Entenda o que é um buraco de minhoca, mencionado na última temporada de “Stranger Things”

A série da Netflix, que acaba nesta semana, utiliza de teorias científicas para desenvolver e explicar as histórias do enredo.

Em 30/12/2025 15h21 , atualizado em 30/12/2025 15h27
Foto do poster da quinta temporada de Stranger Things. Texto: título da notícia
Em Stranger Things o buraco de minhoca é uma ponte entre duas dimensões. Crédito da Imagem: Divulgação/Netflix
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Baseada em teorias científicas e da conspiração o fenômeno da Netflix, Stranger Things, chega ao fim depois de nove anos de sua estreia nesta quarta-feira, 31 de dezembro. Na quinta e última temporada a série explica a existência do “Mundo Invertido” como um buraco de minhoca.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na história desenvolvida pela série da Netflix, o “Mundo Invertido” é uma cópia parada no tempo da cidade que cedia os acontecimentos de Stranger Things, Hawkins. No entanto, essa outra cidade funciona como uma ponte para outra dimensão, explicado como um buraco de minhoca.

Além de Stranger Things, diversas obras de ficção abordam o conceito de buraco de minhoca. Acauan Figueiredo, professor de física do Curso Anglo, cita produções como Interestellar e Doctor Who.

Acauan explica que um buraco de minhoca é uma solução teórica das equações da Relatividade Geral de Albert Einstein, que, em essência, é uma ponte entre dois pontos distintos do espaço-tempo. Existem algumas hipóteses para o surgimento do buraco de minhoca, uma delas baseia-se na possibilidade de interação entre dois buracos negros.

No entanto, o professor ainda ressalta que, até hoje, não há nenhuma evidência experimental que indique a existência de buracos de minhoca, assim esse é puramente um modelo teórico e especulativo.

Leia também: Veja as previsões para o Verão 2025/2026

Acauan Figueiredo
Acauan Figueiredo, professor de física do Curso Anglo.
Crédito: Divulgação

O que é o buraco de minhoca?

O buraco de minhoca é uma solução teórica das equações da Relatividade Geral de Einstein, capaz de demonstrar como a gravidade influencia na geometria do espaço-tempo. Em essência, esse fenômeno é uma ponte que liga dois pontos distintos do espaço-tempo, que podem ser separados por enormes distâncias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O professor de física Acauan Figueiredo utiliza um experimento para facilitar a compreensão do conceito de buraco de minhoca: “dois pontos distantes em uma folha de papel podem ser aproximados um ao outro a partir da dobra desta folha e uma ligação por um furo”

Nesse caso, a folha representa o espaço-tempo e a região que une os pontos seria o buraco de minhoca, veja na imagem.

buraco de minhoca
Exemplificação de um buraco de minhoca.

De forma mais precisa, a teoria considera que o espaço-tempo não pode apresentar bordas ou furos, logo é necessário que seja representada como uma malha contínua, também pode ser chamada de ponte Einstein-Rose. A partir dessa malha os pontos podem se ligar por uma distância menor utilizando o buraco de minhoca.

buraco de minhoca
Malha contínua do espaço-tempo.
Crédito: Reprodução/The Science of Interestellar

O desenvolvimento das pesquisas aponta que os buracos de minhoca não são imóveis, Acauan explica que, na verdade, essas pontes apresentam um caráter mutável possibilitando tanto seu surgimento quanto seu colapso e desaparecimento. Devido a esta característica nem todo buraco de minhoca pode ser atravessado, já que a presença de massa em seu interior pode levar ao colapso do buraco.

Para impedir o colapso do buraco de minhoca é necessário a presença de matéria exótica, um tipo especial de matéria. “Na física, matéria exótica é todo tipo de matéria que viola as chamadas condições de energia da Relatividade Geral, ou seja, que possua energia ou massa negativa”, conta o professor.

É a presença dessa matéria exótica que impede que o túnel colapsasse sob a própria gravidade, mantendo o túnel aberto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba mais sobre a Teoria da Relatividade Geral de Einstein

Surgimento de buracos de minhoca

Algumas hipóteses discorrem sobre o surgimento dos buracos de minhoca. Uma delas aponta que é possível que eles existam, mas em escalas extremamente pequenas, dentro da chamada espuma quântica. Nessas condições a gravidade deixam de funcionar da forma clássica, possibilitando a formação de túneis que conectam diferentes pontos.

Outra teoria baseia-se na possibilidade de interação entre dois buracos negros, assim formando um buraco de minhoca. Devido à deformação do espaço-tempo já pré-existente ao redor do buraco negro é possível que o encontro de dois desses buracos provoque a formação de um buraco de minhoca.

criação de buraco de minhoca
Criação de um buraco de minhoca por dois buracos negros.

Entenda o que são é um buraco negro

Buraco de minhoca representado na ficção

Assim como Stranger Things, outras obras de ficção utilizam do conceito do buraco de minhoca, Acauan cita algumas como Interestellar, Zathura: Uma Aventura Espacial, Alice no país das Maravilhas, Coraline e o Mundo Secreto; e as séries Dark e Doctor Who.

Em obras de ficção utilizam a teoria do buraco de minhoca para ligar pontos diferentes e conectar universos diferentes, bem como forma de viagem no tempo. Devido à falta de conhecimento científico sobre a aparência e condições de existência do buraco negro, as representações possuem um certo grau de limitação e abstração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acauan aponta que, devido à falta de respostas que possibilitam formular um buraco de minhoca em sua totalidade, a representação em produções de ficção possuem e se apoiam em uma licença poética para formular tanto o formato quanto sua funcionalidade.

Veja também: o que é o espaço-tempo

 

Por Jade Vieira
Jornalista