O termo sal hidratado aplica-se a um certo tipo de sais existentes. Nesses sais, temos a presença de uma molécula de água em sua constituição, tanto que a fórmula geral de um sal hidratado é representada da seguinte forma:
XY.Z H2O
- 
	X é um cátion qualquer; 
- 
	Y é um ânion qualquer; 
- 
	Z é a quantidade de moléculas de água que se juntaram à molécula do sal simples XY. 
Veja alguns exemplos de fórmulas de sais hidratados :
- 
	AlCl3.6H2O 
- 
	CuSO4.5H2O 
- 
	CaCl2.2H2O 
A regra de nomenclatura de um sal hidratado é a seguinte:
Nome do ânion + de + nome do cátion+ prefixo que indica a + hidratado
                                               quantidade de 
                                              moléculas de água
OBS.: Os prefixos que são utilizados para indicar a quantidade de moléculas de água são: mono (1 H2O), di (2 H2O), tri (3 H2O), tetra (4 H2O), penta (5 H2O), hexa (6 H2O) e assim por diante.
Confira agora cinco de exemplos de como nomear um sal hidratado:
- 
	AlCl3.6 H2O 
Nesse exemplo, o ânion é o cloreto, o cátion é o alumínio e há seis moléculas de água (hexa). Assim, seu nome será: Cloreto de alumínio hexa-hidratado.
- 
	CuSO4.5 H2O 
Nesse exemplo, o ânion é o sulfato, o cátion é o cobre II e há cinco moléculas de água (hexa). Assim, seu nome será: Sulfato de cobre II penta-hidratado.
- 
	CaCl2.2 H2O 
Nesse exemplo, o ânion é o cloreto, o cátion é o cálcio e há duas moléculas de água (di). Assim, seu nome será: Cloreto de cálcio di-hidratado.
- 
	Na2SO4.10 H2O 
Nesse exemplo, o ânion é o sulfato, o cátion é o sódio e há dez moléculas de água (Deca). Assim, seu nome será: Sulfato de sódio deca-hidratado.
- 
	CaSO4.2H2O 
Nesse exemplo, o ânion é o sulfato, o cátion é o cálcio e há duas moléculas de água (di). Seu nome será: Sulfato de cálcio di-hidratado.
Podemos ainda montar a fórmula do sal hidratado a partir do seu nome. Veja alguns exemplos:
- 
	Cloreto de cobalto II tetra-hidratado 
Nesse sal, o cátion é o cobalto, com carga 2+ (Co2+); o ânion é o cloreto (Cl1-) e temos ainda a presença de quatro moléculas de água. Sendo assim, a fórmula do sal será:
CoCl2.4H2O
OBS.: Como a carga do cátion e do ânion são diferentes, deve ocorrer um cruzamento entre essas cargas, por isso o resultado foi CoCl2.
- 
	Sulfato de magnésio hepta-hidratado 
Nesse sal, o cátion é o Magnésio, com carga 2+ (Mg2+, por ser da família IIA); o ânion é o Sulfato (SO42-) e temos ainda a presença de sete moléculas de água. Sendo assim, a fórmula do sal será:
MgSO4.7H2O
Por Me. Diogo Lopes Dias
 
                     
                