A 2ª fase da Obmep 2025 será aplicada no sábado, 25 de outubro, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Participam das provas os estudantes com melhores desempenhos na primeira fase, que ocorreu em 3 de junho.
Na segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), os candidatos terão de responder a seis questões discursivas. Os locais de aplicação do exame já foram disponibilizados para consulta pelo Impa.
Lembrando que aqueles que tiverem destaque, sendo medalhistas na competição, poderão concorrer a vestibulares específicos de universidades públicas como a Universidade de São Paulo (USP). Algumas instituições reservam vagas de seus cursos de graduação para estudantes medalhistas de olimpíadas do conhecimento.
Fique por dentro de datas e dicas para a Obmep 2025 aqui!
Leia também: O que são e quem pode participar das olimpíadas científicas?
Tópicos deste artigo
- 1 - Como funcionam as provas da Obmep 2025?
- 2 - Quando sai o resultado da Obmep 2025?
- 3 - Quais são os prêmios da Obmep 2025?
- 4 - O que é e para que serve a Obmep 2025, a Olimpíada Brasileira de Matemática?
Como funcionam as provas da Obmep 2025?
As provas da Obmep 2025 acontecem em duas fases. A primeira etapa foi aplicada nas escolas dos próprios estudantes, na terça-feira, 3 de junho.
Os locais de prova da segunda fase foram liberados para consulta no dia 28 de agosto. Exame da segunda fase acontecerá em um sábado, dia 25 de outubro. Nesta fase, os estudantes responderão a seis questões discursivas/abertas.
Estude para as provas da Obmep por meio dos exames anteriores.
Acesse a playlist de vídeos para aprender Matemática do zero.
Quando sai o resultado da Obmep 2025?
O resultado da Obmep 2025 será publicado pelo Impa no dia 22 de dezembro no site oficial da competição.
Crédito: Elza Fiuza / Agência Brasil.
Quais são os prêmios da Obmep 2025?
As premiações da Obmep 2025 serão entregues aos estudantes mais bem classificados e com melhores pontuações após a aplicação da segunda fase da olimpíada. Ao nível nacional, serão distribuídas ao todo 8.450 medalhas, sendo:
-
650 medalhas de ouro;
-
1.950 medalhas de prata;
-
5.850 medalhas de bronze.
Também serão entregues, pelo menos, 20,5 mil medalhas para os melhores desempenhos estadualmente. O Impa distribuirá 51 mil certificados de menção honrosa aos demais estudantes que se destacaram.
Os estudantes premiados com as medalhas nacionais de ouro, prata e bronze conquistam também uma vaga para o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esses participantes receberão uma bolsa de R$ 300 caso sejam de escolas públicas.
Crédito: Divulgação / Impa / Obmep.
O que é e para que serve a Obmep 2025, a Olimpíada Brasileira de Matemática?
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2025 é uma avaliação educacional que busca incentivar os estudos da área de Matemática e identificar talentos da disciplina.
As provas cobram dos estudantes conceitos, temas e assuntos diversos da disciplina de Matemática. Os níveis de dificuldade dependem dos anos escolares do ensino:
-
Nível 1: alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental
-
Nível 2: alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental
-
Nível 3: alunos do ensino médio
O Impa é responsável por organizar e aplicar a olimpíada. Lembrando que são as escolas que fazem a inscrição dos estudantes. O prazo para se inscrever neste ano ficou aberto entre os dias 5 de fevereiro e 17 de março. Tiveram que pagar taxa de inscrição apenas as escolas particulares.
Fique por dentro de mais informações no regulamento da Obmep 2025.
Por Lucas Afonso
Jornalista