O que é concentração em quantidade de matéria?

O que é concentração em quantidade de matéria? Trata-se da relação entre o número de mol do soluto e o volume da solução.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Concentração em quantidade de matéria é uma forma de quantificar o soluto e os seus íons em uma solução. Essa forma de concentração relaciona o número de mol de soluto e o volume de toda a solução:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

M = n1
     V

  • M = concentração em quantidade de matéria

  • n1 = número de mol do soluto

  • V = volume da solução

Todavia, a quantidade de matéria do soluto pode ser calculada de forma específica por meio da divisão da massa do soluto (m1) pela sua massa molar (M1). Essa relação pode ser vista na fórmula abaixo:

n1 = m1
       M1

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa forma, conhecendo a fórmula da concentração em quantidade de matéria e a fórmula da quantidade de matéria, podemos relacionar as duas por meio da substituição do n1 pela relação m1/M1 da seguinte forma:

M = m1
       M1.V

Essa fórmula será utilizada sempre que o exercício fornecer a massa do soluto (m1), e não a quantidade de matéria presente na solução.

Com relação à unidade de medida, devemos utilizar para a concentração em quantidade de matéria o mo/L, haja vista que a unidade utilizada para o número de mol do soluto é o mol e a unidade utilizada para o volume da solução é o litro (L). É possível também utilizar as unidades molar ou M no lugar de mol/L.

Acompanhe dois exemplos das fórmulas sobre a concentração em quantidade de matéria:

Exemplo 1: Calcule a concentração em quantidade matéria de uma solução que apresenta 0,6 mol de Na2SO4 em 400 mL de solução.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados do exercício:

M = ?

n1 = 0,6 mol

V = 400 mL. O volume, no entanto, deve ser trabalhado em Litro. Para isso, basta dividir o valor fornecido por 100. Assim, V = 0,4 L.

Agora utilizamos os valores fornecidos na expressão da concentração em quantidade de matéria:

M = n1
     V

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

M = 0,6
       0,4

M = 1,5 mol/L

Exemplo 2: Qual é a massa de sulfato de sódio (Na2SO4) que deve ser dissolvida em água até completar o volume de solução de 500 mL, de modo que se obtenha uma solução de 0,03 mol/L?

Dados do exercício:

m1 = ?

V = 500 mL. Dividindo por 1000, teremos 0,5 L;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

M = 0,03 mol/L

Para determinar a massa molar do soluto no exercício, basta multiplicar o valor da massa de cada elemento pela quantidade de átomos dele na fórmula do soluto, Na2SO4, e somar os resultados:

  • Para o Na, temos:

2.23 = 46 g/mol

  • Para o S, temos:

1.32 = 32 g/mol

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Para o O, temos:

4.16 = 64 g/mol

Agora somamos os resultados encontrados para cada elemento:

M1 = 46 + 32 + 64

M1 = 142 g/mol

Com esses dados, podemos determinar o valor da massa do soluto (m1) por intermédio da fórmula da concentração em quantidade de matéria:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

M = m1
      M1.V

0,03 =     m1     
        142.0,5

0,03 = m1
         71

m1 = 0,03.71

m1 = 2,13 g

Para determinar a concentração em quantidade de matéria dos íons referentes ao soluto da solução, basta conhecer a concentração em quantidade de matéria do soluto na solução. Veja alguns exemplos:

Exemplo 1: Determine a concentração em quantidade de matéria dos íons Magnésio (Mg+2) e Cloro (Cl-) presentes em uma solução que foi preparada dissolvendo-se 50 gramas de MgCl2 em água, o que resultou em 800 mL de solução. Dados: (massas molares: Mg = 24g/mol, Cl = 35 g/mol)

Dados do exercício:

m1 = 50 gramas

V = 800 mL. Dividindo por 1000, teremos 0,8 L.

Para determinar a massa molar do soluto no exercício, basta multiplicar o valor da massa de cada elemento pela quantidade de átomos dele na fórmula do soluto, MgCl2, e somar os resultados:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Para o Mg, temos:

Mg = 1.24 = 24g/mol

  • Para o Cl, temos:

Cl2 = 2.35,5 = 71g/mol

Somando os resultados encontrados para cada elemento, temos:

M1 = 24 +71

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

M1 = 95 g/mol

Antes de determinar a concentração em quantidade de matéria de cada íon, devemos encontrar primeiramente a concentração em quantidade de matéria da solução.

M = m1
      M1.V

M =    50    
      95.0,8

M = 50
      76

M = 0,65 mol/L

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agora, conhecendo a concentração de toda a solução, basta multiplicá-la pela quantidade do íon na fórmula para encontrar sua concentração:

  • Para o cátion Magnésio (Mg+2):

[Mg+2] = 1. 0,65

[Mg+2] = 0,65 mol/L

  • Para o Cloreto (Cl-)

[Cl-1] = 2. 0,65

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

[Cl-1] = 1,30 mol/L


Por Me. Diogo Lopes Dias

Íons em solução podem ser quantificados por meio da concentração em quantidade de matéria
Íons em solução podem ser quantificados por meio da concentração em quantidade de matéria
Escritor do artigo
Escrito por: Diogo Lopes Dias Professor de Química.
Deseja fazer uma citação?
DIAS, Diogo Lopes. "O que é concentração em quantidade de matéria?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-concentracao-quantidade-materia.htm. Acesso em 03 de fevereiro de 2026.
Copiar

Videoaulas


Artigos Relacionados


O que é Kp?

O que é Kp? A constante do equilíbrio em termos de pressões parciais (Kp) é calculada com a divisão do produto entre as pressões dos produtos da reação pelos seus reagentes.

O que é Kps?

O que é Kps? Trata-se da constante do produto de solubilidade de um soluto de baixa solubilidade em um solvente.

O que é diluição?

O que é diluição? Trata-se de um procedimento por meio do qual um volume de solvente é adicionado ou retirado de uma solução preexistente sem alterar a quantidade de soluto.

O que é fator de Van't Hoff?

Para entender o que é fator de Van't Hoff, deve-se saber que esse código matemático é usado para determinar a influência de um soluto não-volátil em um solvente.

O que é molalidade?

A molalidade é uma unidade de concentração que expressa a quantidade de substância, em mol, pela massa de solvente em quilogramas.

O que é osmoscopia?

Sobre o que é osmoscopia, podemos dizer que essa propriedade coligativa estuda a osmose, fenômeno que ocorre de uma solução menos concentrada para outra mais concentrada.

O que é titulação?

O que é titulação? Com esse procedimento laboratorial, é possível determinar a concentração molar de uma solução presente na mistura de uma solução ácida a uma básica.

Soluto e solvente

Soluto e solvente são as substâncias que formam uma solução. Solvente é a substância dominante da solução. Soluto é a substância que será dispersa pela ação do solvente.

Concentração dos íons em mol/L

Para determinar a concentração dos íons em uma solução é preciso observar a proporção de cátions e ânions na fórmula da substância e o seu grau de dissociação ou ionização.

Molaridade ou concentração molar

A molaridade ou concentração molar é uma unidade de concentração que expressa a quantidade de substância, em mol, pelo volume da solução.

Aspectos quantitativos das soluções

Os aspectos quantitativos das soluções envolvem as relações estabelecidas entre a quantidade de soluto e solvente.

Solução