População brasileira é de 213,4 milhões de habitantes, estima IBGE
População brasileira é de 213,4 milhões de habitantes, estima IBGE
Quinze cidades mais populosas do Brasil concentram 20% da população nacional, aponta Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Em 28/08/2025 16h25
, atualizado em 28/08/2025 16h30
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
O IBGE informou que o Brasil conta com 213,4 milhões de habitantes, o que representa crescimento de 0,39% em relação ao ano passado. Os dados, considerados estimativas da população, foram divulgados hoje, 28 de agosto.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A população brasileira deve crescer cada vez menos, acredita Marcio Minamiguchi, gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O profissional comenta que Os resultados já eram indicados pelo Censo 2022 e pelas Projeções da População.
Os quinze municípios mais populosos do país representam 20,1% da população de todo o país. Dessas quinze cidades, duas não são capitais (Guarulhos e Campinas, em São Paulo).
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforça que os dados são utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para calcular o Fundo de Participação de Estados e Municípios e são importantes indicadores sociodemográficos e econômicos.
O estudo do IBGE aponta que Boa Vista (RR) é a capital que cresceu mais em relação ao ano passado, com ganho populacional de 3,26%. Três outras capitais também ganharam mais habitantes. Veja abaixo quais são e os motivos:
Boa Vista (RR): migração internacional, em especial pela chegada de venezuelanos
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Florianópolis (SC), 1,93%: imigrantes venezuelanos e haitianos, o que pode explicar essa alta, mas temos que considerar também o efeito da migração interna para Florianópolis
Palmas (TO), 1,51%: crescimento muito mais expressivo em décadas passadas, mas os dados mostram que esse movimento arrefeceu
Cuiabá (MT), 1,31%: Cuiabá também passa pela migração interna
O gerente do IBGE destaca ainda que As capitais maiores, esses municípios mais centrais, em geral têm um entorno mais conurbado e perdem população para ele. O crescimento vai do centro para a periferia.
Cinco capitais perderam população em comparação a 2024. Confira abaixo:
Salvador (BA): -0,18%
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Belo Horizonte (MG): -0,02%
Belém (PA): -0,02%
Porto Alegre (RS): -0,04%
Natal (RN): -0,14%
Somente as capitais brasileiras concentram 49,3 milhões de habitantes em 2025, o que representa 23,1% da população total.