Química Ambiental: o que é, importância - Brasil Escola

Química Ambiental

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A Química Ambiental estuda os processos químicos que acontecem na natureza, sejam eles naturais ou causados pelo homem, e que comprometem não só a saúde humana, mas de todo planeta.

A Química Ambiental teve sua origem na Química Clássica e se tornou uma ciência interdisciplinar por envolver outras matérias como: Biologia, Ecologia, Geologia.
Essa parte da química estuda as mudanças que ocorrem no meio ambiente, mais precisamente, os processos químicos que envolvem essas mudanças e que causam sérios danos à humanidade.

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

O embranquecimento de corais é um problema químico e ambiental.
O embranquecimento de corais é um problema químico e ambiental.
Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Professora de Química.
Deseja fazer uma citação?
SOUZA, Líria Alves de. "Química Ambiental"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/quimica/quimica-ambiental.htm. Acesso em 09 de setembro de 2025.
Copiar

Artigos de Química Ambiental


Adubos Orgânicos e Inorgânicos
Os adubos orgânicos são aqueles formados por matéria de origem animal e vegetal. Já os adubos inorgânicos são obtidos a partir de extração mineral ou refino de petróleo.
Agricultura e Desenvolvimento Sustentável
O modelo atual de desenvolvimento da agricultura, baseado na alta especialização, menor diversidade e uso de produtos químicos leva à desigualdade e degradação ambiental.
Benzenismo
Carbono Zero
Cemitério de corais
O aumento de gás carbônico na atmosfera tem causado o aquecimento global e consequentemente as águas dos mares também estão mais quentes. Além disso, os oceanos ficam mais ácidos, o que afeta a vida de milhões de corais e das espécies que neles vivem.
Classificação dos países quanto à emissão de gás carbônico
CO2: molécula perigosa
Como é destruída a camada de ozônio?
Compostos orgânicos voláteis e Oxidantes Fotoquímicos
Compostos químicos na defesa das plantas
Entre os compostos químicos usados nos mecanismos de defesa das plantas contra seus predadores estão principalmente os pertencentes aos grupos dos taninos e dos terpenos.
Conferência Rio+20 e a Emissão de Gases-estufa
A Conferência Rio+20 deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas; o que inclui a diminuição da emissão de gases-estufa.
Consequências da Galvanoplastia para o Meio Ambiente
A galvanoplastia e a galvanização são processos que utilizam substâncias tóxicas, como o cianeto, e geram íons metálicos tóxicos, como os cátions níquel e cobre.
Conversor Catalítico
Um conversor catalítico é um suporte do carro que, por meio de catálise heterogênea, transforma gases poluentes liberados na combustão dos combustíveis em gases não tóxicos.
DDT
Definição de Química Ambiental
Demanda Bioquímica de Oxigênio
A demanda bioquímica de oxigênio é um fator indicativo do consumo de gás oxigênio por microrganismos durante a oxidação de compostos orgânicos.
Demanda Química de Oxigênio
Dessalinização da água
Destruição da camada de ozônio
A destruição da camada de ozônio é um problema ambiental causado pela emissão de elementos poluentes na atmosfera, como os CFCs, que aceleram a decomposição do ozônio (O3).
Detergentes e poluição
Dioxina
Efeitos da fumaça no organismo
Os efeitos da fumaça no organismo são diversos. Alguns deles são doenças respiratórias, crises alérgicas e, em alguns casos, câncer ou morte.
Embalagem de vidro como solução para o ambiente
Energia limpa
A energia limpa refere-se a fontes que são renováveis e que não lançam poluentes na atmosfera, interferindo no ciclo do carbono, ao contrário dos combustíveis fósseis.
Energia solar: energia limpa
Fim das lâmpadas incandescentes
O fim das lâmpadas incandescentes estará consolidado por completo no Brasil até 2016. As lâmpadas de 60 W terão sua fabricação e importação encerradas até 31 de junho de 2014.
Fosfato
Fosfato é um ânion poliatômico composto por fósforo e oxigênio que pode ser encontrado na natureza. É fundamental para processos biológicos, como a formação de ossos e dentes.
Gás carbônico e as chuvas ácidas
Gás tóxico em Bhopal
Gases do efeito estufa
Gases do efeito estufa são capazes de absorver a radiação infravermelha e, assim, aquecer a superfície de nosso planeta.
Impactos ambientais
Os impactos ambientais podem ser definidos como alterações provocadas no ambiente por ação humana. Podem ser positivos ou negativos.
Incêndio em rodovias
Materiais não recicláveis
Matérias não recicláveis são aqueles para os quais não se tem processo eficiente ou de custo beneficio viável para que seja feita a reciclagem.
Nevoeiro fotoquímico
O que fazer com pilhas usadas?
Óleo de cozinha usado e o meio ambiente
Se o óleo de cozinha usado for descartado na pia ou no lixo comum, ele poderá contaminar a água, o solo e a atmosfera.
Origem da Smog
Oxidação de compostos orgânicos
Óxidos e Chuva Ácida
A relação entre os óxidos e a chuva ácida está no fato de que os óxidos ácidos lançados na atmosfera reagem com a água, produzindo ácidos, diminuindo o pH da chuva.
Óxidos e Meio Ambiente
Ozônio (O₃)
O ozônio é uma forma alotrópica do oxigênio. Ele é conhecido pelo seu alto poder oxidante e desinfetante.
Plástico biodegradável
Plástico biodegradável é um material que pode ser decomposto por micro-organismos em substâncias mais simples, como água, dióxido de carbono e biomassa.
Plástico oxibiodegradável
O plástico oxibiodegradável é um material que possui catalisadores em sua composição, os quais aceleram o seu processo de degradação por bactérias aeróbicas e anaeróbicas.
Poluentes aquáticos mais comuns
Poluentes atmosféricos e seus efeitos no organismo
Poluição da água
A poluição da água é uma prática que limita a utilização desse recurso, que afeta a população e que prejudica a fauna e flora.
Poluição das águas por rejeitos da agricultura
O uso de fertilizantes e agrotóxicos na agricultura vem causando grandes desequilíbrios ambientais, poluindo principalmente as águas dos rios, lagos e mares.
Poluição termal
A poluição termal ou térmica ocorre quando há o descarte nos corpos receptores de grandes volumes de água aquecida usada no arrefecimento de uma série de processos industriais.
Poluição X Chuva na China
Por que detergentes poluem?
Por que pilhas usadas são lixos tóxicos?
Possível solução para reduzir as emissões de CO2
Uma possível solução para reduzir as emissões de CO2 seria armazená-lo em salmoura subterrânea, gerando também energia geotérmica e metano como combustíveis.
Precipitador eletrostático e poluentes
Propostas para salvar o mundo
Quatro novos gases que destroem a camada de ozônio
Foram descobertos quatro novos gases que destroem a camada de ozônio, sendo que três são CFCs e um deles é um HCFC.
Química atmosférica
Química da camada de ozônio
A camada de ozônio é um revestimento de ozônio que envolve a Terra na parte da estratosfera e que nos protege de vários tipos de radiação, como a ultravioleta.
Química da chuva ácida
Química Verde
Química Verde é a área da Química voltada para a aplicação dos processos químicos em prol do desenvolvimento sustentável. Preocupa-se com o meio ambiente e a saúde humana.
Radiação ultravioleta
A radiação ultravioleta corresponde à faixa dos 100-400 nm do espectro eletromagnético. Ela é dividida em três partes: UV-A, UV-B e UV-C.
Reação química envolvida na fotossíntese
A fotossíntese é um processo biossintético em que, por meio de reações químicas, ocorre a formação de compostos orgânicos em meio biológico.
Reações catalíticas e os CFC’s
Reciclagem de lâmpadas fluorescentes
Reciclagem de óleo de cozinha usado
A reciclagem do óleo de cozinha usado pode produzir sabão, biodiesel, tintas e outros produtos, além de diminuir a poluição ao meio ambiente.
Reciclagem de vidro
Reciclando embalagens
Tipos de poluição das águas
Os principais tipos de poluição das águas são: poluição biológica, térmica, sedimentar, química e radioativa.
Tipos de tratamento de efluentes
Os principais tipos de tratamentos de efluentes são classificados em primários, secundários e terciários. Os primários removem sólidos em suspensão.
Tratamento de água
O tratamento de água é um procedimento feito para garantir que a água seja segura para o consumo humano e para outras atividades, eliminando contaminantes e agentes patogênicos.
Tratamentos secundários de efluentes
Os tratamentos secundários de efluentes são usados para retirar a matéria orgânica por meio do aceleramento da biodegradação que ocorre naturalmente nos corpos receptores.
Tratamentos terciários de efluentes
Os tratamentos terciários de efluentes são realizados para a remoção de poluentes específicos não removíveis pelos métodos biológicos convencionais.