Confira 7 filmes para estudar e treinar inglês durante as férias, segundo especialistas
Confira 7 filmes para estudar e treinar inglês durante as férias, segundo especialistas
O período das férias escolares pode ser aproveitado para assistir a conteúdos de lazer e ao mesmo tempo aprender um novo idioma
Em 15/07/2025 18h59
, atualizado em 17/07/2025 22h37
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
As férias escolares de julho podem ser uma oportunidade de conciliar o descanso e lazer com o aprendizado. Um exemplo dessa prática é assistir a filmes em língua inglesa de gêneros diversos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Professores apontam que essa prática contribui no processo conhecido como escuta ativa, além de melhorar o vocabulário e permitir o contato com a forma real de que a língua é falada, com a presença de sotaques e expressões do idioma, inseridos em contextos culturais diferentes.
"Assistir a filmes da versão original legendados em inglês ou português colabora para aumentar o vocabulário, possibilita a familiarização com diferentes sotaques e contextos culturais, além de promover a escuta ativa"
Fique por dentro de 7 filmes para assistir nas férias escolares que podem te ajudar nos estudos de inglês, segundo especialistas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
1) The School for Good and Evil
Crédito: Divulgação.
O longa é do gênero fantasia e apresenta uma linguagem mais rebuscada, com frases elaboradas e um vocabulário descritivo. “Uma boa escolha para estudantes que já têm uma base em inglês e querem se desafiar durante as férias, aumentando a exposição a diferentes estilos narrativos”, aponta Polyana.
Onde assistir? Netflix.
2) Spider-Man: Into the Spider-Verse
Crédito: Divulgação.
O filme do super-herói Homem Aranha possui um ritmo acelerado e é uma oportunidade para treinar a escuta flexível e compreender as variações culturais da língua inglesa. Apresenta uma variedade de registros linguísticos, tais como gírias, regionalismos e sotaques diversos.
Onde assistir? Netflixe Prime Video.
3) Matilda
Crédito: Divulgação.
A nova versão do tradicional musical "Matilda" apresenta diálogos emotivos e bem articulados. Polyana afirma que "essa é uma ótima escolha para alunos que estão desenvolvendo a escuta e o reconhecimento de emoções por meio da entonação. O vocabulário é cotidiano, com muitas expressões escolares e estruturas de frases simples, tornando a experiência divertida e educativa".
Onde assistir? Netflix.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
4) Finding Nemo
Crédito: Divulgação.
O popular filme sobre a história do peixe Nemo é uma sugestão para estudar inglês nas férias por apresentar diálogos com muitas repetições, o que facilita no aprendizado da língua, segundo Alinne Rios, professora especialista bilíngue.
Onde assistir? Disney+ e Prime Video.
5) Espanglês
Crédito: Divulgação.
O filme conta a história de uma mulher e sua filha que saem do México para morar nos Estados Unidos como imigrantes. Alinne explica que uma das personagens fala espanhol e busca ao longo da história do longa aprender inglês. Isso pode ser último, pois o espectador pode aprender inglês também, reforça a professora.
Onde assistir? Prime Video.
6) The Mitchells vs. The Machines
Crédito: Divulgação.
Com humor, ação e referências culturais, o filme narra a história de uma aventura do universo da tecnologia. Os diálogos são rápidos, a linguagem informal e há a presença de várias expressões idiomáticas utilizadas no dia a dia por adolescentes e adultos, explica Polyana.
Onde assistir? Netflix.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
7) Paddington
Crédito: Divulgação.
Essa é uma alternativa de filme para explorar e aprender mais sobre o inglês britânico. Com repertório linguístico composto por situações cotidianas, no padrão da pronúncia típica do Reino Unido, o longa conta com expressões formais e diálogos compreensíveis.
Polyana Esmeraldo, assessora pedagógica da Eduall (à esquerda); Alinne Rios, professora especialista bilíngue da FourC Bilingual Academy (à direita).
Crédito: Divulgação | Arquivo.