OBSMA 2025: Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente; inscrição aberta

OBSMA 2025: Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz está com inscrições abertas

Estudantes do ensino fundamental e médio podem participar da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz

Em 03/09/2025 15h28 , atualizado em 03/09/2025 15h56

Estudantes e professora em aula sobre meio ambiente
Serão aceitos trabalhos em vídeo, texto e projetos de ciência.
Crédito da Imagem: Foto - Shutterstock
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) 2025 está com inscrições abertas. Prazo para fazer cadastro de forma gratuita na competição segue disponível até 30 de junho de 2026.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Faça aqui inscrição para a Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente!

Poderão participar alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. São os professores que realizam a inscrição dos trabalhos. Entre as categorias estão Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciência.

Para Cristina Araripe, coordenadora nacional da Olimpíada, este é um espaço de produção científica que desperta o interesse de jovens e fortalece a consciência sobre saúde e meio ambiente. A iniciativa "valoriza o trabalho interdisciplinar e reconhece o esforço das escolas em incentiva projetos criativos, que unem conhecimento científico e compromisso social", destaca.

A OBSMA 2025 é realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Desde 2001, a olimpíada já recebeu a participação de 510 mil estudantes, 28,5 mil professores, 3,6 mil escolas e 3,2 mil cidades, segundo a Fiocruz. Esta é a 13ª edição da OBSMA.

Saiba mais: O que são e como participar das olimpíadas científicas?

Tópicos deste artigo

Como participar da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) 2025?

Para participar da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente, os professores responsáveis deverão inscrever projetos de estudantes realizados entre 1º de janeiro de 2025 e 30 de junho de 2026. Veja o passo a passo:

1) Entre na área de cadastro

Preencha os campos com os dados pessoais para fazer o cadastro.

2) Faça o login

Entre na área do participante e clique em "novo trabalho" para se inscrever na OBSMA.

3) Busque a sua escola

Pesquisa sua escola usando palavras-chave. O banco de dados é o do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Caso a escola não apareça, entre em contato por meio do e-mail olimpiada@fiocruz.br.

4) Insira os dados da equipe

Serão aceitas inscrições de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio, incluindo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino técnico concomitante. Os alunos devem estar matriculados regularmente nos anos de 2025 e/ou 2026. Os trabalhos inscritos podem ter a participação de alunos de diferentes turmas, desde que estejam estudando na mesma escola do professor. 

5) Insira dados do projeto

Informe os dados do trabalho como título e tema, preenchendo todos os campos solicitados no formulário, conforme a modalidade da inscrição.

6) Insira projeto

Conclua o cadastro do projeto e envie uma cópia do trabalho para a Regional correspondente.

7) Prêmio Meninas Hoje, Cientista Amanhã

Grupos compostos somente por mulheres, professoras e alunas, poderão indicar o interesse em participar de premiação.

Será possível acompanhar a inscrição do projeto no sistema a qualquer momento. Conforme o regulamento, não existe limite de número de trabalhos por professor. 

Banner da OBSMA
Logomarca da 13ª edição da OBSMA.
Crédito: Divulgação. 

Leia também: Alunas de escola pública apresentam trabalho de robótica e Caatinga em olimpíada nos EUA

Modalidades da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) 2025

Confira quais são as modalidades de participação na OBSMA: 

Produção Audiovisual: trabalhos com imagem e som que sejam vídeo reportagens, documentários, filme de ficção, videoarte, programa de entrevistas, filme de animação, spot de propaganda que não ultrapassem 10 minutos. 

Projeto de Ciências: são considerados projetos que envolvem pesquisa com análise de dados, multidisciplinares e objetos desenvolvidos, experimentos e verificações de fenômenos naturais. São obrigatórios fotos, vídeos ou outros registros do trabalho.

Produção de Texto: texto inédito com até 10 páginas que aborde questões de saúde e meio ambiente da realidade dos participantes que tenham sido estudados em sala de aula. 

Prêmios da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) 2025

A avaliação dos projetos inscritos na OBSMA será dividida na etapa Regional e Nacional. Serão selecionados 42 trabalhos na etapa regional que concorrerão de forma automática à etapa nacional.

Na fase final serão escolhidos seis destaques nacionais. Um estudante e um professor de cada trabalho selecionado nacionalmente poderão participar da cerimônia com despesas de viagem, hospedagem e alimentação pagas pela Fiocruz em local a ser divulgado posteriormente.

Estudantes vencedores poderão ser contemplados com o projeto Mentoria nas Escolas de Iniciação Científica que oferece bolsas mensais de R$ 300 aos alunos. Os bolsistas participarão de estudos sobre saúde pública.

Mais detalhes podem ser consultados no regulamento da OBSMA.

 

Por Lucas Afonso
Jornalista