Terremotos são fenômenos naturais que ocorrem por pressões internas do planeta. Já tsunami são ondas gigantes que se formam nos oceanos por causa de abalos sísmicos e causas externas.
Essas são as principais diferenças entre terremoto e tsunami, de acordo com a Paloma Guitarrara, professora de geografia do Brasil Escola. O assunto podem ser cobrado em provas de vestibulares, Encceja 2025, Enem 2025 e outros processos seletivos.
A diferença entre terremoto e tsunami vem à tona hoje, 30 de julho, pois um terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter na costa de Kamchatka, no extremo Leste da Rússia, provocou alertas de tsunami em regiões distantes do país europeus, como, por exemplo, a Polinésia Francesa e o Chile.
Confira também:
Terremoto em Mianmar e Tailândia: saiba o que são terremotos, as causas e consequências
Tópicos deste artigo
O que estudar sobre terremoto?

Segundo este artigo "Terremotos", os terremotos são fenômenos naturais que ocorrem por causa das pressões internas do planeta, que fazem as placas tectônicas se movimentarem, liberando tais pressões. Vale destacar que essa placas são grandes blocos rochosos semirrígidos que compõem a crosta terrestre.
Para medir a intensidade dos terremotos, ainda de acordo com o texto da professora Paloma, os geólogos usam os sismógrafos, aparelhos capazes de medir com precisão os falhamentos geológicos, o que contribui para a identificação de áreas propensas à ocorrência de abalos sísmicos.
Quais são as causas de um terremoto?
Duas são as causas principais de um terremoto, conforme este artigo sobre o tema da Geografia Física.
-
Grande pressão de rochas que vem do interior do planeta;
-
Falhas geológicas presentes nas zonas de contato entre as placas tectônicas.
Leia mais sobre Confira mais causas dos terremotos
O que estudar sobre tsunami?
Tsunami, de acordo com este artigo "Tsunami", é uma onda gigante que se forma no oceano por meio de grandes perturbações nas águas, que podem ter origens diversas, desde movimentos tectônicos no assoalho oceânico até mesmo o impacto de um meteorito.
O texto da professora Paloma Guitarrara reforça que os tsunamis têm elevado potencial destrutivo e podem trazer consequências avassaladoras para as áreas atingidas.
Quais são as causas de um tsunami?
Confira abaixo algumas causas dos tsunamis:
-
Fenômenos de ordem tectônicas, principalmente abalos sísmicos que se originam no assoalho oceânico;
-
Fatores geológicos da área ou a fatores exógenos, a exemplo da queda de meteoritos;
-
Vulcanismo, embora ocorra com menor frequência.
-
Deslizamentos de terra (ou avalanches) que acontecem em profundidade, nas áreas mais íngremes do assoalho oceânico;
-
Outros eventos que acarretam a entrada de grandes volumes de materiais no oceano e deslocam enormes quantidades de água.
*Com informações da Agência Brasil
Por Silvia Tancredi
Jornalista