Médico responde se presunto é tão cancerígeno quanto o tabaco, após alerta da OMS

Agência da OMS inclui presunto em mesmo grupo de cancerígenos do tabaco, radiação ultravioleta e arsênio

Em 16/01/2026 18h48 , atualizado em 16/01/2026 18h52
Presuntos e processados em supermercado
Publicação da OMS alerta para alimentos e substâncias cancerígenas. Crédito da Imagem: Foto - TY Lim
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Após uma publicação na rede social X (antigo Twitter) viralizar ao enfatizar que o presunto está no mesmo grupo de carcicogênicos (que causam e promovem o desenvolvimento do câncer) que o tabaco, uma pergunta tomou conta: o presunto é tão cancerígeno quanto o tabaco?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A categorização destes grupos é feita e publicada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc, em Inglês), vinculada à Organização Mundial da Sáude (OMS).

Lembrando que o câncer é uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado de células no organismo. 

Roberto Odebrecht Rocha, coordenador do serviço de oncologia clínica do Hospital Santa Marcelina, responde que apesar de carne processada como o presunto ser um fator de risco principalmente para o câncer colorretal, o tabaco continua sendo um fator de risco mais importante no desenvolvimento de vários tipos de câncer, como o de pulmão, cabeça e pescoço. 

Leia também: O que é, sintomas, tratamento e prevenção do câncer colorretal 

Por que o presunto e alimentos ultraprocessados causam câncer?

Alimentos processados como o presunto costumam apresentar quantidade elevada de sódio ou açúcar refinado, o que aumenta o risco de câncer gástrico e colorretal, afirma Roberto.

Além disso, o consumo desse tipo de alimento provoca risco de obesidade, o que por consequência se tornará um fator de risco importante para desenvolvimento do câncer.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Roberto
Roberto Odebrecht Roch, coordenador do serviço de oncologia clínica do Hospital Santa Marcelina.
Crédito: Divulgação. 

Causas do câncer

Segundo a professora de Biologia Vanessa Sardinha, existem tanto fatores externos ou internos ao organismo que podem causar o câncer.

Os fatores internos são os que genéticos, enquanto os externos são aqueles relacionados aos hábitos de vida e substâncias às quais as pessoas se expõe ao longo da vida, explica a educadora.

  • Cigarro: é um agente que apresenta relação com o desenvolvimento do câncer de pulmão. Conforme o Instituto Oncoguia, o tabagismo está relacionado com o surgimento de 90% dos casos de câncer de pulmão, além disso, fumantes apresentam cerca de 20 vezes mais risco de desenvolver a doença.

  • Exposição inadequada ao sol: pode ser responsável pelo desenvolvimento de câncer de pele.

  • Alguns vírus: HPV é um vírus relacionado, por exemplo, com o desenvolvimento de câncer de colo do útero e câncer de pênis, e é transmitido, principalmente, por via sexual.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Bebidas alcoólicas: o consumo de bebidas alcoólicas está associado com vários tipos de câncer, como o câncer de boca, laringe, estômago e fígado.

Tipos de câncer

Vanessa cita que existem mais de 100 tipos diferentes de câncer, em que cada um apresenta uma característica de desenvolvimento e sintomas específicos. A seguir, confira alguns tipos de câncer:

Leia mais: Tumor é câncer?

 

Por Lucas Afonso
Jornalista