A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) 2025 está com inscrições abertas. Prazo para fazer cadastro de forma gratuita na competição segue disponível até 30 de junho de 2026.
Faça aqui inscrição para a Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente!
Poderão participar alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. São os professores que realizam a inscrição dos trabalhos. Entre as categorias estão Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciência.
Para Cristina Araripe, coordenadora nacional da Olimpíada, este é um espaço de produção científica que desperta o interesse de jovens e fortalece a consciência sobre saúde e meio ambiente. A iniciativa "valoriza o trabalho interdisciplinar e reconhece o esforço das escolas em incentiva projetos criativos, que unem conhecimento científico e compromisso social", destaca.
A OBSMA 2025 é realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Desde 2001, a olimpíada já recebeu a participação de 510 mil estudantes, 28,5 mil professores, 3,6 mil escolas e 3,2 mil cidades, segundo a Fiocruz. Esta é a 13ª edição da OBSMA.
Saiba mais: O que são e como participar das olimpíadas científicas?
Tópicos deste artigo
- 1 - Como participar da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) 2025?
- 2 - Modalidades da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) 2025
- 3 - Prêmios da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) 2025
Como participar da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) 2025?
Para participar da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente, os professores responsáveis deverão inscrever projetos de estudantes realizados entre 1º de janeiro de 2025 e 30 de junho de 2026. Veja o passo a passo:
1) Entre na área de cadastro
Preencha os campos com os dados pessoais para fazer o cadastro.
2) Faça o login
Entre na área do participante e clique em "novo trabalho" para se inscrever na OBSMA.
3) Busque a sua escola
Pesquisa sua escola usando palavras-chave. O banco de dados é o do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Caso a escola não apareça, entre em contato por meio do e-mail olimpiada@fiocruz.br.
4) Insira os dados da equipe
Serão aceitas inscrições de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio, incluindo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino técnico concomitante. Os alunos devem estar matriculados regularmente nos anos de 2025 e/ou 2026. Os trabalhos inscritos podem ter a participação de alunos de diferentes turmas, desde que estejam estudando na mesma escola do professor.
5) Insira dados do projeto
Informe os dados do trabalho como título e tema, preenchendo todos os campos solicitados no formulário, conforme a modalidade da inscrição.
6) Insira projeto
Conclua o cadastro do projeto e envie uma cópia do trabalho para a Regional correspondente.
7) Prêmio Meninas Hoje, Cientista Amanhã
Grupos compostos somente por mulheres, professoras e alunas, poderão indicar o interesse em participar de premiação.
Será possível acompanhar a inscrição do projeto no sistema a qualquer momento. Conforme o regulamento, não existe limite de número de trabalhos por professor.

Crédito: Divulgação.
Leia também: Alunas de escola pública apresentam trabalho de robótica e Caatinga em olimpíada nos EUA
Modalidades da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) 2025
Confira quais são as modalidades de participação na OBSMA:
Produção Audiovisual: trabalhos com imagem e som que sejam vídeo reportagens, documentários, filme de ficção, videoarte, programa de entrevistas, filme de animação, spot de propaganda que não ultrapassem 10 minutos.
Projeto de Ciências: são considerados projetos que envolvem pesquisa com análise de dados, multidisciplinares e objetos desenvolvidos, experimentos e verificações de fenômenos naturais. São obrigatórios fotos, vídeos ou outros registros do trabalho.
Produção de Texto: texto inédito com até 10 páginas que aborde questões de saúde e meio ambiente da realidade dos participantes que tenham sido estudados em sala de aula.
Prêmios da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) 2025
A avaliação dos projetos inscritos na OBSMA será dividida na etapa Regional e Nacional. Serão selecionados 42 trabalhos na etapa regional que concorrerão de forma automática à etapa nacional.
Na fase final serão escolhidos seis destaques nacionais. Um estudante e um professor de cada trabalho selecionado nacionalmente poderão participar da cerimônia com despesas de viagem, hospedagem e alimentação pagas pela Fiocruz em local a ser divulgado posteriormente.
Estudantes vencedores poderão ser contemplados com o projeto Mentoria nas Escolas de Iniciação Científica que oferece bolsas mensais de R$ 300 aos alunos. Os bolsistas participarão de estudos sobre saúde pública.
Mais detalhes podem ser consultados no regulamento da OBSMA.
Por Lucas Afonso
Jornalista