O IOF, Imposto sobre Operações Financeiras, teve aumento definido pelo Governo Federal em maio deste ano. Na noite da última quarta-feira (25), o Senado Federal seguiu decisão da Câmara dos Deputados em revogar decretos que tratavam de alterações na cobrança da taxa.
A aprovação pela Câmara ocorreu ontem (25) com 383 votos a favor da revogação do texto presidencial e 98 positivos a manter a decisão.
A Medida Provisória (MP 1303/2025) publicada em 11 de junho pelo Governo Federal, que reduziu as alíquotas em comparação ao aumento aprovado em maio, estimou uma arrecadação próxima de R$ 30 bilhões.
O Brasil Escola conversou com professores que explicam o que é o IOF, para que serve o tributo e como impostos podem ser cobrados nas provas do Enem e vestibulares.
Leia também: Reforma tributária - O que é e como ela deve impactar o bolso dos brasileiros?
Tópicos deste artigo
- 1 - O que é o IOF e para que serve?
- 2 - O que estudar sobre IOF e impostos para o Enem e vestibulares?
- 3 - Questões sobre impostos em provas de Enem e vestibulares
- 4 - Videoaula sobre juros simples
O que é o IOF e para que serve?
O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um tributo federal aplicado em operações de câmbios, juros em cartões de crédito e compras internacionais, conceitua o professor de Geografia Yuri Xavier.
Saiba mais: O que é imposto, quais são os tipos de impostos e a diferença entre imposto, tributo e taxa

Crédito: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil.
O que estudar sobre IOF e impostos para o Enem e vestibulares?
Entenda o que estudar relacionado ao IOF e impostos para as provas do Enem e vestibulares, segundo o professor Yuri:
Desigualdade regional: estados desenvolvidos arrecadam muito e possuem um bom desenvolvimento de infraestrutura, enquanto outros estados dependem de repasse federal, não tendo uma capacidade de arrecadação de impostos se comparado aos mais desenvolvidos, pontua o educador.
Globalização e evasão fiscal: empresas que buscam paraísos fiscais para fugir da declaração de impostos para burlar esse sistema. Essa discussão também pode ser abordada nas avaliações de acesso ao ensino superior como Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.
Alta carga tributária do Brasil: o país possui uma elevada carga de impostos. A população fica com a sensação de que o imposto é muito ruim e negativa, não tendo justiça social em relação aos tributos, explica Yuri.
Teste seus conhecimentos sobre geopolítica nesta página de exercícios do Brasil Escola

Crédito: Arquivo Pessoal.
O IOF em si cai raramente nas provas do Enem e vestibulares, segundo Francisco José Braga Ferreira, professor de Matemática da FourC Bilingual Academy. Mas, o educador não descarta a possibilidade do tributo cair em uma questão que cobra do estudante o cálculo baseado na alíquota do IOF contextualizado, por exemplo, com um enunciado sobre compra internacional.
O Imposto de Renda (IR) é o que mais cai nos exames de acesso à faculdade. Entre os assuntos e abordagens mais comuns sobre o IR nas provas do Enem e vestibulares está a faixa progressiva de tributação, solicitando dos candidatos a compressão de como aplicar cada alíquota.
"No Enem, quando o tema é imposto, as questões tendem a ser interdisciplinares, combinando matemática e geografia. Apresentam tabelas de arrecadação, como a do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), comparando diferentes regiões, os valores dos tributos e solicitando, por vezes, o cálculo do preço de um produto, como combustível, considerando as alíquotas do ICMS. Essa abordagem exige a interpretação de dados a partir de gráficos, a análise de variações percentuais e a elaboração de conclusões."
Francisco José Braga Ferreira, professor de Matemática
Questões sobre impostos em provas de Enem e vestibulares
Confira, abaixo, questões sobre impostos que já caíram no Enem e vestibulares:
Questão de Matemática sobre cálculo de imposto no Enem 2021
Questão de interpretação textual sobre imposto no Vestibular 2015 da Unicamp

Questão de Matemática sobre imposto de renda do Vestibular 2016 da Uerj

Estude por meio das provas anteriores do Enem.
Videoaula sobre juros simples
Saiba como funciona o cálculo de juros simples na videoaula a seguir:
Por Lucas Afonso
Jornalista