exemplo uma aula expositiva, ministrada por uma professora de língua portuguesa sobre elementos da comunicação.

  • A locutora seria a professora.

  • Os interlocutores seriam os estudantes.

  • A mensagem seria o texto verbal oral elaborado pela professora em seu ato de fala.

  • O referente seria elementos da comunicação, o assunto da aula.

  • O canal seria a voz da professora, impulsionada pelo ar que entra e sai de seus pulmões, utilizando-se também de seu aparelho fonador.

  • O código seria a língua portuguesa.

Leia também: Diferença entre língua e linguagem

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Qual a função da comunicação?

Os seres humanos, naturalmente, têm a necessidade de comunicarem-se, uma vez que, por meio desse processo, conseguimos não apenas estabelecer nossa permanência no planeta Terra mas também criar comunidades, sociedades, desenvolver tecnologias, saberes, ciências, e, acima, de tudo, conseguimos humanizar-nos.

É por meio da comunicação que nos relacionamos com o outro, construímos a empatia e o autoconhecimento. Sem ela, não seria possível, por exemplo, realizarmos trocas de ideias, de sentimentos, de opiniões, e, certamente, viveríamos fechados, isolados em um universo particular. Com ela, criamos vínculos de todas as naturezas, influenciamos e somos influenciados, edificamos a história e as memórias, e projetamos o futuro, interagindo e solidificando o conhecimento.

Em qualquer ato interativo, podemos perceber a presença dos seis elementos da comunicação.
Em qualquer ato interativo, podemos perceber a presença dos seis elementos da comunicação.

Relação entre os elementos da comunicação e as funções da linguagem

Todo ato comunicativo prevê uma intencionalidade. Por mais despretensioso que seja, a exemplo de uma conversa de elevador ou um “bom dia” via Whatsapp, quando nos comunicamos, temos uma razão para isso. E assim, a depender dos nossos objetivos, a linguagem pode cumprir diferentes funções: explicar, informar, expor um ponto de vista, realizar trabalho estético com o texto, manter a comunicação em curso e/ou persuadir, influenciar, convencer.

Cada uma das funções da linguagem está vinculada a um determinado elemento da comunicação. Vejamos:

1. Se o foco está no emissor (locutor), a linguagem cumpre a função de expressar uma opinião, um ponto de vista, emoções e sentimentos daquele que fala — função emotiva ou expressiva;

2. Se o foco está no receptor (interlocutor), a linguagem cumpre a função de convencer, persuadir, influenciar, levar o interlocutor a assumir determinada postura ou pensamento — função apelativa ou conativa;

3. Se a ênfase é dada ao referente (contexto), a linguagem despe-se de subjetividades e tende a apresentar dados, informações, situações e fatos da realidade — função referencial;

4. Se a ênfase é dada à própria mensagem, com o objetivo de trabalhá-la esteticamente — função poética;

5. Quando o foco é dado ao canal (veículo), e o objetivo é manter a comunicação em curso — função fática ou de contato;

6. Finalmente, ao dar-se ênfase ao código, quando a intencionalidade é a de explicar — função metalinguística.

Exercícios resolvidos sobre elementos da comunicação

Questão 01 (Enem - adaptada)

Desabafo

Desculpem-me, mas não dá pra fazer uma cronicazinha divertida hoje. Simplesmente não dá. Não tem como disfarçar: esta é uma típica manhã de segunda-feira. A começar pela luz acesa da sala que esqueci ontem à noite. Seis recados para serem respondidos na secretária eletrônica. Recados chatos. Contas para pagar que venceram ontem. Estou nervoso. Estou zangado.

CARNEIRO, J. E. Veja, 11 set. 2002 (fragmento).

Nos textos em geral, é comum a manifestação simultânea de várias funções da linguagem, com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras. No fragmento da crônica Desabafo, a função da linguagem predominante é a emotiva ou expressiva, pois

A) o discurso do enunciador tem como foco o próprio código.

B) a atitude do enunciador (emissor) sobrepõe-se àquilo que está sendo dito.

C) o interlocutor é o foco do enunciador na construção da mensagem.

D) o referente é o elemento que se sobressai em detrimento dos demais.

E) o enunciador tem como objetivo principal a manutenção da comunicação.

Solução

Alternativa B

Questão 02 (Enem 2016)

Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a essa leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo uma outra não prevista.

(LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993)

Nesse texto, a autora apresenta reflexões sobre o processo de produção de sentidos, valendo-se da metalinguagem. Essa função da linguagem torna-se evidente pelo fato de o texto

A) ressaltar a importância da intertextualidade.

B) propor leituras diferentes das previsíveis.

C) apresentar o ponto de vista da autora.

D) discorrer sobre o ato da leitura.

E) focar a participação do leitor.

Solução

Alternativa B

Questão 03 Estabeleça a relação entre as colunas, numerando a segunda de acordo com os elementos do processo de comunicação expressos na primeira:

( 1 ) emissor

( 2 ) receptor

( 3 ) código

( 4 ) canal

( 5 ) mensagem

( 6 ) referente

(  ) É quem elabora a mensagem, quem diz.

(  ) Conjunto de sinais organizados de maneira que tanto o locutor quanto o interlocutor conheçam e tenham acesso.

(  ) Assunto, contexto.

(  ) A quem a mensagem é dirigida.

(  ) Texto em si.

(  ) Meio pelo qual a mensagem chega ao receptor.

Solução

1-3-6-2-5-4

Fontes

CHALUB, Samira. Funções da linguagem. São Paulo: Ática, 1995.

HOHLFELDT, Antônio; MARTINO, Luiz C; FRANÇA, Vera Veiga. (Org.s). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. 5. ed Petrópolis: Vozes, 2001.

JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1976.

 

Por Sara de Castro
Professora de Redação

Infográfico com os elementos da comunicação.
Infográfico com os elementos da comunicação.
Escritor do artigo
Escrito por: Sara de Castro Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
CASTRO, Sara de. "Elementos da comunicação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/redacao/elementos-presentes-no-ato-comunicacao.htm. Acesso em 09 de setembro de 2025.
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Exercício 1

(IBPTEC)

 ANPD viu 'indícios de violação de direitos' em coleta de dados pela empresa Meta, diz diretora

Segundo Miriam Wimmer, da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, violações podem gerar 'danos irreparáveis'. Nesta terça, órgão mandou big tech responsável por Facebook, Instagram e WhatsApp suspender, no Brasil, uso de dados de usuários para treinar IA.

A diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Miriam Wimmer, afirmou nesta terça-feira (2) que foram constatados “indícios de violação de direitos” por parte da Meta — big tech responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp — na coleta de dados de usuários das plataformas.

Mais cedo, nesta terça, a ANPD determinou que a Meta suspenda, no Brasil, a validade da nova política de privacidade da empresa sobre a utilização dos dados pessoais de usuários.

Os termos de uso passaram a permitir que a empresa utilize dados de publicações abertas de usuários, como fotos e textos, para treinar sistemas de inteligência artificial (IA) generativa.

“Esta foi a primeira vez que adotamos uma medida efetiva, de natureza cautelar preventiva, justamente em função da existência de indícios de violação de direitos que pode gerar danos de difícil reparação ou irreparáveis”, afirmou a diretora da ANPD. A decisão do órgão vale imediatamente e a Meta terá até cinco dias úteis para alterar as políticas de privacidade que foram atualizadas em junho. A empresa ainda tem dez dias corridos para apresentar um recurso contra a decisão. Por que isso importa? Porque o conteúdo que milhões de pessoas postam no Instagram e no Facebook está servindo para treinar inteligência artificial sem a empresa oferecer contrapartidas, nem informações detalhadas sobre onde a ferramenta poderá ser usada. A prática foi alvo de questionamento na Europa e, no Brasil, pelo Instituto de Defesa de Consumidores (Idec).

Wimmer disse ainda que a ideia da decisão da ANPD não é contrária à “inovação”, mas sim a favor do cumprimento de “direitos fundamentais” dos cidadãos brasileiros. “É importante ressaltar que, no ordenamento jurídico brasileiro, a gente quer sim a inovação, o desenvolvimento tecnológico, mas não é a qualquer custo”, disse.

De acordo com a diretora da ANPD, a Meta descumpriu três itens da legislação brasileira a respeito do uso de dados pessoais.

O primeiro é um descumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), ao justificar que a utilização dos dados pessoais para treinamento da inteligência artificial estava sendo usada a partir da hipótese do “legítimo interesse”, quando a empresa não tem intenção de colocar em risco as informações coletadas.

“Essa é uma hipótese legal que não pode ser usada para o tratamento de dados pessoais sensíveis, por exemplo, referentes à origem étnica, racial, vinculação política, dados de saúde, dados de religião, dados de vida sexual, enfim, esses dados não podem ser tratados com base no legítimo interesse do controlador”, afirmou Wimmer.

Outro apontamento da agência foi a respeito da dificuldade de acesso para quem quiser restringir o uso dos próprios dados pela Meta. “Não é uma informação facilmente encontrada, nem para especialistas, nem por um público especializado e muito menos pelo cidadão comum que, em primeiro lugar, não foi adequadamente cientificado desse tratamento”, disse.

Por fim, um ponto sensível apontado pela agência se deve ao tratamento uniforme dos dados de crianças e adolescentes, que deveria ser feito de um modo diferente das demais pessoas, como previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

“No caso de criança adolescente, os cuidados têm que ser redobrados, especialmente quando a organização resolve usar o legítimo interesse. Caso essa hipótese fosse plausível, seria preciso observar que deve prevalecer o melhor interesse da criança adolescente. Então nessa análise preliminar, não verificou a existência das salvaguardas que serão necessárias para tratar os dados pessoais desse tipo de público”, concluiu Wimmer.

(https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/07/02/anpd-viu-indicios-de-violacao-de-direitos-em-coleta-dedados-pela-empresa-meta-diz-diretora.ghtml)

A partir do texto citado, identifique a alternativa que corretamente relaciona os elementos da comunicação (emissor, mensagem, receptor, canal e contexto):

A) Emissor: ANPD; Mensagem: Determinação de suspensão do uso de dados; Receptor: Usuários das plataformas; Canal: Redes sociais; Contexto: Violação de direitos na coleta de dados.

B) Emissor: Miriam Wimmer; Mensagem: Existência de indícios de violação de direitos; Receptor: Meta; Canal: Declaração oficial; Contexto: Coleta de dados para IA.

C) Emissor: Instituto de Defesa de Consumidores (Idec); Mensagem: Questionamento da prática da Meta; Receptor: ANPD; Canal: Relatório de pesquisa; Contexto: Uso de dados pessoais na Europa e Brasil.

D) Emissor: Meta; Mensagem: Justificação do uso de dados com base no “legítimo interesse”; Receptor: ANPD; Canal: Termos de uso; Contexto: Nova política de privacidade.

E) Emissor: Usuários das plataformas; Mensagem: Publicações abertas; Receptor: Meta; Canal: Redes sociais; Contexto: Treinamento de sistemas de IA.

Exercício 2

(JVL Concursos) Na frase “O professor explicou a matéria claramente aos alunos”, qual elemento da comunicação corresponde ao canal?

A) O professor.

B) A voz e o som das palavras.

C) A explicação dada pelo professor.

D) Os alunos.

Exercício 3

(FUNDATEC) De acordo com Bond e Oliveira (2011), sobre um dos elementos envolvidos no processo de comunicação, analise características abaixo:

• Trata-se do conteúdo da comunicação.

• Pode apresentar diversos tipos de elementos, tanto afetivos como intelectuais.

• Pode exprimir um sentimento ou transmitir uma informação ou ideia.

• Seu conteúdo pode ser positivo ou negativo.

As características acima definem o elemento:

A) código.

B) mensagem.

C) emissor.

D) receptor.

Exercício 4

(ADM&TEC) Com qual elemento da comunicação está relacionada a função apelativa da linguagem?

A) canal.

B) texto.

C) emissor.

D) receptor.