Encceja e Enem 2025: veja 5 temas sobre alimentação, como Mapa da Fome, obesidade e sistema digestivo para estudar

Encceja e Enem 2025: confira 5 temas sobre fome e alimentação para estudar

Mapa da Fome, obesidade e sistema digestivo são assuntos que podem aparecer nas provas

Em 29/07/2025 19h00 , atualizado em 30/07/2025 03h07

Mulher escolhendo frutas em feira
Brasil saiu do Mapa da Fome, conforme dados da ONU
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Mapa da Fome, obesidade e sistema digestivo são temas ligados à alimentação e à fome que podem aparecer nas provas do Encceja 2025 e do Enem 2025. Ambos os exames são organizados pelo Inep e serão aplicados em 3 de agosto e nos dias 9 e 16 de novembro, respectivamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesta segunda-feira, 28 de julho, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que o Brasil está novamente fora do Mapa da Fome. Os dados foram divulgados 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares, que ocorre na Etiópia.

Conforme o estudo Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 da ONU, o país está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.

Leia também: 

Confira 10 temas que caem na prova de matemática do Encceja 2025 

Tópicos deste artigo

5 temas sobre alimentação e fome para os estudos do Encceja e Enem 2025

1) Mapa da fome

O Mapa da Fome é um sistema de monitoramento global, de acordo com este artigo "Mapa da Fome", desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), uma agência da ONU, que tem dois objetivos: 

  • Identificar os diferentes níveis de segurança alimentar nos países;

  • Acompanhar a sua variação ao longo dos anos.

Entenda o que é o Mapa da fome

2) Insegurança alimentar

Marmita de sopa sendo passada de uma mão a outra, em gesto de caridade.
Milhões de brasileiros vivem hoje com algum grau de insegurança alimentar.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  classifica a insegurança alimentar como leve, moderada e grave, que é é caracterizada pela falta de comida e pode chegar à condição de fome. Vale ressaltar que a insegurança alimentar podem se crônica ou temporária.

O artigo "Insegurança Alimentar" afirma que a insegurança alimentar é, por definição, um fenômeno multidimensional. Diversas causas estão associadas a ele, as quais abrangem desde questões conjunturais, como flutuações econômicas, até problemas estruturais perpetuados ao longo do tempo, em especial aqueles de ordem socioeconômica.

Causas da insegurança alimentar:

  • menor disponibilidade de alimentos associada a problemas no processo produtivo, como em períodos de escassez de chuvas, que afetam diretamente as lavouras;

  • queda na qualidade dos alimentos disponíveis para consumo;

  • problemas de abastecimento;

  • aumento no preço dos alimentos;

  • redução de salários ou perda de fonte de renda;

  • condição de pobreza;

  • mudanças climáticas."

Leia tudo sobre insegurança alimentar

3) Tipos de fome

Segundo dados deste artigo "Fome no Mundo", há três tipos de fome atualmente:

=>Fome aguda: caracterizada pela desnutrição durante um período determinado, que pode ser ocasionada por fatores de ordem natural ou por crises políticas e econômicas. É o tipo mais severo de fome e que geralmente acomete pessoas que já se encontram em situação de fome crônica.

=>Fome crônica: estado duradouro de desnutrição, geralmente associada à condição de pobreza em que os recursos disponíveis são insuficientes para a aquisição de alimentos e outros cuidados pessoais.

=>Fome oculta: a alimentação realizada é incompleta, sendo marcada pela falta de nutrientes essenciais que podem afetar a saúde do indivíduo e o seu desenvolvimento, no caso de crianças e recém-nascidos. São esses nutrientes o ferro, vitamina A e iodo, por exemplo."

Saiba mais sobre a fome no mundo

4) Obesidade

A obesidade é uma doença crônica grave que apresenta como principal característica o acúmulo exagerado de gordura corporal, responsável por comprometer a saúde do indivíduo. Esse acúmulo pode ser resultado, por exemplo, de um consumo excessivo de calorias e/ou falta de exercícios físicos.

Entretanto, apesar do estilo de vida ser um fator importante, considera-se a obesidade como uma doença de etiologia multifatorial, ou seja, ela é não causada por apenas um fator. Desse modo, podemos dizer que a obesidade é complexa e envolve fatores biológicos, históricos, socieconômicos, psicossociais e culturais.

5) Sistema Digestório

O sistema digestório é o sistema do corpo humano responsável por garantir o processamento do alimento que ingerimos, promovendo a absorção dos nutrientes nele contidos e a eliminação do material que não será utilizado pelo corpo. Esse processamento é garantido graças à ação dos vários órgãos que compõem o canal alimentar, bem como pela presença de glândulas acessórias, que sintetizam substâncias que são essenciais no processo de digestão.

Estude para o Encceja e Enem 2025 no Brasil Escola

No Brasil Escola, você encontra conteúdos de todas as disciplinas ministradas no Ensino Médio. Uma das formas de estudar para o Encceja é ler artigos de temas específicos de cada uma das matérias. Os textos são elaborados por professores.

Outra forma de estudar para o Encceja no Brasil Escola é enviar a sua redação para o Corrige Aqui. Todos os meses há um tema específico. O texto é enviado pela internet e corrigido de forma gratuita.

Por fim, mais uma forma de se preparar para as provas do Encceja é resolver das provas antigas e verificar o índice de erros e acertos.

Por Silvia Tancredi 
Jornalista